Engenharia Informática

Boa tarde Ipa, a nível de reconhecimento, tendo em conta que quero emigrar (de uma forma ou de outra), acaba por não ser tão penoso visto que não é toda a gente que sabe distinguir ISEL do IPS ou UaB, entre outras. O know-how acaba por ser mais relevante não?

Sou da margem sul, trabalho no centro de Lisboa a fazer helpdesk. Os horários são rotativos, sem contar com serviços de prevenção e as horas extra. Fora o facto de a qq momento poder existir a necessidade de mudar de trabalho por um motivo ou outro. (A estabilidade hoje em dia é quase um bem de luxo).

A possibilidade de gerir o meu horário consoante a minha disponibilidade é só um dos factores que me chama a atenção, outro é o acesso direto, isto é, tendo em conta que já tenho uma licenciatura tradicional (gestão), tenho a possibilidade de entrar diretamente sem perder tempo com os exames de acesso.

Agradeço pela atenção.

PS: Obrigado pelo insight Transmontano!

Paulo.

Ok. Agora fica mais claro. Já tens o hábito de estudo consolid
Boa tarde Ipa, a nível de reconhecimento, tendo em conta que quero emigrar (de uma forma ou de outra), acaba por não ser tão penoso visto que não é toda a gente que sabe distinguir ISEL do IPS ou UaB, entre outras. O know-how acaba por ser mais relevante não?

Sou da margem sul, trabalho no centro de Lisboa a fazer helpdesk. Os horários são rotativos, sem contar com serviços de prevenção e as horas extra. Fora o facto de a qq momento poder existir a necessidade de mudar de trabalho por um motivo ou outro. (A estabilidade hoje em dia é quase um bem de luxo).

A possibilidade de gerir o meu horário consoante a minha disponibilidade é só um dos factores que me chama a atenção, outro é o acesso direto, isto é, tendo em conta que já tenho uma licenciatura tradicional (gestão), tenho a possibilidade de entrar diretamente sem perder tempo com os exames de acesso.

Agradeço pela atenção.

PS: Obrigado pelo insight Transmontano!

Paulo.

Ok. Se já tens uma licenciatura então já tens os hábitos de estudo consolidados.

A experiência que tenho diz-me que em e-learning o pessoal que tem mais sucesso é aquele que já tem hábitos de estudo.

Mas acho que há um bug no teu algoritmo: A motivação.

Já tive numa situação parecida com a tua e aquilo que me fez fazer o curso (ISEL) foi o ambiente. Encontras pessoal nas mesmas condições (e nisso acho que o ISEL é único a nível da licenciatura) e isso ajuda e muito. Porque naquelas situações em que vais estar cansado (vida, trabalho, etc) é muito fácil ir adiando as coisas (estudo, fichas, laboratórios, projectos e testes) e no final a malta desiste.

Agora com pessoal nas mesmas condições a coisa muda de figura, o pessoal puxa uns pelos outros. Cheguei a fazer directas consecutivas e se não fosse a malta não conseguia. Nunca fiz as cadeiras todas. Pus o meu ritmo e fazia duas por semestre mas mesmo assim era puxado (na altura trabalhava por turnos).

Não sei como é agora mas quando lá andei o ISEL tinha 3 turnos (diurno, lusco-fusco e noturno) e o pessoal podia ir a qualquer um.

Boa Sorte
 
Esse é o curso em que eu me irei candidatar para o ano.
Uma vez que terminaste o primeiro ano,o que tens a dizer acerca disso,foi difícil?
Isso depende muito de onde tiras o curso e as áreas que menos afinidade tenhas, no meu caso, não achei nada de especial, pode ser trabalhoso ás vezes com vários projetos para entregar mas não é difícil... Isto se andares a par da matéria, se deixares tudo para a última a coisa pode não correr tão bem como é natural.

Eu conheço pessoal de quase todas as faculdades com este curso em Lisboa e dando-te uma opinião mais generalizada:

Cadeiras de programação fazem-se bem em qualquer sitio, os projetos são o que mais chateia, não pela dificuldade mas pelo tempo que investes neles. Mas ao fazeres sempre vais ganhando prática em programação e aprendes a trabalhar em grupo. Tenta fazer sempre em grupo pois é tão importante saberes ler código alheio como fazê-lo.

