Entrada SATA e cabo SATA arderam

Stigmurder

Power Member
Boas, esta semana comprei uma board nova e um processador novo também e fiz a troca do sistema..ao ligar os cabos SATA, tirei os antigos e liguei os que vinham na board. Liguei a máquina e logo de imediato a board começa a deitar fumo e o cabo derreteu por completo.

O problema é que agora estão me a dizer que vai ser difícil trocar....mas isto só poder ser um defeito da board ...não faz sentido ter acontecido isto assim ...monto diariamente máquinas, e foi a primeira vez que vi acontecer isto.

Amanhã vou deixar a board na loja para o dono da loja enviar para o fornecedor. Disse várias vezes que uma board queimando vai ser difícil trocarem...não me parece correcto de todo.

O que acham que pode ter acontecido aqui? Defeito da board ou erro humano? Neste caso, meu!
 
acho que ninguém diz nada porque ninguém deve ter visto algo semelhante acontecer...a mim ate custa acreditar que um cabo sata comece a arder...
no tempo dos cabos PATA e Molex...tive uma vez um amigo meu que conseguiu a proeza de colocar o cabo molex na posição errada num gravador de dvds...com oé obvio o mesmo queimou logo.

erro humano não me parece ser...não vejo modo de colocar de forma errada um cabo sata....insiste com a loja... ou tenta contactar o fabricante da board...

ja verificaste se a parte traseira d board não esta a fazere contacto com a parte metálica da caixa?
colocaste os stands de forma correcta?

quase sempre que vejo problemas em boards imediatamente depois de terem sido instaladas são stands mal colocados/não colocados/ ou algum que ficou por colocar e a board faz curto circuito algures
 
Última edição:
Se montas diariamente maquinas, erro humano é pouco provável, a não ser que andes a fazer mal diariamente:)
Insiste com a loja/marca quanto mais nao seja para saber a causa se possível.
 
Eu só referi erro humano, porque nunca na minha vida tinha visto algo assim vindo de uma porta SATA. De certeza que é board ou cabo com defeito. A primeira vez que mudo de ROG para AORUS e acontece isto...
 
O melhor seria ele fazer queixa no portal da queixa e no livro de reclamações online.
Se n resolver contacta o próprio fabricante da motherboard e tenta ativar a garantia através deles.

Se eles aceitarem fazes reclamação junto da loja dizendo que o fabricante aceitou RMA demonstrando por isso ma fé por parte da loja
 
A loja deve é reportar isso para o fabricante da board e aguardar instrucoes, tb não me parece bem ha cabeça dizerem logo que não.

O defeito acredito mais que fosse o cabo sata em si, que tem maior probabilidade de vir com defeito devido ha manufação das Boards estar num nivel mt mt avançado e com grandes controlos de qualidade.

Cps
 
As chamadas que faço vão parar ao voicemail. Ainda não há luzes nenhumas da resolução nada parte da loja com o problema e eu estou me a preparar neste momento para ir de imediato à loja. Vou exigir a devolução do dinheiro. Já nem sequer quero que me troquem nada.
 
... que o fabricante aceitou RMA demonstrando por isso ma fé por parte da loja

o facto do fabricante aceitar um rma nao quer dizer que aceite na garantia.
uma coisa é aceitar o rma que é aceitar o artigo para analise.
Outra coisa é aceitar a garantia pelo rma ter sido aceite, nada a haver.

ja verificaste se a parte traseira d board não esta a fazere contacto com a parte metálica da caixa?
colocaste os stands de forma correcta?

Ao fabricante / importador / distribuidor , é necessário perceber o porque e se houve problemas por parte do cliente a ser montado o artigo.
Se te fosse contar quantas vezes já me ofereci para montar cpus intel em boards intel ( agora os socket 1200 tem as 2 furações no cpu para baixo
quando antes era em cia ) para evitar pins tortos, ja apanhei 2 boards com pins tortos por isso mesmo ( h410 felizmente que sao boards de 50 euros ).

