Engenharia Informática

Dúvidas de entrada em Engenharia Informática

A minha história é o seguinte... há muito tempo que sinto interesse no mundo informático mas, como entrei no secundário num agrupamento que pouco indica a este mundo (Economia), fui desistindo aos poucos. Neste 3º período, descobri o maravilhoso mundo da programação e fiquei abismado: era tudo aquilo que queria! Aliava um dos meus pontos preferidos de Matemática (o sentido lógico das coisas) com a criação de programas. Depois de ter algumas pequenas experiências em C++ (ainda só aprendi o básico do básico), questionei-me se afinal não se justificava mudar o meu destino universitário e ir para Engenharia Informática.

Mas com isto, certas perguntas metem-se:
- Vejo muitas pessoas no fórum que foram para o curso com bons conhecimentos anteriores (principalmente, auto-didactas). Será muito difícil para mim acompanhar o curso sem esses conhecimentos? (Eu reconheço que é necessário muito esforço, esforço este que estou disposto a dar)
- É de extrema importância conhecimentos em Física do Secundário? (O meu curso será, provavelmente, da UTL)

Obrigado :)
 
Programação é parte bonita, que até podes aprender pela net se quiseres ;)

Agora se vais entrar numa engenharia precisas de saber física e matemática ;)
 
Eu sei, Matemática é a minha melhor disciplina e o outro curso em questão também tem bastante Matemática. Estava mais a falar de Física...
 
Eu sei, Matemática é a minha melhor disciplina e o outro curso em questão também tem bastante Matemática. Estava mais a falar de Física...

Não acho que devas evitar o curso só por causa de uma cadeira, se bem que talvez seja complicado aprender a parte inicial de Física sozinho.
Há muita gente que chega com debilidades a matemática e acaba por fazer bem as cadeiras relacionadas, é tudo uma questão de trabalho.
 
Eu sei, Matemática é a minha melhor disciplina e o outro curso em questão também tem bastante Matemática. Estava mais a falar de Física...

A maioria dos cursos de informática só têm duas cadeiras de física no plano de estudos, portanto não me parece que seja um problema. Com algum esforço e dedicação chegas lá.
 
[h=2]GeoPointer 1.0.1[/h]
Boas pessoal,

venho por este meio divulgar a minha aplicação. Quem estiver interessado, eu agradecia imenso que contribuíssem mas o propósito deste tópico é mesmo vocês comentarem no sentido de dizerem aquilo que acham da aplicação. Podem dar ideias/sugestões para futuras atualizações.

Em relação à aplicação: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.geoPointer&feature=search_result#?t =W251bGwsMSwxLDEsImNvbS5nZW9Qb2ludGVyIl0.

Basicamente consiste em georeferenciar no mapa(uso a API da google) todas as fotos, vídeos, contactos e notas que quiserem. A ideia é ter a informação organizada de uma forma diferente da habitual. Ideal para quem viaja muito, etc. O interessante da aplicação é que usa outras plataformas, por exemplo: imaginem que referenciam uma foto em Leiria mas não sabem como chegar lá. A aplicação permite exportar a localização da fotografia para o google navigation e a partir de lá encontrar o caminho para o sítio referenciado no mapa. Um outro aspecto interessante e fundamental nos tempos de hoje é que podem partilhar todas as fotos/vídeos/notas/contactos com os vossos amigos, seja pelo facebook ou outra rede social qualquer. Isto deu-me algum trabalho a fazer e também não é assim tão cara. Quem quiser contribuir eu agradeço, quem quiser simplesmente dar a sua opinião, é igualmente bem-vinda.

Cumprimentos,
icon6.png


João Carraca (Engenharia Informática FCUL)
 
Boas.
Também estou interessado na área da engenharia informática. Só que ainda não sei bem a ordem que vou por das universidades quando me candidatar.
Para mim a melhor pelas pesquisas que fiz e até por opinião de professores que tenho, o técnico é o melhor. Portanto em 1º escolheria o Técnico. Em segundo a UNL. E em terceiro takuspark ou fcul? Já ouvi dizer que as disciplinas do tagus não é bem igual às do técnico... Se me pudessem por por ordem entre estas 4 que referi agradecia.
 
