1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Entrada no Mundo Mac: Que Mac compro?

Discussão em 'Aquisições Apple' iniciada por Leite28, 20 de Abril de 2011. (Respostas: 321; Visualizações: 68352)

1. Leite28

Leite28 Power Member

Em primeiro lugar, os meus parabéns por teres decidido tomar esta decisão. Quase toda a gente passa por isto, pela incerteza de que Mac comprar, por isso decidi pegar numa publicação mais antiga aqui do fórum e adapta-la aos Macs de hoje em dia.

Se pensam que é difícil, enganam-se. A Apple normalmente não gosta de complicar, e respondendo a 2 ou 3 perguntas é fácil terem uma ideia do caminho ideal. Então, comecemos

Preciso de um computador portátil (quando digo portátil é computador com monitor e bateria, além de dimensões transportáveis) ?

Se a resposta é sim, têm à vossas disposição o MacBook ou para o MacBook Pro ou MacBook Air .
    Se a resposta é não, têm o Mac Mini, para o iMac, ou até mesmo o ‘monstro’ de até 12 núcleos cuspidor de fogo, também conhecido como o Mac Pro.

Okey, quero um portátil. Mas qual deles?

Depende do fim do mesmo. A Apple divide os portáteis em 3 gamas distintas.
    Temos o MacBook, o Macbook Pro e o MacBook Air. O MacBook e o MacBook Air de 11 polegadas são os modelos mais acessíveis.

Num breve resumo:
    • Pouco dinheiro > MacBook (ou o MacBook Air, mas este é muito mais limitado que o MacBook)
    • Mobilidade extrema > MacBook Air
    • Jogar em condições > MacBook Pro (de preferência modelo de 15’’ ou 17’’ devido às gráficas dedicadas)
    • Editar uns textos, navegar na net, tratar umas imagem’zitas, entre outras coisas simples > MacBook ou Macbook Air (se poderem dar mais 200€ pelo MacBook Pro em vez do MacBook, era o ideal devido ao hardware mais recente)
    • Mexer (a sério) com as Apps Pro/Pesadas (Photoshop, FinalCut, Motion, AutoCAD, etc) > MacBook Pro
    • Web Design, Programação e afins > MacBook ou MacBook Pro (o Air de 13’’ também não está uma má opção, desde que não seja para código muito pesado e que vos interesse a mobilidade)

Não quero um portátil. Que mac escolho ?

Mais uma vez, é fácil. Se for para trabalho (a sério) podem ir para o iMac e se necessitarem de um ‘super computador’, têm sempre o Mac Pro. Se for para lazer ou para trabalho mais leve, têm o iMac e o Mac Mini.

Em jeito de resumo:
    • Se já têm um monitor e teclado/rato e querem-nos manter sem gastar muito dinheiro > Mac Mini
    • Se têm pouco dinheiro > Mac Mini / iMac (21’ low-end)
    • Se querem uma máquina para lazer > Mac Mini / iMac
    • Se querem uma máquina para trabalho > iMac (especialmente o de 27’’ com i5 quad-core com gráfica de 1GB GDDR5)
    • Se querem uma máquina para trabalho bastanteeeeeee "pesado" > Mac Pro
    • Se querem jogar uns jogos como deve de ser > iMac (excepto o 21’’ low-end) / Mac Pro
    • Se querem um mac expansível > Mac Pro

Doeu? Foi assim tããão difícil? Não me parece. ;)
    Qualquer sugestão, critica ou dúvida, disponham. Cumprimentos e boa sorte com o vosso futuro Mac. :007:

Informação especial para Macs destinados ao ensino

Gostaria de avisar a todos os meus colegas estudantes, que nós dispomos de descontos na Apple Store devido a usarmos os nossos produtos para educação (ou não :p).
    Este desconto aplica-se aos estudantes professores e funcionários de universidade que podem obter preços especiais em computadores Mac e software Apple tanto para uso individual, como institucional.
    Para mais informações sobre o assunto: http://www.apple.com/pt/education/how-to-buy/

Agradecimentos:
    · kidloco, visto ter usado o seu post como base (post original disponível em http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=168986 ).
    · Metro, por ter hostado as imagens no servidor da Zwame
    · Dukco e ao J.Rod, pela sugestão para colocar o alerta aos estudantes, assim como correcção da informação original.
    · Hi World!, por se ter disposto e me ter ajudado com a informação relativa ao novo MacBok Air.

Change log
    :
    · 20-04-2011: Post original.
    · 21-04-2011: Acréscimo do aviso aos estudantes.
    · 07-05-2011: Correcção a informação sobre o desconto de estudante e acréscimo da informação respectiva aos novos iMacs.
    · 01-09-2011: Pequena mudança na estrutura do tópico. Acréscimo da informação respectiva aos novos Mac Mini e MacBook Air. Remoção da info respectiva ao MacBook branco - visto este ter sido descontinuado pela Apple.

Última edição: 1 de Setembro de 2011
  2. Leite28

Leite28 Power Member

Convém avisar, que a nova geração de iMacs está quase a chegar, e segundo a MacRumours, já está a começar a faltar stocks nos revendedores. Por isso, caso queiram ir para o iMac, aconselhava esperarem aproximadamente mais um mesinho. ;)

3. Dukco

Dukco Power Member

Acrescentaria apenas informações relativas ao desconto de estudante praticado pela Apple.

