Engenharia Informática

Bom dia
Eu estou a estudar Java de forma autodidacta. Já fiz os seguintes cursos da Udemy e da seguinte ordem:
-Java Primeiros passos: Lógica de Programação e Algoritmos. https://www.udemy.com/java-curso-logica-de-programacao/
-Java Completo 2018 Programaçao Orientada a Objectos + Projectos. https://www.udemy.com/java-curso-completo/
-Programe em Java com Prática. https://www.udemy.com/programe-em-java-com-pratica/

Uma das maiores dificuldades que estou a ter ao estudar desta forma é o estruturar das matérias a aprender. Em contraponto com uma universidade onde nos é fornecido um plano de estudos.
E também avaliar o meu nível de conhecimento, já que ao contrario de um curso universitário não tenho colegas de curso com que me comparar.

As minhas duvidas são as seguintes:

Nas publicações de empregos para Java que tenho visto, maioritariamente pedem conhecimentos de Spring Boot e MySQL.

É normal um aluno que saia de um curso de informática domine essas tecnologias todas e de forma aprofundada?
Um programador Back-end utiliza o Spring Boot e MySQL de forma regular?
Nas publicações de emprego Java os anunciantes requerem que se domine tantas tecnologias, que parece-me que se estudar tudo acabo por não dominar nenhuma. Quais são fundamentais e necessário estudar?

Obrigado pelo tempo despendido a responder.

@BrBr as empresas vão pedir quem saiba as tecnologias das stacks em que eles trabalham, provavelmente nem precisas de dominar 100% todas as tecnologias, mas é importante teres noções do que são.

No 3o link que puseste aí tem uma secção que é Projecto: MongoDB com Spring Boot. Se fizeste e entendeste isso, podes tentar perceber qual é a diferença entre o NoSQL e o SQL e para uma posição que peça Spring Boot e MySQL podes dizer que não tens muita experiência com BD relacionais tradicionais mas já integraste o Spring Boot com Mongo no passado e podes, inclusivé tornar a entrevista técnica numa discussão sobre as vantagens de usar NoSQL.

Quanto à maneira de estudar, uma coisa que podes fazer é tentar arranjar um projecto de uma coisa que te interesse e implementares como se fosse um produto de uma empresa. E se não sabes de front-end arranja um template de qq coisa na net e substituis apenas as chamadas às APIs pelo teu backend, se não sabes de backend usa um daqueles serviços de backend que te dão as cenas todas já feitas, etc.. Ao fazeres isso vais conseguir ter um bocadinho de experiência real e ao mesmo tempo ajuda-te a consolidar os conhecimentos.
 
Boas, alguém do mestrado em engenharia de software da FEUP por aqui? Estou no meu último ano de licenciatura em engenharia informática e estava a considerar se devo prosseguir os meus estudos e se devo escolher este mestrado para tal.
 
Boa tarde,

Tenho 23 anos, já trabalho há 5 anos na área das TI com um curso de nível 4 e um de nível 5 ambos de Programação. Neste momento enverguei pela Licenciatura já o ano passado mas tenho (bastantes) dificuldades em encontrar motivação para lá continuar. Sendo que já trabalho desde os meus 17/18 anos na área e já acumulei bastante experiência em linguagens importantes para o mercado de trabalho atual queria saber o que os mais velhos acham sobre o assunto da Licenciatura. Já acarreto comigo duas certificações Microsoft apesar de não ser licenciado mas não consigo justificar a minha ida à Faculdade para dar coisas que comecei a dar quando tinha 16 anos (muita teoria) e que na altura correu muito bem. Tenho tido sempre tendência a gostar de aproveitar o tempo livre e nesta fase tenho procurado mais certificações porque me dão mais bagagem e conhecimento em áreas específicas que me preocupar com a licenciatura a aprender coisas que já sei, gastando mais ou menos o mesmo dinheiro.

Estou a pensar mal? Acham a licenciatura fulcral? Para quem além de developer também recruta: põe de lado automaticamente se não forem licenciados?
Acham que é possível chegar a Gestor de Projectos ou algum cargo mais sénior e de chefia de TI sem uma licenciatura?

Se quiserem podemos falar por MP. E agradeço desde já quaisquer respostas, porque isto neste momento está a consumir bastante energia da minha cabeça.
 
@agent_zero
Estás a ver a coisas do lado errado.

---tenho (bastantes) dificuldades em encontrar motivação para lá continuar
-R: Esse é um sentimento perfeitamente normal.

---já acumulei bastante experiência em linguagens importantes para o mercado de trabalho
-R: Esse não é o objectivo da Licenciatura.

--- mas não consigo justificar a minha ida à Faculdade para dar coisas que comecei a dar quando tinha 16 anos (muita teoria)
-R: Honestamente dúvido e muito Provavelmente estás a falar do 1º ano.

O que tu tens é experiência de programador e não de Eng. Informático. A médio/longo prazo isso é um handicap para as ambições que tens. Penso que estás a ver as coisas de uma perspectiva muito táctica. A Licenciatura é algo estratégico.

