Engenharia Informática

Recebi os horários da FCUP e infelizmente são 3 manhas preenchidas. Estando eu a trabalhar parece-me que vou descartar.
ISEP ouço muita gente a falar mal dos docentes do mestrado e de como o mestrado está estruturado.
Por outro lado tem se falado bem do IPCA.
 
Boas a todos.
Neste momento estou ainda indeciso se me inscrevo no mestrado em data science, na FCUP. O unico problema é que não tem pós laboral pelo que me obrigaria a um esforço a nivel de horários. Acham que esta area (DS, IA) em Portugal tem empregabilidade ou chego ao fim e fico apenas com um titulo?
A minha segunda opção é inscrever-me no ISEP em pós laboral ainda este ano ou então com mais calma, pro ano.

Edit: Uma segunda questão ? Como anda o mercado nacional a nivel de Python ? Vale apena apostar ou é melhor consolidar conhecimentos em c# que é a minha base?

Também andava a pensar nesse mestrado... Mas lá está, não tem pós-laboral, o que é um absurdo mas enfim, é o que temos.

Sem dúvida que a empregabilidade só vai aumentar nesta área, mas o mercado português ainda parece estar muito verde em DS...

Em relação ao C# não faz grande sentido nesta área, normalmente só Python / R para Data Science e Java / Scala para Data Engineering, SQL em ambos obviamente.

@Syn Gates
Em áreas específicas de formação a melhor escolha é sempre as universidades. Posto isso, Data Science é definitivamente uma área com futuro e onde os empregos entry-level melhor pagam. O pessoal que conheço está todo a trabalhar no estrangeiro.

Em Portugal já é um bocado complicado porque as entidades de cariz estratégico estão em vias de extinção e o pessoal (gestores e companhia) ainda não percebe para que é que serve a DS.

É uma área dificil, onde os Engenheiros Informáticos passam ou vão passar a concorrer com a malta das matemáticas e estátisticas.

Linguagens de Programação como o R e o Python derrotam o conceito de Engenharia Informática a nível de aplicação (A malta de EI intervém em (Python,R) a nível de arquitectura e não de aplicação). É mais fácil ensinar R e Python à malta das Matemáticas do que propriamnete ensinar Estátstiica a'malta de Engenharia (na generalidade).

(Python,R) e (C#, Java, C/C++,PHP) não são comparáveis.

Concorrer com a malta das matemáticas e estátisticas... e de muitas outras engenharias! :)... Aliás, para dizer a verdade, pessoalmente não conheço nenhum EI na área.

Acham que uma futura procura de emprego lá fora conta se tiraste o mestrado num Poli ou numa Fac ?

Acho que ninguém quer saber, se fores bom no que fazes e conseguires uma boa média não é por teres tirado o curso numa Uni ou num Poli que vai fazer a diferença...
 
Boas people
Em princípio vou entrar em Engenharia Informática e depois de ter um portátil HP Pavillion com mais de 12 anos que já está a dar as últimas chegou a hora de comprar outro portátil. Eu estava a pensar em comprar um portátil de 13 ou 14 polegadas porque será para andar comigo todos os dias e não quero computadores gaming nem pesados. Estava a pensar em comprar um Acer Swift ou optar por Asus de 14 polegadas ou o novo MSI PS 42. Apesar de já ter trabalhado com Windows, Mac Os e algumas distribuiçoes Linux não sei bem pelo que optar também estou a ponderar o MacBook Pro 13 com 8gb de RAM e 128 GB de disco mas acho pouco visto que o de 256 GB é bem mais caro. O que me recomendam pela vossa experiência.
 
Ordem de candidatura

MIEI-FEUP (praticamente impossível)

MIEC-FEUP (praticamente impossível)

EI-UA

EI-ISEP

MIERSI-FCUP

CC-FCUP

Vou analisar melhor MIERSI a ver se tenho equivalências para MIEI na FEUP
Qualquer falácia existente na ordem indiquem por favor

Olá,como temos opções de candidaturas similares, queria saber se tens consciência do seguinte:http://uaonline.ua.pt/pub/detail.asp?c=54960
Já que dependendo da média de candidatura talvez seja mais vantajoso por a UA como primeiro.De qualquer maneira boa sorte.
 
