Engenharia Informática

Já tive essa discussão, mas confesso que há um ponto que não estou a entender...

Se queres o titulo de Engenheiro Informático (que é 100% inutil, mas fica bonito no teu cartão de debito ou para quando ligares para algum local te identificares como "O Senhor Engenheiro", fora isso... não tem utilidade mais nenhuma). então vai para o ISEP... ou fica exactamente onde estás porque a Faculdade de Ciências também tem o curso de Engenharia em Redes e Sistemas de Informação, como é que estás na faculdade em si, no departamento de ambos os cursos (literalmente num edifício dedicado ao curso de Ciência de Computadores e Engenharia de Redes e Sistemas Informáticos que, já agora, são o mesmo curso nos primeiros dois anos) e não sabes disso?! Mas que impressão é essa que te dá que o curso não seja tão bom? A sério... o primeiro ano tem uma cadeira de Matemática Pura em que só passam 10% dos inscritos, esperavas começar com logo 4 cadeiras dedicadas à programação numa área que nasceu de Matemática Aplicada?

Licenciatura em Ciência de Computadores têm uma média baixa porque (felizmente) muitos do que querem ir para Informática nem se dão ao trabalho de sequer estudar a área para onde querem ir (o que realmente descreve a esmagadora maioria dos estudantes, lembro-me bem de um caso de uma conhecida que foi para Medicina Veterinária e desistiu a meio porque não sabia que parte das suas funções seria lidar com animais a morrer e /ou até provocar a sua morte... é como tirar o curso de Medicina e achar que só vai lidar com pessoas com constipações) e dai não escolherem o curso, logo diminuindo a sua média de entrada e respectivas candidaturas... enfim, mas se te chateia tanto podes sempre pedir transferência para o próximo ano, serias o primeiro que conheço a fazer tal, normalmente é ao contrário, alunos do ISEP a fugirem para a FCUP / FEUP / UM...
Por acaso achei interessante esse curso de redes e sistemas informáticos.. Mas acabei por optar por MIEEC na FEUP.
O que é que achas do curso??
Pois, eu sei que existe o curso de engenharia de redes e sistemas informaticos na fcup , eu tinha media para entrar mas não quis porque prefiro tirar esta licenciatura e depois mestrado em engenharia informatica no isep ( penso que seja possivel ) e porque acho que esse curso diverge um bocado do que eu realmente quero ( Programação / Desenvolvimento de software ). O que me chateia realmente neste assunto é que ha gajos com 135 no exame e entram no isep e eu com 160 fiquei de fora, ou seja fico sempre com aquela cena de querer entrar no isep por isso é que ponho a hipotese de pedir transferencia.
A nota de candidatura não é só feita pela nota de exame.. Não há muito o que possas reclamar em relação a isso...
Os que tiveram 135 podem dizer que durante 3 anos se andaram a esforçar e a tirar boas notas e que depois uma prova de 2h30 correu lhes mal a vida (por inúmeras razões) e secalhar nem queriam entrar no isep e tiveram de ir para lá...
 
Boa tarde, estou no curso de Engenharia Informática e preciso de fazer um trabalho em que faça uma distinção entre:
1. Definição de um computador a nível microscópico
2. Definição de um computador a nível macroscópico

Alguém me pode dar uma ajuda?
sff
 
Boas pessoal, entrei na fcup em ciencia de computadores , mas nao consigo ficar contente nem satisfeito .. é o curso que quero mas preferia ficar no isep em engenharia informatica ( fiquei de fora por 2 decimas ) , de um ponto de vista exterior, o que acham do curso / faculdade ? Acham que compensa pedir transferencia para o isep ? Eu vejo que hoje em dia pedem programadores com licenciatura em engenharia informatica ou smiliares mas ha uns que só pedem engenharia informatica, isso nao me deixa em desvantagem com o resto do mercado ? Nao me fecha as oportunidades que posso ter no futuro ? Eu tenho a certeza que é aquilo que quero seguir mas custa-me aceitar não ter entrado no que realmente queria e ainda por cima tenho impressão que o curso não é tão bom quanto engenharia informatica. O que acham ?


Se queres o titulo de Engenheiro Informático (que é 100% inutil, mas fica bonito no teu cartão de debito ou para quando ligares para algum local te identificares como "O Senhor Engenheiro", fora isso... não tem utilidade mais nenhuma).

