Engenharia Informática


Já ouviste/ouviram falar disto? https://www.portotechhub.com/switch/
Parece-me interessante à primeira vista, mas acho que está mais focado para o desenvolvimento de software do que programação (pelo menos foi o que entendi).

Tive a ver essa academia Rumos e na descrição aquilo diz que é para destinatários com alguma experiência no desenvolvimento de aplicações e que pretendam alargar os seus conhecimentos e especializarem-se na programação de software utilizando a plataforma JAVA. (Uma das formações) No meu caso, não tenho experiência nenhuma...
 
Última edição:
Existem alguns cursos de menor duração que permitam alguém de uma outra área ingressar na área de programação? Tenho interesse nisso.

Há vários caminhos, desde ser autodidata a fazer cursos online numa tecnologia/área específica. Depois é relativamente fácil (relativamente porque requer algum esforço da tua parte), podes fazer um/vários projectos teus ou ajudar num projecto open source e ir construindo um portfólio no github.

Para entrares na área numa empresa, muito provavelmente terás de começar por baixo, mas acho que não há grande problema em apresentar no CV um curso de Economia e skills de programação (especialmente se for para nível de entrada e se te candidatares a empresas que não sejam muito hardcore a nível de tecnologia deve ser possível entrar)
 
Malta sou finalista no ISEP e para o ano devo fazer o mestrado aqui também. Alguém tem alguma opinião concreta ou me aconselha alguma coisa em especial? Entre os seguintes:
Engenharia de Software
Sistemas Computacionais
Sistemas de Informação e Conhecimento

Estou um bocado à nora honestamente.
 
Malta sou finalista no ISEP e para o ano devo fazer o mestrado aqui também. Alguém tem alguma opinião concreta ou me aconselha alguma coisa em especial? Entre os seguintes:
Engenharia de Software
Sistemas Computacionais
Sistemas de Informação e Conhecimento

Estou um bocado à nora honestamente.

Agora no 2º semestre vais fazer o projecto/estágio em alguma empresa? Se sim, vê as perspectivas de lá continuares após o estágio e o que achas que pode te pode ser mais útil para colmatar conhecimentos ou, se preferires, para te especializares mais em alguma área específica.
 
É é preciso tirares licenciatura para arranjar emprego na área de informática? Eu acho que não e é um bocado perda de tempo/dinheiro.

Bem sei que não é estritamente necessário, mas pelas ofertas que tenho visto, perto de 95% (excetuando Farfetch e uma ou outra) das que recrutam júniores exigem licenciatura em EI (ou similar), daí a minha ideia em tirar o curso.

Não me vou cingir ao curso, claro. Tenho tirado alguma formação online, aproveitando quando a udemy está em saldos, o que já me serviu para criar algum portefólio e planeio brevemente participar no chingu-cohorts, mas pronto.
 
Boas malta,

Estou a acabar a licenciatura em engenharia de sistemas informáticos e gosto da área de segurança informática. Ainda ando a fazer uns cursos de pentest e a nível de secure development para ver qual a área de mais gosto dentro da segurança.

Alguém tem conselhos/opiniões para alguém que está a iniciar está área em portugal?

Como está o mercado de trabalho?

Aqui só vejo pessoal a falar de programação, o mercado português só absorve este tipo de profissionais?

Um abraço
 
Bem sei que não é estritamente necessário, mas pelas ofertas que tenho visto, perto de 95% (excetuando Farfetch e uma ou outra) das que recrutam júniores exigem licenciatura em EI (ou similar), daí a minha ideia em tirar o curso.

Não me vou cingir ao curso, claro. Tenho tirado alguma formação online, aproveitando quando a udemy está em saldos, o que já me serviu para criar algum portefólio e planeio brevemente participar no chingu-cohorts, mas pronto.

Essas formações online dão algum tipo de certificado?
 
Bem sei que não é estritamente necessário, mas pelas ofertas que tenho visto, perto de 95% (excetuando Farfetch e uma ou outra) das que recrutam júniores exigem licenciatura em EI (ou similar), daí a minha ideia em tirar o curso.

Não me vou cingir ao curso, claro. Tenho tirado alguma formação online, aproveitando quando a udemy está em saldos, o que já me serviu para criar algum portefólio e planeio brevemente participar no chingu-cohorts, mas pronto.

Candidata te na mesma, se achas que tens competencias para tal. Até pode ser um motivo extra para o recrutador te chamar pois pode achar estranho estar uma pessoa sem ser de ei a candidatar-se.

A partir do momento que passas a barreira de pegarem no teu CV e ligarem te, já interessa pouco qual o curso que tiraste
 
Boas malta,

Estou a acabar a licenciatura em engenharia de sistemas informáticos e gosto da área de segurança informática. Ainda ando a fazer uns cursos de pentest e a nível de secure development para ver qual a área de mais gosto dentro da segurança.

Alguém tem conselhos/opiniões para alguém que está a iniciar está área em portugal?

