Entrevista de Peter Moore ao 'The Guardian'

.DX.

Power Member
Ex Microsoft man, and current EA Sports boss, admits that he made the final decision to pull Sega out of the hardware race
In an interview with British daily broadsheet The Guardian, current EA Sports boss and the ex head of hardware for both Xbox 360 and Sega has admitted that it was he who made the final decision to pull Sega out of the hardware market.

“We had a tremendous 18 months. Dreamcast was on fire – we really thought that we could do it,” Moore explained. “But then we had a target from Japan that said we had to make x hundreds of millions of dollars by the holiday season and shift x millions of units of hardware, otherwise we just couldn’t sustain the business.

“So on January 31st 2001 we said Sega is leaving hardware. We were selling 50,000 units a day, then 60,000, then 100,000, but it was just not going to be enough to get the critical mass to take on the launch of PS2. Somehow I got to make that call, not the Japanese. I had to fire a lot of people, it was not a pleasant day.

“It was a big stakes game. Sega had the option of pouring in more money and going bankrupt and they decided they wanted to live to fight another day.
So we licked our wounds, ate some humble pie and went to Sony and Nintendo to ask for dev kits.”

The admission follows comments made to MCV last month in our MCV Legends feature, where he said of the Dreamcast fiasco: “We were coming off the Sega Saturn debacle, so the consumer was justifiably sceptical. We had to build a positioning, creative campaign, pricing and distribution strategy, even figure out whether to put the modem in the box or make it an add-on peripheral.

“The parent company was in dire financial straits, Electronic Arts had decided to not publish for the platform – bless them – and US boss Bernie Stolar left the company a month before launch. Oh yeah, and we had to figure out how to work multi-player games through a 56k modem.

“Somehow we pulled it all together for the agreed date of 9.9.99, and for the next year and a half gave everything we had to take on the PS2 juggernaut. I still take pride on behalf of the team that I have yet to meet anyone who regretted buying a Dreamcast. I’ve still got mine.”

http://www.mcvuk.com/news/31763/Peter-Moore-I-killed-the-Dreamcast
 
Se não tivesse uma que me deu dos melhores momentos da minha vida, não era um jogador pontual como sou...

Sempre um passo à frente do seu tempo, muito obrigado Sega. Agora é pena que desde aí não se tenha conseguido governar como deve ser *sigh* Nintendo e Sega juntas = memorável:009:

Nunca fui muito com a cara do senhor Moore, fiquei até espantado quando descobri que ele tinha feito parte do tempo da DC, agora com esta entrevista, só tenho razões para o odiar mais... se não tivessem sido os problemas financeiros vindos das asneiras de anos antes, a máquina ainda conseguia competir com a PS2 e se teve um catálogo de jogos diversos e bons, vejo com mais tempo de vida a ter sido puxada até ao limite...
 
Que tristeza de comentários, leiam a entrevista toda e não um excerto, vão perceber o que se passou para a Sega ter acabado com a consola.

Sem dúvida era uma grande consola para a época, pena nunca a ter comprado na altura em que saíu :(

Aproveitem e leiam isto também.
 
Última edição:
Enfim os incompetentes da sega USA fizeram o serviço todo...tristeza
Comprei a consola quando saiu, em x de comprar a PS2(excelente consola também) mas até hoje e com ela aqui ao lado mais uns 50 jogos, posso dizer que nao tou arrependido. Uma das melhores, senao a melhor consola onde ja pus as maos.
 
Mas alguém se deu ao trabalho de ler a entrevista em vez de estarem a insultar o homem? Só este excerto explica bem a situação em que eles se encontravam:

It was a big stakes game. Sega had the option of pouring in more money and going bankrupt and they decided they wanted to live to fight another day.

É uma pena, pois a Dreamcast era uma consola cheia de potencial e que no seu curto tempo de vida nos ofereceu grandes jogos. Mas o que é facto é que houve muitos mais condicionantes por trás da situação que levou ao fim da Dreamcast, sendo que muitas delas não estavam ao alcance da administração da SEGA. É certo que também tiveram erros graves, mas ainda assim a sua estratégia com a Dreamcast foi inteiramente direccionada para os jogadores, apresentando um grande catálogo de jogos e títulos com os custos de produção elevadíssimos como foi o caso do Shenmue, que acabaram por não ser grandes fenómenos de vendas.

