Engenharia Informática

Em Portugal é irrelevante a universidade onde acabas. Isto não é os Estados Unidos.

Importa muito mais o desempenho na entrevista técnica e psico técnica.
 
Colegas dos bits e dos bytes estou com um dilema.
Na situação atual da área (onde existe oferta) acham que compensa perder 3-4 anos num doutoramento (logo após conclusão do mestrado) ou é preferivel ganhar curriculo e criar carreira numa boa empresa e no futuro considerar a opção de doutoramento.

Estou a considerar naturalmente a questão de um ser mais orientado à investigação e o outro cenário ser mais orientado ao desenvolvimento
 
Colegas dos bits e dos bytes estou com um dilema.
Na situação atual da área (onde existe oferta) acham que compensa perder 3-4 anos num doutoramento (logo após conclusão do mestrado) ou é preferivel ganhar curriculo e criar carreira numa boa empresa e no futuro considerar a opção de doutoramento.

Estou a considerar naturalmente a questão de um ser mais orientado à investigação e o outro cenário ser mais orientado ao desenvolvimento
Se tens condições para fazer o doutoramento agora, faz (e não é perca de tempo).

A trabalhar em Portugal, muito dificilmente vais conseguir ganhar currículo científico para mais tarde te poderes candidatares a um doutoramento.

Com um doutoramento terás acesso a outro nível de propostas.

Boa Sorte.
 
Se tens condições para fazer o doutoramento agora, faz (e não é perca de tempo).

A trabalhar em Portugal, muito dificilmente vais conseguir ganhar currículo científico para mais tarde te poderes candidatares a um doutoramento.

Com um doutoramento terás acesso a outro nível de propostas.

Boa Sorte.

Mas esses diferentes níveis de propostas não estão tipicamente associados a docência, ou pós-doc? E mesmo a este nivel tenho ideia que existe cada vez mais escassez de propostas/concursos.
Ou ainda vão existindo um leque vasto de organizações que realmente apostam em alguém que possui um doutoramento?

Tenho a perfeita noção que o principal objetivo de um doutoramento é "empurrar" a barreira do conhecimento e realizar uma contribuição científica em benefício da humanidade, ignorando um pouco questões como progressões na carreira e acumulação de aumentos salariais.
Mas ao fim do dia todos nós temos de fazer contas. No estado atual em que apoios a doutoramento são considerados "subsidios de sobrevivência" os poucos que tem a sorte de conseguir uma bolsa estarão a contar com ~1000€ mensais durante um período de 3-4 anos, que não são considerados como salário e não existem descontos como IRS.
No final do 4º ano, está a receber os mesmos 1000€ (salvas exceções pontuais de aumento que não surpassam os 20€).
E depois se não houverem oportunidades em docência? Vai para uma software house como júnior a receber ~1000€ apesar de ter 4 anos de experiência que não são valorizados!?

Em suma, não estou a questionar o significado do doutoramento (algo que me agrada profundamente), mas sim a questionar que tipo de realidades e que portas estão abertas após a conclusão do mesmo. Coloquei a questão porque atualmente (e estamos a falar na área de informática) a oferta ainda é vasta e fica sempre a sensação que se pode perder algo (neste caso 4 anos). Vai um pouco de encontro à questão da diferença entre licenciatura e mestrado no mercado de trabalho atual.
 
Colegas dos bits e dos bytes estou com um dilema.
Na situação atual da área (onde existe oferta) acham que compensa perder 3-4 anos num doutoramento (logo após conclusão do mestrado) ou é preferivel ganhar curriculo e criar carreira numa boa empresa e no futuro considerar a opção de doutoramento.

Estou a considerar naturalmente a questão de um ser mais orientado à investigação e o outro cenário ser mais orientado ao desenvolvimento

O doutoramento serve para um tipo de carreira diferente. Só faz sentido fazer doutoramento se quiseres seguir a carreira académica/investigação.

Claro que há alguns doutoramentos que depois permitem integrar o mercado de trabalho em empresas inovadoras ou até criar o teu próprio negócio, mas não é essa a regra geral.

Claro que o dinheiro é potencialmente menos na carreira académica, mas essa escolha é mais por paixão que por razões económicas.
 
Ou ainda vão existindo um leque vasto de organizações que realmente apostam em alguém que possui um doutoramento?
Pois, em Portugal nunca tive contacto a nível laboral com pessoal de Doutoramento. Tive sim no estrangeiro com malta (inclusive um Pt que estava a fazer o doutoramento no Kings College) que estava a fazer investigação em Rede de Sensores e na altura fiquei muito impressionado com o que eles faziam (falares com malta que trata as coisas de forma conceptual é realmente algo de outro mundo).