Cumps e parabéns pela thread.

4. Leite28

Leite28 Power Member

Obrigado pela sugestão e pelos parabéns também ;). Já acrescentei a informação, porque o meu Mac também foi comprado com esse desconto.
    Cumprimentos.

5. J.Rod

J.Rod Power Member

Apenas um pequeno reparo: a Apple já não faz desconto para quem está no Ensino Básico e Secundário (alunos, professores, etc...), agora só dá para quem está na Universidade. ;)

Parabéns pelo tópico, está mesmo muito bem feito. ;)

6. Leite28

Leite28 Power Member

Estou no 9º ano e no Natal tive direito ao desconto..

7. J.Rod

J.Rod Power Member

Deve ter havido alguma mudança de 2010 para 2011. Também estou no 9º ano e na TB Store disseram-me que só poderiam aplicar o desconto se eu estivesse na Faculdade.

8. scott

scott Power Member

Engraçado porque eu na passada 2ª feira fui à TBStore (Av. 5 Outubro) e perguntei se faziam o desconto de estudante mesmo na loja, e a resposta foi que já não fazem isso há cerca de um mês por ordens da Apple. Descontos para estudantes só na Apple Store (online), não perguntei se a loja Promais em Braga faz o mesmo.

9. J.Rod

J.Rod Power Member

Foi exatamente o que me disseram na TB Store do Colombo.

10. Leite28

Leite28 Power Member

UPDATE: Corrigida a informação sobre o desconto de estudante e acréscimo da informação respectiva aos novos iMacs.:D

11. O Mac Mini lê filmes em 1080p sem problemas?

12. J.Rod

J.Rod Power Member

Com a placa gráfica que tem, não sei, não... No entanto ajuda se tiveres um bom monitor/televisor ligado

13. thendless

thendless Power Member

Dá perfeitamente.

14. Leite28

Leite28 Power Member

O novo acho que sim, visto que até tem a porta HDMI..

15. IceE_90

IceE_90 Power Member

Bem, ando aqui numa indecisão, se compro mac ou nao. Na verdade eu gostava muito de comprar e tenho posses para comprar, a minha questão é qual devo comprar? Eu adoro andar em Photoshop, AI, Dreamweaver, edição de Audio por aí... A escolha que eu faço é o Pro, que me dizem ? É bom, aguenta-se? Ou espero pela nova gama que dizem que vem aí... ?

cumpz

16. broculo

broculo Banido

Chega e sobra para o que fazes.

17. IceE_90

IceE_90 Power Member

Este será boa opção ? É que tem gráfica Intel.. só aí não fica muito a favor, no meu ponto de vista..

18. Leite28

Leite28 Power Member

Gente, NOVIDADES!
    · Os Mac Minis vêm com Core i5 e i7 e Thunderbolt, mas sem drive de DVD. No entanto, têm mais um sítio para outro HD.
    · Os novos MacBook Airs possuem Core i5 e i7 ULV, Thunderbolt e teclado retro-iluminado (outra vez :D).
    · Os MacBook antigos foram (finalmente) descontinuados.

Assim que tiver tempo actualizo-vos este post, qualquer das maneiras, fica aqui o aviso feito ;)

19. Olaa pessoas!
    É assim, eu tenho um Insys do E.Escolas, e uso bastante ele, em especial no photoshop, illustrator, flash, vejo bastantes filmes (e converto), mas não jogo muito. Vou para o 12ºano, curso artes e quero seguir designer e afins.. e claro, que ouvi falar muito bem da MAC fico babada quando vou lá ao site da Apple, e esses são os melhores PCs para essa área.
    Eu estou indecisa entre o macbook pro 13' i7 e o mac 15' i7. A principal diferença deles (na minha opinião) é que o de 15' tem resoluçao 1680x1050 monitor HD (que o meu insys tambem tem!), coisa que o 13' i7 não tem. O Anti-reflexo nao me faz diferença porque estou sempre em casa... A diferença deles é de quase 300€... Será que compensa mesmo comprar o 15' i7 ?
    E para dificultar a minha decisão vi na net, que estao a preparar novos designers para os Macs em 2012? Pretos e mais finos... será que vale a pena esperar? O que muda nos novos macs, é apenas o desginer ou mais alguma coisa?

Agradeço aí a quem me tentar ajudar!

Última edição: 31 de Agosto de 2011
  20. Hi World!

Hi World! Power Member

Boas! :)É assim, depende basicamente do factor transportabilidade que tiveres.. Um maior sempre é pior de se transportar do que um menor.. Apesar que faz diferença de um modelo para outro, não só a nível de ecrã. Se não jogares, eu penso que não haverá problema com o modelo de 13". Ou então, se pretendes transportar muito o portátil, podes sempre considerar o Macbook Air (tem sempre melhor qualidade de ecrã e maior resolução, para além do disco ter uma melhor resposta); no entanto perdes na capacidade de disco.. Aí, tens que considerar mais opções. Se quiseres ver como se comporta um ao correr esse tipo de programas, vê este vídeo que mostra isso.. :) @ http://bit.ly/ren3tM

Partilhar esta Página