Entrada no Mundo Mac: Que Mac compro?

Transportabilidade.. acho que nao terei problemas, até pq ha umas malas bue bem simples so para o PC (tipo essa), e nao me importo de andar com ele atras, embora ache que 15" seja demasiado pesado.. tenho uma amiga com um 13" e transporta-se bue facilmente.
O Macbook air, pelo que sei, nao lê CDs e tem outras desvantagens.. podias dizer-me quais? Em linguagem simples, porque eu nao entendo nada disso de "SuperDrive embutida ou porta Ethernet". E o que queres dizer de perda de capacidade de disco? =/
Ah e outra coisa.. o que é a memoria flash? Nunca ouvi falar nisso :S - Já vi o que é... isso compensa ter num PC, Qual a vantagem mesmo?...

Desculpem tantas perguntas, mas eu gosto de estar informada..
 
Última edição:
O macbook 13' i5 (que é o actual) faz o serviço, eu tenho o photoshop lá instalado, o World Of Warcraft (apenas para perceber se o portatil se comportava bem...)

E se comprares um monitor a resolução é maior, agora não sei quais são os valores da resolução, mas alguém te poderá responder melhor sobre isso.
 
Eu estou indecisa entre o macbook pro 13' i7 e o mac 15' i7. A principal diferença deles (na minha opinião) é que o de 15' tem resoluçao 1680x1050 monitor HD (que o meu insys tambem tem!), coisa que o 13' i7 não tem. O Anti-reflexo nao me faz diferença porque estou sempre em casa... A diferença deles é de quase 300€... Será que compensa mesmo comprar o 15' i7 ?
Boas.

Eu tenho um 15" e se comprasse um macbook pro agora comprava de 13" sem pensar duas vezes. A maior diferença entre eles é que o de 13" só tem uma placa gráfica (uma intel) enquanto que a versão de 15" tem duas, a integrada intel e outra, uma ATi HD 6490 (que pode fazer a diferença quando a fazer encoding de video). No fim do dia o de 15" é um transportável, o de 13" é bem mais maneirinho e isso quando o tens de transportar todos os dias começa a fazer a diferença.

Referente ao modelo de 15", a resolução que referes é opcional e tem um preço associado, o meu tem 1440x900 é o default, a diferença, tal como o anti-gloss é paga:

8mlLO.png


Sem a opção de alta definição sinceramente o modelo de 15" não vale a pena a não ser que só faças edição de video e renders 3D (e prepara-te para o facto de que quando a gráfica melhor é usada o PC irá aquecer bem mais que um de 13").

Já consideraste o macbook air 13"? a resolução dele é melhor que a do macbook pro 13" (tem a resolução do de 15, 1440x900) e a qualidade de imagem também é superior… E é anti-gloss de série (anti-gloss é preferido por muitos "profissionais" porque a fidelidade de cores é supostamente melhor). Assim ganhavas um super transportável. (eu se fosse a trocar o meu macbook pro neste momento até ia para o de 11" durante muito tempo o meu pc de guerra era um ibook de 12" afinal de contas… "Isto" é um trambolho ao lado disso)
E para dificultar a minha decisão vi na net, que estao a preparar novos designers para os Macs em 2012? Pretos e mais finos... será que vale a pena esperar? O que muda nos novos macs, é apenas o desginer ou mais alguma coisa?
Isso é mera conjectura. Não ligues a isso, para 2012 ainda falta muito tempo antes disso anda deves ter a revisão de inverno dos macbook pro, se quiseres espera por essa (só os macbook pro vão ser refrescados, macbook's air só daqui a um ano).

Referente a PC's do ano que vem, no entanto não se envisiona um pulo de performance tão notório como o que se deu do core 2 duo para o core i3/5/7 em que o macbook air deste ano dá cabazadas de meia noite ao meu macbook pro 2.4 GHz. Ou seja um macbook air deste ano dá cabazadas de meia noite ao macbook pro 13" 2.4 GHz do ano passado. E a diferença de preço de um i5 para um i7 geralmente não compensa para a maior parte das aplicações de artes gráficas.

Se a grossura te é relevante opta por um Air.
 
Última edição:
Transportabilidade.. acho que nao terei problemas, até pq ha umas malas bue bem simples so para o PC (tipo essa), e nao me importo de andar com ele atras, embora ache que 15" seja demasiado pesado.. tenho uma amiga com um 13" e transporta-se bue facilmente.
O Macbook air, pelo que sei, nao lê CDs e tem outras desvantagens.. podias dizer-me quais? Em linguagem simples, porque eu nao entendo nada disso de "SuperDrive embutida ou porta Ethernet". E o que queres dizer de perda de capacidade de disco? =/
Ah e outra coisa.. o que é a memoria flash? Nunca ouvi falar nisso :S - Já vi o que é... isso compensa ter num PC, Qual a vantagem mesmo?...

