Early Access Enshrouded

Depende do que achaste do Valheim.

Estou a gostar do jogo mas já me apercebi que (por enquanto) é muito parado/estático, o que para um survival game é bastante estranho. Não há perigo de se morrer à fome/frio, sendo a comida/poções e equipamento um complemento às habilidades e características base.

Para jogar a solo só funciona se a)gostares muito de andar a explorar ou b)focares-te nas construções.
A segunda depende da primeira para materiais/receitas mas ambas têm um limite que pode ser rapidamente (q.b.)atingido.
Terás que explorar para descobrir receitas/apanhar material e as construções são praticamente estéticas, não parecendo haver diferença entre construir em madeira ou pedra nem havendo durabilidade nos materiais.

Outra coisa estranha é não haver - para além de dar asas à criatividade - grande incentivo em construir fortalezas, palácios, etc., já que as mesmas não são postas à prova porque os inimigos não as atacam.

Não sei se é intencional ou se está prevista a introdução de raids esporádicos (como no Valheim) mais à frente mas por enquanto - e convém relembrar de que está em early access - tanto faz construires uma palhota ou um castelo.

Dito isto, as ferramentas de construção são boas e não tão limitativas quanto outros jogos, sendo até possível a construção de casas/fortalezas flutuantes. Mais uma vez, será igual ao litro, não servem qualquer propósito para além de servir de depósito de materiais e local para crafting com as diferentes bancadas/artesãos.

O jogo é divertido e por enquanto estou a gostar da exploração e das mecânicas com bosses, puzzles etc. à mistura mas cheira-me que vai ser preciso que introduzam qualquer coisa "extra" para garantir que o jogo mantenha o interesse. Não há oceanos a explorar e uma vez descoberto o mapa a coisa fica vista. Começando outro jogo será novamente o mesmo mapa, tal e qual.

25€ (em promoção steam) é capaz de ser impeditivo para que muita gente arrisque. Se vale a pena? Sim, sobretudo porque tem bastante potencial. Há bastante para fazer por enquanto e com amigos a experiência (que é positiva) melhora bastante.

Está melhor que o Valheim em alguns aspectos e deficitário noutros. Se conseguir colmatar as falhas até à versão final então teremos aqui um jogaço.
 
Obrigado! Eu gostei imenso do Valheim, mesmo com poucos biomas ainda dediquei umas 120h ao jogo e consegui terminar o conteúdo depois disso não cheguei a voltar (apesar de ter sido introduzido mais conteúdo). Vou esperar que o jogo fique concluído para regressar.

Quanto ao Enshrouded, com base no teu feedback acho que vou aguardar uns meses. Só se fosse algo excepcional (e pelos trailers parece que é:)) é que comprava. Tenho que resistir à tentação de comprar coisas novas quando tenho um backlog enorme.

Mas vou-me manter atento. Obrigado novamente!
 
Última edição:
Back
Topo