Para terminar, para as ambições que me parece que tens a Licenciatura/Mestrado são essenciais. Na licenciatura tenta encontrar o teu ritmo (eu a trabalhar fazia sempre duas cadeiras por semestre) metes o teu passo e sem te aperceberes tens aquilo feito (aquilo não é nada do outro mundo).

Não te percas...
 
Última edição:
O melhor das licenciaturas eng informática é quando se começam a escolher as cadeiras a fazer (a partir do 3o ano). Até lá pode ser muito frustrante fazer as cadeiras comuns das engenharias quase todas...
 
Obrigado aos dois pelo input, means a lot.

O meu problema é mesmo aquelas cadeiras mais chatas e comuns a todas as engenharias, e claro aquelas que são quase repetidas.
"Honestamente dúvido e muito Provavelmente estás a falar do 1º ano."
Em Prog I o ano passado estive a dar linguagens que tinha dado no 10º ano, acaba por ser algo frustrante, e gostava imenso de conseguir encontrar um ritmo para que ir à Faculdade não fosse tão doloroso e cansativo como tem vindo a ser. Não me posso queixar do meu curso de nível 4 foi extremamente abrangente e preparou-me muito mas muito bem para o mercado laboral.
 
Obrigado aos dois pelo input, means a lot.

O meu problema é mesmo aquelas cadeiras mais chatas e comuns a todas as engenharias, e claro aquelas que são quase repetidas.
"Honestamente dúvido e muito Provavelmente estás a falar do 1º ano."
Em Prog I o ano passado estive a dar linguagens que tinha dado no 10º ano, acaba por ser algo frustrante, e gostava imenso de conseguir encontrar um ritmo para que ir à Faculdade não fosse tão doloroso e cansativo como tem vindo a ser. Não me posso queixar do meu curso de nível 4 foi extremamente abrangente e preparou-me muito mas muito bem para o mercado laboral.

Yep. Fazer um curso superior em PT a trabalhar é doloroso. As aulas de dúvidas nunca são nos nossos horários e a esmagadora maioria dos profs não tem noção.
Mas faz-se.
Eu no meu caso consegui acabar o curso fazendo o seguinte:
- Nas duas cadeiras que fazia ia sempre (ou quase sempre) às aulas
- Depois das aulas não ia para casa. Ficava sempre até as 2:00 a estudar ou fazer trabalhos na faculdade.
- Sáb e Domingos ia sempre para a faculdade.
- Começava muito cedo a pegar nos trabalhos e nas fichas.

Basicamente tens que criar uma rotina de "sofrimento".

Boa Sorte. Termina o curso, vais ver que compensa.
 
Boas, estou atualmente a frequentar o 3º ano da Licenciatura em EI no ISEP e como estou a praticamente um semestre de acabar o curso (i hope...) tenho de começar a decidir o que fazer a seguir... Embora a ideia de começar a trabalhar me atraia, a hipotese de seguir para mestrado não está ainda descartada.

Gostava de saber se alguem que frequentou/a o Mestrado Integrado em EI na FEUP me pode esclarecer algumas dúvidas (se tiver aí alguem que tb tenha feito essa mudança Isep -> Feup no fim da licenciatura, melhor...) :

1) Quão dificil é entrar no MIEIC na FEUP com uma licenciatura feita no ISEP? (existem mts vagas? com uma média de 15 na licenciatura é realista entrar?). Fui procurar informação ao site da FEUP mas é tanta informação que confesso que fiquei confuso e preciso de uma explicação mais pragmatica :)
2) !!Mt importante!! Quando/Com quanto tempo de antecedencia devo começar a tratar da minha candidatura? (Prazos e assim...)
3) Quando começam as aulas do Mestrado?
4) Ainda não estou licenciado, tenho um estágio para fazer e um relatório para defender (coisas que geralmente se arrastam até Setembro...). Isso vai afetar a minha candidatura?
5) Devo esperar dificuldades de adaptação na transição (ISEP->FEUP) ?

Desculpem o post ser tão longo, mas são tantas as questões que tinha mesmo de ser xD
Obrigado e abraço a todos!
 
Eu no meu caso consegui acabar o curso fazendo o seguinte:
- Nas duas cadeiras que fazia ia sempre (ou quase sempre) às aulas
- Depois das aulas não ia para casa. Ficava sempre até as 2:00 a estudar ou fazer trabalhos na faculdade.
- Sáb e Domingos ia sempre para a faculdade.
- Começava muito cedo a pegar nos trabalhos e nas fichas.

Basicamente tens que criar uma rotina de "sofrimento".
Epah... não é preciso tanto... nem de longe nem de perto.

