Engenharia Informática

Olá malta, sou um aluno de 11ano com média 17.0 de 10ano e com média por volta dos 17.2 no 11ano. Penso que gostaria de ir para engenharia informática na FEUP e se não conseguir no ISEP. Gostaria também de começar já este verão, depois dos exames, a ver algumas aplicações e começar a trabalhar com varias linguagens. A minha questão é: quais são as aplicações que preciso no meu computador? E mais uma, o que deva de começar a fazer/desenvolver e em que programa?
Obrigado desde já!!!
 
Boas,

O primeiro ano vai ser essencialmente matemáticas, por isso a minha recomendação passa por ires dando uma vista de olhos em álgebra, análise matemática, matemática discreta, estatística e física I.

Quanto à programação aprende um pouco de C, porque vai ser útil.

De resto não sofras por antecipação, nem contes com muita programação no início, e se houver programação vai estar muito associada à matemática, e isto não é uma crítica, acho até que aprender a pensar é uma mais valia.

Boa sorte!
 
Matemáticas não é meu problema. Muito obrigado!! Uma cena, para trabalhar em C é preciso que programas no PC?? Ou o PC ja vem com os programas de fábrica??

Para trabalhares em C precisas de um compilador acima de tudo. Recomendo a ambientares a ambiente Linux porque é ideal para programação. Em linux o compilador é o GCC. Depois precisas de um editor. Na realidade um editor de texto serve desde que os ficheiros sejam guardados com a extensão .c
No entanto isso não é nada fixe e deverás utilizar um IDE (mas isso mais para a frente quando tiveres que aprender a fazer debug). Inicialmente recomendo a usares por exemplo o Visual Code para escreveres o código e depois por comand line compilares o programa.
 
Matemáticas não é meu problema. Muito obrigado!! Uma cena, para trabalhar em C é preciso que programas no PC?? Ou o PC ja vem com os programas de fábrica??

Normalmente para uma linguagem de programação precisas de um compilador ou de um interpretador. Cada linguagem tem o seu. C é de facto maravilhoso e se queres começar por aí lê o livro Ansi C do Ritchie e vais aprender a programar.

Provavelmente há um compilador C para Windows é só procurar. C++ há de certeza e tudo o que se faz em C dá para fazer em c++
 
Compilador C para Windows tem o MinGW. Mas o visual studio já traz tudo que é preciso e diria que é capaz de ser a melhor solução para windows, apesar de ser um software bastante pesado.
 
Alguém me pode dizer se para entrar em EI é preciso necessáriamente estar em ciencias e tecnologias ou se posso engressar no curso com economia no secundário. O que me recomendam?
 
Podes seguir o curso que quiseres no secundário, apenas tens de fazer os exames requisitados para ingressar no curso superior em questão, que geralmente é apenas Matemática A (e o de Português porque é obrigatório), e ter média, claro.
 
Sim, geralmente nesta área costuma ser apenas Matemática A pelo que vi, mas julgo que algumas universidades pedem também Físico-Química, é questão de ele ver onde quer entrar.
 
Já vi uma prova e é fácil, fácil, fácil... até me fez confusão como uma prova tão fácil permite o acesso...

Não é muito diferente do exame nacional para te ser sincero.

Prova a que disciplina?

Matemática. O Exame dos anos anteriores é disponibilizado pelo ISEP.

A entrevista não é nada de especial....basicamente vão avaliar o teu perfil como pessoa mas acima de tudo, o porquê de escolheres o curso e se a tua experiência profissional é adequada ao curso ou não, etc.

Se tiveres experiência no ramo, a tua "nota" na entrevista será melhor, penso eu.
 
Não é muito diferente do exame nacional para te ser sincero.



Matemática. O Exame dos anos anteriores é disponibilizado pelo ISEP.

A entrevista não é nada de especial....basicamente vão avaliar o teu perfil como pessoa mas acima de tudo, o porquê de escolheres o curso e se a tua experiência profissional é adequada ao curso ou não, etc.

Se tiveres experiência no ramo, a tua "nota" na entrevista será melhor, penso eu.
Boas,
Entao o que estás a dizer é que um Exame Nacional de matemática A do 12ano que dá acesso ao ensino superior não é muito difícil?
 
Se achas Matematica A dificil...

Bem, escolhendo outro curso mais facil, gostas de Gestão Informática, ou qualquer um de Humanidades? :D

Falando a sério, Matemática A não é nada em comparação com o resto do curso, então se o tiras numa Faculdade a sério (deixar a designação de tal algo ambiguo de proposito) então não passas das cadeiras de Matemática do primeiro ano, bem, não és apenas tu, fala com alguêm que está na quarta ou quinta matricula e pergunta-lhe que cadeiras lhe faltam, a resposta costuma ser "as de Matemática", parte mais engraçada que é a cadeira de Probabilidade e Estatistica que arruma mais pessoas, Analise Infinitesimal e afins sempre é directo, claro, obvio, já Probabilidade e Estatistica é mais Artes e Filosofia que Matemátca...

Matemática requer estabelecer um tipo de raciocinio muito directo, torna-se facil mal encaixes a lógica que está por detrás, agora vai depender das bases e do treino constante para atingir o ponto necessário para compreenddr a matéria, eu estou com o actual conhecimento de... alguêm acabado de sair do primeiro ciclo, e tirei 15 a Analise Infinitesimal II, há uns 10 anos atrás, isto não é como andar de bicicleta... ia precisar de um ano de estudo só para recuperar as bases para ficar a par de um aluno do secundário.
 
Última edição:
Boas,Não achas a Matemática A muito dificil?
Em relação á licenciatura em engenharia informática,será um curso assim mesmo muito puxado?

Cada caso é um caso mas para mim não é. No entanto, ontem falei com um colega meu que entrou com m23 e diz que o exame nacional que se lembra de ter feito era menos complicado que o m23. Eu discordo mas é só para entenderes que cada caso é um caso.

No ISEP o que o meu amigo diz é que se não tiveres um bom grupo para os projectos, não é fácil porque são projetos que requerem bastante trabalho fora de aula.
 
Back
Topo