As Análises em algumas instituições são bastante puxadas mas com trabalho vais lá, não te preocupes se ainda não pescas nada de Matemática A mas aplica-te este ano para aprenderes os conceitos básicos. Eu também andei a ver navios no 10º-11º, não por ser difícil mas por simplesmente não estudar para isso, e só no 12º é que comecei a estudar e ainda acabei com boa no exame, neste momento até me considero bom a Análise...

Física também não é nenhum bicho de sete cabeças, sobretudo se tens bases já do secundário. Mesmo se não tiveres nas primeiras aulas eles ensinam o básico. Acho que na maioria das instituições só tens cadeiras de Física a partir do 2º ano.

De resto, dependendo do sítio onde estudas vais ter outras cadeiras em que dás hardware, mais linguagens de programação, algoritmos etc...
 
Ok. Agora fica mais claro. Já tens o hábito de estudo consolid


Ok. Se já tens uma licenciatura então já tens os hábitos de estudo consolidados.

A experiência que tenho diz-me que em e-learning o pessoal que tem mais sucesso é aquele que já tem hábitos de estudo.

Mas acho que há um bug no teu algoritmo: A motivação.

Já tive numa situação parecida com a tua e aquilo que me fez fazer o curso (ISEL) foi o ambiente. Encontras pessoal nas mesmas condições (e nisso acho que o ISEL é único a nível da licenciatura) e isso ajuda e muito. Porque naquelas situações em que vais estar cansado (vida, trabalho, etc) é muito fácil ir adiando as coisas (estudo, fichas, laboratórios, projectos e testes) e no final a malta desiste.

Agora com pessoal nas mesmas condições a coisa muda de figura, o pessoal puxa uns pelos outros. Cheguei a fazer directas consecutivas e se não fosse a malta não conseguia. Nunca fiz as cadeiras todas. Pus o meu ritmo e fazia duas por semestre mas mesmo assim era puxado (na altura trabalhava por turnos).

Não sei como é agora mas quando lá andei o ISEL tinha 3 turnos (diurno, lusco-fusco e noturno) e o pessoal podia ir a qualquer um.

Boa Sorte

Bom dia, antes de mais agradeço o tempo que dispensaste para me responder. É um ponto de vista interessante que eu já considerei no passado, mas tendo em conta que não sinto lacunas nesse departamento, acaba por ter menor peso para mim. Seja como for, vou ponderar sobre o assunto.

Entretanto se houver alguem que já tenha passado pela UaB que se acuse :)

Obrigado,
Paulo.
 
Boas,

Os horários irregulares é o prato do dia hoje em dia.

Posto isso, o tempo e recursos que vais dispender serão os mesmos mas eu recomendaria uma solução mais tradicional (pelo menos para a licenciatura). Não recomendo a Uab porque não conheces muita gente no mercado de trabalho com esse curso dessa instituição. Digam o que disserem isso é sempre um handicap.

Já agora, em que zona do país é que trabalhas/vives? Com essa informação eu conseguia aprofundar outras alternativas com exemplos.

Abraço

Também estou um pouco na situação do Paulo e provavelmente até vou emigrar para o ano mas eu já trabalho em progrmação.
Em termos de conhecimento/currículo , o curso da Universidade Aberta é comparável a instituições como o ISEP?
 
Também estou um pouco na situação do Paulo e provavelmente até vou emigrar para o ano mas eu já trabalho em progrmação.
Em termos de conhecimento/currículo , o curso da Universidade Aberta é comparável a instituições como o ISEP?
Conheço várias pessoas que fizeram o curso na Universidade Aberta, não só de informática como de outras áreas também e não há nenhuma que tenha sido rejeitada ou vista de lado por ter concluído lá o curso.
 
Isso depende muito de onde tiras o curso e as áreas que menos afinidade tenhas, no meu caso, não achei nada de especial, pode ser trabalhoso ás vezes com vários projetos para entregar mas não é difícil... Isto se andares a par da matéria, se deixares tudo para a última a coisa pode não correr tão bem como é natural.

