Entrada no Mundo Mac: Que Mac compro?

Leite28

Power Member
Em primeiro lugar, os meus parabéns por teres decidido tomar esta decisão. Quase toda a gente passa por isto, pela incerteza de que Mac comprar, por isso decidi pegar numa publicação mais antiga aqui do fórum e adapta-la aos Macs de hoje em dia.

Se pensam que é difícil, enganam-se. A Apple normalmente não gosta de complicar, e respondendo a 2 ou 3 perguntas é fácil terem uma ideia do caminho ideal. Então, comecemos

Preciso de um computador portátil (quando digo portátil é computador com monitor e bateria, além de dimensões transportáveis) ?

Se a resposta é sim, têm à vossas disposição o MacBook ou para o MacBook Pro ou MacBook Air .
Se a resposta é não, têm o Mac Mini, para o iMac, ou até mesmo o ‘monstro’ de até 12 núcleos cuspidor de fogo, também conhecido como o Mac Pro.

Okey, quero um portátil. Mas qual deles?

Depende do fim do mesmo. A Apple divide os portáteis em 3 gamas distintas.
Temos o MacBook, o Macbook Pro e o MacBook Air. O MacBook e o MacBook Air de 11 polegadas são os modelos mais acessíveis.

Num breve resumo:
  • Pouco dinheiro > MacBook (ou o MacBook Air, mas este é muito mais limitado que o MacBook)
  • Mobilidade extrema > MacBook Air
  • Jogar em condições > MacBook Pro (de preferência modelo de 15’’ ou 17’’ devido às gráficas dedicadas)
  • Editar uns textos, navegar na net, tratar umas imagem’zitas, entre outras coisas simples > MacBook ou Macbook Air (se poderem dar mais 200€ pelo MacBook Pro em vez do MacBook, era o ideal devido ao hardware mais recente)
  • Mexer (a sério) com as Apps Pro/Pesadas (Photoshop, FinalCut, Motion, AutoCAD, etc) > MacBook Pro
  • Web Design, Programação e afins > MacBook ou MacBook Pro (o Air de 13’’ também não está uma má opção, desde que não seja para código muito pesado e que vos interesse a mobilidade)

overview_hero20110224.jpg
O MacBook Pro foi pensado para trabalho multimédia, principalmente. No entanto, existe outra coisa em que os MBPs são bons: jogos. Neste momento, todos os modelos de 15 e 17 polegadas vêm equipados com um i7 quad-core, e nos de 15’’ hi-end e nos de 17’’ encontramos uma AMD Radeon HD 6750M com 1 GB GDDR5 dedicado.

Os de 13’’ vêm equipados com um processador Core i5 dual-core e com uma Intel HD Graphics 3000 partilhada com a RAM do computador, visto que a nova linha vem toda equipada com os novos Sandy Bridge da Intel, onde o CPU é também o GPU.
Os de 15’’ e 17’’, além de virem com a Intel HD Graphics 3000 encontrada nos de 13’’ e com um Core i7, vêm todos com uma gráfica ATI com memória GDDR5 dedicada (256MB nos modelos low-end de 15’’ e 1GB nos de 15 hi-end e nos de 17’’).

Nos modelos de 15 e 17 polegadas, as gráficas integradas permitem ter uma maior autonomia em tarefas rotineiras e básicas, sendo que quando é necessário, a cavalaria pesada (as ATIs) são activadas e substituem as Intel no processamento gráfico.

Todos eles vêm com uma bela estrutura unibody em alumínio, assim como ecrã LED protegido com uma camada de vidro e com um trackpad multi-touch, além de virem com a nova tecnologia E/S, chamada de Thunderbolt, que permite a transferência de dados 12 vezes mais rápida que a FireWire 800 e 20 vezes mais rápida que o USB 2.0.

Os preços para os modelos bases (sem opções adicionais) vão desde 1.199€ para o de 13’’ a 2.499€ pelo de 17’’.

