Entrada no Mundo Mac: Que Mac compro?

Certo.
Agora já estou mais esclarecido.

Então vou conseguir passar todos os meus ficheiros sejam eles em word,
powerpoint, excel, pdf’s e bloco de notas que tenho no Windows para o MacOS sem usar outro tipo de software.
É isto, correto?

Se for assim, é muito fácil e simples passar de um SO para outro.
o MacOS já vem com apps para abrir todo esse tipo de ficheiro, eu pessoalmente prefiro utilizar o Libreoffice, seja qual for utilizado, vai abrir tudo sem problema, também pode optar por instalar o ms office, já utilizo computadores Apple desde 2012 a transição foi o mais simples possível
 
o wolfman é que está confuso, os documentos office vem em formato office .docx, é esse formato é universal, lido, editado por qualquer computador ou sistema operativo desde que tenha uma app psra esses tipos de ficheiros , ntfs não tem nada haver com o que falamos,
Eu não estou confuso. Estamos a falar de coisas diferentes.

Para quem usa um telemóvel, todas as imagens, músicas, filmes, pdfs e companhia que abrem no telemóvel conseguem abri-los num computador. Basta haver uma aplicação para os abrir.

O que eu disse foi que o sistema de ficheiros do Windows, o NTFS, nativamente o macOS não consegue escrever nessas partições.
 
o MacOS já vem com apps para abrir todo esse tipo de ficheiro, eu pessoalmente prefiro utilizar o Libreoffice, seja qual for utilizado, vai abrir tudo sem problema, também pode optar por instalar o ms office, já utilizo computadores Apple desde 2012 a transição foi o mais simples possível
Não costumo usar app’s ou programas secundários.

O que quero dizer é que no Windows uso os programas que vem no Windows (p.e. Microsoft Office).
A exceção é o browser que não uso o Edge mas sim o Chrome.

Quando migrar para MacOS, irei fazer o mesmo. Ou seja, usar as app’s e programas que já vem com o pc.
Já andei a ler por alto sobre as app’s “Page”, “Keynote” e outra que agora não me recordo e parece que é bastante semelhante ao LibreOffice e Microsoft Office.

É assim que faço no iPhone. Quando quero navegar e ver email’s uso as app’s que já vêem instaladas e não uso o Chrome e o Gmail. Gosto de usar e explorar as app’s do próprio SO e ver o seu potencial.
 
Não tens de usar obrigatoriamente o Page / Numbers / Keynote só porque são da Apple. Podes continuar a usar as aplicações Office da Microsoft que funcionam muito bem em macOS.
 
Não tens de usar obrigatoriamente o Page / Numbers / Keynote só porque são da Apple. Podes continuar a usar as aplicações Office da Microsoft que funcionam muito bem em macOS.
Certo mas quando mudar gosto de explorar o que vem no novo SO.

Mas para isso teria que comprar as aplicações Office da Microsoft ou são daquelas aplicações que dão para experimentar durante uns meses?
 
Certo mas quando mudar gosto de explorar o que vem no novo SO.

Mas para isso teria que comprar as aplicações Office da Microsoft ou são daquelas aplicações que dão para experimentar durante uns meses?
O Pages por exemplo é muito bom mas não utilizo por um motivo, para guarder um documento em formato .docx em vez de guardar tenho que fazer exportar para que seja guardado em .docx, ao escolher guardar , fica em formato .Pages
 
O Pages por exemplo é muito bom mas não utilizo por um motivo, para guarder um documento em formato .docx em vez de guardar tenho que fazer exportar para que seja guardado em .docx, ao escolher guardar , fica em formato .Pages
Para entrar no Mundo Mac e suas aplicações.
O Pages é como se fosse o Word, o Numbers o Excel e o Keynote o Powerpoint. Certo?

Então quando exportas para formato .docx e depois mandas guardar ele não guarda nesse formato?
Vai guardar ao formato padrão da app, o .Pages?

Isso é estranho... porque se estás a exportar para ser guardado no formato que queres, devia guardar no formato que escolhes.

E outra coisa.
O Mac Air M1 que está no site da Apple é o mais recente?
 
