Engenharia Informática

Este ano não vou a tempo mas para o ano sim.
Vai ser no Iscte (ista) e vou fazer o curso para *ensinar matemática", visto que as bases estão reduzidas.

É pena ser tudo tão caro.

A escola é uma boa aposta?

Terminei o 12o ano com 15.3, do que avaliei acho que consigo média para entrar (tenho de aplicar na prova ou curso inicial).

Há algo que deva considerar?

Obrigado a todos
 
Também estava na mesma situação que tu à 5 anos atras, mas com 27 anos na altura.
Para estudar matemática usei o site academia aberta.
Posso recomendar tanto o site como o livro. Muito bom material.

A escola não conheço, mas desde que aprendas as bases vais ficar bem.
 
Obrigado pela informação e que tal estás agora?

O meu receio é não empregarem alguém com 35 anos no fim do curso sem experiência.

Não falando por experiência própria, no final do curso vais ter um estágio, se fores bom naquilo ou mostrares que consegues evoluir, não vejo porque a empresa não te há-de contratar.
 
Aí está outro problema, estágio, trabalho a full time de segunda a sexta das 9H/18H.

Vou tirar em pos laboral.

Tens que ver se na altura compensa ir para um estágio ou não, tenho ideia que podes prescindir do estágio, mas é melhor alguém que esteja mais dentro do assunto te responda a isto.
 
Eu estava noutra área completamente distinta, comecei uma nova licenciatura e acabei com mais idade do que isso e o único arrependimento é não o ter feito mais cedo. Também tive os receios que tens agora mas se gostares do que irás fazer e souberes aproveitar os conhecimentos que adquires no curso só tens a ganhar.

Do que eu tive oportunidade de observar na altura que andava à procura de trabalho as empresas gostam de pessoal com entusiasmo, mesmo que não tenhas qualquer experiência prévia na área desde que demonstres algumas bases e estejas disposto a aprender consegues propostas interessantes.
 
Só se for pessoal com licenciatura, comecei a mandar currículos semana passada, e até agora só recebi respostas a dizer que procuram candidatos com outro perfil. Mas já sabia que ia ser difícil.
 
A minha experiência até agora:

Licenciatura em Engenharia de Sistemas Informáticos.
No segundo ano do curso mudei de trabalho e fui para o porto trabalhar em IT(primeiro contacto na área).
Continuei a estudar e trabalhar nesse ano.
Passado uns meses arranjei outro trabalho em IT mais perto de casa.
(Trabalhar no porto e ir de barcelos todos os dias não é facil).
Quando vinha do porto ainda ia para a universidade.

Acabei a licenciatura em 3 anos. Mal acabei a licenciatura vim para o estrangeiro, neste caso Bélgica.

Basicamente foi isso. Foram 3 anos duros. Mas está a valer muito a pena
 
Este ano não vou a tempo mas para o ano sim.
Vai ser no Iscte (ista) e vou fazer o curso para *ensinar matemática", visto que as bases estão reduzidas.

É pena ser tudo tão caro.

A escola é uma boa aposta?

Terminei o 12o ano com 15.3, do que avaliei acho que consigo média para entrar (tenho de aplicar na prova ou curso inicial).

Há algo que deva considerar?

Obrigado a todos

Na altura este canal de YouTube foi uma mais valia para mim, tem todas as matérias bem explicadas, com exercícios e resoluções de exames de anos anteriores ;)
 
E uma pessoa com 31 anos e que terminaria pelos 35?
Percebe minimamente da área, mas nunca lá trabalhou, vale a pena tirar engenharia informática?
Não sabe programar.

Experimentas se gostares
claro que vale a pena!!

Eu também fui para a universidade mais velho.

O primeiro trabalho que tive preferiram me a mim a um miúdo porque era mais velho e experiente.
A idade até foi uma vantagem!
 
Última edição:
Bom dia.
Brevemente vou ter de escolher uma tese ou estágio para fazer durante o próximo ano (último de mestrado). Do pouco que percebo disto, estou mais inclinado para a escolha do estágio. Que cuidados é que devo ter? Devo escolher meramente tendo em conta o tema ou também devo tentar investigar um bocado como é que funciona cada empresa?

Obrigado desde já pela ajuda :)
 
Bom dia.
Brevemente vou ter de escolher uma tese ou estágio para fazer durante o próximo ano (último de mestrado). Do pouco que percebo disto, estou mais inclinado para a escolha do estágio. Que cuidados é que devo ter? Devo escolher meramente tendo em conta o tema ou também devo tentar investigar um bocado como é que funciona cada empresa?

Obrigado desde já pela ajuda :)
Boas,

Se quiseres acabar o curso no mais curto espaço de tempo possível faz a dissertação (é uma cadeira como as outras só que mais chata e faças o que fizeres terás sempre nota (alta ou baixa) para passar).

