Engenharia Informática

Cada caso é um caso mas para mim não é. No entanto, ontem falei com um colega meu que entrou com m23 e diz que o exame nacional que se lembra de ter feito era menos complicado que o m23. Eu discordo mas é só para entenderes que cada caso é um caso.

No ISEP o que o meu amigo diz é que se não tiveres um bom grupo para os projectos, não é fácil porque são projetos que requerem bastante trabalho fora de aula.

Claro isso e verdade.Eu a partir da semana que vem já começo a preparar-me para os Exames Nacionais de Matematica A e Portugues,uma vez que ando no ensino profissional tenho que aprender a matematica A do zero pois no profissional nao se aprende a matematica A.Já por isso é que é um ano antes dos exames.
 
Boas, alguém sabe se o pessoal de matemática da computação é valorizado no mercado de trabalho? Gostava de fazer um mestrado que assentasse em algoritmia avançada, mas sem ter que fazer propedêuticas de sistemas operativos ou redes e coisas assim (a minha licenciatura é em matemática), pelo que mestrado em engenharia informática kinda se exclui. Já andei a pesquisar e são poucos os mestrados que se focam so em algoritmia. As melhores hipóteses serão os mestrados em IA? Que mestrados conhecem porreiros? Sou de Lisboa, mas podem ser mestrados de qualquer parte de Portugal ou Europa.

Cumpz
 
Última edição:
Não há nenhum mestrado em CS, ou matemática por essa Europa fora (tipo UK e Holanda, principalmente. Talvez Alemanha e Suíça também, mas os restantes países acho que a oferta que possa haver esteja limitada à língua nativa) com boa parte das disciplinas a ter terem de ser escolhidas entre um conjunto? Normalmente, quando assim é, tens tipo o tronco comum e depois o resto (às vezes, 30 ECTS dos 60 anuais) a ter de ser escolhido de diversos outros mestrados.
 
Sim, há uns quantos em computer science que te permitem escolher grande parte das cadeiras, mas isso também matemática da computação no técnico permite, mas depois tens de levar com as lógicas.. Entre lógicas e cenas de hardware ou segurança, prefiro as lógicas. Em Lisboa não ha Computer Science, é mais engenharia, portanto exige-se essas componentes de hardware, sistemas operativos e redes e isso... Em Lisboa matemática da computação seria a hipótese mais sólida dados os meus interesses, não?
 
Acho que sim, porque penso ser algo demasiado específico para não levares com outras disciplinas de Lógica e coisas afins.
No ano passado, antes de ter optado por ir para EI (vindo de economia) estive a ver um mestrado no Minho (link no fim do post) que também tinha uma boa quantidade de optativas relacionadas com engenharia de software (mas não direcionado exclusivamente para isso, porque o meu objetivo era mais a parte da matemática computacional, algoritmia e afins). Este ano, pelos vistos, esse mestrado vai abrir uma especialização em Machine Learning. Pode ser que interesse:

http://www.math.uminho.pt/Default.aspx?tabid=7&pageid=82&lang=pt-PT

À esquerda podes ver as optativas via plano de estudos.

A Delft, na Holanda, também tem alguns mestrados porreiros (acho que havia um de matemática aplicada, que também cheguei a ver, que achei porreiro, mas já não me lembro bem relativamente ao programa).

Em Inglaterra tens o Imperial College of London, que tem imensa variedade de mestrados. E são de 1 ano.
 
Acho que sim, porque penso ser algo demasiado específico para não levares com outras disciplinas de Lógica e coisas afins.
No ano passado, antes de ter optado por ir para EI (vindo de economia) estive a ver um mestrado no Minho (link no fim do post) que também tinha uma boa quantidade de optativas relacionadas com engenharia de software (mas não direcionado exclusivamente para isso, porque o meu objetivo era mais a parte da matemática computacional, algoritmia e afins). Este ano, pelos vistos, esse mestrado vai abrir uma especialização em Machine Learning. Pode ser que interesse:

http://www.math.uminho.pt/Default.aspx?tabid=7&pageid=82&lang=pt-PT

À esquerda podes ver as optativas via plano de estudos.