A nivel de licenciatura tagus e alameda é a mesma coisa, a maioria das cadeiras são dadas pelos mesmos profs e até podes andar a saltitar entre os campus. Mestrado é um pouco diferente, porque há areas que só são dadas na alameda e outras que só são no tagus, mas isso não é problema porque quando chegar a altura mudas para o que tu queres.
 
Exactamente. Estou em informática no TagusPark e tenho uma cadeira de 3º ano que é Modelação. Neste cadeira tantos podemos ir às aulas no Tagus como ir às aulas na Alameda. Fazer os testes da cadeira também pode ser no campus que quisermos. Os professores dão aulas teóricas no Tagus e no ano seguinte dão aulas na Alameda e vice-versa. Em licenciatura, os cursos são iguais.

Cadeiras no tagus: https://fenix.ist.utl.pt/cursos/leic-t/paginas-de-disciplinas

Cadeiras na alameda: https://fenix.ist.utl.pt/cursos/leic-a/paginas-de-disciplinas
 
Chamada à recepção de mestrandos do DI-FCUL, sff

Boa noite, noctívagos.

Sou aluno da FCT-UNL e pretendo mudar-me para a FCUL. Podia listar aqui as razões mas, como são de teor um tanto pessoal e pouco ligadas à instituição (kind of), não vou listá-las aqui. De forma sintética, devido a uma cadeia de situações e atitudes menos dignas, deixaram-me a 'olhar para ontém' e a contar os dias que faltam, para sair dali.

Ando aqui "entretido" a vasculhar a web por opiniões sobre o DI-FCUL. Ora...acontece que queria mudar-me para o MEI da FCUL. Dos perfis que existem, claramente, o que me interessa mais é o de "Interacção e conhecimento". Porém, há 3 'pormenores' que me fazem torcer o nariz:

1) Onde são leccionadas as matérias de, por exemplo, Web Semântica, Representação de Conhecimento e Raciocínio e Investigação Operacional? Para terem noção do que falo, vejam aqui.
Parecem-me disciplinas fundamentais para formar um bom engenh eiro informático. O IST também tem RCR no currículo, embora WS e IIO estejam...desaparecidas?


2) É impressão minha ou alguém se divertiu a fazer uma razia curricular? Refiro-me ao número de disciplinas cortadas, nesta página.

3) Algum de vós conhece este ex-professor? É que o que ele revelou no seu blog, é um tanto....chocante.

Obrigado em avanço :)
 
vejam a Universidade da Beira Interior, um bom caso é o imagine cup, no qual vão estar duas equipas na Austrália a representar Portugal e são ambas aqui da Universidade

https://www.ubi.pt/Curso.aspx?CodigoCurso=42 mais informações aqui

mais um pormenor, aqui na Covilhã vai abrir o datacenter, o que vai resultar em muitas oportunidades de trabalho
 
Última edição:
Boa noite, noctívagos.

Sou aluno da FCT-UNL e pretendo mudar-me para a FCUL. Podia listar aqui as razões mas, como são de teor um tanto pessoal e pouco ligadas à instituição (kind of), não vou listá-las aqui. De forma sintética, devido a uma cadeia de situações e atitudes menos dignas, deixaram-me a 'olhar para ontém' e a contar os dias que faltam, para sair dali.

Ando aqui "entretido" a vasculhar a web por opiniões sobre o DI-FCUL. Ora...acontece que queria mudar-me para o MEI da FCUL. Dos perfis que existem, claramente, o que me interessa mais é o de "Interacção e conhecimento". Porém, há 3 'pormenores' que me fazem torcer o nariz:

1) Onde são leccionadas as matérias de, por exemplo, Web Semântica, Representação de Conhecimento e Raciocínio e Investigação Operacional? Para terem noção do que falo, vejam aqui.
Parecem-me disciplinas fundamentais para formar um bom engenh eiro informático. O IST também tem RCR no currículo, embora WS e IIO estejam...desaparecidas?


