Engenharia Informática

Boa tarde, encontro-me com dúvidas no ingresso no Mestrado de Engenharia Informática no ISEP. Eu ingressei numa licenciatura de Engenharia Informática no ISLA GAIA via um CTESP de Redes e Sistemas Informáticos não tendo realizado Exames Nacionais.
Terei problemas em ingressar no Mestrado de Engenharia Informática no Isep por não ter os exames nacionais?
Consiguirei entrar com media de licenciatura de 17 valores?
Poderei de ter de fazer alguma formação extra por esse motivo?
 
Boas pessoal.
Tenho 31 anos e decidi mudar de vida a nível profissional. Vou ingressar na licenciatura de informática do ismai.
Alguém que tenha frequentado o mesmo curso, ou que conheça alguém, para dar um feedback?
Todas as opiniões são bem vindas ;)
 
Boas malta.
Pretendo entrar no mercado de trabalho em cibersegurança. Venho de outra área e não tenho possibilidade de ir pelo caminho habitual (digo universidade). Estive em Eng. Informática mas não terminei na altura por vários motivos, e os conhecimentos adquiridos foram mínimos. Existem aquelas formações "intensivas", como a academia de código e a associação nacional de cibersegurança. Alguém tem feedback destas escolas? Vale a pena, ou existirá alguma melhor forma?

O que estou a fazer de momento pós-trabalho:
-Formação (gratuita) sobre cibergurança (5 meses)
-Curso online (Cisco Cybersecurity path, gratuito). Estou a pensar, quando tiver mais tempo, de seguir o LetsDefend( virado para blueteam, hands-on, SIEM, gratuito...) e CS50x (gratuito, para estabelecer algum conhecimento de base que poderá faltar).
-Desenvolver o meu LinkedIn, com as badges e competências que vou adquirindo.
-Seguir com o CompTIA Security + (após) como certificação de entrada no mercado.

Estou dividido entre seguir sozinho ou ter que largar uma boa quantia de dinheiro nesses cursos.
Dentro de cybersecurity tens muitas áreas. Normalmente começa-se por trabalhar num SOC. Recomendo fazer o Security+ para uma ideia geral de segurança e tentar procurar formação grátis antes de esbanjar dinheiro. Tenta montar um laboratório estilo SOC com SIEM, EDR, AV, etc. Não sei em que zona do país estás, mas no Porto às vezes aparece oportunidades de trabalho para SOC Analyst.
 
Qual é atualmente a melhor forma de me preparar para o CCNA em e-learning/autodidata? Já fiz algumas pesquisas montes de ideias diferentes nao sei por onde me agarrar, udemy, cbt nuggets etc etc
 
Boas,
Vou falar do meu caso que foi um bocado similar ao teu. Acabei o meu 12º ano, mas precisava de 9,5 no exame de matemática A como prova de ingresso para Engenharia Informática e a melhor nota que tive nas duas fases foi 9 :P (Os jogos foi o principal motivo) Ardeu...

Como solução (da minha mãe...) ingressei num curso que não pretendia de Contabilidade e Finanças visto a minha mãe ter uma empresa de Contabilidade. Acabei por não meter lá mais os pés no 2º semestre por não gostar do curso, embora tivesse feito a maioria das cadeiras.
Decidi arranjar um trabalho e dedicar-me à Matemática A, e acabei por passar no exame de Mat A embora não tenha sido com uma nota por aí além (12 valores), era possível ter tido uma nota muito melhor mesmo trabalhado a tempo inteiro.

Descobri que na minha universidade havia X nº de vagas para mudanças de curso para Engenharia Informática e decidi arriscar por esse método já que a minha nota da prova de ingresso era um bocado fraca. E o principal critério de seleção era consoante o número de créditos conseguidos do curso de onde vínhamos (as disciplinas que fiz vieram mesmo a calhar :D ). E entrei.

Olhando agora para trás, acho que esse ano "livre" só me fez bem. Permitiu-me conhecer outras realidades, apagar práticas de procrastinação que eu tinha e redefinir ideias que tinha.