Mas que acontece em AMD. Ja tive 3 clientes que nao quiseram ajuda , dia seguinte ou 2 dias depois tavam lá a dizer que o pc nao ligava.
Escusado será dizer que 2 deles colocaram os cpus ( 3700x e 3600 ) sem abrir a alavanca do cpu, colocaram o cooler e apertaram ... pins e pins tortos
e muito tempo a juntar para endireitar os pins até funcionar.
 
jfbbms ok tens razão em relação ao facto k pode aceitar RMA e não dar garantia...mas no caso do user a loja nem sequer aceitou a board para analisar a situação... partiu logo do principio que era culpa do utilizador
 
Eu deixei lá a board, mostrei e dei a cheirar o odor a queimado que vinha da específica entrada sata e sobretudo o cabo derretido. Referiu que iria mandar a board para o fornecedor, supostamente ontem seguiu. O que me anda a lixar a cabeça é que não existe previsão de que me vai ou não resolver isto. Agora, e se eu não quisesse mais aquela board? Eu posso não ter gostado sequer de um ou outro aspecto estético da board simplesmente e querer trocar por outra, mesmo sendo mais cara, pagando a diferença claro, mas é um direito meu, certo?
 
O que me anda a lixar a cabeça é que não existe previsão de que me vai ou não resolver isto. Agora, e se eu não quisesse mais aquela board? Eu posso não ter gostado sequer de um ou outro aspecto estético da board simplesmente e querer trocar por outra, mesmo sendo mais cara, pagando a diferença claro, mas é um direito meu, certo?

tempo tem, nem que seja para dizer fora de garantia : 30 dias.
a troca por outra depende, se foi comprada na loja e a troca incidir apenas na board, a loja pode nao aceitar.
Tudo depende do que for feito, da flexibilidade da loja. Os direitos por aspectos estéticos nao são direitos, são pedidos.

Podes é argumentar que necessitas do pc para trabalho e se for para facilitar o processo de troca
que nao te importas de trocar por um modelo mais caro e dar a diferença. Se entregaste tudo
com cabos selados ( ou mesmo que nao, que façam a troca com os acessorios da nova ) , é sempre pontos a favor para andar mais depressa.
 
Última edição:
Para um cabo de dados SATA derreter, ou tens um problema no disco ou na motherboard.

Isso de facto é muito estranho. E do que vi no pinout desse cabo, nem há pinos com alimentação dedicada (3.3/5/12V), por isso mais estranho é (o chip controlador deveria limitar a corrente nos pinos a valores baixos, visto que são pinos de sinal e não de potência, para isso não acontecer, parece-me).

quase sempre que vejo problemas em boards imediatamente depois de terem sido instaladas são stands mal colocados/não colocados/ ou algum que ficou por colocar e a board faz curto circuito algures

Standoff's em falta não podem provocar curto-circuitos, por definição. Se não foram colocados, não há contacto eléctrico entre o furo da motherboard e a caixa, logo não pode haver um curto-circuito porque não há criação de um "caminho" de baixa impedância*. Pelo contrário, há uma alta impedância pela não existência de ligação eléctrica nesse ponto.

https://www.google.com/search?q=ground+plane+motherboard
https://superuser.com/questions/1138512/what-exactly-is-grounded-through-motherboard-standoffs

*se ajudar, neste contexto pode-se substituir impedância por resistência, o significado prático é o mesmo
 
Eu começaria por testar o disco noutro PC ou caixa externa, para eliminar essa hipótese.

Tens aqui pistas:
https://www.google.com/search?q=sata+data+cable+burned

Num dos resultados alguém refere que pode ser um standoff colocado no sítio errado (corresponde a um furo da caixa, mas não a um furo da motherboard, assentando a motherboard sobre esse standoff). Também referem que pode haver um cabo mal colocado (o cabo PCI-E de 6+2 pinos no lugar do EPS 4+4 pinos para alimentação do CPU ou um conector molex invertido). Também li sobre alguém ter tido esse problema com pinos tortos no CPU.

Pessoalmente já me aconteceu o cabo EPS 4 pinos estar mal ligado, mas acho que reparei antes de ligar o PC (o cabo era o correcto, mas por alguma razão a ficha na motherboard permitia a ligação com a ficha do cabo rodada de +90 ou -90º).
 
Eu não sou nenhum entendido em informática, mas não será possível que o cabo de alimentação da disco não esteja invertido na fonte e isso ter provocado um curto circuito no disco e a energia da fonte ter passado para o cabo SATA através do disco?
Isto é, a energia vinda da fonte não terá chegado à motherboard pela entrada SATA, usanto o disco como ponte de ligação?

Não sei se é possível, mas foi uma ideia que me surgiu
 
È mt difícil colocar erradamente esses cabos... Eles por norma só encaixam de uma forma...mas os molex também... E mesmo assim já vi quem conseguisse encaixa erradamente um..... Mas tendo em conta que o user já tinha alguma experiência na montagem de sistemas...presumo que não tenha cometido tal erro...
 
Back
Topo