1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Engenheiro Informatico

Discussão em 'Programação' iniciada por TrustZ, 10 de Janeiro de 2018. (Respostas: 96; Visualizações: 3530)

  1. Que programa me recomenda para fazer essas "brincadeiras"?
     
  2. rastiff

    rastiff Power Member

    o notepad :winknu:
    Estou a brincar, embora ao longo dos anos já tenha feito muita coisa mais ligada a web em editores de texto.

    Há muita discussão e variadas opiniões sobre quais as melhores linguagens para aprender a programar. Na faculdade poderás ter de início aprendizagem de algoritmia antes de passar à programação propriamente dita, programação essa que poderá ser em Java, C++, Scheme, etc. depende um bocado da instituição.
    Em termos de linguagens eu tive programação no secundário e comecei por Pascal, depois passamos para C e depois acho que foi VB.net, já não me lembro. Na faculdade comecei com C++ salvo erro.

    Na minha opinião, antes de começares a programar na prática deves procurar perceber alguns conceitos mais básicos/teóricos. Nada de muito aprofundado mas são coisas que te vão ajudar a conhecer e distinguir, por exemplo, uma linguagem de programação de um IDE (Integrated Development Environment - o tal "programa" a que te referes).
    Lê sobre o que é um IDE, diferenças entre linguagens de programação orientadas e não orientadas a objectos e outros conceitos mais básicos de programação. Lê também sobre o que é a sintaxe de uma linguagem de programação (resumidamente cada linguagem escreve-se de uma maneira e essa forma de a escrever é a sua sintaxe).

    Depois, em segundo lugar, deves aprender a fazer algoritmos em português/inglês estruturado.
    Um algoritmo é basicamente toda a lógica do teu programa: o que é que faz, quando é que faz, como é que faz, etc. E ele ser em PT/EN estruturado é não ser feito em nenhuma linguagem específica, ou seja, não tens que conhecer a sintaxe de nenhuma linguagem.
    Algo como isto:

    Isto pede dois números ao utilizador e imprime a sua soma para o ecran. Mas não está feito em nenhuma linguagem de programação, é apenas o algoritmo feito em "texto". A partir do momento em que souberes estabelecer um algoritmo, transcrevê-lo para uma linguagem de programação é quase só uma questão de saberes a sintaxe dessa linguagem.

    E depois podes tentar começar assim nuns sites tipo CodeAcademy ou Coursera em que tens exemplos e tutoriais e desafios para começar a programar em algumas linguagens :)


    Isto tudo pode parecer muita coisa para assimilar. A tua vantagem é teres tempo para criar algumas bases que, não sendo obrigatórias, te irão ajudar.

    Cumps

    P.S.: pelo caminho até podes perceber que não gostas de programar. Com a massificação da tecnologia vejo muita gente que sabe mexer num computador e que, como o mercado de trabalho em IT se vai safando, acha que o seu futuro é por ali. Depois chegam ao curso e não gostam daquilo porque é muito diferente de saber trabalhar com word/excel ou saber formatar um PC e instalar o windows...
     
  3. rjSampaio

    rjSampaio Power Member

    esqueceste do ++

    @TrustZ se quiseres ir aprendendo brincado, joga isto "SHENZHEN I O"
    assembly e eficiência de código é uma base que todos os programadores deviam saber.
     
  4. rastiff

    rastiff Power Member

    True! :D
    Em minha defesa, na altura do Win98 ainda não havia Notepad++. Eu acho que entretanto ele apareceu mas mesmo assim só comecei a usar para o final do XP.
     
  5. O jogo ainda é um pouco caro, compensa o que vou gastar?
     
  6. rjSampaio

    rjSampaio Power Member

    é um jogo de programação, não é para todos, mas para quem quer aprender penso que sim.

    esta a 15€ na steam não diria que é caro mas podes comprar a key por 6.69€ portanto diria que sim.
     