Agora apresentado-te algumas soluções que podes ter em conta são:

- Entrar em outro curso que seja possível entrares e que te demonstre algum interesse (até podes vir a gostar) e fazer as cadeiras que conseguires para caso não gostes tenhas essa "vantagem" (os critérios de mudança de curso de univ. para univ. podem mudar, não sei), poderás também procurar um part-time para aproveitar também o ano ao máximo e ganhar umas pacas...
- Ver os cursos Tesp! Existe cursos Tesp de programação muito bons pelo país fora, sendo que quando terminares o tesp (Com duração de 2 anos) tens a possibilidade de ingressar diretamente em Eng.Informatica(sem ser necessario provas de ingresso - nem todas as universidades aceitam isso acho eu). Pessoalmente só soube desses cursos após estar inscrito na licenciatura em Eng.Informática. Caso contrário teria sido logo esta a minha opção em vez de entrar para a licenciatura em Contabilidade. Tenho contacto com alguns amigos que apenas tiraram Tesp e outros que foi Tesp + Licenciatura (sendo que tinham algumas equivalências já na Licenciatura e levavam um bagagem muito boa!), sendo que alguns conhecidos de Tesp estão a tirar salários superiores a muito Eng.Informaticos e com anos de experiência equivalentes.
- Arranjar um trabalho a tempo inteiro e dedicares-te ao mesmo tempo a Matemática A, não sei as tuas condições financeiras mas acho que dá perfeitamente para as duas coisas. Eu acabei por continuar a trabalhar na licenciatura, passei para part-time, e paguei as minhas propinas e consegui comprar o meu primeiro carrito :)


Desculpa o longo texto, mas também já tive nessa situação e sei o que isso é. O fundamental é querer dar a volta por cima que tudo se consegue. Força. ;)

update:
fiz ctesp de desenvolvimento de software e depois licenciatura em eng. informática
já tou a tou a trabalhar desde o ano passado e tou agora num sitio muito fixe
obrigado pela comentário, fez diferença
 
update:
fiz ctesp de desenvolvimento de software e depois licenciatura em eng. informática
já tou a tou a trabalhar desde o ano passado e tou agora num sitio muito fixe
obrigado pela comentário, fez diferença
Fizeste bem. No meu caso, com duas licenciaturas ao barulho (a tua licenciatura e licenciatura em informática e comunicações, bem como um tesp em informática, um c.e.t em redes e sistemas operativos e um ctesp em produção agrícola (aprendi umas becas novas, mas não me convenceu)) e ninguém me pesca.
 
update:
fiz ctesp de desenvolvimento de software e depois licenciatura em eng. informática
já tou a tou a trabalhar desde o ano passado e tou agora num sitio muito fixe
obrigado pela comentário, fez diferença
Epá muito bom. Fico feliz por ter-te influenciado para um bom caminho e ainda mais feliz por teres conseguido cumprir e estares bem. Grande abraço
 
Boa tarde, candidatei-me este ano com uma média de 139.5, em Engenharia Informática, com as seguintes opções:

1º ISEP
2º UMinho
3º UTAD
4º UBEI
5º Uni Évora
6º Uni Algarve


Gostaria de saber, caso entre na UTAD ou UBEI, se há possibilidade de pedir transferência, no ano seguinte, ou para o ISEP ou para a UMinho, na mesma área?
No meu caso, não foi bem por transferência. Passo a explicar o que se passou comigo:
- Fiz CET na ESTGF (agora é ESTG - IPP) com candidatura a Licenciatura em Engenharia Informática no mesmo estabelecimento e respectiva creditação de unidades curriculares na Licenciatura, fazendo depois mais algumas cadeiras importantes, nomeadamente as matemáticas, sistemas operativos, uma de programação e Análise Algoritmica e Optimização. Ao fim de 5 anos, desisti, por incompatibilidade de horários das unidades curriculares, bem como stress psicológico.
-Em 2017, faço um CTESP em Informática pela ESaCT, com aproveitamento.
Agora é que a porca torce o rabo, que é a seguinte situação:
- Como me disseram que o CTESP dava equivalência a 12 unidades curriculares na licenciatura em Informática e Comunicaçõesna ESaCT, foi de aproveitar, ou seja, faço as creditações do CTESP na licenciatura em Informática e Comunicações, juntando as cadeiras que fiz na ESTG-IPP, que deu quase 2 anos feitos na ESaCT. Fui desta vez, até ao fim, pois tive mais tempo para organizar as unidades curriculares e já não tive stress psicológico.
-A pedido da famelga, bora fazer Engenharia Informática na ESTIG em Bragança, que até foi a Licenciatura mais rápida a fazer -> 1 aninho de boa (creditações ctesp informática + creditações Licenciatura Informática e Comunicações + Creditações das Unidades curriculares da ESTG-IPP).
FIM

Peço desculpa pelo testamento.
 
Back
Topo