Engenharia Informática

Olá, a todos. Acabei agora o 9°ano. Gostaris de futuramente seguir algo ligado a informatica,/Programação. Inscrevi-me em ensino regular De Ciências e Tecnologia ,mas já me disseram que um curso profissional seria melhor. O que acham? Obrigado.
 
@Imdc se quiseres tirar um curso superior fizeste a escolha certa. Se não quiseres tirar um curso superior então existem cursos profissionais desta área que te devem dar umas boas bases
 
Olá, a todos. Acabei agora o 9°ano. Gostaris de futuramente seguir algo ligado a informatica,/Programação. Inscrevi-me em ensino regular De Ciências e Tecnologia ,mas já me disseram que um curso profissional seria melhor. O que acham? Obrigado.
Boas, nao sei de que zona és nem para onde vais estudar, mas tenta saber se tens a opurtunidade de frequentar o brightstart da deloitte, se calhar para ti ja nao compensa visto que foste para o ensino regular, mas no entanto, tenta te informar.

Basicamente é um ctestp, (curso de 3 anos que te dá um ano de equivalências na licenciatura) que é pago pela deloitte (afaik, pagam te as propinas e um remuneração), enquanto estudas, vais aplicando aquilo que aprendes em mini projetos.

Eu estou no segundo ano de Engenharia Informática, e se soubesse o que sei hoje, tinha me inscrito nesse projeto.
 
Boas, nao sei de que zona és nem para onde vais estudar, mas tenta saber se tens a opurtunidade de frequentar o brightstart da deloitte, se calhar para ti ja nao compensa visto que foste para o ensino regular, mas no entanto, tenta te informar.

Basicamente é um ctestp, (curso de 3 anos que te dá um ano de equivalências na licenciatura) que é pago pela deloitte (afaik, pagam te as propinas e um remuneração), enquanto estudas, vais aplicando aquilo que aprendes em mini projetos.

Eu estou no segundo ano de Engenharia Informática, e se soubesse o que sei hoje, tinha me inscrito nesse projeto.
Boas, sabes como é que isso funciona? Parece interessante, visto eu querer voltar a estudar e apenas tenho um curso profisional.
 
Boas, sabes como é que isso funciona? Parece interessante, visto eu querer voltar a estudar e apenas tenho um curso profisional.
Basicamente é um programa com duração de 5 anos, 2 anos do CTESP + 3 anos de licenciatura, onde tens as propinas pagas e recebes uma bolsa de formação. Tens sempre um horário de 8 horas/dia, no início a carga horária é maioritariamente para as aulas, mas vai reduzindo ao longo do curso ( ficando depois mais tempo para trabalhar em projetos que de aulas ). Vê no site que tem lá os pormenores todos, além de fazerem sessões de esclarecimentos.
 
Basicamente é um programa com duração de 5 anos, 2 anos do CTESP + 3 anos de licenciatura, onde tens as propinas pagas e recebes uma bolsa de formação. Tens sempre um horário de 8 horas/dia, no início a carga horária é maioritariamente para as aulas, mas vai reduzindo ao longo do curso ( ficando depois mais tempo para trabalhar em projetos que de aulas ). Vê no site que tem lá os pormenores todos, além de fazerem sessões de esclarecimentos.
para adicionar a isto, tens um ano de equivalencias em cadeiras na licenciatura, ou seja se te conseguires organizar bem, consegues fazer a licenciatura em 2 anos
 
Basicamente é um programa com duração de 5 anos, 2 anos do CTESP + 3 anos de licenciatura, onde tens as propinas pagas e recebes uma bolsa de formação. Tens sempre um horário de 8 horas/dia, no início a carga horária é maioritariamente para as aulas, mas vai reduzindo ao longo do curso ( ficando depois mais tempo para trabalhar em projetos que de aulas ). Vê no site que tem lá os pormenores todos, além de fazerem sessões de esclarecimentos.

para adicionar a isto, tens um ano de equivalencias em cadeiras na licenciatura, ou seja se te conseguires organizar bem, consegues fazer a licenciatura em 2 anos
Tive a pesquisar e até mandei email para eles, mas vi muita gente a falar mal da deloitte, tem assim muita má fama?
 