A Delft, na Holanda, também tem alguns mestrados porreiros (acho que havia um de matemática aplicada, que também cheguei a ver, que achei porreiro, mas já não me lembro bem relativamente ao programa).

Em Inglaterra tens o Imperial College of London, que tem imensa variedade de mestrados. E são de 1 ano.

E tiveste que fazer propedêuticas, certo?
A imperial tem, de facto, umas cenas porreiras e ser de um ano é fixe, mas €€€€ é o problema do UK :/
 
E tiveste que fazer propedêuticas, certo?
A imperial tem, de facto, umas cenas porreiras e ser de um ano é fixe, mas €€€€ é o problema do UK :/

Eu fui para a licenciatura mesmo, porque informaram-me que não podia entrar no mestrado devido à grande diferença entre os conteúdos programáticos, onde as semelhanças se esgotavam nas matemáticas. Mas conheço um rapaz que tem a licenciatura em informática aplicada à medicina (ou coisa assim), e foi aceite em mestrado de EI, mas teve de fazer o que dizes, ie algumas cadeiras de EI elementar, como introdução à programação (onde se aprendia algoritmia, seja em pseudo-código, seja usando Java) e princípios da computação, onde se aprendia os operadores booleanos, usar Linux (Unix) e afins.

Uma das grandes vantagens da UMinho é que os mestrados (não sei se todos, mas boa parte deles, pelo menos) são às 6as e sábados, pelo que, sendo de Lisboa, não tens necessariamente de arranjar casa em Braga.
 
Para o pessoal que trabalha na área... Das faculdades na área de Lisboa, acham que compensa mudar de faculdades como o ISCTE/FCUL após um ano para IST/NOVA e repetir o primeiro ano de novo? As duas últimas têm mais prestigio a nível internacional e uma exigência maior e a curto prazo é inevitável, no meu ponto de vista, que as ofertas sejam melhores. Mas terá grande impacto a longo prazo, ou depois de alguma experiência no mercado de trabalho isso torna-se irrelevante? Até porque podia optar por concluir a licenciatura numa das duas primeiras e depois o mestrado no IST/NOVA ou noutra instituição qualquer...

Vale mesmo a pena atrasar a carreira um ano? Gostava de ler algumas opiniões de pessoal que tenha mais experiência neste mercado :001:.
 
A experiência no mercado de trabalho torna sempre irrelevante o sítio de formação.

A questão está no tipo de oportunidades que terás, ou melhor como quantificas "experiência no mercado de trabalho".

Por experiência própria (casos conhecidos) tenho a impressão que o pessoal do IST está mais aberto e tem mais oportunidades para sair da área técnica e ir para Gestão ou para tratar de problemas técnicos a um nível mais abstracto. Já o pessoal do ISEL/ISCTE tem mais dificuldade em deixar a área técnica e tende a acomodar-se a longo prazo.

No teu caso em particular se já tens cadeiras feitas do primeiro ano não compensa (na minha humilde opinião). Agora a nível de mestrado compensa sem dúvida.
 
Para o pessoal que trabalha na área... Das faculdades na área de Lisboa, acham que compensa mudar de faculdades como o ISCTE/FCUL após um ano para IST/NOVA e repetir o primeiro ano de novo? As duas últimas têm mais prestigio a nível internacional e uma exigência maior e a curto prazo é inevitável, no meu ponto de vista, que as ofertas sejam melhores. Mas terá grande impacto a longo prazo, ou depois de alguma experiência no mercado de trabalho isso torna-se irrelevante? Até porque podia optar por concluir a licenciatura numa das duas primeiras e depois o mestrado no IST/NOVA ou noutra instituição qualquer...

Vale mesmo a pena atrasar a carreira um ano? Gostava de ler algumas opiniões de pessoal que tenha mais experiência neste mercado :001:.

Não vale a pena perder 1 ano, o ISCTE e a FCUL tb são boas. Agora se conseguires entrar logo no técnico obviamente seria melhor.
 
Se não valer mesmo a pena o melhor é mesmo aumentar o trabalho autónomo para de qualquer maneira ficar bem preparado no final da Licenciatura.

