Engenharia Informática

É que em Lisboa só pedem entrevista e nota de exame, o que achei pouco. Embora as notas de teste são sempre muito baixas.

Se aí não avaliam currículos então nesse caso talvez tenhas mais hipóteses e depende mais de ti, visto que o exame e a entrevista terão nota de acordo com o teu desempenho e com o que demonstrares.
Mas de certeza que não avaliam o currículo?

Por exemplo, na Universidade Lisboa a entrevista e currículo são avaliadas juntas e valem 40%, os restantes 60% são duas provas:
- uma específica (Matemática no caso deste curso) que vale 40%;
- uma prova de expressão escrita e interpretação com Português e Inglês que vale 20%.

Se aí não avaliam currículos então nesse caso talvez tenhas mais hipóteses e depende mais de ti, visto que o exame e a entrevista terão nota de acordo com o teu desempenho e com o que demonstrares.
Mas de certeza que não avaliam o currículo?

Por exemplo, na Universidade Lisboa a entrevista e currículo são avaliadas juntas e valem 40%, os restantes 60% são duas provas:
- uma específica (Matemática no caso deste curso) que vale 40%;
- uma prova de expressão escrita e interpretação com Português e Inglês que vale 20%.

Por exemplo, na FCT funciona assim:

CV Escolar - até 12 valores se não concluir o 12º
até 14 valores se tiver 12º
até 16 valores se tiver frequência universitária
até 18 valores se tiver um curso superior

CV profissional - maior ou igual a 14 valores
fora da área - entre 10 e 14 valores
sem experiência - 10 valores

Estes 2 são 50% da entradas, os outros 50% são da provas

Suponto que uma pessoa tem 15 valores na prova escrita, tem um curso superior e experiência noutra área, a nota anda por volta dos doa 14/15 valores

Por exemplo, na FCT funciona assim:

CV Escolar - até 12 valores se não concluir o 12º
até 14 valores se tiver 12º
até 16 valores se tiver frequência universitária
até 18 valores se tiver um curso superior

CV profissional - maior ou igual a 14 valores
fora da área - entre 10 e 14 valores
sem experiência - 10 valores

Estes 2 são 50% da entradas, os outros 50% são da provas

Suponto que uma pessoa tem 15 valores na prova escrita, tem um curso superior e experiência noutra área, a nota anda por volta dos doa 14/15 valores

Esses critérios são bons, abrangem muito mais pessoas, pelo que há mais igualdade de oportunidades.

No meu caso no IPP já me espetei vou ter 8 ou menos no currículo, experiência profissional só lhes importa se é na área... ou seja tenho 0 valores nisso.

É como digo, podia tirar 20 no exame e dominar a Matemática, que não entrava de certeza, com o exame a valer 20%...

Enquanto que tem um currículo bom na ótica dos critérios deles, e a entrevista corre bem, até pode tirar 7 no exame que entra, se fosse a eles nem fazia exame, à importância que ele tem... :-D

Esses critérios são bons, abrangem muito mais pessoas, pelo que há mais igualdade de oportunidades.

No meu caso no IPP já me espetei vou ter 8 ou menos no currículo, experiência profissional só lhes importa se é na área... ou seja tenho 0 valores nisso.

É como digo, podia tirar 20 no exame e dominar a Matemática, que não entrava de certeza, com o exame a valer 20%...

Enquanto que tem um currículo bom na ótica dos critérios deles, e a entrevista corre bem, até pode tirar 7 no exame que entra, se fosse a eles nem fazia exame, à importância que ele tem... :-D

Realmente é parvo esses critérios! Óbvio que quem ter experiência e conhecimentos na área deveria ter um bónus, mas é como dizes, pode ir super mal preparado a matemática que não interessa xD

Acho que o ideal é também tentar pelo exame nacional, assim sempre tens 2 hipóteses!

Eu vou passar este ano a estudar e depois tentar de ambas as formas, boa sorte!

Realmente é parvo esses critérios! Óbvio que quem ter experiência e conhecimentos na área deveria ter um bónus, mas é como dizes, pode ir super mal preparado a matemática que não interessa xD

Acho que o ideal é também tentar pelo exame nacional, assim sempre tens 2 hipóteses!

Eu vou passar este ano a estudar e depois tentar de ambas as formas, boa sorte!

Sim, eu vou candidatar-me também pelo concurso de diplomados de curso profissional, a única coisa que conta é média secundário, prova final do curso, e o exame de matemática, sempre é mais uma oportunidade e até tenho boa média, então ainda há esperança.
Obrigado e boa sorte também!