Última edição:
Eu no macOS utilizo o Firefox em vez do Safari e por uma questão de compatibilidade utilizo o Microsoft Office em vez das aplicações da Apple.

Não houve nenhuma actualização ao MacBook Air desde que foi lançado.
 
Eu no macOS utilizo o Firefox em vez do Safari e por uma questão de compatibilidade utilizo o Microsoft Office em vez das aplicações da Apple.

Não houve nenhuma actualização ao MacBook Air desde que foi lançado.
Então tanto podes usar o Safari como o Firefox e Chrome que corre bem no Mac. É isso?

Quanto ao usares o Microsoft Office, tiveste que comprar a licença ou já vem com o Mac?
Como é que funciona realmente?

Entendo-te quando dizes que é por uma questão de compatibilidade usares o Microsoft Office. É que no meu entender ainda há muita gente que usa pc´s com o Windows e assim é mais fácil (por exemplo) passares ficheiros do Mac para pc do Windows. Não terias que fazer a exportação e escolher o formato .docx

Já fui pesquisar e o novo MacBook Air irá sair em meados de setembro/outubro deste ano.
O que está no site é o de 2020.
 
Isto é um computador como os outros todos. No tempo dos Intel até era possível instalar o Windows.

Que aplicações usas? Como disse o Firefox e o Chrome possuem versões para macOS. O Office da Microsoft também (embora não todas as aplicações como o Access por exemplo). As aplicações da Adobe também. Usas o Matlab? Também existe para macOS... É uma questão de veres as aplicações que usas no dia a dia e ver se elas possuem uma versão para macOS.

Quanto ao Office, tal como em todos os outros computadores, tens de pagar. Ao menos os computadores da Apple não trazem bloatware instalado. Eu uso o e-mail da universidade e não pago :P
 
Isto é um computador como os outros todos. No tempo dos Intel até era possível instalar o Windows.

Que aplicações usas? Como disse o Firefox e o Chrome possuem versões para macOS. O Office da Microsoft também (embora não todas as aplicações como o Access por exemplo). As aplicações da Adobe também. Usas o Matlab? Também existe para macOS... É uma questão de veres as aplicações que usas no dia a dia e ver se elas possuem uma versão para macOS.

Quanto ao Office, tal como em todos os outros computadores, tens de pagar. Ao menos os computadores da Apple não trazem bloatware instalado. Eu uso o e-mail da universidade e não pago :P
Já te estou a entender.
São tudo aplicações mas para a versão MacOS que provavelmente seja possível descarregar através da App Store.

No meu portátil Windows uso o Microsoft Office e o Adobe Acrobat Reader DC.
Em termos de browser´s, apesar de ter instalado o Firefox é muito raro usá-lo. Mas uso como principal o Chrome e não uso (veio como pré-definido) o Microsoft Edge.

Depois tenho outros programas que depois teria que ver se dava/ou se existe para o macOS Monterey.

Olha que sorte. Se fosse ainda estudante, também aproveitava.
 
Já te estou a entender.
São tudo aplicações mas para a versão MacOS que provavelmente seja possível descarregar através da App Store.

No meu portátil Windows uso o Microsoft Office e o Adobe Acrobat Reader DC.
Em termos de browser´s, apesar de ter instalado o Firefox é muito raro usá-lo. Mas uso como principal o Chrome e não uso (veio como pré-definido) o Microsoft Edge.

Depois tenho outros programas que depois teria que ver se dava/ou se existe para o macOS Monterey.

Olha que sorte. Se fosse ainda estudante, também aproveitava.
Ao contrário do iOS, na macOS não és obrigado a usar a App Store. Quando vais sacar o Firefox (ao site dele) por exemplo ele detecta logo o teu OS e dá-te logo o ficheiro para o OS em que estás.

Também já não sou estudante, mas o mail mantém-se activo. :p
 
Para entrar no Mundo Mac e suas aplicações.
O Pages é como se fosse o Word, o Numbers o Excel e o Keynote o Powerpoint. Certo?