Para mais informações sobre preços, características e opções de configuração e outros detalhes: http://www.apple.com/pt/macbookpro/
O Macbook Air posiciona-se como sendo o modelo de entrada de gama, tendo como objectivo satisfazer as necessidades básicas de quem procura fazer um trabalho regular. Este portátil é indicado para navegar na internet, ver filmes, ouvir música, jogar jogos que não sejam muito exigentes em termos gráficos e para trabalho. Todo o trabalho desde programação, tratamento de fotografia e vídeo leve/média (e consegue também tratar alguma alta, em modelos mais acima) e outros, este MacBook é o ideal. Também pode ser o MacBook a escolher se o utilizador desejar, acima de tudo, um computador que seja o mais portátil possível, devido ao peso mínimo (entre 1kg e 1,35kg).


Existem de dois tamanhos: de 11” e de 13”. Cada um deles traz também duas variações: um de 64GB de disco e 2GB de RAM e outro de 4GB de RAM e 128GB de disco no modelo de 11”. No de 13”, ambos trazem 4GB de RAM, com a diferença do modelo de entrada trazer 128GB de disco e do outro trazer 256GB. Em termos de CPU, todos eles trazem modelos dual-core (da última geração de CPU’s Intel), com hyper-threading que os leva a ter 4 núcleos virtuais. Nos de 11”, existe um Core i5 de 1,6GHz. Nos de 13”, um Core i5 de 1,7GHz. É possível estes (nas suas versões mais caras) serem equipados com um Core i7 de 1,8GHz.


Em termos gráficos, todos trazem um chip integrado no CPU (Intel HD Graphics 3000), com memória partilhada. Assim, o computador não é o mais recomendado para gaming intensivo. De resto, sairá bem nas restantes tarefas.


Em termos de entradas e conexão, trazem todos 2 portas USB, uma porta Thunderbolt (para ligar dispositivos de dados ou monitores, chega a ser 20 vezes mais rápido que o USB 2.0 e 2 vezes mais rápido que o USB 3.0) e um conector MagSafe para ligar à corrente. Os modelos de 13” trazem, em exclusivo, um leitor de cartões de memória SD.


Os preços variam entre, para os modelos não alterados: entre os 979€ e os 1179€ (modelo de 11”), e entre os 1279€ e os 1579€ para o modelo de 13”.

Mais informações e detalhes em: http://www.apple.com/pt/macbookair/
Não quero um portátil. Que mac escolho ?

Mais uma vez, é fácil. Se for para trabalho (a sério) podem ir para o iMac e se necessitarem de um ‘super computador’, têm sempre o Mac Pro. Se for para lazer ou para trabalho mais leve, têm o iMac e o Mac Mini.

Em jeito de resumo:
  • Se já têm um monitor e teclado/rato e querem-nos manter sem gastar muito dinheiro > Mac Mini
  • Se têm pouco dinheiro > Mac Mini / iMac (21’ low-end)
  • Se querem uma máquina para lazer > Mac Mini / iMac
  • Se querem uma máquina para trabalho > iMac (especialmente o de 27’’ com i5 quad-core com gráfica de 1GB GDDR5)
  • Se querem uma máquina para trabalho bastanteeeeeee "pesado" > Mac Pro
  • Se querem jogar uns jogos como deve de ser > iMac (excepto o 21’’ low-end) / Mac Pro
  • Se querem um mac expansível > Mac Pro
O Mac Mini é feito para os utilizadores que já têm um PC com bom monitor, rato e teclado e que pretendem dar o salto para o mundo Mac sem gastar muito dinheiro. Por tanto, se vocês não têm nada disso ou simplesmente querem começar de novo, aconselho vivamente darem uma vista de olhos no iMac, pois trás tudo de novo: monitor com o Mac incorporado, com rato (ou trackpad) e teclado a acompanhar.



