Entrada no Mundo Mac: Que Mac compro?

Obrigado pela ajuda.

Fiquei mais esclarecido :)

Então quem tem iPhone e iPad é um desperdício de dinheiro porque ambos faz a mesma coisa.
Para isso mais valia ter MacBook + iPhone ou iPad

Então os iMac, Mac Mini, Mac Studio e Mac Pro como disse no meu post anterior, penso que seja por ser mais virado para pc´s de secretária e para empresas.
Estou certo?
Em relação ao iPhone e iPad, faz sentido ter os dois dependendo do uso porque um iPhone faz chamadas e tem um ecrã pequeno, e o iiPad não faz chamadas mas tem um ecrã maior o que possibilita um uso diferente (por exemplo editar texto de forma semelhante a um Mac).

Em relação ao Office, adiciono relativamente ao que já te disseram que se comprares o 365 tens direito à versão Windows, Mac, Android e iPhone. Eu pago 69€ ano, tenho Office instalado no Mac, em dois PCs, e em 2 telemóveis Android. Ainda inclui 1TB de Onedrive.
 
É que no meu entender ainda há muita gente que usa pc´s com o Windows e assim é mais fácil (por exemplo) passares ficheiros do Mac para pc do Windows. Não terias que fazer a exportação e escolher o formato .docx
Nesse particular o que te deves perguntar quando estás a elaborar um documento de texto é: isto vai ser editado por mais alguém? Se a resposta for 'não' podes trabalhar no Pages e depois exportar para .pdf e partilhá-lo com outros nesse formato; se a resposta for 'sim' então precisas do Word, porque pese embora o Pages permita gravar em .docx podem ocorrer problemas de formatação do documento quando for aberto noutro computador.

Essa é a minha experiência.
 
Boa tarde. Vou adquirir um MacBook pela primeira vez. Será para trabalho. Word Excel mails web, edição de foto e possivelmente vídeo.
O MacBook m1 air base chegará, ou compro o air mas com 16gb de ram?
O espaço no disco é-me indiferente, pois os discos externos hoje em dia são baratos.
Obrigado
 
Boa tarde. Vou adquirir um MacBook pela primeira vez. Será para trabalho. Word Excel mails web, edição de foto e possivelmente vídeo.
O MacBook m1 air base chegará, ou compro o air mas com 16gb de ram?
O espaço no disco é-me indiferente, pois os discos externos hoje em dia são baratos.
Obrigado
para edição de vídeo talvez seja melhor 16gb, para o resto 8 chega. se pensar em manter o macbook durante muitos anos, um Mac é muito fácil manter durante muitos anos, tive um macbook pro de 2012 que recebeu o SO mais recente durante 7 anos e atualizações de segurança nos 3 anos seguintes, uma vida útil com o mac os durante 10 anos, agora utiliza o linux e ainda funciona como novo.
se pensar em o manter assim tanto tempo, é melhor os 16g, porque depois do comprar não vai ser possível aumentar a memória.
 
Boas tardes.

Estou em formação e agora aconteceu me uma coisa no Mac e não consigo resolver.
Não me deixa entrar. Já pus a pass e agora até a conta ficou bloqueada.
Mas no telemóvel está tudo ok. Já mudei a pass 5 vezes e agora não consigo entrar no Mac nem desbloquear a conta.
Bela *****.
Alguém sabe como resolver?
 
Boas, consigo o MBP 16” M1 Pro com 500gb e 16GB RAM por 2099€ novo. Acham boa compra ou devo esperar pelos novos Macs em outubro?
 
Depende do uso mas isso já é uma excelente máquina e o preço está bom, os novos devem vir ainda mais caros que os atuais pois com a queda do euro face ao dólar a Apple irá ajustar os preços.
 
Caros, não sei se este é o melhor tópico, mas pareceu-me, embora a situação seja o IPAD.

Ora, ando para comprar um tablet há bastante tempo, nunca tive nenhum. Actualmente tenho um portátil HP Pavilion convertível, mas que, como é evidente, não permite imitar por completo a facilidade de leitura e de transporte que um tablet possibilita.

