Engenharia Informática

Mais um vídeo. Neste vídeo abordo os principais conceitos da programação orientada objectos em Java. É um vídeo ideal para os alunos de disciplinas onde é leccionada Java. Bons estudos.

 
Sim líquido. É uma empresa de seguros francesa a operar em near shore. O requisito mais importante é falar francês.

Recomendado que actualizem o LinkedIn é que comecem a responder aos recrutadores, há muito oferta nestes dias. Eu mesmo só não mudo porque já ganho acima dos 2k e não tenho paciência para ir a entrevistas.
 
Pessoal, fiz o meu 12º em Humanidades e o último contacto que tive com matemática foi há uns 15 anos atrás mas não me recordo de rigorosamente nada. Estive a fazer uns testes e nem uma equação sei resolver, por isso está mesmo mau.
Gostaria de tirar o curso de Eng.Infomática mas sei que assim é difícil. Alguma recomendação?
 
Boas,

Com média de secundário de 15, não consegui candidatar-me a Engenheria Informática por causa do exame de Matemática A, que sempre foi o meu calcanhar de Aquiles. Resolvi entrar num CTeSP na mesma área e começo segunda-feira.

Algumas das UC's: Programação, Redes de Computadores, Inglês Aplicado, Bases de dados, Tecnologias da internet, Matemática discreta, Programação para a web, sensores em dispositivos móveis, engenheria de software, gestão de projetos informáticos, sistemas operativos e distribuídos, programação de dispositivos móveis, introdução ao empreendedorismo, segurança, projeto integrado e por fim o estágio de 6 meses.

Enfim, estou com algum receio de não ficar tão bem preparado por esta via. Alguém aqui que já tenha passado pelo mesmo e que consiga dar algum input?

Obrigado.
 
Boas,

Com média de secundário de 15, não consegui candidatar-me a Engenheria Informática por causa do exame de Matemática A, que sempre foi o meu calcanhar de Aquiles. Resolvi entrar num CTeSP na mesma área e começo segunda-feira.

Algumas das UC's: Programação, Redes de Computadores, Inglês Aplicado, Bases de dados, Tecnologias da internet, Matemática discreta, Programação para a web, sensores em dispositivos móveis, engenheria de software, gestão de projetos informáticos, sistemas operativos e distribuídos, programação de dispositivos móveis, introdução ao empreendedorismo, segurança, projeto integrado e por fim o estágio de 6 meses.

Enfim, estou com algum receio de não ficar tão bem preparado por esta via. Alguém aqui que já tenha passado pelo mesmo e que consiga dar algum input?

Obrigado.
Onde é?
 
Pessoal, fiz o meu 12º em Humanidades e o último contacto que tive com matemática foi há uns 15 anos atrás mas não me recordo de rigorosamente nada. Estive a fazer uns testes e nem uma equação sei resolver, por isso está mesmo mau.
Gostaria de tirar o curso de Eng.Infomática mas sei que assim é difícil. Alguma recomendação?

Eu tenho 26 anos, já não tinha matemática há mais de 7 anos. Mesmo trabalhando, estudei uns meses equações, inequações, polinómios, trignometria, funções, limites e continuidade, derivadas, probabilidades, estatística e por aí fora, fiz muitos exercícios, e consegui entrar.

Sempre acreditei que quando queremos realmente uma coisa temos de a fazer e se os outros conseguem fazer, nós também conseguimos, só depende de nós, colhemos os frutos em proporção do nosso esforço.

Contudo, é preciso gostar realmente desta área, ir só porque há emprego ou é bem pago não chega, os 3 anos de curso não chegam, tens de ser autodidata e estudar isto toda a vida para ir acompanhando as tecnologias, frameworks novos e etc, então quem não gostar realmente disto, nem tiver interesse ficará para trás em questão de tempo, mesmo concluindo o curso...

Se realmente gostares desta área, força, estuda muita matemática, tens uns bons meses para te preparares, depois de perceberes as coisas, vais ver que tudo que era assustador se torna facil!

No site do khan academy encontras bom conteúdo inclusive em português, foi assim que comecei para recuperar as bases, é bem acessível... e depois podes procurar algo mais exigente, mas conseguir consegues, só depende do “quanto é que queres isto”.

Ah e quando tiveres a decidir para onde vais candidatar-te, não ligues aos “nomes” e “reconhecimento” das faculdades e não te assustes com médias, simplesmente avalia pela tua localização vs localização das faculdades ao teu redor e o programa curricular de cada uma, procura algum feedback de alguns alunos (no forum e afins) sobre o curso, mas nunca “reconhecimento de faculdade”, isso é treta.

Consegues entrar em cursos excelentes com médias acessíveis.
 
Enfim, estou com algum receio de não ficar tão bem preparado por esta via. Alguém aqui que já tenha passado pelo mesmo e que consiga dar algum input?

Vais ficar tão bem preparado como se tivesses ido diretamente para a licenciatura. Melhor, quando terminares a licenciatura vais ter a vantagem de já teres experiência porque tens um estágio curricular e dois projetos (o do CTEsP e o da licenciatura). Também já deves saber que a parte teórica é igual em ambos os cursos e que, por isso, vais ter 60 ECTS de equivalência.