Desculpem tantas perguntas, mas eu gosto de estar informada..

É assim, o Macbook Air não traz drive óptica integrada nem Ethernet.. Se não fizeres muito uso dela e se fores uma pessoa que se liga à Internet via wireless, penso que não sentirás falta desses elementos. Na capacidade do disco, enquanto o Macbook Pro traz um disco de 320GB (no mínimo), no Macbook Air apenas há versões com discos de 64/128/256 GB. Eu tenho a versão de 128GB e não sinto problemas de espaço.. Agora, precisas de ver o que irás meter no disco para ver as tuas necessidades.. As memórias flash, comparadas com as tradicionais, carregam os programas mais rápido, o sistema operativo arranca mais rápido, tens menor tempo entre a hibernação do computador e a execução do sistema operativo, lês/escreves ficheiros em menos tempo.. Enfim, em termos de tempo, discos SSD são os melhores. Apenas perdem em termos de capacidade..

No entanto, eu também estive a decidir e entre um MBP de 13" e um MBA, optei pelo MBA.. Mas também tenho necessidades diferentes. No entanto, para o que pretendes, penso que não ficarás desapontada.. :)
 
É assim, o Macbook Air não traz drive óptica integrada nem Ethernet.
Sim, são essas as duas omissões.

A drive óptica tenho a do meu macbook avariada (não lê a maior parte dos discos nem consegue gravar), vai fazer ele 3 anos, e tenho alguns colegas com macbooks na mesma situação. Além de que raramente a uso, desde que tenho o PC, completamente opcional a partir do momento em que até dá para partilhar drives de outros PC's via WLAN.

E LAN por fio… acho que tentei usei uma ou duas vezes para configurar routers. Mas tenho outros pc's cá por casa que servem para essas tarefas raras.
Na capacidade do disco, enquanto o Macbook Pro traz um disco de 320GB (no mínimo), no Macbook Air apenas há versões com discos de 64/128/256 GB. Eu tenho a versão de 128GB e não sinto problemas de espaço.. Agora, precisas de ver o que irás meter no disco para ver as tuas necessidades.. As memórias flash, comparadas com as tradicionais, carregam os programas mais rápido, o sistema operativo arranca mais rápido, tens menor tempo entre a hibernação do computador e a execução do sistema operativo, lês/escreves ficheiros em menos tempo.. Enfim, em termos de tempo, discos SSD são os melhores. Apenas perdem em termos de capacidade.
Verdade, mas acrescento que com qualquer portátil é muito boa ideia ter um disco externo quer para guardar o que não cabe no interno quer para ter os dados "seguros" no caso de falha da drive.

Menos espaço no armazenamento do computador não me afligem (e trazem a vantagem da velocidade)
No entanto, eu também estive a decidir e entre um MBP de 13" e um MBA, optei pelo MBA.. Mas também tenho necessidades diferentes. No entanto, para o que pretendes, penso que não ficarás desapontada.. :)
Eu neste momento ia para um de macbook de 11".

Só é pena não haver opção 8 GB de RAM.
 
Em relação ao tamanho, depende agora.. Eu reparo muito numa situação em que o pessoal pensa que o ecrã é pequeno demais.. No entanto, a sua resolução desmistifica esse problema. Tenho um de 13" e sinto-me bastante satisfeito, pois permite fazer tudo de forma muito cómoda. Isto sem precisar de ecrãs externos e outros apêndices. A sua qualidade em termos de cores e anti-reflectivo também ajuda à festa. Aliás, há uns tempos tive que fazer umas tarefas num PC com um ecrã de 19", com a mesma resolução que o MBA, e achei-o de uma qualidade muito mais baixa...

Os 8 GB certamente dariam maior tempo de vida... A ver vamos..
 
Sim, os ecrãs dos Air são dos melhores. As cores do Air 13" são tão melhores que as do Pro 13".

Eu tenho 8 GB de RAM neste, e diria que 90% do tempo não fazem falta (conseguia viver com 4 GB, já 2 GB nunca na vida) mas é bom tê-los.
 
GOD, pessoas, muito obrigada por todas essas respostas!
Entao... macbook air acho que está fora de questao pq costumo usar mesmo a entrada de Ethernet, e uso bastante memoria (o meu de 320Gb está quase cheio! so faltam uns 60 Gb...), e tambem tenho o disco externo de 500Gb, mas como dizeram acima, ele para alem de "Backup" tambem serve para por ficheiros que nao cabe no pc (o que é o meu caso, pq só em series e filmes, bom, nem vou comentar xD). E já tive a ver mesmo hoje à tarde dos de 11, 13 e 15" na *****... o de 15" é como o meu, o de 11" considero demasiado pequeno, entao fico pelo de 13" e a resoluçao maior é 1280 x 800 , (vi no site da apple) o que nem é mau...