Eu conheço pessoal de quase todas as faculdades com este curso em Lisboa e dando-te uma opinião mais generalizada:

Cadeiras de programação fazem-se bem em qualquer sitio, os projetos são o que mais chateia, não pela dificuldade mas pelo tempo que investes neles. Mas ao fazeres sempre vais ganhando prática em programação e aprendes a trabalhar em grupo. Tenta fazer sempre em grupo pois é tão importante saberes ler código alheio como fazê-lo.

As Análises em algumas instituições são bastante puxadas mas com trabalho vais lá, não te preocupes se ainda não pescas nada de Matemática A mas aplica-te este ano para aprenderes os conceitos básicos. Eu também andei a ver navios no 10º-11º, não por ser difícil mas por simplesmente não estudar para isso, e só no 12º é que comecei a estudar e ainda acabei com boa no exame, neste momento até me considero bom a Análise...

Física também não é nenhum bicho de sete cabeças, sobretudo se tens bases já do secundário. Mesmo se não tiveres nas primeiras aulas eles ensinam o básico. Acho que na maioria das instituições só tens cadeiras de Física a partir do 2º ano.

De resto, dependendo do sítio onde estudas vais ter outras cadeiras em que dás hardware, mais linguagens de programação, algoritmos etc...
Entraste no ano passado para a Faculdade,e já tiveste que fazer Exame Nacional a Português?é que eu vou ter que fazer.
 
Bem pessoal, sou de um curso que tem pouco a ver com Engenharia Informática (parecido com Ciência da Informação), mas vou terminar este ano esse mesmo curso, e por pertencer ao IPP, poderei entrar no mestrado de Engenharia Informática.

Estava a pensar seriamente em escolher Sistemas Gráficos e Multimédia, as minhas questões são:
- Há saída para este mestrado?
- Qual é o foco do mestrado? (Design e multimédia é algo que me interessa, mas qual é o foco da matéria em si, como linguagens que irei aprender, etc)
- Qual é a reputação deste mestrado?
- Caso faça este mestrado no ISEP, terei entrada na Orderm dos Engenheiros?
- (Para quem fez o mestrado) Qual a dificuldade do mestrado?
- Tem muita matemática, qual a dificuldade da mesma?
 
Última edição:
No ISEP o que o meu amigo diz é que se não tiveres um bom grupo para os projectos, não é fácil porque são projetos que requerem bastante trabalho fora de aula.
Deveria estar-se a referir às cadeiras de laboratório e projeto. As aulas acabam mais cedo e durante 4 semanas é preciso desenvolver um projeto. Existe em todos os semestres da licenciatura. Também é importante um bom parceiro para as cadeiras normais.É meio caminho andado para fazer a cadeira já que os trabalhos têm muito peso. É algo que não gosto no ISEP.

,
 
Deveria estar-se a referir às cadeiras de laboratório e projeto. As aulas acabam mais cedo e durante 4 semanas é preciso desenvolver um projeto. Existe em todos os semestres da licenciatura. Também é importante um bom parceiro para as cadeiras normais.É meio caminho andado para fazer a cadeira já que os trabalhos têm muito peso. É algo que não gosto no ISEP.

,

Não gostas do quê exatamente?
 
O teu colega disso tudo. É essencial ter um bom grupo, seja para as cadeiras de projeto de final de semestre (4 elementos, normalmente), seja para as cadeiras normais (2 elementos, normalmente). Mas não dependes só de ti. Porque como a nota de frequência pode ter um peso excessivo (por exemplo, em engenharia do software vale 70% da nota final), se algo corre mal no teu grupo é 70% da tua nota final que vai ser afetada. No meu anterior curso, em que o peso da nota de frequência era muito menor, um percalço não tinha um impacto tão grande na nota final e podíamos compensar com um bom exame final. Ou seja não gosto deste peso excessivo da frequência porque pode dar origem a notas finais que não representam o real conhecimento de um aluno.

PS: a minha experiência baseia-se apenas nas cadeiras do 1º ano.
 