Não stresses com a Matemática. A dada altura do teu percurso, vais perceber que afinal passaste por dificuldades maiores.

Boa sorte!

Alguma recomendação?

Livros de preparação para o Exame de Matemática A. E consulta também o Explicamat.
 
Vais ficar tão bem preparado como se tivesses ido diretamente para a licenciatura. Melhor, quando terminares a licenciatura vais ter a vantagem de já teres experiência porque tens um estágio curricular e dois projetos (o do CTEsP e o da licenciatura). Também já deves saber que a parte teórica é igual em ambos os cursos e que, por isso, vais ter 60 ECTS de equivalência.

Não stresses com a Matemática. A dada altura do teu percurso, vais perceber que afinal passaste por dificuldades maiores.

Boa sorte!
Obrigado pela resposta! Visto por esse ângulo de facto é verdade o que dizes.

Por agora é Matemática Discreta, até agora pareceu-me relativamente simples. Na licenciatura abordam a matéria que abordei em Matemática A durante o secundário, o que já levanta algumas questões. Mas pronto, por agora é fazer o curso e logo se vê.

Já agora, na cadeira de Redes de Computadores temos a possibilidade de irmos a exame da Cisco para uma certificação CCNA. Achei fixe para, se conseguir, adicionar ao currículo mas também deve ser um certificado dos fundamentais apenas.
 
Última edição:
Isto pode ser um pouco off-topic mas penso que seja a thread onde se enquadra melhor.

Alguém fez certificações da oracle desde o ínicio da pandemia?
 
Obrigado pela resposta! Visto por esse ângulo de facto é verdade o que dizes.

Por agora é Matemática Discreta, até agora pareceu-me relativamente simples. Na licenciatura abordam a matéria que abordei em Matemática A durante o secundário, o que já levanta algumas questões. Mas pronto, por agora é fazer o curso e logo se vê.

Já agora, na cadeira de Redes de Computadores temos a possibilidade de irmos a exame da Cisco para uma certificação CCNA. Achei fixe para, se conseguir, adicionar ao currículo mas também deve ser um certificado dos fundamentais apenas.

Vou-te dar o meu exemplo. Eu estava em Ciencias e fiz até ao 11 ano, no final do 11 mudei para um curso de programação e completei o 12.
Depois fiquei mais ou menos 3 anos sem estudar e entrei num CET de redes. O objetivo era entrar na universidade em Engenharia Informática, no entanto optei por acabar o CET e ir trabalhar 1 ano na area.
Entrei o ano passado em EI e digo-te que entrei sem saber derivar, primitivar, etc etc ... o pessoal ja ia bastante à frente e mesmo assim não deixei nenhuma cadeira para trás. O youtube ajuda muito e acima de tudo a tua força de vontade.

Por isso, não fiques preso em não saberes , teres receio é normal . Não podes é ficar parado e aplicar-te. Não te vou dizer que fui às aulas todas e a meio do semestre já estava exausto de tanta coisa, mas no fim consegui, só depende de ti

Já agora, o CCNA nao é um certificado de coisas fundamentais.
 
Vou-te dar o meu exemplo. Eu estava em Ciencias e fiz até ao 11 ano, no final do 11 mudei para um curso de programação e completei o 12.
Depois fiquei mais ou menos 3 anos sem estudar e entrei num CET de redes. O objetivo era entrar na universidade em Engenharia Informática, no entanto optei por acabar o CET e ir trabalhar 1 ano na area.
Entrei o ano passado em EI e digo-te que entrei sem saber derivar, primitivar, etc etc ... o pessoal ja ia bastante à frente e mesmo assim não deixei nenhuma cadeira para trás. O youtube ajuda muito e acima de tudo a tua força de vontade.

Por isso, não fiques preso em não saberes , teres receio é normal . Não podes é ficar parado e aplicar-te. Não te vou dizer que fui às aulas todas e a meio do semestre já estava exausto de tanta coisa, mas no fim consegui, só depende de ti

Já agora, o CCNA nao é um certificado de coisas fundamentais.
Obrigado pelo input. Quanto ao CCNA, penso haver vários níveis do mesmo, daí a suposição.
 
Obrigado pelo input. Quanto ao CCNA, penso haver vários níveis do mesmo, daí a suposição.
Tal como @zebisnaga disse, o CCNA não é um certificado de coisas fundamentais. É pesado. Entre o que se aprende na faculdade e o exame de certificação vai um mundo de distância. A teoria é a mesma mas a maneira de se fazer o exame é diferente. Não sei em ponto estás em redes, mas como exemplo tens: na faculdade podes usar calculadora para calcular as subnets, no exame CCNA não. Na faculdade passas a cadeira com 10 (50%) e para teres o CCNA tens que ter 85%. Nos exames da escola podes voltar atrás nas perguntas no CCNA não.
 
Ah ok, obrigado pelo esclarecimento. Estou mesmo no início da parte teórica, protocolos, pacotes, etc. Vou ver como me safo agora no início. Sempre fui curioso por redes, pode ser que faça o esforço para o certificado.

EDIT: No site da netacad o nome que lhe dão é "CCNA: Introduction to Networks". Supostamente é a primeira de 3 partes, não tenho a certeza se vou dar o resto.
 
Última edição:
Back
Topo