Depois de ler tudo o que voces disseram, acho que vou ficar mesmo pelo MBP 13" i7, e comprar ele só em 2012, por causa dessa tal coisa de "a revisão de inverno dos macbook pro", e nao custa muito esperar mais uns meses, eu nao posso é esperar para depos de Junho de 2012, porque ele vai ser mesmo essencial é quando eu for para a Universidade. E até lá pode ser que os preços baixem e o meu Insys Game Force aguenta-se bem até lá ;)
Mais uma vez muita obrigada pelas vossas opiniões, afinal ainda há Portugueses que tambem sabem ajudar em condições nos fóruns. :P
 
GOD, pessoas, muito obrigada por todas essas respostas!
Entao... macbook air acho que está fora de questao pq costumo usar mesmo a entrada de Ethernet, e uso bastante memoria (o meu de 320Gb está quase cheio! so faltam uns 60 Gb...), e tambem tenho o disco externo de 500Gb, mas como dizeram acima, ele para alem de "Backup" tambem serve para por ficheiros que nao cabe no pc (o que é o meu caso, pq só em series e filmes, bom, nem vou comentar xD). E já tive a ver mesmo hoje à tarde dos de 11, 13 e 15" na *****... o de 15" é como o meu, o de 11" considero demasiado pequeno, entao fico pelo de 13" e a resoluçao maior é 1280 x 800 , (vi no site da apple) o que nem é mau...

Depois de ler tudo o que voces disseram, acho que vou ficar mesmo pelo MBP 13" i7, e comprar ele só em 2012, por causa dessa tal coisa de "a revisão de inverno dos macbook pro", e nao custa muito esperar mais uns meses, eu nao posso é esperar para depos de Junho de 2012, porque ele vai ser mesmo essencial é quando eu for para a Universidade. E até lá pode ser que os preços baixem e o meu Insys Game Force aguenta-se bem até lá ;)
Mais uma vez muita obrigada pelas vossas opiniões, afinal ainda há Portugueses que tambem sabem ajudar em condições nos fóruns. :P

Se achares que não precisas dele agora, claro.. Comprar, mal ele sai do forno, é sempre bom! :P

Sempre que precisares de alguma dúvida, coloca-a aqui.. E boas experiências para depois de o comprares! ;)
 
Entao... macbook air acho que está fora de questao pq costumo usar mesmo a entrada de Ethernet
Se fôr só por isso...



-> http://store.apple.com/pt/product/MC704ZM/A

Há um adaptador oficial de USB para ligação Ethernet para o Air. (e também há uns não oficiais)
E uso bastante memoria (o meu de 320Gb está quase cheio! so faltam uns 60 Gb...), e tambem tenho o disco externo de 500Gb, mas como dizeram acima, ele para alem de "Backup" tambem serve para por ficheiros que nao cabe no pc (o que é o meu caso, pq só em series e filmes, bom, nem vou comentar xD).
Isso, disco de portátil nunca chega para guardar a tralha toda de anos e anos, mas se fores ver quanto ocupa o sistema e as aplicações normalmente 128 GB chegam para a maior parte dos utilizadores (64 GB é que embora cheguem para o essencial não recomendo para artes gráficas; estão disponiveis para o air de 11"), especialmente se andares com um daqueles discos de 2.5 polegadas na mala do computador (aqueles que não precisam de ligação à corrente/chega-lhes a energia da porta USB)
E já tive a ver mesmo hoje à tarde dos de 11, 13 e 15" na *****... o de 15" é como o meu, o de 11" considero demasiado pequeno, entao fico pelo de 13" e a resoluçao maior é 1280 x 800 , (vi no site da apple) o que nem é mau...
O de 11" tem a resolução do Pro de 13" (e na realidade são 11.6 polegadas, versus as 13.3 polegadas do de 13... a diferença "real" são 1.7 polegadas)

Mas sim, é "encavalitadito" quando falei dele como ideal falava por critério pessoal (só deixei de usar o meu ibook 12 "na rua" porque o disco rigido avariou). E diga-se que a porta para cartões SD do Air de 13" faz muita falta.
Depois de ler tudo o que voces disseram, acho que vou ficar mesmo pelo MBP 13" i7, e comprar ele só em 2012, por causa dessa tal coisa de "a revisão de inverno dos macbook pro", e nao custa muito esperar mais uns meses, eu nao posso é esperar para depos de Junho de 2012, porque ele vai ser mesmo essencial é quando eu for para a Universidade. E até lá pode ser que os preços baixem e o meu Insys Game Force aguenta-se bem até lá ;)
Mais uma vez muita obrigada pelas vossas opiniões, afinal ainda há Portugueses que tambem sabem ajudar em condições nos fóruns. :P
Não garanto que este ano exista revisão de Setembro (mas se houver é capaz de ser essa alteração de design externo que falavas, é que tirando isso só podem mexer um pouco nos processadores, as maquinas estão actualizadas)

