Engenharia Informática

Mas em termos de perspectivas de emprego qual é a melhor opção? Um curso no IST em Lisboa abre sempre melhores perspectivas de emprego do que um politécnico como o ISEC, ou não?
Consegues emprego com qualquer dos cursos.

A grande vantagem do IST está no tipo de oportunidades (e horizontes) que te dá. Exemplo, conheço um individuo que não gostava de programar mas que através de uma das cadeiras do IST teve que estar envolvido (foi obrigado) num projecto para concepção da interface do módulo rádio de um micro satélite. Resultado, acabou a estagiar na ESA e por lá ficou.
 
Mas em termos de perspectivas de emprego qual é a melhor opção? Um curso no IST em Lisboa abre sempre melhores perspectivas de emprego do que um politécnico como o ISEC, ou não?

Isso vai depender de quem está a contratar. Por exemplo se a chefia tiver tirado o curso no IST via dar preferência ao pessoal do IST. Se a chefia tiver tirado o curso no ISEC secalhar da preferência aos do ISEC. Depende do tipo de trabalho também que for. Depende se a pessoa já tiver alguma experiência e demonstrar que sabe. Depende se for para primeiro emprego ou não.

Diria que o IST tem mais nome e é mais reconhecida sem dúvida. Se puderes ir para o IST e isso não atrapalhar as contas dos teus pais vai para o IST.

Se for causar muitos problemas não vás. Podes sempre fazer a licenciatura no ISEC e depois o mestrado no IST. Mudando para Lisboa podes trabalhar e fazer o mestrado.
 
Pessoal acabei agora a licenciatura em engenharia informática para primeiro emprego, acham que devo estagiar( pelo iefp) ou começar logo a contrato sem termo?
 
Pessoal acabei agora a licenciatura em engenharia informática para primeiro emprego, acham que devo estagiar( pelo iefp) ou começar logo a contrato sem termo?

Se tiveres hipótese de contrato sem termo obviamente que é por aí que deves apostar!

Mas na realidade a maioria das pessoas passa pelo estágio primeiro, simplesmente porque é a proposta que te fazem.
 
Para a malta mais sénior...
Como foi a vossa transição de Junior/Mid Level para senior? Passaram a ser o que sabia mais? Foi apenas a nível de responsabilidades?

Pergunto por dois motivos:
1. Fui contratado como "Junior" mas atualmente sou o único responsável pela delivery de uma parte crucial do projecto. Literalmente, sem este módulo não existe projeto sequer. O sénior que tínhamos demitiu-se há mais de 1 mês e ainda não o substituíram (andam a entrevistar).

2. Neste momento, a nível técnico, não tenho ninguém acima de mim. Estou habituado a ter pessoal mais experiente a quem perguntar coisas sobretudo sobre arquitectura/design. Quando se chega a senior como é a aprendizagem? Apenas vem com a experiência, tentativa e erro, é google?
 
Deves fazer muitas formações e ter certificações. Senior deverá ter algumas fulcrais que mais ninguém tenha. E não falo só das tecnicas, mas também deve ter outras (softskills, gestão , línguas, algo que o diferencie).

Se a nível Tecno já és o mais importante, deves ser Senior sim ( suponho que estejas na empresa há ano e meio ou 2). Para te manteres actualizado tem que ser com formações. Nem que sejas tu a pagar (se for a empresa, tipicamente isso “obriga” a uma fidelização à empresa, o que acho normal).
 
Senior e so um titulo. A definiçao varia consoante a empresa ou ate a equipa. Podes ser senior na tua equipa, mudares para outra equipa que usa uma stack diferente e passas a ser junior.
Mesmo o numero de anos de experiencia na industria nao é uma boa metrica: ha quem tenha muitos anos na industria e seja junior e quem tenha acabado de sair da faculdade e seja mais senior.
O numero de formaçoes so diz que es bom a passar exames, na maioria dos casos.
Regra geral, se tens senior no teu titulo oficial, es senior, independentemente dos teus conhecimentos ou anos de experiencia.
Pessoalmente sou um bocado contra estes titulos, porque criam divisoes nas equipas (os seniors vs os nao seniors). Numa equipa, toda a gente sabe quem sabe mais de cada topico e é isso que interessa para haver rendimento
 
Era só a isto que queria chegar "O numero de formaçoes so diz que es bom a passar exames, na maioria dos casos. " as formações são papel, caro, assinado e carimbado. Se o conhecimento não fica vale 0.
 
Entendo esse ponto de vista, mas neste caso, dado que referia que era o que mais sabia a nível técnico, ter uma certificação só confirma esse facto. Eu sei que há dumps de exames etc, mas mesmo com isso, algum conhecimento fica. Para quem não conhece duas pessoas com a mesma experiência, anos de trabalho, idade, as formações são um factor de decisão.

Algum factor tem que ser o decisório, daí eu referir ter certificações. (Mal não fazem de certeza)
 
Há muita diferença entre licenciatura e tecnico quando as empresas estão a procura de funcionários ?
O que vale mais ? Um técnico com experiência ou um licenciado com diploma e que não sabe nada ?
Até que idade aconselham uma pessoa fazer uma licenciatura em informática ?
 
@tripeiro da experiência que tenho e do que vi as certificações no papel só servem para os talhos apresentarem ao cliente e pedirem rates maiores por ti. Nas empresas que te fazem perguntas e entrevistas técnicas a sério querem lá saber se tens a certificação em Bananas da madeira ou em ananás dos açores. E com isto não estou a dizer que formações não são importantes porque são, mas apenas estou a defender que o conhecimento e experiência (do que vi) contam muito mais.
 
Última edição:
Boas pessoal!

Eu vou tirar o curso de Engenharia Informática e tenho duas possibilidades: ISCTE e ISEL

Qual das duas acham que tem maior componente prática e prepara melhor para o mundo profissional? Serão as duas equivalentes? Pergunto isto pois vou tirar o curso em pós-laboral e nunca fui muito fã de teoria.

Obrigado!
 
Back
Topo