Última edição:
O teu colega disso tudo. É essencial ter um bom grupo, seja para as cadeiras de projeto de final de semestre (4 elementos, normalmente), seja para as cadeiras normais (2 elementos, normalmente). Mas não dependes só de ti. Porque como a nota de frequência pode ter um peso excessivo (por exemplo, em engenharia do software vale 70% da nota final), se algo corre mal no teu grupo é 70% da tua nota final que vai ser afetada. No meu anterior curso, em que o peso da nota de frequência era muito menor, um percalço não tinha um impacto tão grande na nota final e podíamos compensar com um bom exame final. Ou seja não gosto deste peso excessivo da frequência porque pode dar origem a notas finais que não representam o real conhecimento de um aluno.

PS: a minha experiência baseia-se apenas nas cadeiras do 1º ano.
Boas,

Depois de terminares a licenciatura,em que é que gostarias de trabalhar?

Abraço
 
Boas pessoal, estou numa situação díficil.
O ano passado estava confuso sobre o que queria fazer e se queria seguir ensino superior e acabei por chumbar com negativa a matemática.
Tive tempo para pensar este ano e arrependi-me, entrei no ensino recorrente e conseguir acabar matemática com 14 mas fui a exame nacional e em ambas as fases não conseguir tirar pelo menos 9.5.. Sentia-me confiante e pensei que estava preparado, não sei o que aconteceu.
A minha média era baixa, à volta de 13, mas dava para entrar em engenheria informatica.
Não queria ficar parado mais um ano..
Quais são as minhas opções sendo que não posso usar matemática como prova de ingresso?
 
Boas,
Vou falar do meu caso que foi um bocado similar ao teu. Acabei o meu 12º ano, mas precisava de 9,5 no exame de matemática A como prova de ingresso para Engenharia Informática e a melhor nota que tive nas duas fases foi 9 :P (Os jogos foi o principal motivo) Ardeu...

Como solução (da minha mãe...) ingressei num curso que não pretendia de Contabilidade e Finanças visto a minha mãe ter uma empresa de Contabilidade. Acabei por não meter lá mais os pés no 2º semestre por não gostar do curso, embora tivesse feito a maioria das cadeiras.
Decidi arranjar um trabalho e dedicar-me à Matemática A, e acabei por passar no exame de Mat A embora não tenha sido com uma nota por aí além (12 valores), era possível ter tido uma nota muito melhor mesmo trabalhado a tempo inteiro.

Descobri que na minha universidade havia X nº de vagas para mudanças de curso para Engenharia Informática e decidi arriscar por esse método já que a minha nota da prova de ingresso era um bocado fraca. E o principal critério de seleção era consoante o número de créditos conseguidos do curso de onde vínhamos (as disciplinas que fiz vieram mesmo a calhar :D ). E entrei.

Olhando agora para trás, acho que esse ano "livre" só me fez bem. Permitiu-me conhecer outras realidades, apagar práticas de procrastinação que eu tinha e redefinir ideias que tinha.


Agora apresentado-te algumas soluções que podes ter em conta são:

- Entrar em outro curso que seja possível entrares e que te demonstre algum interesse (até podes vir a gostar) e fazer as cadeiras que conseguires para caso não gostes tenhas essa "vantagem" (os critérios de mudança de curso de univ. para univ. podem mudar, não sei), poderás também procurar um part-time para aproveitar também o ano ao máximo e ganhar umas pacas...
- Ver os cursos Tesp! Existe cursos Tesp de programação muito bons pelo país fora, sendo que quando terminares o tesp (Com duração de 2 anos) tens a possibilidade de ingressar diretamente em Eng.Informatica(sem ser necessario provas de ingresso - nem todas as universidades aceitam isso acho eu). Pessoalmente só soube desses cursos após estar inscrito na licenciatura em Eng.Informática. Caso contrário teria sido logo esta a minha opção em vez de entrar para a licenciatura em Contabilidade. Tenho contacto com alguns amigos que apenas tiraram Tesp e outros que foi Tesp + Licenciatura (sendo que tinham algumas equivalências já na Licenciatura e levavam um bagagem muito boa!), sendo que alguns conhecidos de Tesp estão a tirar salários superiores a muito Eng.Informaticos e com anos de experiência equivalentes.
- Arranjar um trabalho a tempo inteiro e dedicares-te ao mesmo tempo a Matemática A, não sei as tuas condições financeiras mas acho que dá perfeitamente para as duas coisas. Eu acabei por continuar a trabalhar na licenciatura, passei para part-time, e paguei as minhas propinas e consegui comprar o meu primeiro carrito :)


Desculpa o longo texto, mas também já tive nessa situação e sei o que isso é. O fundamental é querer dar a volta por cima que tudo se consegue. Força. ;)
 
Boas.
Entre o ISEP e a Universidade de Aveiro qual é a melhor para Engenharia Informática ?
E já agora se podiam indicar as diferenças entre o curso de Engenharia de Redes e Sistemas Informáticos e o curso de Engenharia Informática.
 
