Engenheiro Informatico

E verdade sim senhor.
Mas num politecnico o programa de matematica é muito extenso?
Num Politécnico ou numa Universidade o plano curricular de base deve ser muito semelhante. Com o tratado de Bologna as licenciaturas foram uniformizadas, quer na duração quer no programa. E no caso das Eng. existe um número mínimo de ECTs para que o curso possa ser de Eng.
 
Num Politécnico ou numa Universidade o plano curricular de base deve ser muito semelhante. Com o tratado de Bologna as licenciaturas foram uniformizadas, quer na duração quer no programa. E no caso das Eng. existe um número mínimo de ECTs para que o curso possa ser de Eng.
???
Não percebi a terceira frase.
 
Os ECTs são o número de créditos (o que vale uma cadeira). Numa licenciantura o mínimo são 180 ECTs.
Para ser Engenharia as cadeiras de Matemática de um curso têm que ter um valor mínimo de ECTs.
 
@Fcplover :
http://www.ipportalegre.pt/static/sites/guia/sobre_ects.htm

Mas basicamente, ECTS são a unidade de medida dos créditos das cadeiras que fazes na faculdade. P.e. uma matemática numa fac. pode valer 6 noutra apenas 4. Depende de - entre outras coisas - o número de horas por semestre.

Uma licenciatura precisa de ter pelo menos 180 ECTS. No caso das Eng. para serem consideradas licenciaturas em Eng. parte delas são obrigatoriamente de matemática e física (não sei qual o número).

(quando postei, o @ipa já o tinha feito)
 
@Fcplover :
http://www.ipportalegre.pt/static/sites/guia/sobre_ects.htm

Mas basicamente, ECTS são a unidade de medida dos créditos das cadeiras que fazes na faculdade. P.e. uma matemática numa fac. pode valer 6 noutra apenas 4. Depende de - entre outras coisas - o número de horas por semestre.

Uma licenciatura precisa de ter pelo menos 180 ECTS. No caso das Eng. para serem consideradas licenciaturas em Eng. parte delas são obrigatoriamente de matemática e física (não sei qual o número).

(quando postei, o @ipa já o tinha feito)
Obrigado agora já fiquei com uma noção do que são ECTS.
 
@Fcplover :
http://www.ipportalegre.pt/static/sites/guia/sobre_ects.htm

Mas basicamente, ECTS são a unidade de medida dos créditos das cadeiras que fazes na faculdade. P.e. uma matemática numa fac. pode valer 6 noutra apenas 4. Depende de - entre outras coisas - o número de horas por semestre.

Uma licenciatura precisa de ter pelo menos 180 ECTS. No caso das Eng. para serem consideradas licenciaturas em Eng. parte delas são obrigatoriamente de matemática e física (não sei qual o número).

(quando postei, o @ipa já o tinha feito)
 
@cconst não respondeste bem a minha questão,depois de entrar se tiver nota positiva ás outras disciplinas e a matemática não consigo acabar a licenciatura?

Condições mínimas para se concluir uma licenciatura (será a ultima dúvida relativamente a este tema, pois esta info toda está no site das várias faculdades):
  • obter 180 ECTS
  • obter aprovação às cadeiras obrigatórias do curso em questão
Se as matemáticas forem obrigatórias (nas eng. são), caso não tenhas aprovação, não terminas. MAIS: existem regras de progressão entre semestres. A precedencia é uma delas (só te podes inscrever a Mat2 se tiveres aprovação a Mat1, por ex.)

Compreendo que perguntar é muito mais fácil que pesquisar. Mas hoje em dia está tudo na internet. TUDO. Estas questões encontram-se facilmente nas páginas dos vários departamentos das várias universidades.

Boa sorte no teu percurso.
 
De forma muito geral, sim é isso :) Pegando em exemplos práticos: imagina que queres programar em Java. Podes, entre outros, usar o NetBeans para o fazer. O NetBeans é um IDE. E como disseste e bem o objectivo é facilitar e acima de tudo ajudar a organizar o desenvolvimento do teu projecto. Depois permite-te compilar o teu projecto (indicando-te erros de sintaxe que possas ter no código) e executá-lo.



Jade não conhecia. Fui ver e parece-me ser uma linguagem, relativamente pouco usada porque é proprietária e quem a detêm cobra alguns tipos de licenças, ligada a bases de dados.

Experimenta começar por Java. E não comeces já com aplicações gráficas. Começa primeiro por aplicações que fazem coisas na consola (tipo linha de comandos). Podes, para qualquer linguagem, procurar na net pela aplicação Hello World para essa linguagem.
Pegando nos dois exemplos que te dei (Java + NetBeans) tens aqui o link para o Hello World: link.
Boas outra vez,
Vou ter que me esforçar bastante sem dúvida.
Aonde vou tirar o curso ainda não sei mas estou indecisso entre a universidade lusiada de famalicão e o IPCA.
 
Condições mínimas para se concluir uma licenciatura (será a ultima dúvida relativamente a este tema, pois esta info toda está no site das várias faculdades):
  • obter 180 ECTS
  • obter aprovação às cadeiras obrigatórias do curso em questão
Se as matemáticas forem obrigatórias (nas eng. são), caso não tenhas aprovação, não terminas. MAIS: existem regras de progressão entre semestres. A precedencia é uma delas (só te podes inscrever a Mat2 se tiveres aprovação a Mat1, por ex.)

Compreendo que perguntar é muito mais fácil que pesquisar. Mas hoje em dia está tudo na internet. TUDO. Estas questões encontram-se facilmente nas páginas dos vários departamentos das várias universidades.

Boa sorte no teu percurso.

A precedência existe mas geralmente não te impedem disso, eu sou prova disso.
Existe Licenciatura em Engenharia Informática sem fisica, e com menos carga a Matemática, e são cursos acreditados na ordem ;)
 
Não precisas preocupar-te com os ECTS pois os cursos estão feitos para que quando termines a licenciatura tenhas 180ECTS. Mesmo aquelas em que no ultimo ano possas escolher as disciplinas que queres. Só vais pode escolher um determinado numero e todas elas, em geral vão ter os mesmos ECTS. Pode haver uma situação ou outra pontual em que a escolha de determinadas disciplinas poderá ultrapassar 180ECTS mas por uma margem muito pequena.
 
Estou em Eng. Sistemas Informáticos no IPCA, QQ dúvida posso ajudar
Boas,
Ainda bem que escreves pois acho que vai ser mesmo lá que vou tirar a licenciatura.
Andas em barcelos ou Braga?
Como já deves ter lido anteriormente,a minha maior dificuldade é namatemática que não sou mesmo nada bom,não me sabes dizer se em eng eletro e de computadores o programa de mat é extenso?
 
Back
Topo