Entrada no Mundo Mac: Que Mac compro?

Nova versão do Mcbook air? Ha previsao de saida?
provavelmente para o evento apple do outono, e existe indicação que não vai ter o nome Macbook Air, mas sim MacBook,
também não vai ter o preço do macbook air, possivelmente com + 200€, com ecran miniled e um novo M2, pode justificar o preço
 
Boas pessoal, preciso de uma sugestão. Vou entrar no mundo dos mac's e preciso de escolher entre o MacBook Air e o Macbook Pro de 13.3. Vou usar o PC para trabalhar em word, navegar na internet, consumir multimédia e trabalhar remotamente com os programas do costume. Chega o air? E chegam 8GB de RAM?
 
Boas pessoal, preciso de uma sugestão. Vou entrar no mundo dos mac's e preciso de escolher entre o MacBook Air e o Macbook Pro de 13.3. Vou usar o PC para trabalhar em word, navegar na internet, consumir multimédia e trabalhar remotamente com os programas do costume. Chega o air? E chegam 8GB de RAMP
para essas tarefas o Air M1 chega e sobra, e com 8 Ram, o SO Apple é optimizado tal maneira que aporveita muito melhor a memoria que um PC.
Ah, e no mundo Apple, não se refere a um computador Apple como PC, é um Mac (Macintosh) ;-)

o Pro é mais virado para tarefas como editar videos e outras tarefas mais pessadas, mas o Air M1 tambem aguenta bem isso.
 
Boa tarde

Já tenho equipamentos da Apple há algum tempo (inicialmente iPhone 5 e atualmente iPhone 7) mas gostaria de entrar no Mundo dos Macs e não sei qual escolher.
Seria mais para ver filmes/séries, internet, pesquisas, word (sei que nos Macs não há o Word (Microsoft) mas sim um outro programa semelhante).

Qual aconselham?

Obrigado
 
Boa tarde

Já tenho equipamentos da Apple há algum tempo (inicialmente iPhone 5 e atualmente iPhone 7) mas gostaria de entrar no Mundo dos Macs e não sei qual escolher.
Seria mais para ver filmes/séries, internet, pesquisas, word (sei que nos Macs não há o Word (Microsoft) mas sim um outro programa semelhante).

Qual aconselham?

Obrigado
no SO MacOS vem incluído uma app Pages, para documentos, pode ser utilizado em alternativa a ms word, também tem um para excel e powerpoint. também existe o ms office para computadores Apple. eu utilizo o Libreoffice.

a escolha de um Mac depende das necessidades que tem, para o que mencionou, um macbook air m1 seria excelente, ou um imac m1 se não necessita portabilidade. não compre os Mac INTEL.
 
Última edição:
no SO MacOS vem incluído uma app Pages, para documentos, pode ser utilizado em alternativa a ms word, também tem um para excel e powerpoint. também existe o ms office para computadores Apple. eu utilizo o Libreoffice.

a escolha de um Mac depende das necessidades que tem, para o que mencionou, um macbook air m1 seria excelente, ou um imac m1 se não necessita portabilidade. não compre os Mac INTEL.
Qual dos Mac Air M1?

Processador M1 da Apple com CPU 8‑core e GPU 7‑core
256 GB de armazenamento​


ou

Processador M1 da Apple com CPU 8-core e GPU 8‑core
512 GB de armazenamento​


ou qualquer um serve? (a diferença está nos cores, capacidade e claro preço)

Quanto ao iMac M1 falas em "se não necessitar de portabilidade". O que queres dizer com isso?
 
Qual dos Mac Air M1?

Processador M1 da Apple com CPU 8‑core e GPU 7‑core​

256 GB de armazenamento​


ou

Processador M1 da Apple com CPU 8-core e GPU 8‑core​

512 GB de armazenamento​


ou qualquer um serve? (a diferença está nos cores, capacidade e claro preço)

Quanto ao iMac M1 falas em "se não necessitar de portabilidade". O que queres dizer com isso?
se não necessita de portabilidade, significa um computador de secretária em vez de um portátil, um de secretaria seria um iMac 24’

a diferença seria no gpu, se vai fazer tarefas gráficas mais intensas, seria melhor o de 8.
 
se não necessita de portabilidade, significa um computador de secretária em vez de um portátil, um de secretaria seria um iMac 24’

a diferença seria no gpu, se vai fazer tarefas gráficas mais intensas, seria melhor o de 8.
Seria pc portátil e não de secretária. Sendo assim, o iMac está fora de questão.