Boas pessoal, estou numa situação díficil.
O ano passado estava confuso sobre o que queria fazer e se queria seguir ensino superior e acabei por chumbar com negativa a matemática.
Tive tempo para pensar este ano e arrependi-me, entrei no ensino recorrente e conseguir acabar matemática com 14 mas fui a exame nacional e em ambas as fases não conseguir tirar pelo menos 9.5.. Sentia-me confiante e pensei que estava preparado, não sei o que aconteceu.
A minha média era baixa, à volta de 13, mas dava para entrar em engenheria informatica.
Não queria ficar parado mais um ano..
Quais são as minhas opções sendo que não posso usar matemática como prova de ingresso?

Em 1o lugar o ensino superior não é essencial, mas é um excelente investimento e no mercado de trabalho, especialmente em Portugal, é muito valorizado vs quem não tem.

Em 2o lugar, e o mais importante, não te metas em cursos manhosos em sítios manhosos é uma perda de tempo pior que "ficares um ano sem fazer nada". Provavelmente este ano que aí vem vai ser o ano mais importante da tua vida académica, porque se conseguires entrar numa boa escola o ano que vem, a tua vida vai ser mais facilitada. Aproveita o ano que vem para subires as tuas notas (não tentes subir muitas disciplinas, apenas as mais importantes/fáceis para ti). Estuda matemática a sério, repete os exames dos últimos 10 anos até conseguires tirar pelo menos 16 consistentemente. A Matemática do secundário é básica e com um pouco de dedicação vais perceber que para cada área há truques que se aplicam a todos os exercícios. Se estudares 2/3h de matemática 3 dias por semana, vais conseguir tirar boa nota.

Por fim, lá por não estares na escola não quer dizer que tenhas de ficar parado e é uma excelente oportunidade para começares a aprender e para ganhares vantagem em relação aos teus colegas que vão entrar contigo na universidade. Há imensas coisas que podes fazer, desde criar uma ferramenta/aplicação/página/jogo, participar num projecto open-source, fazer projectos de free-lance, etc.. Começa já a pensar no que gostarias de fazer: Aplicações, jogos, machine learning e inteligência artificial, robótica, consultoria, testes,... e arranja um projecto pessoal nessa área e dedica-te a esse projecto como se fosse um emprego, procura pessoas nessa área que estejam dispostas a ajudar-te e a darem-te algum treino. A tua prioridade #1 é melhorar a matemática, a tua prioridade #2 devia ser ganhar experiência na área.

Ficar parado é um erro, mas só ficas parado se quiseres. Eu sei que com a tua idade é difícil de ter a força de vontade/disciplina para fazer o que eu estou a sugerir, mas garanto-te que é um investimento brutal para o teu futuro e vai-te dar vantagem sobre grande parte dos teus colegas com melhores notas.
 
Podes elaborar o porquê da opção de EI em Aveiro vs ISEP? E, depois disso, juntar à mistura dos dois a FEUP e a UM, por curiosidade.
Neste momento só tenho opção de entrar em Aveiro ou no Porto(as que estão mais perto de casa)
A Feup não entra na mistura devido à média.
Ora as minhas melhores opções são UA e o ISEP sendo que o ISEP tem acertificação de qualidade EUR-ACE e a UA tem o curso sem desemprego o ano passado.

Agora mesmo ainda estou indeciso quanto ao curso a escolher como primeira opção (Engenharia de Redes e Sistemas Informáticos ou curso de Engenharia Informática)

Porque ?
 
Última edição pelo moderador:
Boas!

Será que o mestrado a nivel de mercado de trabalho fará muito diferença em relação a somente a licenciatura, ou ir fazendo mestrado já a trabalhar?
 
Back
Topo