Referente aos truques para comprar macs... Sendo tu estudante tens direito ao programa estudante da apple:

-> http://store.apple.com/pt-edu

Que rebate 59 euros no modelo de entrada dos Airs e 73 euros no Macbook Pro 13 mais barato. O dinheiro "poupado" aumenta consoante o valor do portátil, sendo que os valores máximos poupáveis são:

TeHcF.png


(nos modelos mais caros)


Adicionalmente em Setembro costuma haver o programa Back to School que em anos anteriores ofereceu ipod's touch 8 GB mas este ano parece que só vai oferecer 100 euros em aplicações da Store Apple. Mas é dinheiro na mesma. Isto pela Store virtual.


Mais, a ***** não faz desconto estudante (nem oferece dinheiro no ambito da promoção Back to School mas tem o dia no Aderente em Novembro (28 e 29 de Novembro, provavelmente) para sócios com cartão ***** que dá 10% desconto em todos os items. Ou seja se ias gastar 1.199€ no Macbook Pro 13" ele abateria nesses dois dias 119 euros do valor dele (situação identica no site apple com promoção estudante equivaleria a uma diferença de 73 euros)

Já agora, não creio que no caso do Macbook Pro 13", para artes gráficas a diferença de preço do i5 para o i7 valha a pena a não ser que o teu trabalho passe muito por encoding de filmes. Em aplicações normais a diferença de performance mal se nota (e ambos dão cabazadas de meia noite aos topos de gama do ano passado, situação que não se vai repetir tão cedo.

EDIT: Já que se mete a questão deixo benchmarks.

Macbook 13" deste ano: (Core i5/i7)

kngGj.png


Macbook Pro 13" Early 2011 - Core i5 2.3 GHz
Macbook Pro 13" Early 2011 - Core i7 2.7 GHz

Macbook 15" ano passado: (Core i5/i7)

V5oWK.png

Macbook Pro 15" Mid 2010 - Core i5 2.4 GHz
Macbook Pro 15" Mid 2010 - Core i5 2.53 GHz
Macbook Pro 15" Mid 2010 - Core i7 2.66 GHz
Macbook Pro 15" Mid 2010 - Core i7 2.8 GHz

(sim, o Core i5 2.3 deste ano é "basicamente" equivalente ao core i7 2.8 do ano passado, o topo de gama dos modelos de 15")

Macbook 13" ano passado: (Core 2 Duo)

hhFhk.png


Macbook Pro 13" Mid 2010 - Core 2 Duo 2.4 GHz
Macbook Pro 13" Mid 2010 - Core 2 Duo 2.66 GHz

(estes são cilindrados pelos Macbook Air deste ano)

A razão do incremento face aos i5 e i7 do ano passado prende-se pelo FSB ter aumentado de 1066 MHz para 1333 MHz, já face ao Core 2 Duo deve-se ao facto de os Core 2 Duo serem velhos. Note-se que incrementos destes não tornarão a suceder tão cedo, porque os Core i3/i5/i7 ainda são novos/não estão à beira de ser substituidos e porque a velocidade do FSB, razão do incremento face aos i5/i7 do ano passado não será mexida tão cedo... Não era mexida há 3 anos e provavelmente demorará pelo menos umas 2 ou 3 revisões até lhe mexerem de novo.

EDIT2: E já agora se os Air não estiverem completamente fora de contexto/estiveres a pensar nisso:

FCHyW.png


Macbook Air 13" Mid 2011 - Core i5 1.7 GHz
Macbook Air 13" Mid 2011 - Core i7 1.8 GHz


Preço/Qualidade penso estar no Macbook Pro 13" de entrada e no Macbook Air 13" de entrada. (os "extras" na Apple são sempre bem pagos). E se quiseres adições Build-to-Order (BTO) tipicamente só via encomenda Loja Apple Online e em modelos mais caros que os de entrada.

Espero ter ajudado (pode ter tido o efeito inverso, de confundir)
 
Última edição:
Ah, sim, a entrada SSD tambem me faz bastante jeito para a PSP e para o telemovel (nao me apetece andar com cabos/adaptadores atras -.-) E pelo que vi so o MBA 13" é que tem essa entrada... se eu comprasse um MBA seria o de 11", pq para 13" compraria mesmo do MBP 13". E sim, eu tenho um desses discos externos que só é necessario a entrada USB, bastante util.
Sobre as promoçoes de estudante, pelo que vi só para maiores de 18 ou Universitários... vou fazer 17, se tiver de esperar pelos meus 18, teria de esperar por Dezembro de 2012! E talvez vá mesmo aderir a isso que tu falaste de ser Cliente *****, pena que é em Novembro, e se calhar isso pode ser um pouco cedo demais, pq eu queria era mesmo os novos designs do Mac (como este). Lá está 2011, mas tambem li que só em 2012 é que vem para o mercado.. fiquei confusa :S
E eu quero mesmo é ficar com o i7, como é o melhor, ainda me posso aguentar com ele uns bons aninhos, pelo menos uns 5.. sei lá, mas nao tenciono mudar de PC tão depressa! é por isso que quero apostar mesmo num bom PC, em vez de comprar "um rasca" e daqui a 2 anos mudar para outro.
E pelas tabelas todas que mostraste, ve-se mesmo, que os Macs deste ano são bem melhores, os numeros falam por si, pois não ha nenhum mac do ano passado melhor do que o deste ano (pelas comparações que mostraste).

