Entrada no Mundo Mac: Que Mac compro?

Se tivesse a procura de computador nesta altura.

Entre os iMacs, iria para o 24", por ter o M1.

Já tive Mac Mini e um iMac, e Mac Mini ainda persiste e é de 2014, quando meu PC deu berro e na altura, estava tão farto de PC e jogos era só de estratégia que já existiam para Mac. Tinha que ter um computador rápido, visto, que tinha, rato, coluna e Monitor, poupei na altura, e o dinhero que poupei, pûs logo de parte e começei a poupar dinheiro para comprar este iMac de onde escrevo. Se for o teu caso, o Mac Mini é uma solução.

Se queres um setup mais clean e sem fios (para muita gente é ponto importante), iMac is All in One muito bom e como utilizor de cima disse, ficas um computador par longo e bons anos.

Espero que tenha ajudado.

PS: Independente da tua decisão do mac Mini ou iMac, pondera mesmo se 8 GB te chegam ou não. Visto, que é impossível expandir a memória, visto que mémoria está embotida no chip.
 
Primeiro, não compre nenhum computador Apple com Intel, a Apple deixou de fabricar computadores com Intel, com a excepção do MAC Pro, o unico que ainda não transitou para Apple silicon, deve ser o final com intel no primeiro semestre de 2023.

Se quer um bom computador Apple de secretária, vai ficar muito bem servido com o iMac M1 24” , gastar dinheiro extra com o de 16 gb so se fizer muita produtividade pesada, como editar videos ou fotos, para o resto, 8 gb chega e sobra. Fica aí com um computador por muitos anos, mais que os 3 ou 5 dos atuais intel que ainda andam por aí.
Obrigado pela resposta @AJ67

a comprar um Imac Intel seria sempre um usado que por 1400-1600€ compra-se um bom Imac 27 de 2020.
sinceramente pelo fato que nao permite fazer aumento de memoria nem de SSD, queria ir ja para o de 16gb no Imac 24 m1, pois eu faço edição fotografica medio-avançado e uso dezenas de layers em photoshop.

Se tivesse a procura de computador nesta altura.

Entre os iMacs, iria para o 24", por ter o M1.

Já tive Mac Mini e um iMac, e Mac Mini ainda persiste e é de 2014, quando meu PC deu berro e na altura, estava tão farto de PC e jogos era só de estratégia que já existiam para Mac. Tinha que ter um computador rápido, visto, que tinha, rato, coluna e Monitor, poupei na altura, e o dinhero que poupei, pûs logo de parte e começei a poupar dinheiro para comprar este iMac de onde escrevo. Se for o teu caso, o Mac Mini é uma solução.

Se queres um setup mais clean e sem fios (para muita gente é ponto importante), iMac is All in One muito bom e como utilizor de cima disse, ficas um computador par longo e bons anos.

Espero que tenha ajudado.

PS: Independente da tua decisão do mac Mini ou iMac, pondera mesmo se 8 GB te chegam ou não. Visto, que é impossível expandir a memória, visto que mémoria está embotida no chip.
Muito obrigado @Grade pela resposta

alguém tem alguma ideia de quando possivelmente saira um novo Imac com M1 max, utra ou M2? provavelmente no 1º semestre de 2023?

A ideia de um mac mini é interessante e por causa disso é que estou a equaciona-la, ficava mais barato pois tenho um bom monitor 27 2k com RGB 100%, mas depois colunas, teclado e rato á parte e ficaria menos "clean".


também vi AIO com windows, mas há exceção de um Lenovo, todos os outros tem monitores FUllHD, e para edição fotográfica já não volto para Fullhd, minimo 2k.


alguem usa excel em mac e antes usava em windows? sem problemas de utilização? Já li que é uma adaptação com alguns "problemas" teclas de atalho por exemplo.

ou vou ter que correr paralels ou a versão que saiu agora de VMware 13 e correr o windows no Imac?

muito obrigado a todos.
 
alguem usa excel em mac e antes usava em windows? sem problemas de utilização? Já li que é uma adaptação com alguns "problemas" teclas de atalho por exemplo.

ou vou ter que correr paralels ou a versão que saiu agora de VMware 13 e correr o windows no Imac?

muito obrigado a todos.
Uso Excel sem problemas nenhuns, atualmente o Office para Mac é muito bom e não perde em quase nada para a versão Windows.
Quanto aos atalhos não te posso ajudar pois uso Mac à imensos anos e não me lembro desse problema...
Não vejo razões para usar VMs com Windows a não ser para correr aplicações proprietárias, de resto para todos os use cases há sempre boas alternativas em Mac.
 