O novo Mac Mini, está mais versátil e potente que nunca. Pode ser como um computador de secretária normal, como um Media Center ou até mesmo com um servidor caseiro ou para pequenas e médias empresas.


As versões ‘normais’ incorporam os novos processadores Intel Core i5 Dual-Core baseados na plataforma Sandy Bridge, um disco de 500GB a 5400RPM, uma porta Thunderbolt e o Mac OS X Lion pré-instalado. No entanto, existem duas versões distintas do Mac Mini ‘normal’: a low-end e a hi-end.


Na Low-end, encontramos uma Intel Graphics HD 3000, com cerca de 288MB que são partilhados com a memória RAM, assim como 2GB de RAM base.
Na Hi-end, encontramos uma AMD Radeon HD 6630M com 256MB de memória GDDR5 dedicada, acompanhada com 4GB de memória RAM de base.


Além destas versões, encontramos ainda a versão Server, que se encontra disponível com um Intel Core i7 quad-core Sandy Bridge a 2.0GHz, uma Intel Graphics HD 3000 com 384MB partilhados, 4GB de RAM e dois discos de 500GB a 5400RPM, além de todas as outras ligações e funcionalidades de um Mac Mini normal. Esta versão também vem com o Mac OS X Lion pré-instalado, no entanto na versão Server.


Para quem usa a drive de CDs intensamente, este não é o Mac ideal, a menos que compre a SuperDrive externa, visto que a Apple retirou a drive óptica, para dar espaço para mais um disco na versão servidor. As versões normais também possuem esse espaço extra, mas no entanto não é utilizado pela Apple - mas existem kits after-market para os mais audazes que pretendem usufruir do mesmo.


Os preços começam em 599€ pelo Mac Mini low-end, 799€ pelo hi-end e 999€ pela versão servidor.




Para mais informações sobre as características e opções de configuração, por favor visita: http://www.apple.com/pt/macmini/
O iMac é bom tanto para lazer como para uso profissional. A grande vantagem é de ser tudo-em-um: vem com o computador ‘colado’ ao monitor LED, assim como teclado e rato, fazendo desde o equivalente do século XXI do primeiro Macintosh.
Isto trás um ‘custo’, que é a dificuldade de upgrade, além de fazer com que os únicos componentes que se possam trocar sejam o disco e a memória RAM. No entanto, actualmente estes vêm bastante bem equipados a nível de hardware, o que faz praticamente desnecessário realizar upgrade a algum dos componentes.
Vêm todos com os Core i5 Quad-Core de última geração (com a opção de trocar por um i7 quad) e 4GB de RAM (com opção de os trocar por 8GB ou 16GB em modelos compatíveis). Trazem também discos de 500GB (no 21’’ base) ou de 1TB nos restantes modelos, sendo que nesses é possível optar por 2TB e por um SSD secundário. Vêm equipados com gráficas ATI com entre 512MB até 1GB (ou com 2GB no modelo mais alto como opção). Têm também as novas cameras FaceTime HD e as novas portas Thunderbolt: 1 nos modelos de 21’’ ou 2 nos de 27’’.
Os preços vão desde 1.179€ pelo de 21.5’’ básico até aos 1.929€ pelo 27’’ de topo (sem opções extra).


Mais info: http://www.apple.com/pt/imac/
O Mac Pro é fácil de descrever: potência pura por um preço a condizer.
Para terem noção, é possível configurar um Mac Pro com Dois processadores de 6 núcleos Intel Xeon “Westmere” a 2.93 GHz (12 núcleos), 64 GB (8 x 8 GB), Mac Pro RAID Card, 4 Unidades sólidas de 512 GB, Duas ATI Radeon HD 5770 de 1 GB, 2 SuperDrives, 3 Apple LED Cinema Displays (de 27’’), Magic Mouse, Magic Trackpad, Apple Wireless Keyboard e com uma Quad-channel 4Gb Fibre Channel PCI Express card por uns banais 19.583,00 €.

