Engenharia Informática

Eu fiz o ano passado e foram muitos candidatos, nao sei especificar ao certo o numero. Mas foram 250 so para o curso de engenharia informátia? É que no dia que tens o exame vai la muita gente fazer mas nao é tudo para o mesmo curso.
 
Não, 250 no geral, mas certamente mais de metade deve ser para eng informática, suponho eu...

Vai ser complicado, tive 14.5, apesar de que este ano vai ser muito decidido pela entrevista+currículo (80% da nota final) e curriculo apenas tenho 12° ano profissional na area da informática e coloquei um projeto meu nas atividades relacionadas... então não estou muito convencido que vá entrar, deve haver muito pessoal com experiência profissional na área e devem valorizar muito isso no currículo...
 
Grande parte das engenharias (ou todas) do isep com acesso pelos maiores de 23 devem ser feitos pelo exame de matematica.
Quanto a nota do exame nao quer dizer muito. Eu tirei 17.8 e fiquei com uma media de 15 acho eu. E vi pessoal a tirar 11 e a ficar com media mais alta que eu.
 
Exatamente, todas são com prova de matemática, e não só para o isep, também para a estg de Felgueiras.
Mas mesmo assim, acho que grande maioria deve ser para informática, pois tem sido um curso com muita procura ultimamente, muito por "culpa" da empregabilidade/salários, coisas que a mim não me dizem muito, nem foram razões preponderantes para a minha candidatura.
Outra coisa que me preocupa são as vagas, visto que este ano vão haver vagas para candidatos provenientes de cursos profissionais, há aquele receio de que baixem as vagas aos m23, visto que as do concurso nacional não serão afetadas.
Mas obrigado pelo feedback, pode ser que o resto me corra bem e espero que as vagas se mantenham pelo menos as mesmas do ano passado.
 
Bom dia. Uma pergunta um bocado geral ainda em relação aos estágios curriculares de final de mestrado. Até que ponto é que a escolha de determinado estágio influência o primeiro emprego? Por outras palavras, o que é que acontece se a meio do estágio me aperceber que preferia estar a trabalhar noutro projeto, ou seja, que influência é que isto vai ter no primeiro emprego?
Não sei se me fiz entender.
Obrigado desde já pela ajuda!
 
Diria que pouco, a não ser que o projecto esteja directamente relacionado com o primeiro emprego (tecnologias, metodologias, área).
 
Boa tarde.
Acham que vale a pena investir num curso do codeacademy? Estava a ponderar fazer um curso de mini curso de JS para me entreter antes de começar o estágio/tese no final do Verão.
Estou de olho neste.
Obrigado desde já.
 
Boa tarde.
Acham que vale a pena investir num curso do codeacademy? Estava a ponderar fazer um curso de mini curso de JS para me entreter antes de começar o estágio/tese no final do Verão.
Estou de olho neste.
Obrigado desde já.

Porque não tentar freecodecamp? Tens esta lista no youtube, ou esta se fores corajoso :P. Depois se quiseres projectos aconselho estes.

Pelo menos não acho que valha a pena gastar dinheiro. Depois se quiseres uns cursos porreiros da udemy, fala comigo.

Ps: também tens este.
 
Boa tarde.
Acham que vale a pena investir num curso do codeacademy? Estava a ponderar fazer um curso de mini curso de JS para me entreter antes de começar o estágio/tese no final do Verão.
Estou de olho neste.
Obrigado desde já.
Não li os detalhes do curso.

Mas fazer cursos nunca faz mal. Eu próprio tento fazer 2 ou 3 por ano de coisas novas e que não conheça.
 
Boas, terminei um curso secundário profissional e quero candidatar-me, por o que li já não é exigido fazer os exames nacionais para entrar no ensino superior vindo do profissional.
"prevê que os estudantes realizem exames nas respetivas instituições de ensino superior às quais se candidatam”
Queria saber se alguém sabe como funcionam estes exames nas respetivas instituições, Se consigo saber a matéria do teste, e se requer um estudo prévio, datas?

https://jpn.up.pt/2020/03/09/ensino...issional-vao-ter-concurso-especial-de-acesso/
 
Boas, terminei um curso secundário profissional e quero candidatar-me, por o que li já não é exigido fazer os exames nacionais para entrar no ensino superior vindo do profissional.
"prevê que os estudantes realizem exames nas respetivas instituições de ensino superior às quais se candidatam”
Queria saber se alguém sabe como funcionam estes exames nas respetivas instituições, Se consigo saber a matéria do teste, e se requer um estudo prévio, datas?

https://jpn.up.pt/2020/03/09/ensino...issional-vao-ter-concurso-especial-de-acesso/
Os concursos são locais. Tens que ver instituição à instituição. As candidaturas são divididas em 3 zonas: Norte, Centro e Sul e Ilhas.