Como está o mercado de trabalho?

Aqui só vejo pessoal a falar de programação, o mercado português só absorve este tipo de profissionais?

Um abraço
Então, ninguém trabalha na área?
 
Talvez de consiga ajudar se fizeres perguntas mais concretas.

Mercado de trabalho na área de SI: basta ir ao itjobs / linkedin procurar. Existem ofertas (não tentas como para dev, claro), e vão existir cada vez mais. Com o GDPR à porta as empresas começam a aperceber-se das lacunas que têm.

Bem há pouco tempo tanto a Farfetch como a Mindera tinham vagas abertas na área, por exemplo.
 
Boas pessoal
Há cá alguem que ande a tirar uma licenciatura em engenharia eletrotécnica e de computadores,que me saiba dizer se o Curso é muito difícil?
Obrigado
 
Alguém aqui trabalha/trabalhou com SAP? Foi-me feita uma proposta, seria o meu primeiro emprego. Eles iriam dar-me formação oficial SAP já on-job mas o senão é que tenho que ficar 3 anos na empresa.

Pelo que me disseram, querem fazer migração de ABAP para outra linguagem cujo nome me escapou e depois começar a desenvolver aplicações para a empresa/fábrica em si.

Em termos de desenvolvimento tradicional, como é que é aplicado em SAP? ou é simplesmente só a linguagem deles que é geralmente utilizada?

Tenho receio de me estar a limitar a um sistema e sempre são 3 anos...
 
Actualmente trabalho com SAP ABAP. Não estou a perceber bem a tua questão, mas pode-se dizer que o SAP é um programa todo ele construído em ABAP. Tens depois, por exemplo, o SAP FIORI que te permite aceder aos dados em SAP mas via browser (ou app's) com uma interface bem mais bonita e neste caso envolve também JavaScript - Mas tem também ABAP para fazer a "comunicação".
Pelo que percebi do que perguntas, diria que só a linguagem deles (e pelo que sei) é que é geralmente utilizada além do Javascript no caso em especifico do FIORI.
Actualmente há falta de pessoas para SAP tanto a nível técnico como funcional, nunca se sabe o dia de amanha e é uma tecnologia muito especifica, percebo o teu receio mas actualmente é uma boa aposta. Podes é não gostar e isso é como em tudo.
 
Alguém aqui trabalha/trabalhou com SAP? Foi-me feita uma proposta, seria o meu primeiro emprego. Eles iriam dar-me formação oficial SAP já on-job mas o senão é que tenho que ficar 3 anos na empresa.

Pelo que me disseram, querem fazer migração de ABAP para outra linguagem cujo nome me escapou e depois começar a desenvolver aplicações para a empresa/fábrica em si.

Em termos de desenvolvimento tradicional, como é que é aplicado em SAP? ou é simplesmente só a linguagem deles que é geralmente utilizada?

Tenho receio de me estar a limitar a um sistema e sempre são 3 anos...
acho a questao de 3 anos uma aberração, ou seja 3 anos sem aumentos! hahah
faz uma contra proposta para 1 ano, mais do que isso é mau negocio!
 
Última edição:
Actualmente trabalho com SAP ABAP. Não estou a perceber bem a tua questão, mas pode-se dizer que o SAP é um programa todo ele construído em ABAP. Tens depois, por exemplo, o SAP FIORI que te permite aceder aos dados em SAP mas via browser (ou app's) com uma interface bem mais bonita e neste caso envolve também JavaScript - Mas tem também ABAP para fazer a "comunicação".
Pelo que percebi do que perguntas, diria que só a linguagem deles (e pelo que sei) é que é geralmente utilizada além do Javascript no caso em especifico do FIORI.
Actualmente há falta de pessoas para SAP tanto a nível técnico como funcional, nunca se sabe o dia de amanha e é uma tecnologia muito especifica, percebo o teu receio mas actualmente é uma boa aposta. Podes é não gostar e isso é como em tudo.

Olá! Obrigado pela resposta. Sim, eles na entrevista referiram que utilizaria um pouco de Javascript e PHP.

O meu maior problema neste momento é aquilo ser diferente do tipico desenvolvimento tradicional e depois as skills adquiridas não serem universais como por exemplo se eu fosse PHP developer e passasse a ser C# developer.

acho a questao de 3 anos uma aberração, ou seja 3 anos sem aumentos! hahah
faz uma contra proposta para 1 ano, mais do que isso é mau negocio!

Penso que iria ter aumentos porque eu quando referi o salário pretendido, disse-lhes X limpos mas só nos primeiros meses e que depois queria aumentos.

Posso fazer a contra proposta mas vou aguardar pela confirmação. Eles contactaram várias univ/escolas e devem estar carregados de pessoal que não se importa com os 3 anos ali, embora eu fosse um potencial candidato devido aos meus empregos anteriores numa área que não de programação.
 
Back
Topo