  7. Vou ver se compro ainda hoje, n vou começar a jogar hoje porque primeiro quero aprender o basico
     
  8. Como sou iniciante é melhor usar um compilador ao inicio?
     
  9. Estive a dar uma vista de olhos sobre isso, IDE foi o unico conceito que percebi (acho eu) ele é basicamente um programa que contem algumas ferramentas que ajudam o programador a montar o seu codigo e tambem testam algumas coisas para ver se esta em ordem certo?
     
  10. Bem, estou a tentar criar uma especie de uma agenda com contactos, o Jade é bom para iniciantes?
     
  11. rastiff

    rastiff Power Member

    De forma muito geral, sim é isso :) Pegando em exemplos práticos: imagina que queres programar em Java. Podes, entre outros, usar o NetBeans para o fazer. O NetBeans é um IDE. E como disseste e bem o objectivo é facilitar e acima de tudo ajudar a organizar o desenvolvimento do teu projecto. Depois permite-te compilar o teu projecto (indicando-te erros de sintaxe que possas ter no código) e executá-lo.

    Jade não conhecia. Fui ver e parece-me ser uma linguagem, relativamente pouco usada porque é proprietária e quem a detêm cobra alguns tipos de licenças, ligada a bases de dados.

    Experimenta começar por Java. E não comeces já com aplicações gráficas. Começa primeiro por aplicações que fazem coisas na consola (tipo linha de comandos). Podes, para qualquer linguagem, procurar na net pela aplicação Hello World para essa linguagem.
    Pegando nos dois exemplos que te dei (Java + NetBeans) tens aqui o link para o Hello World: link.
     
  12. Estive a ver num site e era isso que estavam a pedir, vou tentar antes com Netbeans, pode me eplicar de uma maneira mais simples o que é programação orientada a objeto?
     
  13. Power-Hungry

    Power-Hungry Power Member

    Aconselho-te a começar por python que é relativamente simples para iniciar. Se quiseres posso-te arranjar alguns materiais para começares desde exercícios a teoria. Se procurares na Internet encontras vários PDFs/livros gratuitos muito bons sobre programação.
     
  14. Fcplover

    Fcplover Power Member

    Desculpa lá esar a escrever por aqui,é que no PV teria que esperar ate amanha e é um pouco chato assim.
    Disseste que deveria escolher a FEUP mas que se não tivesse nota escolher o ISEP,mas a nota de quê?Dos exames de ingresso Mat e FQ?
     
  15. wowmiguelfcp

    wowmiguelfcp Power Member

    Nota ingresso. É a média do secundário mais os exames de admissão.
     
  16. Fcplover

    Fcplover Power Member

    Então isso quer dizer que o ISEP é para os mais "fracos"?
     
  17. wowmiguelfcp

    wowmiguelfcp Power Member

    Não. Significa que a média de entrada é mais baixa pois tratasse de um politécnico e não faculdade. A FEUP prepara te melhor para o mercado de trabalho e aprendes mais coisas, o ISEP como é um politécnico dedica se mais à componente prática apenas.
     
  18. Fcplover

    Fcplover Power Member

    Mas tanto num como no outro sai se de lá engenheiro.
     
  19. wowmiguelfcp

    wowmiguelfcp Power Member

    Não propriamente. Na FEUP sais como mestre de engenharia (pois é mestrado integrado) e o curso é reconhecido pela ordem dos engenheiros. No ISEP sais como licenciado em engenharia (podes tirar mestrado se quiseres na mesma) e para ingressares na ordem dos engenheiros não é directo, penso eu que eles terão de analisar o curso e poderás ter que fazer uma prova ou algo do género.

    Mas isso vale o que vale. O que interessa é o que vais desempenhar no final do curso e o teu empenho nele. A faculdade onde tiraste o curso pode interessar mas é apenas uma parte pequena.

    Na minha experiência na FEUP, posso dizer que aprendi imenso e de diversas áreas, o que me abriu e abre muitas portas. Não sais de lá só a saber fazer uma coisa.

    Se queres saber mais, o melhor a fazeres é vê o plano do curso na FEUP e no ISEP e depois compara e vês o que aprendes num lado e no outro.
     
  20. Fcplover

    Fcplover Power Member

    Mas o curso é bom de se fazer?
     

Partilhar esta Página