No Sul e ilhas tens que ir a uma das seguintes instituições:
Instituto Politécnico de Beja
Instituto Politécnico de Portalegre
Instituto Politécnico de Setúbal
Instituto Politécnico de Santarém
Universidade da Madeira
Universidade de Évora
Universidade do Algarve
Universidade dos Açores
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
Escola Náutica Infante D. Henrique

No Norte acho que são estas:
Politécnicos de Bragança, Porto, Cávado e Ave e Viana do Castelo

No Centro acho que ainda nenhuma instituição está oficializada.
 
Última edição:
Boas! Quem se candidata a Lisboa por m23, mesmo passando no exame de matemática proposto, tem altas chances de ficar de fora por não ter CV na área?

Obrigado.

Na minha opinião sim as chances de ficar de fora são muito altas, e desculpa o meu pessimismo...
Só ficas de fora se a tua classificação (nota) final for inferior ao candidato colocado na última vaga. E as vagas ainda por cima não são muitas nos m23.

Eu não sei como funciona em Lisboa, mas no caso do Politécnico do Porto, pelo menos este ano, os critérios do currículo tem as componentes: Habilitações académicas (30%), Experiência Profissional na área (35%), Formação complementar certificada na área (25%) e Projetos relacionados com a área (10%). E o total do currículo vale 40% da Classificação Final.

Eu só tenho 12º ano profissional na área da Informática, e submeti um projeto relacionado com programação, automação e eletrónica.
Isso significa que se tiver nota máxima nas duas componentes que submeti, tiro apenas 8 valores de 20, na avaliação do currículo, o que se traduz em apenas 3,2 valores na Classificação Final.

Depois a entrevista são mais 40% da Classificação Final, provavelmente será relacionado com a motivação, conhecimento, disponibilidade, e o porquê de quereres ingressar no curso. E os restantes 20% da Classificação Final é o exame. Por mais que tirasse 20 no exame, só valia 4 pontos de 20 na Classificação Final, portanto tendo em conta o número de pessoas que fizeram o exame de Matemática, a loucura da procura por este curso e o número de vagas disponíveis nos m23, 99% de certeza que não entro por esta via.

Este ano basicamente entra quem tiver um bom currículo e uma boa entrevista, são logo 80% (no caso do ipp).
 
Última edição:
Na minha opinião sim as chances de ficar de fora são muito altas, e desculpa o meu pessimismo...
Só ficas de fora se a tua classificação (nota) final for inferior ao candidato colocado na última vaga. E as vagas ainda por cima não são muitas nos m23.

Eu não sei como funciona em Lisboa, mas no caso do Politécnico do Porto, pelo menos este ano, os critérios do currículo tem as componentes: Habilitações académicas (30%), Experiência Profissional na área (35%), Formação complementar certificada na área (25%) e Projetos relacionados com a área (10%). E o total do currículo vale 40% da Classificação Final.

Eu só tenho 12º ano profissional na área da Informática, e submeti um projeto relacionado com programação, automação e eletrónica.
Isso significa que se tiver nota máxima nas duas componentes que submeti, tiro apenas 8 valores de 20, na avaliação do currículo, o que se traduz em apenas 3,2 valores na Classificação Final.

Depois a entrevista são mais 40% da Classificação Final, provavelmente será relacionado com a motivação, conhecimento, disponibilidade, e o porquê de quereres ingressar no curso. E os restantes 20% da Classificação Final é o exame. Por mais que tirasse 20 no exame, só valia 4 pontos de 20 na Classificação Final, portanto tendo em conta o número de pessoas que fizeram o exame de Matemática, a loucura da procura por este curso e o número de vagas disponíveis nos m23, 99% de certeza que não entro por esta via.

Este ano basicamente entra quem tiver um bom currículo e uma boa entrevista, são logo 80% (no caso do ipp).

É que em Lisboa só pedem entrevista e nota de exame, o que achei pouco. Embora as notas de teste são sempre muito baixas.
 
Back
Topo