1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

ENIGMA INFORMATICO!! Kem resolve?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Brave, 9 de Março de 2004. (Respostas: 15; Visualizações: 1103)

1. Brave

Brave Power Member

Pois é pessoal !! Apanho com cada uma que nem vos digo !!

Entao é assim:

Há alguns dias atrás, estava no meu computador por volta das 17:00..18:00 horas e o meu sobrinho desliga-me a UPS sem querer ... ou seja...foi o PC todo desligado de repente. Eu na boa...ok...siga lá ligar o PC... carrego no botao, ele começa a trabalhar, mas nao mostra imagem no monitor. Eu intrigado...volto a desligar o PC, ligo uma data de vezes, reset á bios, tirei os IDE's todos...os discos SATA, Gráfica, Placa de som...desliguei tudo...puz outra gráfica, memórias...testei TUDO e mais alguma coisa...até testei ligar o PC directo á corrente sem estar na UPS!! Resumindo...sempre a mesma coisa...o computador liga...nao faz apito nenhum, e nao aparece imagem...nem o oiço a ir para o windows...simplesmente só liga e fica ali genero vegetal. Até saquei o CPU fora...liguei o PC a ver se ele fazia algum apito...e nada tmb !! Tava muito phodido com aquela cena...caguei naquilo e fui ver o Trial Indoor ao Pavilhao Atlantico.

Com isto..cheguei a casa eram umas 3 da manha...cheio de sono...antes de me deitar...vou ao PC (tava o cpu de fora e tudo), e ponho o CPU ...e ...ligo o PC...e...por obra e graça de nao sei kem...aparece imagem...tudo a funcionar ás mil maravilhas!! Até hoje nao percebi o que aconteceu!!

Até k hoje voltou acontecer outra coisa esquisita...

Hoje fui ao PC da minha oficina...saquei o disco de 10gb k lá está e levei para o meu PC para passar as cenas k lá estavam. Eu desligo o comp, ligo o disco, ligo o comp..tudo bem...passo as cenas todas, desligo o PC, desligo o disco...ligo o PC...ligo o PC...ligo o PC....FDXXXX......aconteceu a mesma coisa!!...liga tudo...e nao aparece imagem!! Tive de volta daquilo tudo outra vez...a sacar tudo para fora e nada !! nao tenho a minima ideia do ke seja novamente !!! E o mais intrigante de tudo...é ke agarrei no disco de 10gb da oficina...levei-o para lá...liguei-o...liguei o PC...e NAO DETECTA O DISCO!!...experimente cabos, reset é bios, controlador primário e secundário, slave , master, cable select...TUDO !! ...e nada !! nao detecta o disco!! Todo phodido com isto...agarrei no disco ...e fui liga-lo ao PC do meu irmao......liguei o PC com o disco...e tau....detecta...tudo a workar perfeitamente. Desligo tudo...volto a ligar o disco no computador da Oficina...e tau !! já está a trabalhar tudo ....e é onde estou a escrever isto neste momento !!

Agora é assim....ALGUEM K ME EXPLIQUE ESTA PORRA KE EU QUANTO MAIS SEI DE COMPUTADORES MENOS PERCEBO ISTO !!!

E gostava de ter o meu PC de volta a trabalhar !!

Alguem com dicas ?!?

2. Elrond

Elrond To fold or to FOLD?

Grafica mal posta(ele devia apitar no post na mesma...)

Bios marada(de certeza q n voltava a ligar)

logo, excluindo estas primeiras hipoteses, e como dizes q ele nem apita no post, penso que seja qq coisa na board q esta "presa por arames", e que volta e meia funciona volta e meia n funciona...

Tu dizes q ele ja fez o mesmo, e ate dizes q sem cpu ele tb n apita...isso é caracteristico de boards mortas ou entao com a bios currompida...

Se por outro lado dizes q ele voltou a funcionar do nada, entao é pq da bios n é de certeza, deve ser qq coisa electronica, uma pista danificada, um condensador marado, qq assim...IMHO.

Quanto ao n detectar o disco..se na bios n o detecta, ou é do disco, ou é do cabo...
    Se do disco n é pois funciona noutro pc, é do cabo..
    No meu P3 tb desapareciam drives opticas e discos de vez em quando, era voltar a ligar o cabo e ja apareciam, as vezes para desaparecer quando eu fechava a caixa..
    Resultado? cabo novo e nca mais aconteceu..

Espero ter ajudado..

[]z

3. Andr0m3da

Andr0m3da Power Member

ha aí uns pormenores q n batem certo com certos problemas comuns. mas...

lembras-te do truque antigo de tirares o cabo de alimentação, esperares uma beca e ligares novamente?

tenho um pc q volta e meia precisa desse toque de carinho, e provavelmente isto tb te safa, com o pormenor de q n montas e desmontas tudo again.

4. Burns

Burns Power Member

Isso parece obra do Demo:004:
    Muito estranho mesmo, se calhar devias ir a bruxa. :)

Falndo serio agora.
    É bem provavel k seja como o Elrond disse alguma cena eletronica.
    Ou então da fonte fio partido ou a fazer mau contacto.
    Já experimentaste outra fonte?

