Entrevista de Peter Moore ao 'The Guardian'

Por essa lógica a Sony Playstation já teria ido à falência há muito...

A Playstation teve sucesso em VENDAS enquanto que a Dreamcast esteve muito longe. De qualquer forma a Dreamcast teve melhores títulos que a Playstation 2, mas isso não importou porque houve mais pessoas a comprar PS2 do que DC. A DC foi melhor, a primeira a ter internet e inúmeros grandes jogos (deve ser a consola ou das consolas em que 90% dos seus jogos são bons). Também era mais fácil de piratear que a PS2, pelo que o sucesso da mesma não se traduziu em VENDAS que é o que importa para uma consola que quer ter longevidade e continuação. O que importa é vender, desde que se venda porcaria fabrica-se mais porcaria. Quando o que é bom não tem vendas suficientes, tem o futuro da DC (não estou a dizer que não há bons jogos e consolas que vendem bem...).
 
A Playstation teve sucesso em VENDAS enquanto que a Dreamcast esteve muito longe. De qualquer forma a Dreamcast teve melhores títulos que a Playstation 2, mas isso não importou porque houve mais pessoas a comprar PS2 do que DC. A DC foi melhor, a primeira a ter internet e inúmeros grandes jogos (deve ser a consola ou das consolas em que 90% dos seus jogos são bons). Também era mais fácil de piratear que a PS2, pelo que o sucesso da mesma não se traduziu em VENDAS que é o que importa para uma consola que quer ter longevidade e continuação. O que importa é vender, desde que se venda porcaria fabrica-se mais porcaria. Quando o que é bom não tem vendas suficientes, tem o futuro da DC (não estou a dizer que não há bons jogos e consolas que vendem bem...).

Se formos a ver o tempo que a DC teve de mercado, realmente tem uma bela vantagem nesse sentido, jogos de qualidade! Foram poucos e que disse... não gramei nada ou... Hmmm que é isto? passo... Houve excelentes titulos, e a maioria que a tem por aí fora sabe porque ateve possibilidade de jogar uma ou ainda apanhar os grandes jogos na época.

E como se sabe, não foi por causa da Dreamcast ser só "gravar num cd e jogar" que a SEGA ficou onde está. Há muitos factores pré-Sega Saturn e divergências entre as equipas USA e Japão, só para nomear alguns.
Tens toda a razão quando mencionas as vendas, pode-se vender procaria, mas desde que o pessoal vá comprando ( com o support third-party a ter pouco trabalho por trás, desde que veja o lucro :002: )
 
Ou então não.

Na PS2, tens que cjipar, ou comprar SM, etc... É necessário pagar e modificar a consola.

Na dreamcast era gravar o jogo e jogar...

E exactamente onde é que isso contribui para o fracasso da consola em relação à PS2? Para chipar o que quer que seja é preciso ter-se a consola. E as vendas da Dreamcast foram muito pobres. Já que é tão "complicado2 chipar a PS2 então não se percebe porque a consola em si veneu tão pouco ao lado da PS2. Já que o que está em causa não são venas de software mas Hardware.

A dreamcast vendeu mal. Tão simples quanto isso. Não tem directamente a ver com a pirataria, já que tanto na PS2 como na DC, se queres piratear compras a consola e o número de consolas PS2 pirateadas é N vezes superior às piratarias da Dreamcast, independentemente de se pagar chip ou modificações ou whatever. Estamos a comparar vendas de hardware e não de software. Em termos de hardware a Dreamcast é das consolas com mais problemas e a mais fraca dos 128 bits. Teve títulos excelentes sem dúvida. Fora isso, a desacreditação que o abandono da Sega Saturn trouxe no mercado juntamente com tentativas falhadas de inovação altamente dispendosas no passado antes da Saturn, com poucas melhorias significativas em relação aos jogos (Mega CD... I e II... 32X... Multi Mega... etc etc) levaram a uma desacreditação de muita gente em continuar a confiar na marca "Sega". Resultado: A Saturn competiu de arranque com a Playstation, e subitamente deixaram a consola morrer. O público virou para a Playstation numa altura onde só a N64 é que apareceu para gerar alguma competição.

