Engenharia Informática

Talvez tenhamos tido experiências diferentes de mestrado. Eu quando comecei o mestrado, já era muito claro para mim a área que queria fazer a minha especialização, e as cadeiras que escolhi durante o mestrado foram sempre direcionadas para isso. Por isso quase todas as cadeiras foram bastante úteis para o meu trabalho atual.

É verdade, também acho que mestrado + 0 anos de experiência é pior que licenciatura + 2 anos de experiência. Mas a diferença em experiência dilui-se no tempo rapidamente na minha opinião. Por exemplo, teres 6 anos de experiência ou 8 é bastante semelhante, e as diferenças são quase exclusivamente derivadas dos projetos onde estiveste inserido, etc. No entanto, o conhecimento estruturado que ganhas com um mestrado dificilmente o ganhas no mercado de trabalho, onde tens projetos para entregar para ontem, e não tens o tempo e espaço necessário para consolidares alguns tópicos; é como tu dizes, se não sabes googlas e safas a coisa. Por isso, regra geral, prefiro ter uma pessoa com mestrado + 6 anos de experiência do que uma pessoa com licenciatura + 8 anos de experiência.

Eu não acho que o mestrado dê assim tão mais conhecimento estruturado que uma licenciatura, porventura dará menos até. Não é como que se as pessoas que criam as licenciaturas e mestrados decidissem "agora nos últimos 2 anos é que vai ser para eles aprenderem a pensar a sério nos problemas"...

O mestrado dá-te sim, uma melhor especialização numa área, o que pode ser muito bom se souberes com 21 anos o que vais fazer nos próximos 2 ou 3 anos ou pode ser irrelevante se não souberes o que vais fazer. Daí eu ter dito que o mestrado faz mais sentido de um ponto de vista académico/investigação. Depois há certos empregos que há um requisito específico por pessoas com mestrado, mas na nossa profissão é menos relevante.

Por exemplo, imagina que eu queria ir para desenvolvimento de jogos. Posso fazer 2 anos de mestrado nessa área e pagar 2k de propinas ou lá o que é, ou fazer um curso no coursera ou parecido. Quem diz desenvolvimento de jogos diz outra coisa qualquer.
 
Ola, muito boa noite a todos!!

Gostava de ter uma opiniao e ajuda sobre as Licenciaturas de Engenharia de Informatica em Lisboa/Setubal, e tenho visto mtas informacoes uteis nesse forum, por isso esse meu post.

Sou design grafico, mas ja estou ha mto tempo fora do mercado de trabalho, por isso resolvi comecar do zero uma nova carreira, comecar uma nova licenciatura e decidi que sera na area de Coding/Engenharia de Informatica.

A principio, tinha vista os famosos bootcamps Le wagon e Academia do codigo, mas acredito que seja muito dinheiro a ser investido em um curso sem certificacao alguma, o qual eu poderia investir essa quantia em uma Licenciatura.

Tenho pesquisado a ISEL, A FCUL e tambem tenho a opcao da IPS, pois vivo no Barreiro e tenho facilidade para ir a Setubal.

Meu objetivo eh aprender o mais rapido possivel, ter o curso mais pratico possivel, para poder estar no mercado de trabalho o quanto antes. Nao me importo com teorias, matematicas e fisicas, se eh tecnico ou politecnico e outras coisas q tenho lido ca nesse topico.

Muito obrigado pela vossa ajuda e pelos otimos posts nesse topico, pois tem me ajudado muito.

Grande abraco
 
Recomendo o ISEL.
Do Barreiro para o Isel é um saltinho mesmo de transportes públicos. É tempo e dinheiro bem investido.
Quanto aos ditos bootcamps não compensa.
No ISEL vais reparar que tens muita malta em situações similares e com vários backgrounds. Consegues assistir às aulas no horário diurno e noturno por isso se tiveres que arranjar um trabalho não complicas o percurso académico
 
Eu apenas conheço o ISEL e tenho algum feedback do IPS (uma colega que se transferiu do ISEL para o IPS).

- Ambos têm pós laboral (no ISEL tenho a certeza, no IPS quase)
- No ISEL é tudo muito prático com uma carga de trabalho extra aula muito grande
- No ISEL todos os trabalhos práticos são avaliados oralmente
- Existem professores muito bons no ISEL (mas isso acredito haver em muitas outras instituições)
- Deu-me ideia de que no IPS (pelos testemunhos dessa colega que se transferiu para o IPS) é um pouco mais acessível (quer os exames, quer a componente prática)
- Se perguntar à minha colega se ela tem saudades do ISEL, ela responde "NÃO!"
 