@Ricardo0102 é exactamente isto que o @Morais disse. Se ligas ao título no cartão... E acrescento que a licenciatura do ISEP dá-te Engenheiro só no nome do curso, porque para seres efectivamente Engenheiro tens que estar inscrito na OE (e pagar cotas) e, para isso, tens que tirar o mestrado depois da licenciatura (podem ser os mestrados de informática do ISEP que têm todos acreditação na OE).
EDIT: corrigido mais abaixo pelo @jdwiod .


enfim, mas se te chateia tanto podes sempre pedir transferência para o próximo ano, serias o primeiro que conheço a fazer tal, normalmente é ao contrário, alunos do ISEP a fugirem para a FCUP / FEUP / UM...

@Morais , eu acho que "fugirem" é um termo falacioso. Conheço os três universos (ISEP, FEUP e FCUP, mesmo a nível de secretaria dos departamentos de informática) e na realidade o que acontece é:
- Querem ir para a FEUP, não conseguem pela média e vão para o ISEP para tentarem transferência mais tarde.
- Estão no ISEP a acabar a licenciatura, querem tirar mestrado na FEUP em vez de um dos do ISEP, pedem transferência para o Mestrado integrado na FEUP.
- É muito raro Ciências de Computadores na FCUP receber pedidos de transferência vindos de Eng.Informática do ISEP. Já tem acontecido o oposto, embora também seja bastante ocasional. Vai havendo mais é tentativas de transferência da FCUP para a FEUP.


Resumindo,
@Ricardo0102 o curso de CC na FCUP é mais teórico do que EI no ISEP (e acaba por ser mais que o da FEUP também) e eu acho que os programadores genericamente preferem prática à teoria.
Mas, tal como alguém disse num outro comentário, isso não quer dizer nada porque se queres ser bom programador vais acabar a aprender muito mais prática fora da faculdade a fazeres os teus projectos e as tuas brincadeiras, por isso um curso mais teórico pode ser um melhor complemento em alguns casos.
Não queiras ir pro ISEP só porque o nome do curso é Eng.Informática. Conheço pares de pessoas dos cursos do ISEP, FCUP e FEUP em que um é fraco e o outro é um bom informático. Se fores bom, não terás falta de empregabilidade.
E não te assustes com as ofertas de emprego. Se disser Engenharia Informática, com Ciências de Computadores podes-te candidatar na mesma.
Faz como o @Morais disse: vai pelo conteúdo dos cursos. Vê bem os planos de estudo, pensa no que queres e no que gostas mais e gere-te por aí.


Cumps
 
Última edição:
Boa tarde, estou no curso de Engenharia Informática e preciso de fazer um trabalho em que faça uma distinção entre:
1. Definição de um computador a nível microscópico
2. Definição de um computador a nível macroscópico
Alguém me pode dar uma ajuda?
sff

Err.. Tens que procurar os termos e distiguir... Ou estás a procura de alguém que já tenha feito isso? :rolleyes:
 
@Ricardo0102 é exactamente isto que o @Morais disse. Se ligas ao título no cartão... E acrescento que a licenciatura do ISEP dá-te Engenheiro só no nome do curso, porque para seres efectivamente Engenheiro tens que estar inscrito na OE (e pagar cotas) e, para isso, tens que tirar o mestrado depois da licenciatura (podem ser os mestrados de informática do ISEP que têm todos acreditação na OE).




@Morais , eu acho que "fugirem" é um termo falacioso. Conheço os três universos (ISEP, FEUP e FCUP, mesmo a nível de secretaria dos departamentos de informática) e na realidade o que acontece é:
- Querem ir para a FEUP, não conseguem pela média e vão para o ISEP para tentarem transferência mais tarde.
- Estão no ISEP a acabar a licenciatura, querem tirar mestrado na FEUP em vez de um dos do ISEP, pedem transferência para o Mestrado integrado na FEUP.
- É muito raro Ciências de Computadores na FCUP receber pedidos de transferência vindos de Eng.Informática do ISEP. Já tem acontecido o oposto, embora também seja bastante ocasional. Vai havendo mais é tentativas de transferência da FCUP para a FEUP.


Resumindo,
@Ricardo0102 o curso de CC na FCUP é mais teórico do que EI no ISEP (e acaba por ser mais que o da FEUP também) e eu acho que os programadores genericamente preferem prática à teoria.
Mas, tal como alguém disse num outro comentário, isso não quer dizer nada porque se queres ser bom programador vais acabar a aprender muito mais prática fora da faculdade a fazeres os teus projectos e as tuas brincadeiras, por isso um curso mais teórico pode ser um melhor complemento em alguns casos.
Não queiras ir pro ISEP só porque o nome do curso é Eng.Informática. Conheço pares de pessoas dos cursos do ISEP, FCUP e FEUP em que um é fraco e o outro é um bom informático. Se fores bom, não terás falta de empregabilidade.
E não te assustes com as ofertas de emprego. Se disser Engenharia Informática, com Ciências de Computadores podes-te candidatar na mesma.
Faz como o @Morais disse: vai pelo conteúdo dos cursos. Vê bem os planos de estudo, pensa no que queres e no que gostas mais e gere-te por aí.


