Engenharia Informática

Boas pessoal!

Eu vou tirar o curso de Engenharia Informática e tenho duas possibilidades: ISCTE e ISEL

Qual das duas acham que tem maior componente prática e prepara melhor para o mundo profissional? Serão as duas equivalentes? Pergunto isto pois vou tirar o curso em pós-laboral e nunca fui muito fã de teoria.

Obrigado!
O ISEL não faz distinção entre curso pós-laboral ou não. Tipicamente tens sempre trÊs horários: diurno, lusco-fusco e o noturno. Podes ir a qualquer um deles.

Em EI o ISEL está num patamar superior ao ISCTE.
 
Não sei como é em outras universidades/institutos, mas posso falar em relação ao ISEL, onde me formei. Tem uma forte componente prática FORA DE AULAS.

Se consultares o site do departamento ADEETC do ISEL (onde está inserido o curso de EI) aparece que por semestre são necessárias 800hrs de contacto. Um semestre são cerca de 15 semanas. 800hrs equivale a 20 semanas de 40hrs, para o fazer em 15 semanas, é necessário dedicar mais de 50hrs por semana, quase 9hrs diárias a contar com o sábado. Isto reflete a dedicação necessária para estudar no ISEL.

Os profs são - na sua grande maioria - acessíveis e têm muita disponibilidade.
Os profs são - na sua grande maioria - cromos da coisa. Vivem para aquilo.

Eu estudei lá (entrei em 97, passei por duas reformulações, saí para trabalhar sem ter terminado e voltei para terminar em 2015) e não me arrependo em nada. Andei na balda. Dediquei-me. Mais recentemente ao regressar, apanhei professores que foram colegas meus na altura. Nunca tive problemas (mas tenho amigos com 'traumas').

Sinto que saí preparado. Andei 10 anos sem estudar e embora a programar estava muito fora dos paradigmas de programação que se aprendem em Eng. Estava muito mais próximo do negócio. Demorei 2 ou 3 semanas até apanhar o ritmo estudando à noite e programar em JAVA OO numa cadeira de projeto cujo objectivo final era fazer um servidor web. Tive direito a um 16, e o que tinha aprendido 10 anos antes (antes de sair do ISEL para trabalhar) voltou como que por magia.

Eu voltava de novo.
 
Pois já calculava que trabalhar full time e estar num curso destes fosse duro, mas espero que não seja impossível! Sem duvida que, além das horas de aulas diárias, vai ser complicado dedicar-me muito tempo fora das aulas à excepção do fim de semana.

Acham que "chega"? Obviamente que o preferível seria não estar a trabalhar ou trabalhar em part time, mas neste momento não me é possível por questões monetárias.

Em principio conseguirei ir a todas as aulas salvo algum imprevisto no trabalho. Penso que isso já ajuda qualquer coisa! :rrotflm:

Já agora, também ponderei a hipótese de fazer o curso em regime parcial.. Mas já tenho 25 anos, nesse caso acabaria o curso só aos 31 (que não acho velho!), penso que não será tão viável pois o meu trabalho atual não é relacionado com esta área e não irei ter experiência profissional para compensar a idade. Qual é a vossa opinião em relação a este assunto?

Obrigado novamente pela vossa ajuda!
 
Pois já calculava que trabalhar full time e estar num curso destes fosse duro, mas espero que não seja impossível! Sem duvida que, além das horas de aulas diárias, vai ser complicado dedicar-me muito tempo fora das aulas à excepção do fim de semana.

Acham que "chega"? Obviamente que o preferível seria não estar a trabalhar ou trabalhar em part time, mas neste momento não me é possível por questões monetárias.

Em principio conseguirei ir a todas as aulas salvo algum imprevisto no trabalho. Penso que isso já ajuda qualquer coisa! :rrotflm:

Já agora, também ponderei a hipótese de fazer o curso em regime parcial.. Mas já tenho 25 anos, nesse caso acabaria o curso só aos 31 (que não acho velho!), penso que não será tão viável pois o meu trabalho atual não é relacionado com esta área e não irei ter experiência profissional para compensar a idade. Qual é a vossa opinião em relação a este assunto?

Obrigado novamente pela vossa ajuda!
Impossível não é. No ISEL tens muita malta a trabalhar e estudar e o pessoal motiva-se mutuamente.

O segredo não está em ir a todas as aulas, está sim em ir à aulas suficientes para não perder o comboio. Nos trabalhos convém começar o mais cedo possível e aproveitar as aulas para meter as dúvidas. Pessoalmente não aconselho a ir para casa depois das aulas, convém ficar nos labs mais 1 ou 3 horas e com o pessoal as coisas andam (acredita que andam - entreajuda). Finalmente é muito importante fazeres grupo com as mesmas pessoas em todas as cadeiras.