Eu no me pc tinha uma fonte marada tinha um fio k não tava bom.
    Por vezes tava no windows e o pc blokeava do nada, fazia reset ia a bios e na tava la o disco mesmo com o pc ligado era so abrir a caixa mexer no fio da fonte k ia ao disco e puff la tava o disco a bombar outra vez, e era so com akele fio porke depois trokei com o do cdrom e de vez em quando era o cdrom k fazia isso, pelo menos ja na blokeava no windows.

Pode ser este o teu caso um fio marado.

5. Mr.Mike

Mr.Mike I fold therefore I AM

Tudo indica que tenha sido danificado um ficheiro de sistema do windows. Isso já me aconteceu uma vez e por acaso danificou-se-me tudo o que dizia respeito a drivers gráficos. O melhor é mesmo fazeres um backup e formatares. É chato mas quase de certeza que te põe tudo fino!:)

6. kazuza

kazuza Power Member

Isso não tem nada a ver com software, pois a máquina nem chega a fazer POST...

Faz o seguinte:

Reseatting da gráfica (se AGP)
    Reseatting da RAM

Troca de Fonte ...

7. Baía

Baía Power Member

Acho que precisas de uma fonte nova...

8. Brave

Brave Power Member

Bem..depois de 7 horas de volta disto...e nada...pedi a um colega meu para trazer o computador dele até aqui a minha casa...e só fiz aquilo que eu desconfiava ser....agarrei no cpu dele...puz no meu...liguei....ARRANCOU !!! ....desliguei...tirei o dele...puz o meu...e prontos.....tá a bombar!!

Agora...alguem me explique a razao desta cena !!

9. cusca

cusca Power Member

Fonte

Já me aconteceu semelhante. Ora arrancava ora não reconhecia , ora eu mexia nos contactos e estava normal ( pistas falsas --era só o acaso ).
    Conclusão : após 8 dias de tormento comprei uma fonte nova e já lá vão 3 meses sem falhas !!!

10. kanguru

kanguru [email protected] Member

sim xeira a fonte. O meu tb nao arranca por vezes. Quando ta mt tempo ligado ou assim dps kuando faço reset na ker ligar... mas o ke kostumo fazer é desligar o cabo da corrente e karregar no botão "on" para ligar o pc, ele liga por decimas de segundo (descarrega energia que deve tar nos condensadores da onte) e dps ja liga sem problemas. Isto pelo menos kmg resulta sempre. Senao ja tinha ido uma fonte nova.

11. Brave

Brave Power Member

Voces nao perceberam...o Computador LIGA !!! Só ke nao aparece imagem !!! Nem faz BIP nenhum !!

Mas prontos..agora já tá bom !!!

12. kanguru

percebi. O meu tb fazia isso... da proxima quando acontecer de novo tenta "liga-lo" com o cabo desligado. Pode ser esse o prob.

No meu caso ele liga... le as drives de cd e na passa dali... sem imagem. Parece que falta potência ou algo do genero.

13. Fredy

Fredy Power Member

A fonte de alimentação é uma causa muito provável, por algum motivo nao da alimentação necessária ao comp, verificas que acontece algo do genero se pegares numa fonte muito inferior e trocares :)

Quanto a alguma cena de electronica eh bastante provavel, principalmente se andas smp a tirar/pôr, verifica se a board tah em contacto com algo mais, se os parafusos têm a borraxinha de protecção... condensadores partidos/des-soldados...

Andr0m3da:
    Isso de tirar o cabo de alimentação e esperar 1 coto, tem explicação lógica :P deve-se à a uma maravilha qualquer com electrecidade estática, a fonte de alimentação activa 1 dispositivo de segurança e nao arranca, nao necessitarias de esperar 1 coto, se tirares o cabo, e carregares no power sem largar durante alguns segundos, voltas a ligar, et voila :D

14. kanguru

electricidade estática sucka! ja um cabo de rede deixou de funcionar de repente... dps cortei as pontas voltei a ligar os fios à manápula e pronto começou a funcionar...

15. [BoB]Marley

[BoB]Marley To fold or to FOLD?

Axo a informática é como o amor...

por vezes tem razões ke a própria razão desconhece.. :-D :-D :-D

Agora a sério... pode ser a fonte ke por vezes pode n ter potencia suficiente para arrancar com o computador, ou seja, experimenta outra (ke já foi dito aki); ou entao pode ser o processador ke esteja com algum mau contacto, pk se experimentares a tirar o processador o computador liga, mas n dá sinal nenhum mesmo ke tires algum componente ke fizesse o computador apitar...

16. Brave

Brave Power Member

Acho pouco provavel ser da fonte....a fonte é nova...e é uma Be-Quiet 400w 1.3 ...o MBM5 mostra voltagens muito estáveis e mto boas. Pode ser..mas acho pouco provavel.

Agarrei num CPU de um colega meu...puz no meu..liguei...e pronto...arrancou...desliguei...voltei a por o meu CPU...e agora tá tudo OK.... coisas esquisitas....alguem vá perceber isto !!

Partilhar esta Página