Engenharia Informática

Olá a todos!

Precisava da vossa ajuda para uma decisão importante. Eu tenho 24 anos, atualmente tenho uma licenciatura de Gestão e trabalho numa consultora da área.

No entanto eu gostava de trabalhar futuramente na área de Engenharia Informática e por essa razão estive a ver algumas opções.

Ponderei candidatar-me para o ISEL em regime de pós-laboral, no entanto as aulas são todos os dias das 18 as 23 e nunca poderia chegar a essas horas pois trabalho todos os dias e raramente saio antes das 18.30.

Por essa razão, ponderei ingressar na Universidade Aberta ou ir fazendo algumas formações/cursos específicos com horários mais flexíveis.

Por um lado penso que ter uma licenciatura, mesmo que na Universidade Aberta, será uma mais valia em relação a qualquer formação. Mas por outro, tenho algum receio de fazer este esforço durante 3 anos e no final ver que o nome da faculdade me prejudica.

Alguém que trabalhe na área ou conheça bem a realidade atual tem alguma sugestão ou opinião em relação a este assunto?

Obrigado!
ola colega chegaste a ingressar na uab em engenharia informatica?

Esse é o curso em que eu me irei candidatar para o ano.
Uma vez que terminaste o primeiro ano,o que tens a dizer acerca disso,foi difícil?
ola colega, sempre entraste em engenharia informatica na uab?

alguém aqui esta a fazer licenciatura em engenharia informática?
 
Última edição pelo moderador:
Boas,

Sou novo no forum então não sei até que ponto estou a meter isto no tópico certo, no entanto queria saber se alguém tem alguma experiência com o mencionado?

Pelo que andei a procurar há na FCUL e IST em Lisboa, e depois em Beja e no Porto. Alguém sabe de mais alguma uni a disponibilizar um mestrado nesta area?

Obrigado
 
ola esta na uab?


ja tirou ou esta a tirar?

ha algum grupo de whatsapp para esclarecimento de duvidas entre colegas...a parte da aub? em ciencias sociais ha. onde o pessoal se entreajuda e vais tirando duvidas.
 
Última edição pelo moderador:
Quem está a tirar licenciatura em Engenharia Informática: em que universidade andam? Têm muitas apresentações orais? Individuais ou em grupo? É obrigatório?
Eu gostava de entrar em Eng. Informática mas não me sinto muito confortável a fazer muitas apresentações orais individuais. Apresentações em grupo já me sinto um pouco mais à vontade.

Agradeço desde já todas as respostas.
 
@Marta Cardoso Acabei a licenciatura no ano letivo que passou, no ISEP, e posso dizer que não me lembro de fazer alguma apresentação oral individual. Acho que eram quase todas em grupo (por vezes, grupos de 2 membros).

No entanto, acho que é algo que ninguém se sente confortável, mas é algo que temos de ultrapassar. Eu não me sentia confortável em fazer avaliações orais, quer em grupo, quer individuais, e tive de as fazer.

Boa sorte.
 
IST. Não temos apresentações como no secundário, temos defesas de projeto. Isto é, tu entregas o projeto e uns dias depois encontraste com o professor para explicar o teu pensamento e responder a algumas perguntas. São todas em grupo mas as perguntas podem ser individuais para certificar que todos trabalharam.
 
Apresentações orais só tive que fazer no mestrado. Era sempre sobre papers. Havia cadeiras em que eram individuais mas na esmagadora maioria das vezes era sempre em grupo.

Não conheço ninguém que tenha tido má nota pela apresentação em si mas sim se não soubesse responder às perguntas no final.

Em resumo, não te preocupes com isso. O curso faz-se com testes/exames e trabalhos.

Boas Sorte
 
Se não estou em erro, as minhas turmas tinham entre 15 a 20 pessoas (não tenho a certeza do número exacto).

Na verdade, nós tínhamos 3 tipos de aulas (Práticas, Teórico-Práticas e teóricas). As práticas eram compostas por uma turma, as Teórico-Práticas por duas turmas e as Teóricas por quatro turmas.

Apesar de não haver muitas raparigas no curso, acho que tive sempre mais do que duas raparigas na turma (nas aulas práticas).

Por fim, acho que convém mencionar, que de ano para ano, o número de raparigas no curso tende a aumentar.
 
As vossas turmas eram muito grandes? Tinha muitas raparigas? Sou rapariga e sei que nesses cursos tem muitos mais rapazes que raparigas
No meu caso as cadeiras de 1º Semestre (Matematicas, Programação) eram gigantescas (~200 alunos), mas nessas não tens apresentações.

A dinãmica de EI é única porque as noites e madrugadas em claro incluindo fim de semanas para terminar projectos (especialmente os de programação) faz com que a malta tenha que colaborar com o grupo ou fora dele e isso faz com que no final do dia a malta não se divida entre rapazes e raparigas mas sim entre os que trabalham e os que não trabalham. Se quiseres acabar o curso no menor tempo possível vais ter que perceber quem são os primeiros e os segundos. Eu infelizmente, só aprendi a fazer essa distinção no meu 3 semestre.
 
Infelizmente é uma realidade. Acho que só por sorte é que no 1º ano consegues ver quem trabalha ou não, somos 200 e tal.
Deixar tudo para a última, ou a falta de pró-atividade em fazer algo mais para além da tarefa que é especificamente dividida foi algo que me deixou um bocado frustrado, mas lá está, faz parte da aprendizagem.
 