Para os testes, eu sempre apontei para fazer uma cadeira por testes, uma em 1ª época e outra em 2ª época. A preparação para testes/exames era sempre feita em grupo e a custa de muitos cafés.

Boa Sorte.
 
@nexus13, considerando que a idade da reforma será estendida até os 70 anos, talvez até mais, aos 30 anos terás ainda 40 anos de carreia pela frente, por isso estares a preocupar-te com factores como a idade não é muito relevante, a questão da idade não é referente à tua competência como profissional mas sim à tua ingenuidade como adulto e falta experiência para poderem abusar de ti e dos teus direitos.

Quanto ao frequentar as aulas em si, há cadeiras que são literalmente o docente a ler de um ficheiro, logo na primeira semana de cada aula consegues ver muito bem quais é que vale a pena frequentar ou não, o importante é mesmo as aulas práticas, e mesmo ai... sendo trabalhador-estudante terás bastantes direitos, um deles, o mais importante, será o de poder fazer as cadeiras por exame em Setembro, por isso não me preocuparia muito com isso.

Sim, um curso de Engenharia Informática é dos cursos de ciências que mais pede que se trabalhe fora das aulas teóricas, mas não é nada de exagerado, se o grupo de estudo souber o que está a fazer e souber organizar-se consegues completar algo relativamente fácil, pela minha experiência é 20% do tempo a desenvolver o trabalho em si e os restantes 80% a tentar compreender porque raio é que aquele erro na linha 40 não desaparece :D

Note-se que também sou um recente trabalhador-estudante mas eu irei estudar de dia e trabalhar à noite, fiz o inverso durante dois anos, adiantou-me de bolha, chegava ás aulas cansado, o local era ridiculamente deprimente à noite e a iluminação dava-me dores de cabeça, claro que me refiro ao ISEP, sim... estudar à noite no ISEP literalmente provocava-me dores, para não falar que os docentes já estavam mais para lá do que para cá e o pessoal com quem estudei nunca podia juntar-se para nada (pudera, trabalhava tudo de dia) e o ISEP não tinha salas para um pessoa trabalhar após as 00:00 e aos fins-de-semana, isso não ajudava nada.

Hilariante é o local onde vou tirar o curso diurno, a FCUP, que não tem horário pós-laboral, está aberta 24 horas por dia... e o ISEP que têm nem tem a decência de estar aberto aos fins-de-semana... por isso a minha experiência de estudar em horário pós-laboral é diferente... embora não o recomende a ninguém, claro que também nem todos se podem dar ao luxo de sequer arranjar um horário das 18:00 ás 23:00 no seu local de trabalho nem a redução salarial associada a isso.
 
Boas pessoal, provavelmente entro este ano em Engenharia Informática regime pós laboral. Já trabalho na área há algum tempo e como tal tenho montes de vícios tramados, um deles é o facto de ser um pouco anti-papel e queria saber se alguém sabe se se podem tirar notas em aulas com um tablet, em particular no ISCTE. Peço desculpa se a questão está um pouco fora do escopo desta thread.
 
@nexus13 em regime pós-laboral, consegui fazer 3 cadeiras por semestre. Requer esforço e organização, mas não é impossível. No meu caso, e como se tratavam apenas de cadeiras práticas, o não ir ás aulas - para mim - não era opção. As aulas eram dadas a um ritmo alucinante, sem ter um manual para seguir. Na sua maioria a aula consistia num projeto que se ia construindo ao longo do semestre (p.e. uma app android) em que começava básica ("hello world") e terminava bastante complexa (voltando ao android: terminava com uma base de dados local, carregamento de fotos, acesso a serviços online, preparada para vários idiomas e vários formatos) passando pelos stresses típicos do desenvolvimento de um software e pelas várias fases do mesmo.

(eu, fazia trabalhos da faculdade na hora de almoço. No trabalho, quando precisava de parar 5 minutos para desanuviar, em vez de ir a forums ou navegar na maionese, punha-me a trabalhar para o ISEL,... Em casa, tinha sempre o pc ao pé de mim... Apenas fazia restart ao fim de semana... quando calhava.

Estive de férias com a minha esposa e filha e as sestas eram passadas a rever o relatório do projeto do final de curso, enviando versões ao coordenador...)

Faz-se. Não guardo saudades, mas fazia de novo.
 