Este também é o Mac que oferece mais opções de configuração, assim como de expansão e é o mais potente.

Os preços começam em 2.4900€ pelo quad-core, 3.506€ pelo 8-core, 5.032 pelo 12-core e 2.997,01€ pela versão servidor

Doeu? Foi assim tããão difícil? Não me parece. ;)
Qualquer sugestão, critica ou dúvida, disponham. Cumprimentos e boa sorte com o vosso futuro Mac. :007:

Informação especial para Macs destinados ao ensino

Gostaria de avisar a todos os meus colegas estudantes, que nós dispomos de descontos na Apple Store devido a usarmos os nossos produtos para educação (ou não :p).
Este desconto aplica-se aos estudantes professores e funcionários de universidade que podem obter preços especiais em computadores Mac e software Apple tanto para uso individual, como institucional.
Para mais informações sobre o assunto: http://www.apple.com/pt/education/how-to-buy/

Agradecimentos:
· kidloco, visto ter usado o seu post como base (post original disponível em http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=168986 ).
· Metro, por ter hostado as imagens no servidor da Zwame
· Dukco e ao J.Rod, pela sugestão para colocar o alerta aos estudantes, assim como correcção da informação original.
· Hi World!, por se ter disposto e me ter ajudado com a informação relativa ao novo MacBok Air.

Change log
:
· 20-04-2011: Post original.
· 21-04-2011: Acréscimo do aviso aos estudantes.
· 07-05-2011: Correcção a informação sobre o desconto de estudante e acréscimo da informação respectiva aos novos iMacs.
· 01-09-2011: Pequena mudança na estrutura do tópico. Acréscimo da informação respectiva aos novos Mac Mini e MacBook Air. Remoção da info respectiva ao MacBook branco - visto este ter sido descontinuado pela Apple.
 
Última edição:
Convém avisar, que a nova geração de iMacs está quase a chegar, e segundo a MacRumours, já está a começar a faltar stocks nos revendedores. Por isso, caso queiram ir para o iMac, aconselhava esperarem aproximadamente mais um mesinho. ;)
 
Acrescentaria apenas informações relativas ao desconto de estudante praticado pela Apple.

Cumps e parabéns pela thread.
 
Acrescentaria apenas informações relativas ao desconto de estudante praticado pela Apple.

Cumps e parabéns pela thread.

Obrigado pela sugestão e pelos parabéns também ;). Já acrescentei a informação, porque o meu Mac também foi comprado com esse desconto.
Cumprimentos.
 
Apenas um pequeno reparo: a Apple já não faz desconto para quem está no Ensino Básico e Secundário (alunos, professores, etc...), agora só dá para quem está na Universidade. ;)

Parabéns pelo tópico, está mesmo muito bem feito. ;)
 
Engraçado porque eu na passada 2ª feira fui à TBStore (Av. 5 Outubro) e perguntei se faziam o desconto de estudante mesmo na loja, e a resposta foi que já não fazem isso há cerca de um mês por ordens da Apple. Descontos para estudantes só na Apple Store (online), não perguntei se a loja Promais em Braga faz o mesmo.
 
Engraçado porque eu na passada 2ª feira fui à TBStore (Av. 5 Outubro) e perguntei se faziam o desconto de estudante mesmo na loja, e a resposta foi que já não fazem isso há cerca de um mês por ordens da Apple.

Foi exatamente o que me disseram na TB Store do Colombo.
 
UPDATE: Corrigida a informação sobre o desconto de estudante e acréscimo da informação respectiva aos novos iMacs.:D
 
Bem, ando aqui numa indecisão, se compro mac ou nao. Na verdade eu gostava muito de comprar e tenho posses para comprar, a minha questão é qual devo comprar? Eu adoro andar em Photoshop, AI, Dreamweaver, edição de Audio por aí... A escolha que eu faço é o Pro, que me dizem ? É bom, aguenta-se? Ou espero pela nova gama que dizem que vem aí... ?

cumpz
 
Bem, ando aqui numa indecisão, se compro mac ou nao. Na verdade eu gostava muito de comprar e tenho posses para comprar, a minha questão é qual devo comprar? Eu adoro andar em Photoshop, AI, Dreamweaver, edição de Audio por aí... A escolha que eu faço é o Pro, que me dizem ? É bom, aguenta-se? Ou espero pela nova gama que dizem que vem aí... ?

cumpz

Chega e sobra para o que fazes.
 