A nível de contratos fiquei com a impressão que o pessoal que os financiava eram quase sempre fundos de investimento (malta que sabe quantificar o valor do conhecimento).
 
Boas pessoal,

Estou no 1 ano de eng mecanica mas estou a ponderar mudar para eng eletrotecnica ou eng informatica, apesar de ainda estar um bocado indeciso.

Isto porque as cadeiras que eu menos gostei foi desenho tecnico (visto que sou um zero à esquerda a desenhar) e processos mecanicos (aquilo é so decorar coisas insignificantes) que foram as unicas cadeiras especificas de eng mecanica que tive até agora. Além disso, sem contar com programacao sinto que não aprendi nada de útil...

O facto de estar a pensar em mudar de curso pode parecer um bocado estranho uma vez que há 1 ano atrás odiava programar (aprendi html, css e javascript em AIB - se bem que o meu professor não explicava nada e mandava-nos fazer o codeacademy), mas este semestre aprendi matlab e python e até gostei bastante. A coisa mais dificil que fiz foi um simples jogo em python com 100 linhas de codigo, ou seja, apenas aprendi o basico.

No entanto, o facto de perder 1 ano ou mudar de curso e de no 2 ano ficar com cadeiras do 1 ano para fazer iria ser uma sobrecarga pesada. Também tenho duvidas se nao me iria fartar de programacao ou se a programacao de eng informatica ia ser demasiado pesada para mim...

E tambem estou a considerar eng eletrotecnica pois pelo que vi é uma mistura de matematica, fisica e programacao...

Pelo que vi, apesar de não faltar trabalho em eng mecanica em portugal, os salarios são mais baixos do que para eletro ou informatica, o que é um bocado desmotivante caso continue no mesmo curso,

Resumindo acham que vale a pena mudar para eletro ou informatica?

Todas as opinioes sao bem vindas :)
 
Apesar de Engenharias e terem cadeiras em comum, todas têm saídas profissionais distintas.
1. O facto de terem nomes iguais não implica que o conteúdo programático seja igual (mesmo nas matemáticas)
2. O objectivo de aprender programação num curso de Eng. Mecânica não é o mesmo que num de Eng. Informática, pelo que a abordagem é (ou pode ser) muito diferente. O que implica que teres gostado de programar nesse âmbito não quer dizer que gostarás de o fazer em Eng. Informática.

Posto isto, tens que ser tu a decidir. Parar para pensares no trabalhos (ou empregos) que cada uma dessas opções te dá. Com qual te identificas mais... Depois completa a seguinte frase "Daqui a 15 anos quero estar a ...." (e não conta, reformado, de férias, ser dondoco ou ganhar o euromilhões).
 
Obrigado pela resposta, mas quando dizes que a aborgagem é diferente, a unica diferena é que em eng mecanica apenas se dá o basico enquanto que em eng informatica dá-se o basico mas aprofunda-se muito mais, certo?
Eu, caso fique em eng mecanica, devo seguir como area de especializacao "Metodos Computacionais em Engenharia mecanica" ja que, pelo que vi, usa-se matlab e ANSYS (nao conheco) e gostava bastante de trabalhar em robotica / automacao, o que é dificil em portugal...
 
Não. O objectivo é diferente.

Em Eng. Informática ensinam as bases para que se consiga programar em qualquer linguagem passando por várias formas/abordagens/paradigmas, desde o mais baixo nível até programações de alto nível.

Aprende-se assemby, programação orientada a rotinas, a objectos, frameworks, a usar bibliotecas e a escolher e usar várias tecnologias que podem ou não compor um stack a ser usado. Fala-se em programação distribuida. Em bases de dados por objectos ou colunares.

Em outras engenharias a programação é apresentada como ferramenta para se agilizar alguns processos. Na parte da Eng. Quimica por exemplo, o uso da programação é para criar modelos matemáticos ou estatísticos por forma a agilizar os cálculos e refazer os mesmos alterando apenas alguns parametros.

Diria que para Eng. Mecanica, o uso da programação será mais para o cálculos de forças em estruturas e simulações do género.

Consegues entender a diferença na abordagem?! Para um Eng. Mecanico a programação é mais uma ferramenta que se pode usar nas suas funções (à semelhança de p.e. Autocad). Para um Eng. Informático a programação é tudo. Não é apenas saber estruturar um programa. É saber interpretar um problema e através da tecnologia desse momento conseguir escolher a melhor abordagem.