A par disto, também nunca tive nenhum equipamento da Apple. Ao contrário dos Iphones, que acho sinceramente claramente sobre-valorizados, a nível de Ipads parece-me que estes estão claramente melhor posicionados face à concorrência, mas queria a vossa opinião.
Tenho ouvido muita gente a dizer-me que os Ipads duram bastante e continuam funcionais quase 10 anos depois, e com muito pouca diferença no desempenho. Confirmam? Como é que funciona em questão de bateria?
Depois, o meu objectivo era utilizar o Ipad para muita leitura e anotações, a par de navegar na web, redes sociais, ver um filme ou outro, editar documentos sobretudo Word. Nada de jogos nem nada de extremamente pesado, muito embora goste de ter muita coisa aberta em simultâneo. Em termos de desempenho, se eu comprasse o Ipad 9.ª geração acham que duraria quanto tempo com um desempenho bom? Em termos de bateria, como costuma ser o desgaste? Acham que vale a pena investir no modelo de 256G ou basta o de 64GB (temo que não seja suficiente porque mesmo um mísero telemóvel Android de hoje em dia o sistema já ocupa imenso espaço, mas como nunca lidei com IpadOS não faço mesmo ideia); o objectivo seria ter apenas algumas principais apps (Word, PowerPoint, Firefox, Outlook, Netflix instalados...). O Ipad 9 parece-vos uma boa ideia, para este uso? Não vejo motivo para dar o salto para o Ipad Air honestamente.
Que soluções de capas existem que por exemplo servissem de teclado mas possibilitassem retirá-lo e manter apenas a parte traseira da capa?

Obrigado a todos desde já
 
Tenho ouvido muita gente a dizer-me que os Ipads duram bastante e continuam funcionais quase 10 anos depois, e com muito pouca diferença no desempenho. Confirmam? Como é que funciona em questão de bateria?
Tenho aqui um iPad 2 comprado em 2011 que confirma isso, ainda liga e trabalha, no entanto já não o uso porque ficou no iOS 9 em 2015 por isso não posso falar da bateria, mesmo assim teve 4 anos de updates e uns bons 5 a 6 anos de uso com tudo a funcionar.
Neste momento já muitas apps não são suportadas.
 
Tenho aqui um iPad 2 comprado em 2011 que confirma isso, ainda liga e trabalha, no entanto já não o uso porque ficou no iOS 9 em 2015 por isso não posso falar da bateria, mesmo assim teve 4 anos de updates e uns bons 5 a 6 anos de uso com tudo a funcionar.
Neste momento já muitas apps não são suportadas.
Obrigado. Então para eu aproveitar o Ipad ao máximo talvez valesse a pena esperar que a Apple apresentasse o seu novo agora em Outubro? Até quando deixou de ter suporte das principais apps?
 
Última edição:
Obrigado. Então para eu aproveitar o Ipad ao máximo talvez valesse a pena esperar que a Apple apresentasse o seu novo agora em Outubro? Até quando deixou de ter suporte das principais apps?
Se vale a pena esperar não sei, com a cotação do dólar como está os preços devem subir, e estou fora disso não faço ideia se irão manter os antigos a preço mais baixo.
As apps vão perdendo suporte à medida que passam a exigir novas versões do sistema que o iPad já não suporta, algumas até continuam a funcionar sem updates outras não, não te consigo precisar mas ainda aguenta bem mais uns anos após o fim de suporte do SO do iPad.
 
Ando indeciso entre uns portateis ( windows ) O que me faz ainda andar nisto há quase 1 mês é que no fundo no passado sempre usei Mac e cada vez que quase vou comprar o portatil windows, sobe-me uma indecisão .

Praticamente tudo o que faço posso fazer em osx tirando simplesmente um unico software - infelizmente - mas posso usar o paralels.
Mudar para um portatil mac iria ter uma subida elevada de custos então pensei em algo que considero ser portatil também, o macmini.

E a minha pergunta é se vocês que têm andado no ecossistema apple mais recentemente que eu, consideram o macmini M1 c/ 16GB RAM uma boa escolha? Bem sei que irá sair o MacMini M2 ( alguns rumores em 2023 ), mas tirando isso.. MacMini M1 16GB 256GB Disco de 2022 ... Funcionará bem com varias aplicaçoes abertas, browsers tudo a correr?
 
Ando indeciso entre uns portateis ( windows ) O que me faz ainda andar nisto há quase 1 mês é que no fundo no passado sempre usei Mac e cada vez que quase vou comprar o portatil windows, sobe-me uma indecisão .