Gente, NOVIDADES!
· Os Mac Minis vêm com Core i5 e i7 e Thunderbolt, mas sem drive de DVD. No entanto, têm mais um sítio para outro HD.
· Os novos MacBook Airs possuem Core i5 e i7 ULV, Thunderbolt e teclado retro-iluminado (outra vez :D).
· Os MacBook antigos foram (finalmente) descontinuados.

Assim que tiver tempo actualizo-vos este post, qualquer das maneiras, fica aqui o aviso feito ;)
 
Olaa pessoas!
É assim, eu tenho um Insys do E.Escolas, e uso bastante ele, em especial no photoshop, illustrator, flash, vejo bastantes filmes (e converto), mas não jogo muito. Vou para o 12ºano, curso artes e quero seguir designer e afins.. e claro, que ouvi falar muito bem da MAC fico babada quando vou lá ao site da Apple, e esses são os melhores PCs para essa área.
Eu estou indecisa entre o macbook pro 13' i7 e o mac 15' i7. A principal diferença deles (na minha opinião) é que o de 15' tem resoluçao 1680x1050 monitor HD (que o meu insys tambem tem!), coisa que o 13' i7 não tem. O Anti-reflexo nao me faz diferença porque estou sempre em casa... A diferença deles é de quase 300€... Será que compensa mesmo comprar o 15' i7 ?
E para dificultar a minha decisão vi na net, que estao a preparar novos designers para os Macs em 2012? Pretos e mais finos... será que vale a pena esperar? O que muda nos novos macs, é apenas o desginer ou mais alguma coisa?

Agradeço aí a quem me tentar ajudar!
 
Última edição:
Olaa pessoas!É assim, eu tenho um Insys do E.Escolas, e uso bastante ele, em especial no photoshop, illustrator, flash, vejo bastantes filmes (e converto), mas não jogo muito. Vou para o 12ºano, curso artes e quero seguir designer e afins.. e claro, que ouvi falar muito bem da MAC fico babada quando vou lá ao site da Apple, e esses são os melhores PCs para essa área.Eu estou indecisa entre o macbook pro 13' i7 e o mac 15' i7. A principal diferença deles (na minha opinião) é que o de 15' tem resoluçao 1680x1050 monitor HD (que o meu insys tambem tem!), coisa que o 13' i7 não tem. O Anti-reflexo nao me faz diferença porque estou sempre em casa... A diferença deles é de quase 300€... Será que compensa mesmo comprar o 15' i7 ?E para dificultar a minha decisão vi na net, que estao a preparar novos designers para os Macs em 2012? Pretos e mais finos... será que vale a pena esperar? O que muda nos novos macs, é apenas o desginer ou mais alguma coisa?Agradeço aí a quem me tentar ajudar!
Boas! :)É assim, depende basicamente do factor transportabilidade que tiveres.. Um maior sempre é pior de se transportar do que um menor.. Apesar que faz diferença de um modelo para outro, não só a nível de ecrã. Se não jogares, eu penso que não haverá problema com o modelo de 13". Ou então, se pretendes transportar muito o portátil, podes sempre considerar o Macbook Air (tem sempre melhor qualidade de ecrã e maior resolução, para além do disco ter uma melhor resposta); no entanto perdes na capacidade de disco.. Aí, tens que considerar mais opções. Se quiseres ver como se comporta um ao correr esse tipo de programas, vê este vídeo que mostra isso.. :) @ http://*****/ren3tM
 
Back
Topo