O estágio depende:

1. Fazes numa grande empresa: Neste momento nenhuma está a contratar, não vais aprender muito e provavelmente irás ser tratado como um trabalhador júnior (o que não é o caso). Para se armarem em bons (e difíceis) vais ter sempre uma má nota.

2. Fazes numa empresa pequena que tenha experiência em lidar com estágios de mestrado e as coisas correm bem.

3. Fazes numa empresa pequena sem experiência em lidar com estágios de mestrado e chegas a meio do semestre e tens que apresentar um relatório de progresso e não sabes o que tens que escrever. O teu orientador (faculdade) vai achar que tu és o culpado e o orientador (empresa) acha que não lhe pagam para te explicar o que "já tens que saber". O mais provável é acabares no meio de uma luta de egos entre os dois orientadores e chumbares.

4. Fazes numa empresa em que o teu orientador (faculdade) seja colaborador externo. Neste caso é sempre a abrir.

Espero não ter sido muito pessimista mas é a minha realidade. Boa Sorte.
 
Boas,

Se quiseres acabar o curso no mais curto espaço de tempo possível faz a dissertação (é uma cadeira como as outras só que mais chata e faças o que fizeres terás sempre nota (alta ou baixa) para passar).

O estágio depende:

1. Fazes numa grande empresa: Neste momento nenhuma está a contratar, não vais aprender muito e provavelmente irás ser tratado como um trabalhador júnior (o que não é o caso). Para se armarem em bons (e difíceis) vais ter sempre uma má nota.

2. Fazes numa empresa pequena que tenha experiência em lidar com estágios de mestrado e as coisas correm bem.

3. Fazes numa empresa pequena sem experiência em lidar com estágios de mestrado e chegas a meio do semestre e tens que apresentar um relatório de progresso e não sabes o que tens que escrever. O teu orientador (faculdade) vai achar que tu és o culpado e o orientador (empresa) acha que não lhe pagam para te explicar o que "já tens que saber". O mais provável é acabares no meio de uma luta de egos entre os dois orientadores e chumbares.

4. Fazes numa empresa em que o teu orientador (faculdade) seja colaborador externo. Neste caso é sempre a abrir.

Espero não ter sido muito pessimista mas é a minha realidade. Boa Sorte.

Muito obrigado pela resposta, sem dúvida que mencionas pontos que não tinha considerado.
Relativamente a acabar o curso rápido, não tenho qualquer pressa, ainda por cima tendo em conta a situação em que nos encontramos. Para além disso, acho que se fosse para a dissertação me ia cansar muito facilmente e não ia estar tão motivado como penso que irei estar para um estágio. Ainda por cima o facto de haver a possibilidade de ser remunerado (pouco ou não) é um factor que me pesa visto que nunca tive em contacto com o mundo de trabalho.
Quanto ao ponto em que falas de fazer o estágio numa grande empresa acho que tenho de ter algum cuidado mas não tanto como se fosse em Lisboa ou Porto, digo isto visto que estudo em Coimbra e tenciono fazer o estágio lá.
Ainda não tive oportunidade de analisar as opções visto que ainda não estão disponíveis, mas sem dúvida que vou ter o que mencionaste em conta.
Obrigado mais uma vez.
 
Muito obrigado pela resposta, sem dúvida que mencionas pontos que não tinha considerado.
Relativamente a acabar o curso rápido, não tenho qualquer pressa, ainda por cima tendo em conta a situação em que nos encontramos. Para além disso, acho que se fosse para a dissertação me ia cansar muito facilmente e não ia estar tão motivado como penso que irei estar para um estágio. Ainda por cima o facto de haver a possibilidade de ser remunerado (pouco ou não) é um factor que me pesa visto que nunca tive em contacto com o mundo de trabalho.
Quanto ao ponto em que falas de fazer o estágio numa grande empresa acho que tenho de ter algum cuidado mas não tanto como se fosse em Lisboa ou Porto, digo isto visto que estudo em Coimbra e tenciono fazer o estágio lá.
Ainda não tive oportunidade de analisar as opções visto que ainda não estão disponíveis, mas sem dúvida que vou ter o que mencionaste em conta.
Obrigado mais uma vez.
Independentemente da tua escolha fala sempre com o teu orientador académico. Sempre. Todas as semanas fala com ele mesmo que ele te considere um chato do caraças. É ele que decide a tua nota e não o outro.

Não te percas. Boa Sorte.
 
Quem já fez a prova de Matemática M23 do IPP nos outros anos, é normal ter cerca de 250 pessoas a fazê-la?

Ou o número de candidatos é mais alto que o normal comparativamente a outros anos e as minhas chances de entrar neste curso no isep pelos M23, são muito mais baixas?
 
Back
Topo