Comparar Politécnicos com Superiores não faz muito sentido..
Tive (pelo menos 2) colegas que saltaram da Lusófona para o ISEL e dizem que o ISEL é muito mais puxado (diferença entre público e privado... :D)
 
Um bocado offtopic e apenas por curiosidade, porque dizes isso? É que o ISEL faz parte do Politécnico...
Além de que com o processo de Bolonha a estrutura curricular das licenciaturas passou a ser muito semelhante, já que o objectivo era uniformizar a nível europeu todas as licenciaturas.
 
Eu apenas conheço o ISEL e tenho algum feedback do IPS (uma colega que se transferiu do ISEL para o IPS).

- Ambos têm pós laboral (no ISEL tenho a certeza, no IPS quase)
- No ISEL é tudo muito prático com uma carga de trabalho extra aula muito grande
- No ISEL todos os trabalhos práticos são avaliados oralmente
- Existem professores muito bons no ISEL (mas isso acredito haver em muitas outras instituições)
- Deu-me ideia de que no IPS (pelos testemunhos dessa colega que se transferiu para o IPS) é um pouco mais acessível (quer os exames, quer a componente prática)
- Se perguntar à minha colega se ela tem saudades do ISEL, ela responde "NÃO!"

Eu tirei o curso no ISEL e confirmo tudo o que foi dito acima.

Existem professores muito bons mas também existem professores menos bons. Normalmente os melhores estão no pós-laboral, e eu mesmo quando era estudante a tempo inteiro frequentava também algumas aulas no pós laboral.

Também não tenho saudades do ISEL, foi muito trabalho e queimar muitas pestanas. Tem de ser levado muito a sério. Mas dá frutos, porque o curso dá uma grande preparação para o mercado de trabalho, principalmente porque tem uma componente muito prática.
 
Comparar Politécnicos com Superiores não faz muito sentido..
Tive (pelo menos 2) colegas que saltaram da Lusófona para o ISEL e dizem que o ISEL é muito mais puxado (diferença entre público e privado... :D)


Ola, obrigado pela sua resposta!

Desculpe a minha ignorancia no assunto, mas qual seria a diferenca entre Politecnicos e Superiores ?? Essa eh a primeira vez que penso em estudar por ca, mas parece me que os titulos e tipos de curso sao diferentes comparando com os cursos do Brasil, onde tive toda a minha formacao passada.

Ouvi falar bem mal dessa Lusofona, por isso nem estou a cogitar esta.

Abracos
 
Eu apenas conheço o ISEL e tenho algum feedback do IPS (uma colega que se transferiu do ISEL para o IPS).

- Ambos têm pós laboral (no ISEL tenho a certeza, no IPS quase)
- No ISEL é tudo muito prático com uma carga de trabalho extra aula muito grande
- No ISEL todos os trabalhos práticos são avaliados oralmente
- Existem professores muito bons no ISEL (mas isso acredito haver em muitas outras instituições)
- Deu-me ideia de que no IPS (pelos testemunhos dessa colega que se transferiu para o IPS) é um pouco mais acessível (quer os exames, quer a componente prática)
- Se perguntar à minha colega se ela tem saudades do ISEL, ela responde "NÃO!"

Ola, obrigado pela sua resposta !

Em termos de disciplinas e curso, achas que ambos sao equivalentes ??? Acredito que ambos os curso sao Politecnicos, correto ??

Grande abraco
 
Um bocado offtopic e apenas por curiosidade, porque dizes isso? É que o ISEL faz parte do Politécnico...

Porque sempre me disseram que havia diferenças entre essas instituições. Uma coisa são politécnicos, outra são institutos superiores. Como é que o ISEL faz parte do politécnico? De que politécnico?
 
Porque sempre me disseram que havia diferenças entre essas instituições. Uma coisa são politécnicos, outra são institutos superiores. Como é que o ISEL faz parte do politécnico? De que politécnico?

O @Death_Knight já respondeu. Outros exemplos são o caso do ISEC que faz parte do politécnico de Coimbra e o ISEP que faz parte do politécnico do Porto.
Normalmente um Instituto Politécnico (IP) é constituido por vários institutos e/ou escolas superiores sendo que podem existir cursos agregados ao próprio IP sem fazerem parte de nenhum dos institutos ou escolas.
E, se não estou enganado, há alguns Institutos/Escolas superiores que não fazem parte de nenhum IP. Na sua maioria creio serem privadas.
 
Back
Topo