Eu deixei o curso por acabar em 2004 ou 2005. Voltei 10 anos depois (já com uma filha pequena e bem profissionalmente) para o terminar. Ao ritmo de 2 cadeiras por semestre (sem hábito de estudo) demorei 2 anos a terminar o que me faltava. Não chumbei uma única vez nesse periodo. Não precisei de fazer noitadas a torto e a direito. Os trabalhos de grupo eram feitos em horas de almoço do trabalho, em casa, e juntos uma vez por semana nos laboratórios da escola (tipicamente após as aulas e nunca até depois da 1h da manhã...)

Encontrar o ritmo é essencial. Tentar "ir a todas" e falhar é desmotivante. Andar sempre cansado é uma seca. Andar sempre cansado retira capacidades na escola e no trabalho. O equilíbrio é essencial. Se não tiveres vida pessoal, vai ser uma maravilha e vais desmotivar ainda mais a pensar porque raio é que isto interessa se (a curto prazo) não vai fazer qualquer diferença?! Assim que pensares isto, estás um passo mais perto de desistir de tudo.

O sofrimento nunca deve ser uma coisa normal na nossa vida. É como uma dor num dente que ignoramos durante uns meses... e quando finalmente vamos ao dentista... é para tirar em vez de restaurar.

O meu conselho:
Leva a coisa na boa. Tem vida além da escola e do trabalho. Bebe copos com os amigos. Diverte-te com a(o) namorada(o)/esposa(o)... Se funcionou para mim no ISEL, penso que funciona para qualquer um que tenha um pouco de motivação e algum suporte.
 
Boa tarde,

Tenho 23 anos, já trabalho há 5 anos na área das TI com um curso de nível 4 e um de nível 5 ambos de Programação. Neste momento enverguei pela Licenciatura já o ano passado mas tenho (bastantes) dificuldades em encontrar motivação para lá continuar. Sendo que já trabalho desde os meus 17/18 anos na área e já acumulei bastante experiência em linguagens importantes para o mercado de trabalho atual queria saber o que os mais velhos acham sobre o assunto da Licenciatura. Já acarreto comigo duas certificações Microsoft apesar de não ser licenciado mas não consigo justificar a minha ida à Faculdade para dar coisas que comecei a dar quando tinha 16 anos (muita teoria) e que na altura correu muito bem. Tenho tido sempre tendência a gostar de aproveitar o tempo livre e nesta fase tenho procurado mais certificações porque me dão mais bagagem e conhecimento em áreas específicas que me preocupar com a licenciatura a aprender coisas que já sei, gastando mais ou menos o mesmo dinheiro.

Estou a pensar mal? Acham a licenciatura fulcral? Para quem além de developer também recruta: põe de lado automaticamente se não forem licenciados?
Acham que é possível chegar a Gestor de Projectos ou algum cargo mais sénior e de chefia de TI sem uma licenciatura?

Se quiserem podemos falar por MP. E agradeço desde já quaisquer respostas, porque isto neste momento está a consumir bastante energia da minha cabeça.

Porque te inscreveste na licenciatura? o mais provável é que não seja a cena certa para ti. É possível chegar a cargos senior sem ter licenciatura não vejo porque não...
 
Obrigado aos dois pelo input, means a lot.

O meu problema é mesmo aquelas cadeiras mais chatas e comuns a todas as engenharias, e claro aquelas que são quase repetidas.
"Honestamente dúvido e muito Provavelmente estás a falar do 1º ano."
Em Prog I o ano passado estive a dar linguagens que tinha dado no 10º ano, acaba por ser algo frustrante, e gostava imenso de conseguir encontrar um ritmo para que ir à Faculdade não fosse tão doloroso e cansativo como tem vindo a ser. Não me posso queixar do meu curso de nível 4 foi extremamente abrangente e preparou-me muito mas muito bem para o mercado laboral.
Tu no 10º ano deste tudo o que se falou numa cadeira inicial de Prog em Eng. Informática?

Das duas uma:
- Ou tu foste muito autodidata e realmente foste empenhado e aprendeste por ti no secundário;
- Tiveste muita sorte com os teus professores no secundário.
 
Alguem que tenha entrado como Licenciado no Mestrado Integrado em Eng.Informatica da FEUP que me possa responder a umas perguntas?
Força, pergunta. Não entrei como licenciado, mas estou no curso. Já agora, o Mestrado Integrado vai acabar muito em breve, passando a existir um Mestrado em separado, com propinas bastante superiores.
 
Boas, alguem sabe se existem Universidades/Politécnicos com as provas de acesso em Matemática B?
Porque sei que algumas tem o código (16) Matemática, mas penso que pode ser Matemática A ou B
 
Matemática B para cursos de engenharia? Não me parece que exista. Matemática será sempre uma das componentes principais de qualquer curso de engenharia.
 
Boas, alguem sabe se existem Universidades/Politécnicos com as provas de acesso em Matemática B?
Porque sei que algumas tem o código (16) Matemática, mas penso que pode ser Matemática A ou B

É um falso atalho, vais ter de ter as bases para fazer as cadeiras de análise. Ou seja, se não te custar antes de entrares no curso, vai custar durante o curso. Só tens de escolher.
 
Back
Topo