2) É impressão minha ou alguém se divertiu a fazer uma razia curricular? Refiro-me ao número de disciplinas cortadas, nesta página.

3) Algum de vós conhece este ex-professor? É que o que ele revelou no seu blog, é um tanto....chocante.

Obrigado em avanço :)


1 - Não estão desaparecidas, têm é outro nome e/ou estão distribuídas noutras cadeiras. Ve os planos nos 2 campi.
alameda https://fenix.ist.utl.pt/publico/de...sum_=fd39d33f221b1f44caa65f7f1fa6daeae5e2098f
Tagus https://fenix.ist.utl.pt/publico/de...sum_=290bf8976937c2a903aac956bdf5dd2fffcb4f34

2 - No idea.
3 - Não conheço

vejam a Universidade da Beira Interior, um bom caso é o imagine cup, no qual vão estar duas equipas na Austrália a representar Portugal e são ambas aqui da Universidade


mais um pormenor, aqui na Covilhã vai abrir o datacenter, o que vai resultar em muitas oportunidades de trabalho
Usa o botão de edit para acrecentares coisas.
Que datacenter?
 
[h=1]Para quem tem este curso "Mestrado Integrado em Engenharia de Redes e Sistemas Informáticos " na faculdade de ciencias da UP é possivel fazê-lo como trabalhador estudante? Quando digo possivel é porque trabalho a tempo inteiro... (e pensando em candidatar-me para os >23 anos)[/h]Cumprimentos
 
vejam a Universidade da Beira Interior, um bom caso é o imagine cup, no qual vão estar duas equipas na Austrália a representar Portugal e são ambas aqui da Universidade

https://www.ubi.pt/Curso.aspx?CodigoCurso=42 mais informações aqui

mais um pormenor, aqui na Covilhã vai abrir o datacenter, o que vai resultar em muitas oportunidades de trabalho

LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL, sabes que o imagine cup e o concurso mais corrupto de portugal nao sabes? sabes que esse projecto da UBI ja tem uns 2 anos nao sabes(supostamente deveria ser algo inovador nao um projecto com 2 anos que ja ganhou um monte de concursos)? Sabes que esse projecto e financiado pelos gajos da microsoft e por isso e que ganharam nao sabes? Enfim foi uma roubalheira este imagine CUP principalmente quando o grupo que ficou em 4º lugar quando acaba a apresentaçao dizem logo "boa sorte na australia" e depois acabam em 4º e sabem porque? 1º porque era o melhor projecto 2º nao eram financiados pelo juri como o 1º e 2º lugar e sabem o mais engraçado o 3º e 4º lugar eram alunos do ISEL ;)

Nao estou a tirar merito a faculdade da UBI so estou a dizer que se querem dar merito a uma faculdade nao deem pelo concurso mais corrupto de portugal... os concursos da microsoft e so corrupção já o pizza night e a mesma cena LOL

Ja agora a outra equipa da UBI e o "Mat the cat" ou algo do genero? Eu gostei bastante do jogo eu vi a apresentaçao no pizza night e sabes que nem no TOP entrou agora achas justo um projecto que ganha a nivel nacional e no pizza night nem no top 5 fica?

Mas é a minha opiniao :)
 
Última edição:
Eng informática , ISEL vs FCUL

Não sei se é a secção correcta, mas aqui vai: para engenharia informática entre a FCUL e o ISEL qual acham que é a melhor escola?

Eu estou um pouco indeciso, já fui visitar as duas, em termos de infraestruturas (visto pelo exterior) a FCUL pareceu-me mais simpática.Sobre o conteúdo programático de ambos os cursos.....é tudo computadores, por isso estou um pouco sem saber qual hei-de optar ( apesar de estar mais inclinado para a FCUL).
 
Back
Topo