Entrada SATA e cabo SATA arderam

Stigmurder

Power Member
Boas, esta semana comprei uma board nova e um processador novo também e fiz a troca do sistema..ao ligar os cabos SATA, tirei os antigos e liguei os que vinham na board. Liguei a máquina e logo de imediato a board começa a deitar fumo e o cabo derreteu por completo.

O problema é que agora estão me a dizer que vai ser difícil trocar....mas isto só poder ser um defeito da board ...não faz sentido ter acontecido isto assim ...monto diariamente máquinas, e foi a primeira vez que vi acontecer isto.

Amanhã vou deixar a board na loja para o dono da loja enviar para o fornecedor. Disse várias vezes que uma board queimando vai ser difícil trocarem...não me parece correcto de todo.

O que acham que pode ter acontecido aqui? Defeito da board ou erro humano? Neste caso, meu!

_SkyWaLKeR_

Power Member
acho que ninguém diz nada porque ninguém deve ter visto algo semelhante acontecer...a mim ate custa acreditar que um cabo sata comece a arder...
no tempo dos cabos PATA e Molex...tive uma vez um amigo meu que conseguiu a proeza de colocar o cabo molex na posição errada num gravador de dvds...com oé obvio o mesmo queimou logo.

erro humano não me parece ser...não vejo modo de colocar de forma errada um cabo sata....insiste com a loja... ou tenta contactar o fabricante da board...

ja verificaste se a parte traseira d board não esta a fazere contacto com a parte metálica da caixa?
colocaste os stands de forma correcta?

quase sempre que vejo problemas em boards imediatamente depois de terem sido instaladas são stands mal colocados/não colocados/ ou algum que ficou por colocar e a board faz curto circuito algures

Última edição:

igordafonseca

Power Member
Se montas diariamente maquinas, erro humano é pouco provável, a não ser que andes a fazer mal diariamente:)
Insiste com a loja/marca quanto mais nao seja para saber a causa se possível.

Stigmurder

Power Member
Eu só referi erro humano, porque nunca na minha vida tinha visto algo assim vindo de uma porta SATA. De certeza que é board ou cabo com defeito. A primeira vez que mudo de ROG para AORUS e acontece isto...

_SkyWaLKeR_

Power Member
O melhor seria ele fazer queixa no portal da queixa e no livro de reclamações online.
Se n resolver contacta o próprio fabricante da motherboard e tenta ativar a garantia através deles.

Se eles aceitarem fazes reclamação junto da loja dizendo que o fabricante aceitou RMA demonstrando por isso ma fé por parte da loja

DiogoAntunes

Power Member
A loja deve é reportar isso para o fabricante da board e aguardar instrucoes, tb não me parece bem ha cabeça dizerem logo que não.

O defeito acredito mais que fosse o cabo sata em si, que tem maior probabilidade de vir com defeito devido ha manufação das Boards estar num nivel mt mt avançado e com grandes controlos de qualidade.

Cps

Stigmurder

Power Member
As chamadas que faço vão parar ao voicemail. Ainda não há luzes nenhumas da resolução nada parte da loja com o problema e eu estou me a preparar neste momento para ir de imediato à loja. Vou exigir a devolução do dinheiro. Já nem sequer quero que me troquem nada.

jfbbms

Power Member
... que o fabricante aceitou RMA demonstrando por isso ma fé por parte da loja

o facto do fabricante aceitar um rma nao quer dizer que aceite na garantia.
uma coisa é aceitar o rma que é aceitar o artigo para analise.
Outra coisa é aceitar a garantia pelo rma ter sido aceite, nada a haver.

ja verificaste se a parte traseira d board não esta a fazere contacto com a parte metálica da caixa?
colocaste os stands de forma correcta?

Ao fabricante / importador / distribuidor , é necessário perceber o porque e se houve problemas por parte do cliente a ser montado o artigo.
Se te fosse contar quantas vezes já me ofereci para montar cpus intel em boards intel ( agora os socket 1200 tem as 2 furações no cpu para baixo
quando antes era em cia ) para evitar pins tortos, ja apanhei 2 boards com pins tortos por isso mesmo ( h410 felizmente que sao boards de 50 euros ).

Mas que acontece em AMD. Ja tive 3 clientes que nao quiseram ajuda , dia seguinte ou 2 dias depois tavam lá a dizer que o pc nao ligava.
Escusado será dizer que 2 deles colocaram os cpus ( 3700x e 3600 ) sem abrir a alavanca do cpu, colocaram o cooler e apertaram ... pins e pins tortos
e muito tempo a juntar para endireitar os pins até funcionar.