Outra coisa, agora em termos tecnicos.. os Macs costumam dar problemas? (a nivel de hardware) Se der, mandar para a garantia e tal, demora muito tempo?
Eu até sou uma pessoa que gosta de personalizar o pc, temas e assim "meio traficados" lol, dá para fazer coisas bacanas com o mac?
Tambem li que ainda há uma boa carrada de programas que são compativeis apenas com o Windows, estou a pensar futuramente instalar um 2º S.O no Mac, optar pelo XP claro, vale a pena ter os dois em paralelo?
E só mais uma coisinha.. vi que o MAC tem memoria partilhada, e não dedicada. Sempre me disseram que dedicada é melhor. Podem explicar-me melhor isso, a diferença entre a partilhada e dedicada.
 
Sobre as promoçoes de estudante, pelo que vi só para maiores de 18 ou Universitários... vou fazer 17, se tiver de esperar pelos meus 18, teria de esperar por Dezembro de 2012!
Não creio que isso seja um problema. Acho que nunca pedem a ninguém.

Eu quando comprei o meu estava à espera de lhes ter de mandar um comprovativo em como estava na universidade mas eles nunca pediram. Tecnicamente ficou comprado em nome da "senhora" universitária… minha mãe, com desconto estudante.
E talvez vá mesmo aderir a isso que tu falaste de ser Cliente *****, pena que é em Novembro, e se calhar isso pode ser um pouco cedo demais, pq eu queria era mesmo os novos designs do Mac (como este). Lá está 2011, mas tambem li que só em 2012 é que vem para o mercado.. fiquei confusa :S
Sim, os dias do aderente são bons para se fazer pontaria. A parte má é que por vezes o stock seca.

Ninguém sabe, mas tipicamente o hardware é revisto em Setembro.
E eu quero mesmo é ficar com o i7, como é o melhor, ainda me posso aguentar com ele uns bons aninhos, pelo menos uns 5.. sei lá, mas nao tenciono mudar de PC tão depressa! é por isso que quero apostar mesmo num bom PC, em vez de comprar "um rasca" e daqui a 2 anos mudar para outro.
Tu é que sabes, mas tanto o i5 como o i7 são pc para alguns anos (ate os velhinhos core 2 duo são), dá para correr tudo afinal de contas e vai dar, durante muito tempo. Mais importante que isso é o facto de que os macbook pro actuais conseguem levar até 16 GB de RAM, daqui a uns anos dará jeito poder fazer um upgrade por aí. Especialmente tendo em conta que a suite da Adobe (Photoshop, Illustrator, etc) está cada vez mais pesada sem razão de ser.

E note-se que os modelo "base" costuma ser o que há mais stock numa *****.
E pelas tabelas todas que mostraste, ve-se mesmo, que os Macs deste ano são bem melhores, os numeros falam por si, pois não ha nenhum mac do ano passado melhor do que o deste ano (pelas comparações que mostraste).
É acima de tudo derivado do front side bus de 1066 MHz versus 1333 MHz.
Outra coisa, agora em termos tecnicos.. os Macs costumam dar problemas? (a nivel de hardware) Se der, mandar para a garantia e tal, demora muito tempo?
Os macs são claramente melhor assemblados/têm algumas peças melhores que a concorrência (não fossem mais caros) o que lhes dá mais fiabilidade, mas avariam na mesma. O meu, por exemplo, claramente tive azar.

Referente a garantias, pelo que percebo está tudo a mudar. Antes podias escolher vários sítios para receber a assistência técnica oficial, uns melhores que outros… como tudo. Mas agora parece que a Apple se chateou com a interlog (que era o representante) e está a mandar reparar tudo, inclusivé iPads, na PC clinic.
Eu até sou uma pessoa que gosta de personalizar o pc, temas e assim "meio traficados" lol, dá para fazer coisas bacanas com o mac?
Dá, é fácil mudar os icons das coisas mesmo sem aplicações instaladas para o efeito.

