1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

engenhoca

Discussão em 'Electrónica' iniciada por Nody, 8 de Janeiro de 2008. (Respostas: 14; Visualizações: 1687)

  1. Nody

    Nody Power Member

    pessoal tenho uma proposta do meu stor de redes para fazermos uma engenhoca qlq na area da electronica, à pessoal a fazer emissao/receptor de infravermelhos para substituir cabos na sala para net, pessoal a fazer mini-radios, outros comunicação entre PC/Impressora através de IV eu tou sem ideias :lol:... alguma sugestao?

    PS: a escola paga o material!

    cumps e por mta estupida q seja a vossa ideia...xutem prakí
     
    Última edição: 8 de Janeiro de 2008
  2. Yumon

    Yumon Power Member

    Apenas um pequeno aviso!!
    A transmissão por IV é lenta principalmente se a grandes distancias, para alem disso falha muito. Quanto à colocação em prática também não é nada fácil, pois é necessário conhecimento na área da electrónica digital.... e alguma programação...
    :007::007::007:
     
  3. Nody

    Nody Power Member

    o meu curso é de gestão e programação de sistemas informáticos, e o professor que nos leciona a disciplina de Redes é também de electrónica. A transmissão por IV vai ser feita apenas dentro duma sala, espaço inferior a 15 metros quadrados.
     
  4. lothar_m

    lothar_m Power Member

    ve la se isto te interessa:

    link
     
  5. Nody

    Nody Power Member

    isso era excelente o stor até se trocava...mas não temos propriamente um wiimote pa usar. e duvido q a escola gaste dinheiro nisso...qdo disse que a escola pagava falava + em circuitos, leds, díodos, resistências & stuff
     
  6. Nody

    Nody Power Member

    anything else?

    cumps
     
  7. Nody

    Nody Power Member

    va la pessoal ideias parvas são bem vindas!!! :D

    cumps
     
  8. Mortymore

    Mortymore Power Member

    Bom... se pode ser assim uma ideia parva...

    Imagina...
    Um utilizador da sala de aula, trás no bolso do casaco um emissor de rádio frequência que emite um código único, e um receptor ligado a um PC é capaz de reconhecer esse código quando o emissor se encontra próximo e permite o acesso ao PC. Na ausência de um sinal transmissor com código correcto, o PC não deixa fazer login.

    Isto envolve electrónica para fazer o emissor e receptor, cuja complexidade pode variar muito dependendo da forma como for implementado, e envolve pelo menos programação do lado do PC para que o sinal recolhido pelo receptor, ligado a uma qualquer porta tipo série ou paralela (USB seria talvez demasiado complicado para o projecto), possa ser interpretado e vá actuar no sentido de fazer o logon, ou permiti-lo, ou desbloquear o ambiente de trabalho.
    Digo que envolve pelo menos programação do lado do PC, pois seria possível construir o receptor e/ou o emissor com base em microcontroladores e aí teria que haver programação também para os componentes electrónicos a construir. Mas seria possível construir o emissor com base num oscilador 555 por exemplo, e um receptor que apenas se limitasse a reconhecer como válida a frequência de transmissão gerada pelo 555 do emissor, sem que assim se envolvessem códigos complicados no processo, como por exemplo ser emitido um grupo único de 8 bits que seria a chave, e que o receptor teria que reconhecer.

    Em que medida é que isto se insere num projecto de redes?
    Bom, podemos pensar que o utilizador que trás o emissor no bolso é o administrador da rede, e que essa é a forma única de conseguir aceder á conta de administração, e assim garantir segurança extra no acesso.

    É complicado? É parvo? Inútil?
    Talvez seja tudo isso, mas tu é que pediste ideias "maradas". :002:

    Bom trabalho. :001:

    Abraço
     
    Última edição: 9 de Janeiro de 2008
  9. g_card

    g_card Power Member

    isso ja se utiliza em alguns carros! Boa ideia!

    Cumps
     
  10. Mortymore

    Mortymore Power Member

    E se na Idade Média já tivessem conhecimentos de electrónica também podia ter feito cintos de castidade com fechadura electrónica. :lol:

    Era lixado é se o marido cavaleiro levasse durante a batalha uma machadada no cartão digital. :lol:

    Abraço
     
  11. Há uns anos atrás, participei num concurso legal e oficial para uma intrusão num sistema informático e efectuar um 'deface' na pagina de um 'webserver'. Só alguns conseguiram entrar e chegar ao servidor mas ninguém conseguia efectuar o 'deface'. O macaco do admin fez uso de um 'embedded web server' que apenas e só permitia efectuar escrita no servidor com a activação de um impulso de +5v na e2prom.
    Ficas aqui com uma pista para um sistema similar a esse, mexe com as redes e com electronica.

    Boa sorte
     
  12. Nody

    Nody Power Member

    desde já obrigado por todas as ideias aqui ditas principalmente a do lothar que achei espectacular e tou a pensar faze-lo para uso pessoal! mas devido "a pedido de varias familias" o stor optou por fazermos todos um unico trabalho, amplificadores de wireless com antenas de yagi e comunicação IV entre periféricos :(
     
  13. sextafeira

    sextafeira Power Member

    boas o curso de getao de rede de informatica, tem disciplana RC (redes de comunicacao) isso nem chegas a dar um cheirinho a electronica : )

    bom trabalho

    cumpz
     
  14. Nody

    Nody Power Member

    lol tas-me a xamar mentiroso entao?!
     
  15. orgasmics

    orgasmics Power Member

    a ideia anterior era boa e facil de implementar se fizesses por exemplo..
    os terminais do botão "power" do PC.. antes de ligar ah board.. passam pelo dito circuito de reconhecimento, caso o circuito nao esteja activo, mesmo k carregues no botão power, o PC nao liga, se o circuito tiver reconhecido o indivíduo, permite ligar o PC..
    muito simples de implementar..
    cumps
     

Partilhar esta Página