Uso Excel sem problemas nenhuns, atualmente o Office para Mac é muito bom e não perde em quase nada para a versão Windows.
Quanto aos atalhos não te posso ajudar pois uso Mac à imensos anos e não me lembro desse problema...
Não vejo razões para usar VMs com Windows a não ser para correr aplicações proprietárias, de resto para todos os use cases há sempre boas alternativas em Mac.
Muito obrigado pelo feedback do excel, sendo assim á excepção do SO ser diferente, a esposa não terá grandes problemas em adaptar-se.
ps: porque se tivesse problemas eu ia ouvi-la durante meses..... :lol:
 
Em termos de dos atalhos, acho que é uma questão de habituação.

Se fosse a ti, fazia um estudo de quanto ficava o iMac 24" com mémoria e tamanho do disco precisas e fazes o mesmo para para Mac Mini com os mesmos specs + teclado + rato + Colunas que queres. E vê se diferença de preço entre os dois fica muito diferente ou não.

Em relação ao M2 do Mac Mini, tudo aponta para inicio de 2023 (a meu ver lá para Março ou Abril) termos novidades em relação ao iMac (quem me dera neste update ter a versão 27" mas duvido devido exister o Mac Studio) e Man Mini. Mas lá está pode acontecer, como não pode.
 
Em termos de dos atalhos, acho que é uma questão de habituação.

Se fosse a ti, fazia um estudo de quanto ficava o iMac 24" com mémoria e tamanho do disco precisas e fazes o mesmo para para Mac Mini com os mesmos specs + teclado + rato + Colunas que queres. E vê se diferença de preço entre os dois fica muito diferente ou não.

Em relação ao M2 do Mac Mini, tudo aponta para inicio de 2023 (a meu ver lá para Março ou Abril) termos novidades em relação ao iMac (quem me dera neste update ter a versão 27" mas duvido devido exister o Mac Studio) e Man Mini. Mas lá está pode acontecer, como não pode.
Ja fiz o calculo e são 500€ de diferença entre o mac mini + restantes acessórios e o Imac 24.

é ainda uma boa diferença, por isso vou ver melhor.
obrigado
 
Ja fiz o calculo e são 500€ de diferença entre o mac mini + restantes acessórios e o Imac 24.

é ainda uma boa diferença, por isso vou ver melhor.
obrigado
Tem que entrar no calculo que o Imac 24 tem um ecran de 4.5K (4480 × 2520), qual o valore de só um ecran com essa característica?
 
Tem de entrar, se o @maxim o valorizar. Alguém que fique satisfeito apenas com um simples monitor FHD, não precisa de levar isso em conta
valorizo sim, se eu for para a opçao do mac mini, irei meter um benq SW2700PT que é 2k, um monitor ja com uns bons anos mas muito competente em edição fotográfica que uso no windows.

Era incapaz de ir para um FHD

muito obrigado
 
Boas Pessoal,
já fui buscar o Imac 24 M1 8/8 16gb e 256gb
comprei usado , com 8 meses e fatura e poupei um bom dinheiro.
ja encomendei um hub da satechi que dá para levar um NVME e pretendo meter 1tb no hub, o que é mais do que suficiente, pois uso muito o NAS para arquivo, mesmo das fotos.

vem com o teclado e rato de origem, mas estou seriamente a pensar em usar o Mxmaster 3 e provavelmente comprar um teclado Mxkeys, sinto que me limita o escrever e "flow" do rato

ando a instalar software e a reparar que algumas coisas nao há para MACos, e ter um processador M1 é bom, mas por exemplo alguns dos plugins do photoshop nao funcionam, pois são ainda do tempo que se metia no CEP, pelo que li só correndo o photoshop com o Rosetta :(

o Finder é tão "simples" como incompleto e tenho alguma dificuldade em lidar com aquilo.... meter o NAS como acesso rápido, ou ter uma pasta do NAS como external drive ainda não consigo, ando a ver e a ler mas já vi que cada novo SO da apple as diferenças são bastantes e ver vídeos no youtube com SO's antigos não é a melhor solução.


graficamente MACos é interessante, o monitor é excelente, o M1 é um processador muito bom mas vou demorar um pouco a habituar-me.

agradeço se alguém me recomendar canais de youtube, softwares etc...

cumps
 
Back
Topo