Ninguém toma notas nas aulas há mais de 15 anos, por isso não há nenhum problema quanto a isso.
Não, a sério, está tudo publicado, até há docentes que lançam o programa teórico inteiro no inicio das aulas.
Ir ás aulas teóricas é mais para compreender o que está lá escrito, não para tirar notas.
 
Boas pessoal, provavelmente entro este ano em Engenharia Informática regime pós laboral. Já trabalho na área há algum tempo e como tal tenho montes de vícios tramados, um deles é o facto de ser um pouco anti-papel e queria saber se alguém sabe se se podem tirar notas em aulas com um tablet, em particular no ISCTE. Peço desculpa se a questão está um pouco fora do escopo desta thread.

Podes usar o que quiseres
 
Boas pessoal, provavelmente entro este ano em Engenharia Informática regime pós laboral. Já trabalho na área há algum tempo e como tal tenho montes de vícios tramados, um deles é o facto de ser um pouco anti-papel e queria saber se alguém sabe se se podem tirar notas em aulas com um tablet, em particular no ISCTE. Peço desculpa se a questão está um pouco fora do escopo desta thread.

Ninguém toma notas nas aulas há mais de 15 anos, por isso não há nenhum problema quanto a isso.
Não, a sério, está tudo publicado, até há docentes que lançam o programa teórico inteiro no inicio das aulas.
Ir ás aulas teóricas é mais para compreender o que está lá escrito, não para tirar notas.

Comigo, foi precisamente esses casos que me lixaram na faculdade. Não conseguindo tirar apontamentos, e não conseguindo aplicar na prática esses apontamentos lixaram-me bem. Conclui, recentemente um TeSP em Informática, com uma média final muito boa (16 valores), e candidatei-me a licenciatura em Informática e Comunicações. Espero continuar a fazer apontamentos em casa, pois vai ajudar-me bastante.
 
Boa tarde,

Algum companheiro aqui da Zwame, ou seu conhecido, frequentou a Pós-Graduação em Virtualização e Cloud Computing do ISTEC?

Qual o feedback?

Obrigado
 
Malta, vou agora para o 3º ano no IST. Tenho uma cadeira de Sistemas Operativos em atrasado. Posto isto, eu não sei se hei-de conseguir fazer a cadeira em conjunto com outras 5 do meu semestre. Sendo que eu possivelmente não vou acabar o curso dentro de um ano, o que é melhor? Tentar arranjar emprego/estágio enquanto acabo a última cadeira, ou ir para mestrado e tentar fazer a cadeira em mestrado?
 
Epah, true. Como até agora fiz tudo o que tentei fazer, estou a assumir que isso se manteria. Either way, com cadeiras por fazer, ou seja, sem o canudo, o undercut no ordenado será muito?
Em consultoras tipo Deloitte e afins e empresas ditas "tradicionais" penso que se agarrem ao facto de não teres o curso completo para te aplicarem um undercut ou então oferecem-te um estágio estilo iefp. Mas regra geral se meteres no currículo que és finalista ninguém te aplica nenhum undercut (ganhas o mesmo que um recém licenciado).
 
Em consultoras tipo Deloitte e afins e empresas ditas "tradicionais" penso que se agarrem ao facto de não teres o curso completo para te aplicarem um undercut ou então oferecem-te um estágio estilo iefp. Mas regra geral se meteres no currículo que és finalista ninguém te aplica nenhum undercut (ganhas o mesmo que um recém licenciado).
Hmmm, então caso eu tenha algumas cadeiras por fazer, posso por-me em regime parcial e fazer as que faltam e trabalhar ao mesmo tempo, right? É inútil ir para mestrado? Principalmente caso queira emigrar ?
 
Hmmm, então caso eu tenha algumas cadeiras por fazer, posso por-me em regime parcial e fazer as que faltam e trabalhar ao mesmo tempo, right?
Sim. Nas entrevistas explicas honestamente a tua situação porque há empresas que são 5 estrelas (flexibilidade de horário, etc) e outras que vão simplesmente c..ar para ti o que te vai complicar a vida (vais-te ver grego para acabar a cadeira que te falta).

É inútil ir para mestrado?
Essa pergunta é um bocado dificil de responder. Mas no geral e para primeiro emprego em áreas de especialização como Eng de Software e Sistemas Embebidos por exemplo, ter o mestrado é uma mais valia e faz diferença.

Principalmente caso queira emigrar ?
Se tiveres a possbilidade de fazeres Erasmus na Holanda por exemplo (nem que seja para fazeres a última cadeira) a integração no mercado de trabalho é imediata. Mas na minha opinião acho devias estar pelo menos um anito ou dois a trabalhar em PT e depois já com as ideias mais assentes dares o salto.
 
Back
Topo