Praticamente tudo o que faço posso fazer em osx tirando simplesmente um unico software - infelizmente - mas posso usar o paralels.
Mudar para um portatil mac iria ter uma subida elevada de custos então pensei em algo que considero ser portatil também, o macmini.

E a minha pergunta é se vocês que têm andado no ecossistema apple mais recentemente que eu, consideram o macmini M1 c/ 16GB RAM uma boa escolha? Bem sei que irá sair o MacMini M2 ( alguns rumores em 2023 ), mas tirando isso.. MacMini M1 16GB 256GB Disco de 2022 ... Funcionará bem com varias aplicaçoes abertas, browsers tudo a correr?

Os M1 com 16Gb de RAM são muito bons, correm tudo e mais alguma coisa e ainda sobra. Eu até produção musical faço neles, sem qualquer problema, e em algumas instâncias supera o meu desktop com Intel 12th gen. Se queres portátil, por mais uns trocos consegues um Air M1 com essa configuração. (Pela pesquisa que vi, o Mac mini está a 1049€ e o Air M1 por 1110€). :)
 
@joaoc02 o Mac Mini com 16GB certo?
Bem sei que um é "fixo" outro portatil ... mas em termos de performance são os dois iguais?

São novos ? Lojas fisicas ou online? O Air M1 com com 16GB não encontro a esses preços
 
Boa tarde Ppl
Da Apple só tive um Iphone 3 ha uns bons anos....
Mas estou seriamente a pensar em comprar um imac antes do natal.


Será para meter na Sala, la num cantinho sem ocupar muito espaço.
Tenho um PC Windows na arrecadação, mas como a esposa quer um computador que ocupe pouco espaço (portateis já temos 2 windows) estou a pensar em meter-me pela primeira vez num Imac.

estou muito dividido entre
Imac 24 M1 16gb + 512gb e se quiser mais tarde outro monitor, tenho um Benq de 27 na arrecadação.
Imac 27 Intel 8Gb + 512gb 2020 (meto mais ram nos proximos meses) ou I5 3.3 ou i7

o uso que terá será:
Eu: Edição fotografica photoshop/capture one
Esposa: fazer um curso de excel ->>> o Excel para mac é diferente do para windows???

a Apple a passar para os apple silicon, e o desinvestimento em processadores Intel, se comprar um IMAC 27 terei actualizações tipo 3-5 anos?

tambem vi mac mini m1 e por um lado ja tenho um bom monitor 2k em 27" mas preciso de teclado, rato, colunas de som....


todas as ajudas são bem vindas para me ajudar a decidir :)

muito obrigado
 
Boa tarde Ppl
Da Apple só tive um Iphone 3 ha uns bons anos....
Mas estou seriamente a pensar em comprar um imac antes do natal.


Será para meter na Sala, la num cantinho sem ocupar muito espaço.
Tenho um PC Windows na arrecadação, mas como a esposa quer um computador que ocupe pouco espaço (portateis já temos 2 windows) estou a pensar em meter-me pela primeira vez num Imac.

estou muito dividido entre
Imac 24 M1 16gb + 512gb e se quiser mais tarde outro monitor, tenho um Benq de 27 na arrecadação.
Imac 27 Intel 8Gb + 512gb 2020 (meto mais ram nos proximos meses) ou I5 3.3 ou i7

o uso que terá será:
Eu: Edição fotografica photoshop/capture one
Esposa: fazer um curso de excel ->>> o Excel para mac é diferente do para windows???

a Apple a passar para os apple silicon, e o desinvestimento em processadores Intel, se comprar um IMAC 27 terei actualizações tipo 3-5 anos?

tambem vi mac mini m1 e por um lado ja tenho um bom monitor 2k em 27" mas preciso de teclado, rato, colunas de som....


todas as ajudas são bem vindas para me ajudar a decidir :)

muito obrigado
Primeiro, não compre nenhum computador Apple com Intel, a Apple deixou de fabricar computadores com Intel, com a excepção do MAC Pro, o unico que ainda não transitou para Apple silicon, deve ser o final com intel no primeiro semestre de 2023.

Se quer um bom computador Apple de secretária, vai ficar muito bem servido com o iMac M1 24” , gastar dinheiro extra com o de 16 gb so se fizer muita produtividade pesada, como editar videos ou fotos, para o resto, 8 gb chega e sobra. Fica aí com um computador por muitos anos, mais que os 3 ou 5 dos atuais intel que ainda andam por aí.
 
Back
Topo