Olá, boa noite.
Eu sou Angolana, e lá já estava a fazer o 2° ano de Eng. Informática e cá gostaria de prosseguir com esse curso mas não sei que instituto escolher. De momento estou a viver em Coimbra, o ISEC é uma boa opção? É um instituto prestigiado e com bons professores? Coimbra é uma boa cidade para se estudar ou aconselham-me outra cidade/instituto?
Lembrando que aqui as universidades têm uma anuidade alta para estudantes internacionais e por isso mesmo a preferência pelos politécnicos.

Por outra, alguém me sabe dizer como são os exames para estudantes internacionais e as médias para entrar?

Muito obrigada e desculpem-me pela extensão da mensagem

Alguém que já tenha feito a licenciatura no isep pode-me dizer se os seguintes temas são abordados no curso?

- Inteligência Artificial
- Segurança Informática/Criptografia
- Cloud computing
- UX/UI
- Sistemas embebidos
- Sistemas distribuídos
- Desenvolvimento de Aplicações móveis
- Tecnologias Web como node.js, angular e afins

Consultando a estrutura curricular, não dá para perceber muito bem o que se aborda em algumas disciplinas, e parece que falta maior parte disto, para mandar o pessoal para mestrados ou porque o plano de estudos anda desatualizado, enquanto que algumas licenciaturas relacionadas com a engenharia informática, oferecem tudo isso que coloquei e “ninguém” dá bola... falando um gajo que não percebe nada do assunto claro.

Por isso peço opinião de quem realmente sabe ou já estudou no isep, porquê do curso ser bem reconhecido, é pelo conteúdo e plano curricular?

O quê que este curso no isep oferece para que valha a pena em relação a outros?

Última edição:
Alguém que já tenha feito a licenciatura no isep pode-me dizer se os seguintes temas são abordados no curso?

- Inteligência Artificial
- Segurança Informática/Criptografia
- Cloud computing
- UX/UI
- Sistemas embebidos
- Sistemas distribuídos
- Desenvolvimento de Aplicações móveis
- Tecnologias Web como node.js, angular e afins

Consultando a estrutura curricular, não dá para perceber muito bem o que se aborda em algumas disciplinas, e parece que falta maior parte disto, para mandar o pessoal para mestrados ou porque o plano de estudos anda desatualizado, enquanto que algumas licenciaturas relacionadas com a engenharia informática, oferecem tudo isso que coloquei e “ninguém” dá bola... falando um gajo que não percebe nada do assunto claro.

Por isso peço opinião de quem realmente sabe ou já estudou no isep, porquê do curso ser bem reconhecido, é pelo conteúdo e plano curricular?

O quê que este curso no isep oferece para que valha a pena em relação a outros?
Do que ainda conheço, Muitos desses temos abordas ao de leve na licenciatura, à séria, alguns só em mestrado.

Licenciatura dá te uma estrutura base muito boa, na minha opinião, que é o que importa.

Sim, não esperes algo detalhado, só se dá mesmo as bases das bases, a titulo de exemplo no meu curso a programação em dispositivos moveis é uma cadeira opcional mas levas com não sei quantas cadeiras de matemática que não lembra a ninguém e outras quantas teóricas que enfim, não esperes uma formação prática, não na maioria das faculdades, se queres ter experiência numa tecnologia especifica começa já a estudar à parte para a mesma.

Sim, não esperes algo detalhado, só se dá mesmo as bases das bases, a titulo de exemplo no meu curso a programação em dispositivos moveis é uma cadeira opcional mas levas com não sei quantas cadeiras de matemática que não lembra a ninguém e outras quantas teóricas que enfim, não esperes uma formação prática, não na maioria das faculdades, se queres ter experiência numa tecnologia especifica começa já a estudar à parte para a mesma.
No que conheço do ISEP, é bem prático. Agora, não dá para abordar tudo.

Alguém que já tenha frequentado o ensino profissional (GPSI) gostava de saber algumas opiniões...

1- Empregabilidade/Rendimento apenas com o curso 12ºano tendo em conta a média final do curso.
2- Ensino superior vias profissionalizantes (engenharia informática).
3- Bases que levo do curso em comparação com as da licenciatura.

Ouvi várias opiniões e todos me dizem que este curso tem empregabilidade e que se aprende bastante do que se dá na universidade.
Neste momento estou no 2º ano, acho o curso bastante acessível e gosto bastante mas penso várias vezes se devia ter optado pelo ensino regular por causa da Matemática por outro lado em algumas universidades apenas 30% dos alunos inscritos conseguem acabar o curso o que me leva a pensar que o pessoal safa se a matemática etc e enterram se nas especificas ou o curso é realmente difícil incomparável aquilo que se dá em GPSI?

Por isso queria saber se é recomendado entrar no mercado trabalho após o termino do curso ou ingressar no ensino superior?