Mas ao contrário do Windows a interface original não tem parece ter sido feita pelo estagiário part-time que normalmente tira cafés pelo que pouca gente sente a necessidade de mexer muito no aspecto.
Tambem li que ainda há uma boa carrada de programas que são compativeis apenas com o Windows, estou a pensar futuramente instalar um 2º S.O no Mac, optar pelo XP claro, vale a pena ter os dois em paralelo?
Se precisas do windows… vale. Eu precisei na faculdade quando nos deram Solidworks e 3D Studio Max.

Há programas que só há para Windows, sim… Mas já começa a ser raro não haverem alternativas em Mac. Eu desde que fiz o upgrade para MacOS Snow Leopard que não uso windows em paralelo/virtual machines.

Se o vais fazer (e correr os dois ao mesmo tempo), é especialmente aí que um i7 faz alguma diferença… E RAM, quanto mais RAM melhor.
E só mais uma coisinha.. vi que o MAC tem memoria partilhada, e não dedicada. Sempre me disseram que dedicada é melhor. Podem explicar-me melhor isso, a diferença entre a partilhada e dedicada.
Dedicada é melhor, tal como gráficas não integradas são melhores.

Ao ser partilhada quer dizer que se o processador gráfico precisar de 300 MB para fazer o que tem a fazer os vai buscar à RAM "normal" do teu computador. Além de que a RAM normal do computador é mais lenta que a memória dedicada de uma gráfica seria.
 
Na parte do monitor, o de 13" do MBA não é igual ao monitor do MBP.. Especialmente pela sua resolução/qualidade de côr que possui.

Em relação ao Windows, convém saber que o MBA (e possivelmente a restante gama Mac) apenas suporta Windows 7. Como o I_Eat_All disse, começa a ser cada vez menos necessário ter uma partição Windows. A não ser que penses jogar intensivamente (o que não é este o caso, pelo que foi dito), consegues encontrar os mesmos programas ou alternativas à altura, para Mac..

Na memória gráfica partilhada, já houve dias bem piores que os actuais.. Para as tuas necessidades, não será, com certeza, um problema. Pois este chip integrado consegue reparar as falhas que os anteriores tinham. Exemplos são o encoding de vídeo, gaming ligeiro, concepção mais rápida de gráficos..
 
Tecnicamente ficou comprado em nome da "senhora" universitária… minha mãe, com desconto estudante.Sim, os dias do aderente são bons para se fazer pontaria. A parte má é que por vezes o stock seca.
Interessante... pedir comprovativo e falharem nele, acho q tambem vou pedir ao universtário em casa (o meu pai) xD Mas talvez tu é q tiveste sorte, nao seja sempre assim.. de qualquer maneira vou esperar ainda uns bons meses, até pode ser que os preços baixem.

Referente a garantias, pelo que percebo está tudo a mudar. Antes podias escolher vários sítios para receber a assistência técnica oficial, uns melhores que outros… como tudo. Mas agora parece que a Apple se chateou com a interlog (que era o representante) e está a mandar reparar tudo, inclusivé iPads, na PC clinic.Dá, é fácil mudar os icons das coisas mesmo sem aplicações instaladas para o efeito.
Eu tive sorte, e nunca tive qualquer problema em hardware com PCs... Mas nunca se sabe, e como eu nao tenho experiencia nenhuma nisso fico com medo. Porque se fosse software, opta-se pela formatação e pronto...

Se o vais fazer (e correr os dois ao mesmo tempo), é especialmente aí que um i7 faz alguma diferença… E RAM, quanto mais RAM melhor. Dedicada é melhor, tal como gráficas não integradas são melhores.
Entao, pronto mais uma certeza que vou optar pelo i7. E pelo que vi aí no site, o windows em paralelo é o Seven.. mas eu estou a pensar colocar o XP pois é o unico que está mesmo completo e é o que eu domino Agora o Vista (que é uma lastima) e Seven (que tive no meu Insys uns 3 meses) ainda tem atualizações e tal, parece que são mais pesados e afinal não tem assim graandes diferenças a não ser o visual.

Ao ser partilhada quer dizer que se o processador gráfico precisar de 300 MB para fazer o que tem a fazer os vai buscar à RAM "normal" do teu computador. Além de que a RAM normal do computador é mais lenta que a memória dedicada de uma gráfica seria.
Ah, entao essa é a pequena grande desvantagens dos Mac... e pelo que vi todos eles (pro e air) tem memoria partilhada... então aí não dá para escolher o melhor nesse aspecto.

Na parte do monitor, o de 13" do MBA não é igual ao monitor do MBP.. Especialmente pela sua resolução/qualidade de côr que possui.

Em relação ao Windows, convém saber que o MBA (e possivelmente a restante gama Mac) apenas suporta Windows 7. Como o I_Eat_All disse, começa a ser cada vez menos necessário ter uma partição Windows. A não ser que penses jogar intensivamente (o que não é este o caso, pelo que foi dito), consegues encontrar os mesmos programas ou alternativas à altura, para Mac...