Se queres um Mac pro 13 128GB para o curso da perfeitamente, só existe um contra quando terás que usar .Net vais usar maquina virtual, o espaço torna-se um pouco limitado. Em termos de performance em usar maquina virtual ao mesmo tempo que OS X nem sentes, parece que estas a usar uma maquina de cada vez, quando na realidade estas a um click no trackpad em alterar de Win para Os x o que é exelente.
Eu usei um 13' 128GB durante os 3 anos da licenciatura e ainda hoje não me arrependo de o ter comprado.
Se não estas disposto a largar muito podes sempre optar pelos Lenovo também são fixes ou pelo Dell XPS que também é maquina.
 
Atenção que a ponderação que dão à nota do exame é diferente nessas duas faculdades.
Eu sei por isso é que a minha média no Isep é de só 163,0.
Só de pensar que a razão das minhas indecisões é ter tido uma nota muito superior às minhas expectativas no exame de matemática
 
Se queres um Mac pro 13 128GB para o curso da perfeitamente, só existe um contra quando terás que usar .Net vais usar maquina virtual, o espaço torna-se um pouco limitado. Em termos de performance em usar maquina virtual ao mesmo tempo que OS X nem sentes, parece que estas a usar uma maquina de cada vez, quando na realidade estas a um click no trackpad em alterar de Win para Os x o que é exelente.
Eu usei um 13' 128GB durante os 3 anos da licenciatura e ainda hoje não me arrependo de o ter comprado.
Se não estas disposto a largar muito podes sempre optar pelos Lenovo também são fixes ou pelo Dell XPS que também é maquina.

Sim o Dell XPS também já tinha visto. Em relação ao MacBook gosto dele porque a bateria e o ecrã são dos melhores que há. Ainda tenho de ver só vou comprar em Setembro por isso ainda dá para esperar e vou vendo pode ser que saia alguma coisa entretanto boa que eu goste. Espero bem é conseguir entrar vou concorrer pelos maiores de 23 e a minha média está com 25 pessoas na frente espero bem que não queiram todos o mesmo que eu. Obrigado pela ajuda vou acompanhando o tópico
 
Malta uma questão:

Nas propostas de emprego que vejo vê-se grande abundância de JAVA e tecnologias web. C/C++ não é tão abundante mas há. Questiono o futuro desta língua, pois ao ser baixo nível, apesar de ser difícil dominar e haver poucos que o façam, é uma linguagem que permite tudo e mais alguma coisa. Na empresa onde trabalho até temos um software que tem o core feito em C/C++ e depois camada de cima feita em JAVA.

Eu trabalho apenas em C/C++ de momento e de vez em quando uma ou outra coisa em JAVA e costumo praticar JAVA em casa visto que tenho pouca XP e para melhorar.

Será melhor investir noutras línguas ou a transição faz se facilmente? Há futuro ainda para C/C++ ?
 
@wowmiguelfcp
Em Portugal o mercado é maioritariamente C# / Java voltado para a web.

Noutros países encontras mais ofertas de C++.

Mesmo assim e como disseste ainda existe algum mercado, seja porque a "velocidade" extra é necessária (tipo processamento de dados) ou então porque é das poucas linguagens que faz sentido para área (por exemplo sistemas embebidos).

Se tem futuro? Tem (basta olhares para qualquer ranking de utilização de liguagens que vês C++ sempre no topo 10 ou mesmo 5), para além disso há áreas em que a linguagem faz mais sentido que outras.

A linguagem também está em constante evolução pelo que deves também tentar acompanhar as novas versões como o C++17.