A culpa do falhanço - a nível comercial claro, pois como consola foi excelente - deveu-se principalmente aos consumidores que não aceitaram a consola devidamente, o falhanço que a Saturn tinha sido e que havia prejudicado bastante a SEGA quer a nível financeiro quer a nível de reconhecimento, a pirataria abundante, a falta de suporte de empresas 3rd Party como a EA e também a influência que a Sony tinha na indústria na altura, que fez com que muita gente ignorasse a Dreamcast pois a PS2 ia ser o "fenómeno", ainda que isso não se tenha evidenciado nos primeiros tempos de vida. Não se pode culpar a SEGA de tudo, pois a sua estratégia com a Dreamcast até foi bastante bem planeada, simplesmente houve demasiados obstáculos no caminho para o sucesso e que acabaram por colocar a SEGA numa situação insustentável, e que a poderia ter levado à falência.
 
Não curti muito a Dreamcast, para mim a consola que ficou foi sem dúvida a Saturn...
Perdi a conta ao número de horas que queimei a jogar Ultimate Mortal Kombat 3 e Street Fighter Alpha :D
 
Eu por mim não gosto nadinha do gajo, basta lerem as minhas opiniões no tópico Fifa 09 para PC...

O meu comentário é imparcial no que diz respeito ao Peter Moore, refere-se apenas à situação descrita aqui. Não vale a pena atacar o gajo por outras decisões que tenha tomado, neste caso a culpa não foi dele, pois ele limitou-se a fazer o que a administração tinha decidido ser necessário para garantir a sobrevivência da SEGA.
 
O pessoal adora personificar as coisas numa pessoa, crucificá-la e pronto assunto resolvido :rolleyes:

O título do artigo é ridículo, e se alguém contribuiu para a morte da Dreamcast, foi a EA e a Sony. E claro, a piratagem.
 
Moore: Sony e as promessas

Depois de ter falado sobre os tempos conturbados que enfrentou enquanto trabalhava na SEGA, Peter Moore continua a falar ao jornal "The Guardian" sobre esses tempos, comentando que a Sony continua a repetir-se, prometendo e não cumprindo.

Questionado sobre como a Dreamcast falhou, Moore revela que na altura ficou chateado com a Sony, reconhecendo no entanto que se estivesse no lugar deles provavelmente teria feito o mesmo. Reconhece também que fizeram um trabalho excelente e a história repetiu-se em 2005 com Killzone, quando prometeram ao consumidor algo que provavelmente acreditavam que iriam conseguir oferecer, mas nunca o fizeram.

Com a Playstation 2 foi o Emotion Engine, foi os jogos ganharem vida, real player que iria ser incorporado, navegador de internet completo, coisas que nunca ofereceram.

Segundo a visão de Moore, o que eles fizeram foi colocar dúvida na cabeça dos consumidores. O mesmo foi feito pela Guerrilla à três anos na E3. Enquanto que Moore foi duramente criticado pelo que fez na altura, porque estava determinado a mostrar jogabilidade em tempo real mesmo que fosse em estado beta ou alpha, eis que então a Sony aparece com o vídeo do Killzone 2. Eles ainda nem enviaram o jogo para as lojas, e nunca será como o que foi mostrado no vídeo. O que fizeram foi colocar dúvidas. Moore considera que foi uma táctica fantástica por parte dos relações públicas.

Moore continua a falar sobre os seus tempos na SEGA e podem ler o resto da entrevista no site Guardian.co.uk.

http://www.eurogamer.pt/article.php?article_id=239102
 
O pessoal adora personificar as coisas numa pessoa, crucificá-la e pronto assunto resolvido :rolleyes:

O título do artigo é ridículo, e se alguém contribuiu para a morte da Dreamcast, foi a EA e a Sony. E claro, a piratagem.

Exactamente. E para mim a pirataria foi a maior culpada, pois retirou imenso lucro à SEGA. Se todos os fans tivessem comprado os jogos que gostam, sempre teria ajudado. Mas enfim, são os obstáculos destes tempos e já estou mais do que acostumado a ver o que é bom ir pelo cano abaixo e ao que falta qualidade já ir em inúmeras continuações do título original.