Cumps

Pelo que vi no regulamento da OE, com a licenciatura já és engenheiro de nível E1, com mestrado, és de nivel E2. Mas claro, é necessário a inscrição na ordem e o pagamento das cotas. http://www.ordemengenheiros.pt/fotos/editor2/regulamentos/raq_24112016.pdf
 
Err.. Tens que procurar os termos e distiguir... Ou estás a procura de alguém que já tenha feito isso? :rolleyes:

Pensei que pudesse haver uma espécie de definição já definida para colocar..
Eu tenho os seguintes termos: "Shell", "Kernel", "Prompt", "CPU", "RAM", podes-me ajudar onde se encaixam?
Depois também falei dos input's e output's e fiz a seguinte definição de computador "consiste num dispositivo que pode receber dados, armazena-los e manipula-los, além de permitir a saída de dados". Só não sei bem como dividir todos estes dados pelo micro e macro..
 
- É muito raro Ciências de Computadores na FCUP receber pedidos de transferência vindos de Eng.Informática do ISEP. Já tem acontecido o oposto, embora também seja bastante ocasional. Vai havendo mais é tentativas de transferência da FCUP para a FEUP.


Mas pq dizes isso ? É assim tao raro pessoal em informatica na FCUP pedir transferencia para o ISEP ? É raro porque é quase impssivel conseguir ou por outra razao em especifico ?
 
Pelo que vi no regulamento da OE, com a licenciatura já és engenheiro de nível E1, com mestrado, és de nivel E2. Mas claro, é necessário a inscrição na ordem e o pagamento das cotas. http://www.ordemengenheiros.pt/fotos/editor2/regulamentos/raq_24112016.pdf

Obrigado pela clarificação! Desconhecia a diferença de níveis! Estava na ideia que as licenciaturas de 3 anos (pós-bolonha) não estavam acreditadas na OE para obtenção, por si só, do grau de Engenheiro.


Mas pq dizes isso ? É assim tao raro pessoal em informatica na FCUP pedir transferencia para o ISEP ? É raro porque é quase impssivel conseguir ou por outra razao em especifico ?


As mais comuns seriam FCUP-> FEUP e ISEP->FEUP, esta última mais para o final da licenciatura para integrar o Mestrado Integrado e graduarem com Mestrado da FEUP.

Não sei porque é que é raro FCUP receber pedidos de transferência do ISEP (de Eng.Inf. para Ciências de Computadores), só sei que é raro.

Em qualquer cenário que seja, o raro ou não pode existir por um conjunto de factores, entre os quais (mas não só):
- as pessoas começam o curso num sítio e depois até gostam e ficam;
- as vagas para transferências são normalmente muito limitadas (lembro-me de, acho que era no ISEP, aqui há 10 anos atrás o curso tinha umas centenas de alunos e por ano só havia praí entre 3 e 6 vagas para transferências);
- as transferências têm regras e condições que, se sabes à partida que não cumpres (ou muitas vezes porque receias que não consigas), não te pões a gastar dinheiro no pedido de transferência para depois ser indeferido e perderes o dinheiro.

E depois é uma roleta russa... Podem estar nesse ano a pedir transferência pessoas suficientes com avaliação superior à tua para preencher as vagas que há, da mesma maneira que podes ter sorte e ser o 1º classificado a entrar.
 
Ok muito obrigado pelas respostas, eu irei me esforçar o maximo que conseguir este semestre para conseguir a melhor media possivel para depois pedir transferencia para o ISEP, definitivamente não quero ficar na FCUP, nao tenho nada contra e adoro o curso mas irei sempre preferir o ISEP acima de tudo. Se não conseguir ao menos tiro o mestrado lá ja que nao tirei a licenciatura. De qualquer das maneiras obrigado pelas respostas , acho que ja tenho toda a informaçao que necessitava :)
 
Talvez o facto de a media ser mais baixa ( 143,5 e no isep 153,9 ) e abrirem poucas vagas leva-me a pensar que o curso não seja dos melhores e que na hora de contratar novas pessoas as empresas tenham preferencia por aqueles com licenciatura em engenharia informatica.