Se a transição para Java / C# é fácil, à partida sim, até porque a maioria dos conceitos de C++ existem nessas linguagens, a sintaxe é parecida também, para além que se souberes C++ tens outra noção de gestão de memória que dá também jeito em linguagens com gestão automática.

De qualquer forma não te foques somente numa linguagem, tenta apreender outras, nem que seja como hobby.
 
@wowmiguelfcp
Em Portugal o mercado é maioritariamente C# / Java voltado para a web.

Noutros países encontras mais ofertas de C++.

Mesmo assim e como disseste ainda existe algum mercado, seja porque a "velocidade" extra é necessária (tipo processamento de dados) ou então porque é das poucas linguagens que faz sentido para área (por exemplo sistemas embebidos).

Se tem futuro? Tem (basta olhares para qualquer ranking de utilização de liguagens que vês C++ sempre no topo 10 ou mesmo 5), para além disso há áreas em que a linguagem faz mais sentido que outras.

A linguagem também está em constante evolução pelo que deves também tentar acompanhar as novas versões como o C++17.

Se a transição para Java / C# é fácil, à partida sim, até porque a maioria dos conceitos de C++ existem nessas linguagens, a sintaxe é parecida também, para além que se souberes C++ tens outra noção de gestão de memória que dá também jeito em linguagens com gestão automática.

De qualquer forma não te foques somente numa linguagem, tenta apreender outras, nem que seja como hobby.

Sim é o que tenho feito, tenho investido em JAVA. Em casa tenho feito exercícios no HackerRank de java para aprender mais da lingua. Obrigado pelo feedback ;)
 
Boas,
Recentemente terminei a licenciatura em engenharia informática. Poucas tempo depois apareceu-me uma proposta de trabalho que acabei por aceitar. No entanto, tava com ideias de fazer o mestrado o que implicava estudar e trabalhar full time ao mesmo tempo. Um problema associado é que onde vou tirar o mestrado (Aveiro) não existe regime pós laboral, logo não só terei de faltar a maior parte das aulas como terei de estudar depois do trabalho e em fins de semana.
Uma vez que me parece existir desvalorização de mestrados em Portugal (particularmente na área de informática) será que vale mesmo a pena o esforço de tirar o mestrado? em termos salariais isso traduz-se em aumentos de quanto (se é que existem)?
 
A esmagadora maioria de managers e gestores em Portugal é do tempo das Licenciaturas de 5 anos. O mestrado nessa altura era algo muito "esóterico" e que só valia a pena para a malta que queria ter uma carreira académica. Por isso quando o pessoal fala em mestrado nas entrevistas a malta geralmente pensa nos anteriores mestrados. Agora, tipicamente se falares em mestrados "pôs-Bolonha" o pessoal já pergunta o que é isso e no fim fica com outra idea.

No meu caso e de alguns colegas o mestrado "pôs-Bolonha" deu-me mais oportunidades (na realidade não as tinha em Portugal). Estava a fazer a tese (área de Sistemas Embebidos) e já tinha propostas (todas para fora do país).

Fiz o mestrado "pôs-Bolonha" a trabalhar (raramente ias às aulas) e a maior dificuldade que tive foi entrar no "esquema" porque tive 10 anos sem estudar (tinha perdido o skill de estudar e fazer testes). No 1º semestre não fiz cadeira nenhuma e depois atinei e passei a fazer 2 por semestre.

O que me levou a fazer o mestrado "pôs-Bolonha" foi tentar mudar de vida (estava estagnado na carreira, os ordenados não aumentavam e já não gostava do que fazia).

Para terminar, a área de EI (DataScience, Sistemas Embebidos, Virtualização, Sistemas Distribuidos, etc)está a mudar e no meu entender o mercado Português não está a acompanhar essas mudanças e o pessoal fica com a ideia que a Licenciatura chega e basta para o futuro.

PS: a fazer a tese notei que dos 5 alunos (que chegaram ao fim) só dois eram tugas.
 
Back
Topo