Não iria usar para tarefas gráficas. Sendo assim, a escolha recai no

Processador M1 da Apple com CPU 8‑core e GPU 7‑core​

256 GB de armazenamento​

 
Seria pc portátil e não de secretária. Sendo assim, o iMac está fora de questão.

Não iria usar para tarefas gráficas. Sendo assim, a escolha recai no

Processador M1 da Apple com CPU 8‑core e GPU 7‑core​

256 GB de armazenamento​

serve perfeitamente, tenho essas características num iMac e aquilo voa.
 
para essas tarefas o Air M1 chega e sobra, e com 8 Ram, o SO Apple é optimizado tal maneira que aporveita muito melhor a memoria que um PC.
Ah, e no mundo Apple, não se refere a um computador Apple como PC, é um Mac (Macintosh) ;-)

o Pro é mais virado para tarefas como editar videos e outras tarefas mais pessadas, mas o Air M1 tambem aguenta bem isso.
Toda a gente fala em optimização, mas no caso da RAM isso é irrelevante. Aliás, até errado. Por mais optimizado que o SO seja, abrir esta pagina web ou o mesmo ficheiro PDF por exemplo ocupa a mesma memória RAM em Windows, Linux ou macOS, afinal de contas é a mesma coisa.

Mas para um uso leve a falta de memória não deve ser grande problema e caso ela falte, com um SSD como os utilizados pela Apple, caso haja necessidade de usar o swap isso não se nota muito.

Mas eu a comprar nunca optaria por 8 GB de RAM, no mínimo 16.
@AJ67, e é possível passar as pastas e documentos que tenho no meu pc portátil com SO Windows para o Mac sem perder os conteúdos?
Vou conseguir abrir sem problemas?

Obrigado
Sim. De memória, nativamente o macOS só lê partições NTFS, não escreve nas mesmas. Mas em caso de necessidade há software para isso.
 
Não. Se tiveres um ficheiro de música, um documento do Word, um pdf ou semelhante numa partição NTFS consegues abrir o ficheiro e copiá-lo para o Mac, mas não consegues guardar ficheiros na partição NTFS.

Quanto a drives externas, já há muito tempo que formato tudo em exFAT.

Se tiveres mesmo de conviver com computadores Windows e houver a necessidade de gravar coisas numa partição NTFS podes comprar este software:
https://www.paragon-software.com/home/ntfs-mac/#
 
@AJ67, e é possível passar as pastas e documentos que tenho no meu pc portátil com SO Windows para o Mac sem perder os conteúdos?
Vou conseguir abrir sem problemas?

Obrigado
sim pode passar as pastas e documentos, documentos MS office funcionam num Mac sem problema. passe as pastas e documentos para uma pen ou disco externo e depois é só copiar para um local no Mac
 
O mac nativamente consegue ler mas não consegue escrever em APFS.

Ou se copia tudo e formata-se em macOS extended ou também da para comprar um software da Paragon para escrever em NTFS
 
?
Tu dizes que funciona e o @The WolfMan diz que só se os ficheiros forem NTFS.

Agora fiquei confuso.
o wolfman é que está confuso, os documentos office vem em formato office .docx, é esse formato é universal, lido, editado por qualquer computador ou sistema operativo desde que tenha uma app psra esses tipos de ficheiros , ntfs não tem nada haver com o que falamos,
 
eu passo ficheiros office em pens e discos externos entre computadores apple, windows e linux e são lidos e editados em todos sem problema. e até num iPad….
 
Certo.
Agora já estou mais esclarecido.

Então vou conseguir passar todos os meus ficheiros sejam eles em word, powerpoint, excel, pdf’s e bloco de notas que tenho no Windows para o MacOS sem usar outro tipo de software.
É isto, correto?

Se for assim, é muito fácil e simples passar de um SO para outro.
 
Última edição:
Back
Topo