Tens a certeza que é so suporta o Windows 7? Olha que eu tenho um amigo com o MBP 13" i7 e ele disse que tem o Windows XP (se a memória nao me falha).

Pronto, as duvidas por agora esgotaram-se (finalmente né? xD) E a minha conclusao mesmo é:
Esperar até Dezembro,ver se sairá o novo design, e essa tal de revisão dos Macs. Ver se os preços reduzem alguma coisa, e aí optar pela prioridade: MBP" 13 i7 com o novo design preto! *.*
 
Última edição:
Tens a certeza que é so suporta o Windows 7? Olha que eu tenho um amigo com o MBP 13" i7 e ele disse que tem o Windows XP (se a memória nao me falha).

Pronto, as duvidas por agora esgotaram-se (finalmente né? xD) E a minha conclusao mesmo é:
Esperar até Dezembro,ver se sairá o novo design, e essa tal de revisão dos Macs. Ver se os preços reduzem alguma coisa, e aí optar pela prioridade: MBP" 13 i7 com o novo design preto! *.*

Yap, tenho mesmo a certeza.. ;) Senão, tens sempre este link, vindo do suporte da Apple. No entanto, no caso do MBA (nos outros portáteis, não sei, mas provavelmente acontecerá o que irei dizer agora, com um update), podes instalar o Windows sem precisares de uma drive óptica.. Basta teres uma imagem ISO do sistema e uma pen USB, que o Boot Camp faz o resto do trabalho.. :)

Se o conseguires transportar (e se sair no tempo em que pretendes, pois todas as previsões são pura especulação), penso que é bom... Se decidires comprar mais cedo, talvez considerasse o MacBook Air.
 
Até pode ser que os preços baixem.
Era bom, mas nunca baixam, a não ser que seja liquidação de stock velho (e mesmo aí, baixa pouco)
Entao, pronto mais uma certeza que vou optar pelo i7. E pelo que vi aí no site, o windows em paralelo é o Seven.. mas eu estou a pensar colocar o XP pois é o unico que está mesmo completo e é o que eu domino Agora o Vista (que é uma lastima) e Seven (que tive no meu Insys uns 3 meses) ainda tem atualizações e tal, parece que são mais pesados e afinal não tem assim graandes diferenças a não ser o visual.
Via parallels/máquina virtual correm todos, até o windows 95/98; de forma nativa é que só vai correr o Windows 7 com suporte oficial.

Windows de forma nativa em mac nunca corri, ter de estar a fazer restart para me ir meter num sistema operativo que não gosto… Prefiro corre-lo enjaulado e com recursos limitados (reservar-lhe um core e 2 GB de memória) mas como disse já nem de fazer isso preciso.
Ah, entao essa é a pequena grande desvantagens dos Mac... e pelo que vi todos eles (pro e air) tem memoria partilhada... então aí não dá para escolher o melhor nesse aspecto.
Mesmo os Macbook Pro 15"…

Intel HD Graphics 3000 with 384MB of DDR3 SDRAM shared with main memory

A gráfica mais potente só é usada quando estás a fazer encoding/decoding de video, em jogos e em rendering 3D. O resto do tempo é igual ao Macbook Pro 13".

Noutra nota só reparei agora que todos os modelos 15" agora são quad core.
Tens a certeza que é so suporta o Windows 7? Olha que eu tenho um amigo com o MBP 13" i7 e ele disse que tem o Windows XP (se a memória nao me falha).
É possivel, há quem insista, mas não é suportado oficialmente e como tal não há drivers para windows XP/Vista compativeis com os macbooks mais recentes. A alternativa é andar a caçar drivers e ter trabalho, mas há quem consiga que eles funcionem.
 
MontoyaFOX, na minha opinião, como alguem que também trabalha numa área parecida, se o Insys te está a servir bem, eu não comprava já mac nenhum e ia juntando $ para depois poderes comprar um mac melhor. Isto tendo em conta que queres mesmo um mac.

Não te vai servir de nada comprares um computador com um monitor do tamanho de uma máquina de calcular para trabalhares, quando o objectivo principal deve ser trabalhar e não apenas teres um mac. Isto porque se tiveres a trabalhar com imagem, um monitor pequeno não é confortável para trabalhares com imagem.

Sempre me fez alguma confusão quando vejo pessoal a querer comprar computadores para trabalhar em design gráfico e afins com monitores de 13'. Parece que é mais importante ser mac do que servir para trabalhar. Já quando se trabalha com 2 monitores ao mesmo tempo e se volta para um só mesmo sendo maior que 21' já se sente claustrofóbico, quanto mais um de 13'.
Eu tenho um de 15' e é um atrofio para trabalhar. É mesmo só para o desenrasca.
 