_SkyWaLKeR_

Power Member
jfbbms ok tens razão em relação ao facto k pode aceitar RMA e não dar garantia...mas no caso do user a loja nem sequer aceitou a board para analisar a situação... partiu logo do principio que era culpa do utilizador

Stigmurder

Power Member
Eu deixei lá a board, mostrei e dei a cheirar o odor a queimado que vinha da específica entrada sata e sobretudo o cabo derretido. Referiu que iria mandar a board para o fornecedor, supostamente ontem seguiu. O que me anda a lixar a cabeça é que não existe previsão de que me vai ou não resolver isto. Agora, e se eu não quisesse mais aquela board? Eu posso não ter gostado sequer de um ou outro aspecto estético da board simplesmente e querer trocar por outra, mesmo sendo mais cara, pagando a diferença claro, mas é um direito meu, certo?

jfbbms

Power Member
O que me anda a lixar a cabeça é que não existe previsão de que me vai ou não resolver isto. Agora, e se eu não quisesse mais aquela board? Eu posso não ter gostado sequer de um ou outro aspecto estético da board simplesmente e querer trocar por outra, mesmo sendo mais cara, pagando a diferença claro, mas é um direito meu, certo?

tempo tem, nem que seja para dizer fora de garantia : 30 dias.
a troca por outra depende, se foi comprada na loja e a troca incidir apenas na board, a loja pode nao aceitar.
Tudo depende do que for feito, da flexibilidade da loja. Os direitos por aspectos estéticos nao são direitos, são pedidos.

Podes é argumentar que necessitas do pc para trabalho e se for para facilitar o processo de troca
que nao te importas de trocar por um modelo mais caro e dar a diferença. Se entregaste tudo
com cabos selados ( ou mesmo que nao, que façam a troca com os acessorios da nova ) , é sempre pontos a favor para andar mais depressa.

Última edição:

WindWalker

Power Member
Para um cabo de dados SATA derreter, ou tens um problema no disco ou na motherboard.

Isso de facto é muito estranho. E do que vi no pinout desse cabo, nem há pinos com alimentação dedicada (3.3/5/12V), por isso mais estranho é (o chip controlador deveria limitar a corrente nos pinos a valores baixos, visto que são pinos de sinal e não de potência, para isso não acontecer, parece-me).

quase sempre que vejo problemas em boards imediatamente depois de terem sido instaladas são stands mal colocados/não colocados/ ou algum que ficou por colocar e a board faz curto circuito algures

Standoff's em falta não podem provocar curto-circuitos, por definição. Se não foram colocados, não há contacto eléctrico entre o furo da motherboard e a caixa, logo não pode haver um curto-circuito porque não há criação de um "caminho" de baixa impedância*. Pelo contrário, há uma alta impedância pela não existência de ligação eléctrica nesse ponto.

https://www.google.com/search?q=ground+plane+motherboard
https://superuser.com/questions/1138512/what-exactly-is-grounded-through-motherboard-standoffs

*se ajudar, neste contexto pode-se substituir impedância por resistência, o significado prático é o mesmo

WindWalker

Power Member
Eu começaria por testar o disco noutro PC ou caixa externa, para eliminar essa hipótese.

Tens aqui pistas:
https://www.google.com/search?q=sata+data+cable+burned

Num dos resultados alguém refere que pode ser um standoff colocado no sítio errado (corresponde a um furo da caixa, mas não a um furo da motherboard, assentando a motherboard sobre esse standoff). Também referem que pode haver um cabo mal colocado (o cabo PCI-E de 6+2 pinos no lugar do EPS 4+4 pinos para alimentação do CPU ou um conector molex invertido). Também li sobre alguém ter tido esse problema com pinos tortos no CPU.

Pessoalmente já me aconteceu o cabo EPS 4 pinos estar mal ligado, mas acho que reparei antes de ligar o PC (o cabo era o correcto, mas por alguma razão a ficha na motherboard permitia a ligação com a ficha do cabo rodada de +90 ou -90º).

leatavsan

Power Member
Eu não sou nenhum entendido em informática, mas não será possível que o cabo de alimentação da disco não esteja invertido na fonte e isso ter provocado um curto circuito no disco e a energia da fonte ter passado para o cabo SATA através do disco?
Isto é, a energia vinda da fonte não terá chegado à motherboard pela entrada SATA, usanto o disco como ponte de ligação?

Não sei se é possível, mas foi uma ideia que me surgiu

_SkyWaLKeR_

Power Member
È mt difícil colocar erradamente esses cabos... Eles por norma só encaixam de uma forma...mas os molex também... E mesmo assim já vi quem conseguisse encaixa erradamente um..... Mas tendo em conta que o user já tinha alguma experiência na montagem de sistemas...presumo que não tenha cometido tal erro...