O que é isso de "Metodos Computacionais em Engenharia mecanica"? O uso de Matlab sugere que essa cadeira usa a programação como ferramenta para desenvolver determinado conteúdo. O Matlab é uma ferramenta para de uma forma programática efetuar calculos muito complexos.
 
Ok ja percebi.

Pelo que vi em "Metodos Computacionais em Engenharia mecanica" deve resolver-se problemas de eng mecanica recorrendo ao octave (quando disse matllab referia-me a octave, mas acho que sao quase a mesma coisa) e ao ANSYS.
 
É preferível acabar a licenciatura e procurar logo trabalho (mesmo que a ganhar os míseros 800€ ou 900€ que inicialmente oferecem) ou avançar para o mestrado? As vantagens com mestrado são assim tão maiores em termos de emprego futuro? E compensam a "perda" de 2 anos de trabalho (tempo do mestrado)?
 
É preferível acabar a licenciatura e procurar logo trabalho (mesmo que a ganhar os míseros 800€ ou 900€ que inicialmente oferecem) ou avançar para o mestrado? As vantagens com mestrado são assim tão maiores em termos de emprego futuro? E compensam a "perda" de 2 anos de trabalho (tempo do mestrado)?

Em EI existem uma variedade de mestrados. A diferença em termos de quantificação (ordenado e condições) está na área em que o mestrado é feito.

Tipicamente a grande vantagem do mestrado em EI (primeiro emprego ou mudança de carreira) está em aceder aos chamados nichos de mercado (Ex: Redes de Sensores, Sistemas Embebidos, Optimização de Bases de Dados, etc).

Por outro lado, a malta de vendas (vender e testar (basta a prova de conceito) software/hardware no cliente) dá muito valor à licenciatura em EI e depois um mestrado em humanidades ou ciências da comunicação (são aves raras mas muito bem pagas).

Finalmente, se tiveres por exemplo 4 ou cinco anos de experiência a programar e quiseres saltar para Engenharia de Software convém voltares à escola e fazeres um mestrado em ES (vai servir para limar os vícios adquiridos e para provares que realmente queres outra coisa ao eventual empregador).
 
Última edição:
Em EI existem uma variedade de mestrados. A diferença em termos de quantificação (ordenado e condições) está na área em que o mestrado é feito.

Tipicamente a grande vantagem do mestrado em EI (primeiro emprego ou mudança de carreira) está em aceder aos chamados nichos de mercado (Ex: Redes de Sensores, Sistemas Embebidos, Optimização de Bases de Dados, etc).

Por outro lado, a malta de vendas (vender e testar (basta a prova de conceito) software/hardware no cliente) dá muito valor à licenciatura em EI e depois um mestrado em humanidades ou ciências da comunicação (são aves raras mas muito bem pagas).

Finalmente, se tiveres por exemplo 4 ou cinco anos de experiência a programar e quiseres saltar para Engenharia de Software convém voltares à escola e fazeres um mestrado em ES (vai servir para limar os vícios adquiridos e para provares que realmente queres outra coisa ao eventual empregador).

Obrigado. Qual a opinião sobre um mestrado em sistemas da informação?
 
É preferível acabar a licenciatura e procurar logo trabalho (mesmo que a ganhar os míseros 800€ ou 900€ que inicialmente oferecem) ou avançar para o mestrado? As vantagens com mestrado são assim tão maiores em termos de emprego futuro? E compensam a "perda" de 2 anos de trabalho (tempo do mestrado)?

Na minha opinião, não vale a pena o mestrado (a não ser que tenhas interesse na carreira académica).
 
Boas Tardes, mais uma duvida!

Estou a acabar um 12º ano num curso profissional de Informática e o meu objectivo é ir para o ensino superior, sabendo que não tenho peitos para encarar com a Matemática A, decidi candidatar-me para um politécnico onde a se pode entrar com Matemática B que fica um pouco mais em conta.

A minha duvida é se preciso de fazer o exame de Português e o de Matemática B ou apenas fazer o de Matemática B que é o que o curso/politécnico pede?

Não sei se alguém me consegue esclarecer, mas desde já, obrigado!
 
Boas Tardes, mais uma duvida!

Estou a acabar um 12º ano num curso profissional de Informática e o meu objectivo é ir para o ensino superior, sabendo que não tenho peitos para encarar com a Matemática A, decidi candidatar-me para um politécnico onde a se pode entrar com Matemática B que fica um pouco mais em conta.

A minha duvida é se preciso de fazer o exame de Português e o de Matemática B ou apenas fazer o de Matemática B que é o que o curso/politécnico pede?

Não sei se alguém me consegue esclarecer, mas desde já, obrigado!
Se o curso apenas pede matemática B então não é necessário o de Português.
 
Back
Topo