Última edição:
^ nenhum portátil transcede o facto de ser portátil, parece-me óbvio.

Mas estás mesmo a recomendar uma workstation a uma pessoa a pensar seguir artes gráficas? Às vezes nas empresas nem te dão uma workstation quanto mais, e falo de experiencia própria. Aliás ou entao dão-te uma workstation pois… Chegas à redacção das edições nacionais de revistas internacionais de alto gabarito e apercebes-te que usam PowerMac's de 2001, modelo Quicksilver… com MacOS 9.2. E as revistas saiem todos os meses na mesma. Isto aconteceu-me… em 2008. Photoshop 7 e Freehand 9, maravilha.

Recomendar uma workstation (ou um desktop, a um estudante "para fins de trabalho hardcore") neste momento é como recomendar um ferrari a alguém a pensar tirar a carta de condução. Já é bom ter equipamento decente/semelhante ao que se usa por aí (um maczito), e realisticamente qualquer máquina hoje é boa o suficiente para a àrea se estamos a falar de artes gráficas 2D.


Aliás, eu no meu curso cheguei ao ponto de comprar um ibook 12" porque o de 15" é grande demais e tirava dele os melhores trabalhos da turma na mesma… Não é por aí. Só tive de regredir para o macbook 15 quando tive de fazer modelação e renders 3D a torto e a direito (que foi no terceiro ano de Design) para todo o santo trabalho que coincidiu com o disco dele dar o berro.

Claro que a resolução do de 12" não era a ideal (e ao lado disso a do de 13 é um presente dos céus) mas servia, estava no limite do utilizável; a do 13" não está nessa situação.

A resolução do 13" para o 15" normais (metendo a versão com mais definição no ecrã de lado) não difere assim tanto (1280x800 para 1440x900), se se quer mesmo um portátil é uma opção mais que válida. Senão andavamos a receitar macbook's pro 17" a toda a gente. E nunca é de esquecer que todo o portátil suporta ecrã externo, se for um problema assim tão grande

E é uma opção mais válida para a realidade da classe média portuguesa do que comprar um iMac 27" ou um Mac Pro (e já agora um portátil, para ter o melhor dos dois mundos); depois vês as figuras que eu vi este ano da faculdade do gajo que quando foi para a sessão de directas levou um iMac e ficou a viver na "àrea 24" da faculdade uma semana, colado ao trambolho, coitado.

Inclusivé faço trabalhos a 300 DPI's no meu, e diga-se que o "portátil" é exponencialmente mais potente que as workstation dual G5 com que cheguei a trabalhar em 2004/2005; sim, estou a dizer que um portátil de 2008 é melhor que workstations de milhares de euros de poucos anos antes. E os Macbook Pro 15" actuais estão ela por ela com os Mac Pro's de entrada pelo que se mete o mesmo conselho… Comprar um ecrã externo.

Deixa lá a rapariga comprar um portátil se quer um portátil para artes gráficas. Isso é voltar ao início (e um início que não é o melhor, não é por acaso que as vendas de não portáteis têm vindo a reduzir; ser portátil é uma vantagem).
 
Última edição:
Nem sei se devia responder, porque já estás a meter palavras na minha boca e quando se começa logo assim...nem vale a pena....

Em sitio nenhum do que eu recomendei uma workstation. Por isso não compreendo porque estás a dizer que eu estou a recomendar uma workstation.

O que disse foi que 13' é demasiado pequeno.

Não sei em que empresas já trabalhas-te, mas não vamos agora também entrar numa de que em estúdios dão-te monitores de 11, 12 ou 13' para trabalhares porque 15' é grande de mais. Nos últimos sítios onde trabalhei tinha 2 monitores até. Não vamos entrar por ai porque não vale a pena.

Também fiz os cursos com um Acer 15' do tempo da guerra e dái?.... Para mim, e tendo em conta a experiência que tenho tido nestes últimos anos a trabalhar todos os dias com monitores de vários tamanhos, um de 15' é roçar o limite e para mim já é esforço extra trabalhar num de 15', logo 13, pior é.

Mas cada um sabe de si.

Receitam macbook's pro 17" a toda a gente da mesma maneira como receitam 13" a toda a gente.



Edit: Depois de colocar aqui o reply, reparei que fizeste edit para reforçar a ideia da workstation. Mais uma vez, peço para releres o que escrevi pois em lugar algum referi isso. Talvez seja vista cansada de trabalhares com monitores de 13'...

Empresas com computadores de caca há em todo o lado. Também te posso dizer N sítios de gabarito internacional com computadores de jeito.

E em sitio algum eu escrevi que ela não devia comprar um portatil.


edit_2: Aliás eu nem estou a perceber porque é que a conversa está a descarrilar para " o meu computador é mais potente do que o da vizinha", porque o que se está aqui a a falar é do tamanho dos monitores.
 
Última edição:
Back
Topo