Tive a pesquisar e até mandei email para eles, mas vi muita gente a falar mal da deloitte, tem assim muita má fama?
nao sei, ainda estou a estudar e nunca trabalhei na área, no entanto, toda a gente que anda no politécnico onde ando, e está a estudar nesse curso, fala bem, embora se queixe um pouco da carga horária
 
Tive a pesquisar e até mandei email para eles, mas vi muita gente a falar mal da deloitte, tem assim muita má fama?
Isso vai depender da área para onde vais, eu trabalho na Deloitte e gosto. Também já estão a mudar algumas coisas para se alterar um pouco essa ideia. Já tive algum contacto com o BS daí ter dado aquelas luzes.
 
nao sei, ainda estou a estudar e nunca trabalhei na área, no entanto, toda a gente que anda no politécnico onde ando, e está a estudar nesse curso, fala bem, embora se queixe um pouco da carga horária
Pois, a carga horária são as 8 horas certo? Ainda não me responderam ao email mas também já ouvi dizer que tiram *um ordenado*, não sei se é assim tão verdade. Até porque neste momento estou a trabalhar em part time, e o meu objetivo era estudar se manhã e trabalhar à noite, mas este curso parece ser interessante.
 
Pois, a carga horária são as 8 horas certo? Ainda não me responderam ao email mas também já ouvi dizer que tiram *um ordenado*, não sei se é assim tão verdade. Até porque neste momento estou a trabalhar em part time, e o meu objetivo era estudar se manhã e trabalhar à noite, mas este curso parece ser interessante.
nao sei se é um ordenado, mas para alem de receberes o valor das propinas tambem recebes um dinheiro extra.

Quanto ao trabalhar e estudar, nao te aconselho nada, fiz isso durante um semestre e as coisas nao correram bem, claro que cada um é como cada qual, mas aminha experiencia é negativa nesse aspeto
 
Que faculdade escolher para tirar Engenharia Informática? Acho que o meu filho está mais inclinado para Coimbra e Aveiro. Serão boas o suficiente, ou o Técnico (não é só fama?) ou outra serão melhores?
 
Aveiro é das melhores no país atualmente, por feedback de pessoas que estudam nos dois, aveiro acaba por ser melhor por terem uma mentalidade menos retrogada do que em coimbra, para alem disso, a faculdade em si ta carregadinha de startups, mas isso ha em todo o lado i guess.
 
Onde é que arranjo essa informação de graça?
Existem bastantes sites como w3schools, JavatPoint que além de Java, tem também de outras linguagens/tecnologias, e existem muitos mais desses, mas também existem montes de vídeos no youtube que ensinam de forma bem direta e acessível, e o StackOverflow que também é útil, mais para pesquisar por problemas/soluções para casos mais específicos.

Isto é uma área que praticamente não precisamos de livros, eu pelo menos nunca usei um livro desta área, e nunca senti falta.

Apesar de haver livros interessantes, com boas abordagens e ideias... na internet temos a vantagem da informação atualizar-se conforme as coisas evoluem e é sempre importante sabermos consultar documentação atualizada.
Os livros por mais que sejam interessantes, infelizmente "param" no tempo.

Para realmente aprenderes, e teres uma boa curva de aprendizagem, aconselho-te a praticar muito, fazer mini-projetos, passar por vários desafios/problemas, por mais simples que sejam. Existem também sites com pequenos problemas/desafios para resolver como por exemplo, HackerRank, LeetCode, (...), com níveis desde iniciante ao mais avançado.
Algumas empresas usam esses sites, para avaliar o desempenho técnico dos candidatos nas entrevistas de emprego, então talvez seja um bom sítio para praticar.

Quanto mais praticares, mais vais realmente aprender, quem ficar só por ver código em livros ou algo do género, ou ver o prof nas aulas a escrever código, não vai aprender muito em concreto, porque programação para percebermos, temos de colocar muito em prática, é como a matemática, senão fizermos exercícios, é para esquecer.

Basicamente, é testar sempre coisas novas conforme vamos aprendendo novos conceitos, ser proativos e fazer "debugging", não só quando temos problemas no nosso código, mas também inicialmente para perceber o que está por trás do nosso código, que valores temos nas variáveis à medida que o nosso programa corre, e perceber minimamente como é que a máquina compila/interpreta o nosso código...
 
Última edição:
Boa noite!
Pretendo entrar no curso de engenharia informática no ano letivo 2021/2022 mas encontro-me indeciso entre a Universidade do Minho e a Universidade de Aveiro.
Para a Universidade do Minho a minha média é 176,8 e para a de Aveiro é de 177,5 que poderá se alterar devido à reapreciação do exame de matemática que me acrescentará entre 5 a 7 pontos.
Penso conseguir entrar em ambas mas tenho dúvidas em relação a qual será a melhor na opinião de quem frequentou/está a frequentar ambas universidades e se for possível alguém referir diferenças entre ambas.
Agradeço antecipadamente todas as respostas.
 
Olá a todos. Acabei o 1.º ano de Engenharia Informática na ESTG de Leiria e tenho de escolher um ramo para o próximo ano. Tenho dois à disposição: Sistemas ou Tecnologias de Informação.
Sabem qual deles está a ter mais saída neste momento ou é mais fácil entrar no mercado de trabalho?
Obrigado.
 
Back
Topo