O que me importa é que ela existiu e que criou grandes jogos, muitos dos quais até hoje ainda não tiveram qualquer tipo de concorrência.
 
Ainda bem que a PS3 tem melhorado de dia para dia, tanto ao nível de jogos como ao nível dos serviços que oferece senão ainda corríamos o risco de acreditar neste indivíduo visivelmente "ressabiado" com sony.:lol:
 
Última edição:
Não deixa de ter alguma razão. A Sony errou ao mostrar o video e dizer que eram imagens do jogo. A Sony tem que perceber que não pode andar a gerar falso-hype.
 
Ressabiado ou não a verdade é que ele foca alguns pontos muito interessantes. Pode não ter razão em tudo o que diz (quem tem neste mundo?) mas a realidade é essa: a Sony vive de muitas promessas. Algumas cumpre outras nem por isso mas a Sony quer que os consumidores estejam sempre na expectativa do que há de sair como forma de minimizar o que de menos bom se faz no presente.

Atenção que não sou nenhum fanboy acérrimo de nenhuma facção. Isto é apenas olhar com o máximo de objectividade possível. E se pegarmos no caso da PSP então, o rácio de promessas falhadas aumenta consideravelmente...
 
Bom eu percebo a vossa lógica quanto ás promessas da Sony mas não será um caso de acção consequência acção ou seja o circulo da Sony parece ser promete>as pessoas acreditam compram>entra dinheiro >faz-se.

No caso da ps2 acho que motivos de queixa são inúteis pois nenhuma consola da sua geração conseguiu entregar jogos como a ps2 talvez naquela altura fosse o que realmente interessava.
Percebo que muitos agora tenham motivos de queixa mas naquela altura acho qeu ningué ficou desiludido com a ps2.

A psp e a ps3 é exactamente prova do meu fundamento.

Muitas vezes a Sony já veio se lamentar para o facto de que as 3r Parties simplesmente não querem produzir para a psp...Com os firmwares alterados sejamos sinceros em cada mil psp 900 são alteradas e dessas 900 10 se tanto compram jogos.

Apesar de ela vender bem percebo quando a Sony não se esforça mais um bocado com ela.
E a Ps3 até agora a Sony tem feito um trabalho fenomenal e apesar de muitos serem contra a minha ideia felizmente não saiu nenhum "m33" até ao dia para a ps3 devido a isso a Sony pode investir mesmo sem lucro e sem retorno em construir algo melhor para os consumidores.
Acho triste sim um senhor que parece achar que desistir é solução para tudo criticar alguém que tem uma concorrencia digamos no minimo frustante como "Ms" e a "MightWii" e continuar a lutar contra a corrente.

Fala do famoso trailer de Killzone2 como se o jogo já tivesse sido lançado e não correspondesse ao trailer.

Aquilo é simplesmente uma Techdemo (O sr deveria se informar melhor antes de falar) daquilo que a Sony acreditava que a sua consola seria capaz e decidiu partilhar connosco.

Promessas é normal cada um puxa a brasa à sua sardinha afinal ele esquece-se que a sony não é o caso tipico do criador de jogos que cria um hype imenso e no final o jogo desilude, mas claro depois de ter vendido uns milhares de copias.A Sony cria consolas algo que já cá está tem criticas, users, databases reviews... é um bocadinho mais complicado criar hype ou sequer vender uma ps3 a uma pessoa que não tenha levado com a maquina do marketing encima.

Até eles sabem que quem entra numa loja e vê Ps3 Xbox360 Wii=400€ 209€ 279€...Tem que ter no minimo a ideia que a ps3 é superior (mesmo não sendo)senão leva uma das outras como é logico.
E a verdade é que por causa desse hype que sujeitam a pessoa ela compra chega em casa liga e diz.:"Espectáculo boa compra"...

Crucificar alguém por tentar vender o seu produto é no minimo triste.

E para terminar digam a esse sr. que o Killzone2 já atingiu aquele nivel largos meses antes do seu lançamento.Ou será que ele não tem acesso ao www?lol

Abraço

P.s Offtopic
Aproveitando que falamos sobre a sony com esta descida de preço da Xbox360Arcade para 179€ cito Sócrates:
"O tempo das facilidades acabou"
lol
Este nosso primeiro ministro é o maior.
 
Última edição:
Back
Topo