Então quando exportas para formato .docx e depois mandas guardar ele não guarda nesse formato?
Vai guardar ao formato padrão da app, o .Pages?

Isso é estranho... porque se estás a exportar para ser guardado no formato que queres, devia guardar no formato que escolhes.

E outra coisa.
O Mac Air M1 que está no site da Apple é o mais recente?
Ao exportar, ele fica automaticamente guardado no formato que escolheu ,neste caso docx. Exportar também serve para guardar como pdf. Por default o pages guarda em formato .Pages, é por isso que é necessário exportar para que seja guardado em .docx
 
@Napster_PT

Screenshot-2022-03-15-at-09-37-09.png


Screenshot-2022-03-15-at-09-35-57.png
 
@The WolfMan e @AJ67 já que são vocês que me têm ajudado.

Qual é a diferença entre ter um MacBook Air ou Pro e um iPad, iPad Air (qualquer um mas como saiu o da 5ª geração pode ser esse) e iPad Pro?

Quanto aos restantes (iMac, Mac Mini, Mac Studio e Mac Pro) penso que seja por ser mais virado para pc´s de secretária e para empresas.

Assim no geral vejo que é um pc (MacBook) e outro um tablet (iPads) e que as especificações são diferentes.
Mas não faz a mesma coisa como usar o page/word, navegar na internet, ver filmes/séries, etc.? (não falando em programas mais específicos como o Final Cut Pro e Logic Pro em que (penso eu) só dê em MacBooks)

Obrigado
 
@The WolfMan e @AJ67 já que são vocês que me têm ajudado.

Qual é a diferença entre ter um MacBook Air ou Pro e um iPad, iPad Air (qualquer um mas como saiu o da 5ª geração pode ser esse) e iPad Pro?

Quanto aos restantes (iMac, Mac Mini, Mac Studio e Mac Pro) penso que seja por ser mais virado para pc´s de secretária e para empresas.

Assim no geral vejo que é um pc (MacBook) e outro um tablet (iPads) e que as especificações são diferentes.
Mas não faz a mesma coisa como usar o page/word, navegar na internet, ver filmes/séries, etc.? (não falando em programas mais específicos como o Final Cut Pro e Logic Pro em que (penso eu) só dê em MacBooks)

Obrigado
um iPad funciona como um iPhone, limitado as apps do apple store, é basicamente um gigante iphone sem chamadas lol, um macbook é como um computador windows, pode ser instalado tudo que encontra na web para esse SO, não está limitado ao app store

um ipad faz quase o mesmo que um macbook, pode navegar a web, ver docs, mas o SO ipadOS está mais limitado do que o MacOS
 
um iPad funciona como um iPhone, limitado as apps do apple store, é basicamente um gigante iphone sem chamadas lol, um macbook é como um computador windows, pode ser instalado tudo que encontra na web para esse SO, não está limitado ao app store

um ipad faz quase o mesmo que um macbook, pode navegar a web, ver docs, mas o SO ipadOS está mais limitado do que o MacOS
Obrigado pela ajuda.

Fiquei mais esclarecido :)

Então quem tem iPhone e iPad é um desperdício de dinheiro porque ambos faz a mesma coisa.
Para isso mais valia ter MacBook + iPhone ou iPad

Então os iMac, Mac Mini, Mac Studio e Mac Pro como disse no meu post anterior, penso que seja por ser mais virado para pc´s de secretária e para empresas.
Estou certo?
 
Obrigado pela ajuda.

Fiquei mais esclarecido :)

Então quem tem iPhone e iPad é um desperdício de dinheiro porque ambos faz a mesma coisa.
Para isso mais valia ter MacBook + iPhone ou iPad

Então os iMac, Mac Mini, Mac Studio e Mac Pro como disse no meu post anterior, penso que seja por ser mais virado para pc´s de secretária e para empresas.
Estou certo?
o atual iMac é virado para o consumidor geral mas é suficientemente potente para empresa, eu tenho um em casa, o Mac mini é misto, pode ser para casa ou empresa, é para que quer utilizar monitores e outros hardware próprios. o studio e pro é mais para power users e empresas
 
Back
Topo