Já tenho o primeiro ano feito mas não me importava nada de mudar, até porque agora repetia aquilo e acabava com uma média melhor...
 
Eu não entendo o pq de mudar de universidade, o que importa hoje em dia é o teu conhecimento que tens da área e não propriamente a universidade, tens pessoas que saem dos politécnicos e são grandes maquinas como tens pessoas que saem da ISCE ou Nova. Eu pessoalmente não vejo a necessidade. Agora se falas de mestrado aí sim vejo o porque de querer ir pra nova ou isce. Licenciatura roda a volta do mesmo.
 
Se não valer mesmo a pena o melhor é mesmo aumentar o trabalho autónomo para de qualquer maneira ficar bem preparado no final da Licenciatura.

Já tenho o primeiro ano feito mas não me importava nada de mudar, até porque agora repetia aquilo e acabava com uma média melhor...
Boas,em que curso andas?
 
Boa tarde,

gostaria de saber qual é a opinião da malta aqui relativamente ao curso de EI na universidade aberta?

Trabalho em IT com horários irregulares, dado as condições da UaB, é algo que me chama a atenção. Gostaria de ouvir(ler) opiniões.

Thanks.
 
Boa tarde,

gostaria de saber qual é a opinião da malta aqui relativamente ao curso de EI na universidade aberta?

Trabalho em IT com horários irregulares, dado as condições da UaB, é algo que me chama a atenção. Gostaria de ouvir(ler) opiniões.

Thanks.
Relativamente ao plano curricular, é como qualquer curso de Engenharia Informática, mas em regime de E-Learning.
Daquilo que sei é tão ou mais exigente que numa universidade presencial, já que o método de estudo é mais autónomo.
 
Boa tarde,

gostaria de saber qual é a opinião da malta aqui relativamente ao curso de EI na universidade aberta?

Trabalho em IT com horários irregulares, dado as condições da UaB, é algo que me chama a atenção. Gostaria de ouvir(ler) opiniões.

Thanks.

Boas,

Os horários irregulares é o prato do dia hoje em dia.

Posto isso, o tempo e recursos que vais dispender serão os mesmos mas eu recomendaria uma solução mais tradicional (pelo menos para a licenciatura). Não recomendo a Uab porque não conheces muita gente no mercado de trabalho com esse curso dessa instituição. Digam o que disserem isso é sempre um handicap.

Já agora, em que zona do país é que trabalhas/vives? Com essa informação eu conseguia aprofundar outras alternativas com exemplos.

Abraço
 
Boas,

Os horários irregulares é o prato do dia hoje em dia.

Posto isso, o tempo e recursos que vais dispender serão os mesmos mas eu recomendaria uma solução mais tradicional (pelo menos para a licenciatura). Não recomendo a Uab porque não conheces muita gente no mercado de trabalho com esse curso dessa instituição. Digam o que disserem isso é sempre um handicap.

Já agora, em que zona do país é que trabalhas/vives? Com essa informação eu conseguia aprofundar outras alternativas com exemplos.

Abraço

Boa tarde Ipa, a nível de reconhecimento, tendo em conta que quero emigrar (de uma forma ou de outra), acaba por não ser tão penoso visto que não é toda a gente que sabe distinguir ISEL do IPS ou UaB, entre outras. O know-how acaba por ser mais relevante não?

Sou da margem sul, trabalho no centro de Lisboa a fazer helpdesk. Os horários são rotativos, sem contar com serviços de prevenção e as horas extra. Fora o facto de a qq momento poder existir a necessidade de mudar de trabalho por um motivo ou outro. (A estabilidade hoje em dia é quase um bem de luxo).

A possibilidade de gerir o meu horário consoante a minha disponibilidade é só um dos factores que me chama a atenção, outro é o acesso direto, isto é, tendo em conta que já tenho uma licenciatura tradicional (gestão), tenho a possibilidade de entrar diretamente sem perder tempo com os exames de acesso.

Agradeço pela atenção.

PS: Obrigado pelo insight Transmontano!

Paulo.
 
Back
Topo