Poucas vagas? Em CC? São 30 e tais né?
Mas em MIERSI (CC com mestrado, basicamente) são mais umas 60 e tais portanto digamos que são 100 vagas.

A nível de trabalho (acabei a licenciatura de MIERSI este ano - que ainda tem um nome mais foleiro: "Ciências da Engenharia Informática") só posso dizer bem. Assim como grande parte das entrevistas a que fui, na técnica, diziam que "gostavam muito de contratar na fcup" (palavras deles, não minhas).

Btw, o curso foi (novamente) alterado a nível de plano curricular. Para melhor na minha opinião. Diria que agora ainda vale mais a pena do que quando o fiz.

----------------

Em relação às transferências, no meu primeiro ano na FCUP umas quantas pessoas foram para o ISEP (pq na fcup não conseguiam acabar o curso, tão simples quanto isso) enquanto que outros abandonaram (não era o que queriam, como o @Morais disse e bem). Isto não quer dizer que não se faça o curso, conheço pessoas que não sabem nadinha e lá acabaram o curso.

Também conheço quem tenha terminado na FCUP e ido para o mestrado em Eng de Software na FEUP. Ele está a gostar daquilo pq o que queria era efetivamenta programação/construir software. Mas disse coisas como "aquela cadeira do 3º ano é exatamente igual a esta que tenho agora (4º ano)" - o que pode ser bom ou mau.

Outro motivo para a FCUP não ter a fama do ISEP / FEUP nem ser o alvo dos alunos que procuram EI, são os serviços de relações externas que são bastante péssimos. O que não quer dizer que os cursos o sejam - depende do que quiseres e mesmo de como te adaptares.
Diz-se maravilhas do mestrado em segurança informática na fcup e são os mesmo professores das licenciaturas naturalmente.
 
Alguém me pode ajudar no seguinte?
Os transístores faz parte da definição microscopica de um computador e os inputs e outputs faz parte da macro ou é ao contrário?
URGENTE sff
 
Boas pessoal. Acham que fiz mal ter optado por entrar em engenharia informática no ISCTE-IUL (por ser mais perto), em vez da FCT?? fico a perder futuramente, enquanto profissional?

Posso mudar no final deste 1º ano, por isso... convém é ser agora no primeiro ano, depois já é complicado, porque as bases não devem ser as mesmas.
 
Boas pessoal. Acham que fiz mal ter optado por entrar em engenharia informática no ISCTE-IUL (por ser mais perto), em vez da FCT?? fico a perder futuramente, enquanto profissional?

Posso mudar no final deste 1º ano, por isso... convém é ser agora no primeiro ano, depois já é complicado, porque as bases não devem ser as mesmas.

Tranquilo, não te preocupes
 
Boas pessoal. Acham que fiz mal ter optado por entrar em engenharia informática no ISCTE-IUL (por ser mais perto), em vez da FCT?? fico a perder futuramente, enquanto profissional?

Posso mudar no final deste 1º ano, por isso... convém é ser agora no primeiro ano, depois já é complicado, porque as bases não devem ser as mesmas.

Porque raio foste para ISCTE para uma licenciatura quando (se tivesses media) podias ir para a FCT já com mestrado integrado?
 
E o mestrado integrado é melhor porquê?
Porque se ele quiser fazer mestrado, que é meu conselho, está dependente de alguns factores. 1: para se candidatar tem de ter licenciatura feita enquanto no mestrado integrado(MI) pode estar no 4ano com cadeiras em atraso dentro de certos limites claro. 2: ele tem sempre que se candidatar a um mestrado que tem custos e está dependente de uma seriação que normalmente deve ter a ver com média da licenciatura 3: as propinas poderão ser ou não mais caras nesses 2 anos e no MI são sempre as mesmas os 5 anos (no ISCTE-IUL do que vi tem mesmo valor mas é pos laboral)
 
Porque se ele quiser fazer mestrado, que é meu conselho, está dependente de alguns factores. 1: para se candidatar tem de ter licenciatura feita enquanto no mestrado integrado(MI) pode estar no 4ano com cadeiras em atraso dentro de certos limites claro. 2: ele tem sempre que se candidatar a um mestrado que tem custos e está dependente de uma seriação que normalmente deve ter a ver com média da licenciatura 3: as propinas poderão ser ou não mais caras nesses 2 anos e no MI são sempre as mesmas os 5 anos (no ISCTE-IUL do que vi tem mesmo valor mas é pos laboral)

Ok. O meu conselho é que em grande parte dos casos, o mestrado é uma perda de tempo.
 
Back
Topo