Olá. Sou aluno do 12º ano e para o ano que vem tenciono entrar em engenharia informática. A opção de faculdade que me chama mais a atençao é o ISEL (engenharia informatica e de computadores). Ao ver o plano curricular deste curso posso dizer que me identifico muito com ele. No entanto, familiares e amigos dizem-me que se eu tiver média para entrar na FCT devia entrar na FCT porque supostamente os empregadores preferem alunos da fct a alunos do isel. A localização da fct a mim nao me incomoda visto que o meu pai mora em almada. Sempre fui uma pessoa que prefere aprendizagem pratica a teorica e acho que o isel ganha nesse aspeto. A minha pergunta é se isso de os empregadores preferirem malta da fct é assim tao linear como parece e qual devo escolher?
 
Olá. Sou aluno do 12º ano e para o ano que vem tenciono entrar em engenharia informática. A opção de faculdade que me chama mais a atençao é o ISEL (engenharia informatica e de computadores). Ao ver o plano curricular deste curso posso dizer que me identifico muito com ele. No entanto, familiares e amigos dizem-me que se eu tiver média para entrar na FCT devia entrar na FCT porque supostamente os empregadores preferem alunos da fct a alunos do isel. A localização da fct a mim nao me incomoda visto que o meu pai mora em almada. Sempre fui uma pessoa que prefere aprendizagem pratica a teorica e acho que o isel ganha nesse aspeto. A minha pergunta é se isso de os empregadores preferirem malta da fct é assim tao linear como parece e qual devo escolher?
O curso de LEIC no Isel é o que tem (e sempre teve) empregabilidade a 100%. Noutros cursos como o de Eng. Civil e Química o que te disseram pode ser verdade mas não é de certeza o caso de Informática.
 
@alexmadeira com ex-aluno do ISEL em Eng. Informática e dos Computadores posso dizer-te que nunca tive sem estar empregado nem tampouco tenho conhecimento de colegas de curso da altura com dificuldades em entrar no mercado de trabalho ou de progressão na carreira.

O curso é prático. Muito. Tem uma carga extra aulas muito grande e exige muito de nós enquanto alunos (eu não sou exemplo pois decidi aproveitar a pouca 'vida académica' que se vive em LX e noutros locais do país).

Existem vários tipos de empregadores. Aqueles que querem "carne pra canhão" e os que querem os melhores. E os melhores existem em todas as faculdades e distinguem-se dos demais facilmente. O espaço ali no meio pode interessar a alguns velhos do restelo que - felizmente -são cada vez menos.

É verdade que a instituição FCT tem cada vez mais nome. Mas também é verdade que já trabalhei com malta vinda do FCT, ISEL, IST, IPL (Leiria), e uns outros tantos, e já apanhei bons e maus independentemente de onde estudaram. Interessa é a bagagem que se apanha enquanto se passa pela faculdade e a forma como arrumas a mala.
 
Este ano o numero de vagas aumentou. Tem sido 10/12, este ano foram 23 vagas. As notas do exame ha de tudo, mas sao so uma percentagem da nova final. Eu tirei 17.8 no exame, mas fiquei com media final de 14. Vi pessoal a tirar 12 (ou menos, nao me recordo ao certo) e ficar com melhor media final do que eu.
Boas. Conseguiste entrar com a nota de 14? Sabes-me dizer qual foi a nota do último colocado?

Obrigado desde já!
 
Olá. Sou aluno do 12º ano e para o ano que vem tenciono entrar em engenharia informática. A opção de faculdade que me chama mais a atençao é o ISEL (engenharia informatica e de computadores). Ao ver o plano curricular deste curso posso dizer que me identifico muito com ele. No entanto, familiares e amigos dizem-me que se eu tiver média para entrar na FCT devia entrar na FCT porque supostamente os empregadores preferem alunos da fct a alunos do isel. A localização da fct a mim nao me incomoda visto que o meu pai mora em almada. Sempre fui uma pessoa que prefere aprendizagem pratica a teorica e acho que o isel ganha nesse aspeto. A minha pergunta é se isso de os empregadores preferirem malta da fct é assim tao linear como parece e qual devo escolher?

Vou dizer um exemplo concreto que EU vi na empresa onde trabalho há 4 anos. De todos os que entraram no mesmo ano que eu, o único que foi despedido veio da FCT com mestrado. Todos os outros, de politécnicos, não foram. Óbvio que não estou a querer dizer que a FCT é uma má opção, muito pelo contrário, apenas quero dizer que aquilo que importa para os empregadores em última instância é a pessoa e o trabalho desenvolvido pela mesma. Logo não é assim tão Linear.
 
Boas
Alguém aqui frequentou o Mestrado em Engenharia Informática do Técnico? Se sim, o que acharam? Estou indeciso se faço a candidatura para lá ou se fico pelo ISCTE
 
Boas
Alguém aqui frequentou o Mestrado em Engenharia Informática do Técnico? Se sim, o que acharam? Estou indeciso se faço a candidatura para lá ou se fico pelo ISCTE

Eu fiz tanto licenciatura como mestrado em engenharia informática no Técnico. Gostei bastante do mestrado mas não posso comparar com do ISCTE. Do ponto de vista de CV, o Técnico tem um peso maior para as empresas.
 
Back
Topo