Engenharia Informática

Não é bem assim, eu fiz a licenciatura num politécnico e acabei com média superior à tua mas não foi suficiente para entrar no IST devido a um parâmetro de cálculo da nota de candidatura chamado “Natureza”, o qual se refere ao local onde fizeste a licenciatura.
Aconselho-te a ires aos resultados das candidaturas do ano passado e veres se o teu politécnico está lá para poderes fazer o cálculo e veres qual será a tua nota de candidatura.

Nunca tinha ouvido tal coisa.
 
Duas perguntas, alguém tem reviews de como foram as entrevistas para e/ou opiniões sobre estas empresas:

- Go Software Developer na Mindera;
- Backend developer na Talkdesk;

Tenho esta semana estas duas entrevistas nestes dois tubarões no Porto.
 
Boas. Alguém já entrou ou sabe como é o processo para entrar na licenciatura em Engenharia Informática no ISEP via "concursos para titulares de cursos superiores"?
 
Boa tarde,

Alguém aqui que tirou curso de Engenharia Informática que possa falar da passagem da universidade para o mercado de trabalho?
Estou a terminar o meu 2º ano, sendo que me fica só a faltar 1 ano. Estou a obter notas bastante razoáveis, mas sinto que em termos de conhecimentos não estou a obter tantos como desejava e que vou para o mercado trabalho apenas com uma mínima noção de tudo um pouco..
 
... Estou a obter notas bastante razoáveis, mas sinto que em termos de conhecimentos não estou a obter tantos como desejava e que vou para o mercado trabalho apenas com uma mínima noção de tudo um pouco..

Perfeitamente normal e é até um bom sinal porque quer dizer que a escola onde andas fornece uma formação de base suficientemente abrangente.

Não te preocupes com o mercado de trabalho nesta fase. Há sempre lugar.

Boa Sorte.
 
Boa tarde,

Alguém aqui que tirou curso de Engenharia Informática que possa falar da passagem da universidade para o mercado de trabalho?
Estou a terminar o meu 2º ano, sendo que me fica só a faltar 1 ano. Estou a obter notas bastante razoáveis, mas sinto que em termos de conhecimentos não estou a obter tantos como desejava e que vou para o mercado trabalho apenas com uma mínima noção de tudo um pouco..

eu tive 5 anos e tb nao sabia fazer nada, normal....
 
sinto que em termos de conhecimentos não estou a obter tantos como desejava

Faz projetos pessoais que gostes. Ficas com um portfólio que é muito importante para mostrar a empresas quando tentas arranjar o 1º emprego. Isso vale muito mais que o canudo em certas áreas (exemplo: iOS, já que esta formação é muito rara ou inexistente em escolas superiores) e ficas com conhecimento prático, que é o que as empresas querem.

Podes saber muito de teoria mas se não sabes pesquisar no sítio certo, perceber código de outros e ser autónomo tens mesmo que desenvolver essas competências.
 
Cá em PT o que as empresas procuram de recém-licenciados (ou finalistas) é, na maioria das vezes, telas em branco que possam ser moldadas à medida das necessidades do negócio delas.

Arrisco-me a dizer que é mais importante competências sociais que competências técnicas aquando o término da faculdade.

Com o mercado no estado em que está, basta estares a terminar o curso para teres portas abertas. Não interessa se terminas em 3,4 ou 7 anos.

Por isso: vai mas é beber copos, fazer amigos, arranjar histórias que sejam dignas se ser contadas passados 20 ou 30 anos...
 
Por isso: vai mas é beber copos, fazer amigos, arranjar histórias que sejam dignas se ser contadas passados 20 ou 30 anos...

Não concordo com isso. Beber muito e frequentemente é divertido quando és caloiro ou estás nos primeiros anos da licenciatura.

Se andam no Mestrado, deixem-se disso e foquem em projetos pessoais. Acredita que valoriza muito mais e não teria o emprego que tenho se andasse nas bebedeiras nessa fase da vida.

Muitas competências sociais são overrated, pelo menos no início. Ouvem falar em "team spirit", "team player", etc. tretas do marketing, efetivamente. O importante no início é:

- ouvir o que os outros dizem
- aceitar críticas construtivas
- saber dizer não e quando
- fazer o trabalho que tens que fazer

Isso do team building é para para quem é senior e tem que lidar equipas. Se és junior, foca em ti primeiro e depois vais progredindo. Se notas estagnação, é porque ou não estás pronto, ou a empresa não tem planos de longo prazo para ti.

Arrisco-me a dizer que é mais importante competências sociais que competências técnicas aquando o término da faculdade.

Isso é muito bonito mas depois tens um gajo que se dá bem com todos mas programar está quieto.
 
Última edição:
@Lucien Opiniões, das quais és livre de concordar ou discordar.

A minha experiência é que arrependimentos, só temos daquilo que não fizemos. E ainda de que o dinheiro não é tudo na vida. Nem o trabalho ou cargo/função.
 
Boas,

Estou com um espécie de dilema que gostava de ouvir as vossas opiniões, no momento estou a acabar o 1ºano de mestrado de EI no ISCTE-IUL em Lisboa e estou com a dúvida se vale a pena tentar me candidatar de novo ao 1ºano de mestrado de EI na NOVA de Lisboa ou possivelmente ao IST, ou se não vale a pena e devia continuar a acabar o mestrado no ISCTE (e basicamente acabar 1 ano mais cedo os estudos).
Tenho bastante certeza que se continuasse no ISCTE iria ter emprego até porque já tenho ofertas, por isso se mudasse seria mais pelo nome e reputação da universidade, mas não sei se para informática isso interessa muito.
 
Boas,

Estou com um espécie de dilema que gostava de ouvir as vossas opiniões, no momento estou a acabar o 1ºano de mestrado de EI no ISCTE-IUL em Lisboa e estou com a dúvida se vale a pena tentar me candidatar de novo ao 1ºano de mestrado de EI na NOVA de Lisboa ou possivelmente ao IST, ou se não vale a pena e devia continuar a acabar o mestrado no ISCTE (e basicamente acabar 1 ano mais cedo os estudos).
Tenho bastante certeza que se continuasse no ISCTE iria ter emprego até porque já tenho ofertas, por isso se mudasse seria mais pelo nome e reputação da universidade, mas não sei se para informática isso interessa muito.
Nessa fase da tua vida o mais sensato é acabar o curso onde estás.

A vantagem do IST está no tipo e qualidade de oportunidades que te aparecem e não em ter ou não emprego.

Já agora qual é a tua área de especialização?
 
Obg pelas respostas blue e ipa.

Já agora qual é a tua área de especialização?

No ISCTE só temos as especializações de multimédia e de sistemas de informação e gestão de conhecimento. Eu fui para a segunda.
No entanto temos algumas optativas de áreas mais interessantes, do estilo data science, segurança, text mining e assim...
 
Back
Topo