Muito obrigado aguardo opiniões :wink:

Boa Noite, quero entrar em engenharia informática e neste momento, tenho duas opções a universidade lusófona do porto e a universidade fernando pessoa, estou em dúvida entre estas duas.. Alguém me poderia ajudar em qual delas seria a melhor escolha?

Boa Noite, quero entrar em engenharia informática e neste momento, tenho duas opções a universidade lusófona do porto e a universidade fernando pessoa, estou em dúvida entre estas duas.. Alguém me poderia ajudar em qual delas seria a melhor escolha?
Honestamente , nenhum.... Pagar uma universidade para tirar eng informática é meter dinheiro ao lixo. Para isso mais vale fazer um daqueles bootcamps super caros que em meio ano estas numa consultora qualquer a trabalhar

Honestamente , nenhum.... Pagar uma universidade para tirar eng informática é meter dinheiro ao lixo. Para isso mais vale fazer um daqueles bootcamps super caros que em meio ano estas numa consultora qualquer a trabalhar

Isto não é um bom conselho. Um bootcamp não substitui uma formação superior e se ele tem a possibilidade de fazer licenciatura em EI, numa privada ou não, então deve fazê-lo.

Ele pediu uma escolha entre essas duas, se conheces alguma então dá a tua opinião. Se não conheces, não aconselhes bootcamps à toa.

Isto não é um bom conselho. Um bootcamp não substitui uma formação superior e se ele tem a possibilidade de fazer licenciatura em EI, numa privada ou não, então deve fazê-lo.

Ele pediu uma escolha entre essas duas, se conheces alguma então dá a tua opinião. Se não conheces, não aconselhes bootcamps à toa.
Eu sei que um bootcamp não substitui uma EI, aliás, abomino esses bootcamps. Mas nunca perspetiva financeira, tirar EI é um investimento péssimo, na minha opinião claro. daí ter referido os bootcamps, novamente de uma perspectiva puramente financeira.

O ideal seria tentar voltar a fazer os exames e tentar uma pública no próximo ano.

Eu sei que um bootcamp não substitui uma EI, aliás, abomino esses bootcamps. Mas nunca perspetiva financeira, tirar EI é um investimento péssimo, na minha opinião claro. daí ter referido os bootcamps, novamente de uma perspectiva puramente financeira.

O ideal seria tentar voltar a fazer os exames e tentar uma pública no próximo ano.

O dinheiro que ele investe ou não só a ele diz respeito. Ele pediu conselho entre duas universidades, mais nada.

Mas também tem a opção de fazer o 1º ano no privado e depois pedir transferência para o público. Isso de ficar 1 ano parado para repetir os exames nacionais nem sempre é a melhor opção e nem toda a gente pode dar-se ao luxo disso.

Bom dia, malta
Tive média de 14 no secundário e tirei 17,3 no exame de Matemática A. A minha primeira opção será a FCT mas como so tenho 1,8 DECIMAS acima do ultimo colocado do ano passado, é bem provável que eu entre na segunda opção. Na segunda opção estou em dúvida entre engenharia informatica na fcul e no isel. A minha nota de candidatura em princípio será suficiente para qualquer uma dessas. Agora o problema está no facto de eu achar o programa na fcul um bocado aborrecido e teórico demais. E apesar de a média no isel ser mais baixa, eu considero que o programa é muito mais interessante. Familiares e amigos dizem-me que ainda existe um estigma associado aos politecnicos e o melhor para as empresas costuma ser um universidade com uma média mais alta do que um politecnico com a media mais baixa. A minha pergunta é: O que devo priorizar? Um programa que me agrade ou aquilo que agrada as empresas? Ainda tenho até dia 23 para me decidir mas confesso que esta pergunta me assombra a mente. Alguma insight sobre cada uma das instituições/cursos também será muito bem vinda. Obrigado

.... Familiares e amigos dizem-me que ainda existe um estigma associado aos politecnicos e o melhor para as empresas costuma ser um universidade com uma média mais alta do que um politecnico com a media mais baixa
Em engenharia informática e de redes esse estigma nunca existiu. Isso está mais associado às engenharias ditas tradicionais (mecânica, civil, ...).

Se fores para o ISEL ficas bem servido. Olha vais apanhar com este prof:
https://www.reddit.com/r/portugal/comments/i5fq0j/professor_de_engenharia_informática_do_isel_a/

Boas, sou licenciado em Gestão Hoteleira e tenho 30 anos. Ando interessado em frequentar a licenciatura de EI da Universidade Aberta porque como trabalho, fico com mais liberdade para fazer fora de horas de trabalho. Não tenho experiência nenhuma na área de informática mas tenho muito interesse e entusiasmo. Sendo licenciado como posso ingressar na na UA? Teria de fazer exames?

E quem frequentou EI na UA, o que achou da dificuldade?

Desde já obrigado

Back