Entusiásticamente, apelidam de Fanboys a muita gente que viu como recurso a consola que mais oportunidades e diversidade ofereceu em alternativa às que se encontravam mais limitadas ou em crise: a Playstation. Eu fui um dos que preferiu a Sega Saturn quando saiu e não foi fácil conseguir a consola. Saber qe custava 100 e tal contos e ver jogos a 20 não audava. Subitamente, certas sequelas ou novidades deixaram de ser lançadas para essa consola e a pouco e pouco os títulos escasseavam. Qual era a alternativa? N64 com jogos a 80 euros, ou esperar que a Sega lançasse uma tal Blac Belt não sei quantos anos depois?

E quem diz que a Playstation 2 teve jogos maus, isso é pura especulação. Ou melhor: não é. Mas com tanto jogo que teve, é normal que muita gente fosse precisamente pegar nos errados. Apelidem-me de fanboy da playstation se quiserem, mas as experiências que passei na original e mesmo na 2 não foram inferiores às que passei nas restantes consolas.
 
"E quem diz que a Playstation 2 teve jogos maus, isso é pura especulação." Suponho que não te dirijas a mim quando dizes isto.

Quanto à pergunta, não é dificil chegar lá. A DC no inicio até vendeu bem, mas não vendia jogos, logo tornou-se inviavel.

E sim, a PS2 teve culpa, porque segundo consta (não sei se é verdade ou não, mas tem a sua lógica) a Sony pagou à EA.
 
E exactamente onde é que isso contribui para o fracasso da consola em relação à PS2? Para chipar o que quer que seja é preciso ter-se a consola. E as vendas da Dreamcast foram muito pobres. Já que é tão "complicado2 chipar a PS2 então não se percebe porque a consola em si veneu tão pouco ao lado da PS2. Já que o que está em causa não são venas de software mas Hardware.

A sega no tempo em que fazia hardware também fazia jogos, e bons até logo sim a pirataria ajudou, aliás deve ter ajudado bastante não por a SEGA não ter tido mais lucro nos jogos, mas mesmo porque já não estavam numa posição muito confortável, e depois a consola deles corria backups on the fly, é normal que nem todos os developers estivessem interessados na consola quando podiam escolher. Claro que não foi o motivo que levou à queda da DC mas foi um deles sem duvidas.

Obrigado SEGA,

**** You Peter Moore... Ainda bem, que os falhados têm sempre lugar na Microsoft e na EA..

Dá gosto ver...

Falhado, a tua visão sobre negocios é deveras comica, então estás encarregue de uma empresa, esta empresa decide lançar um produto, esse produto custou tanto dinheiro que para a firma não abrir falência teria de desviar todos os seus fundos para este produto, e esperar que este produto por algum milagre sucedesse alem de todas as expectativas possíveis e imaginarias, o que é que farias? Investias todo o dinheiro da firma e provavelmente ias parar à banca rota (sem falar de lixar o teu futuro), ou desistias do produto, sofrias claro com montes de despesas mas a empresa continuaria de pé e a render dinheiro?
Na minha opinião a escolha foi "fácil".
 
Última edição:
Por acaso kuando era para comprar a ps2 ou a DC optei primeiro pela Ps2, justamente devido ao facto de ter gostado mais da ps1. Na altura nem sabia k a DC era da sega, melhor dizendo, nem sabia o k era a sega (nem sony) e eu tinha uma mega drive (era mesmo puto lol).

Mais tarde e k decidi comprar a DC porke um bom amigo meu tinha comentado k a consola era muito boa, e como n tinha internets e n comprava kuase nada para alem de jogos ( e ate estes eram escassos) comprei a DC.

Sim, foram bons tempos, mas hoje kuando olho para tras reparo k pelo menos na minha pekena cidade, comprar uma era kuase dinheiro mal gasto! Isto porke os unicos jogos k haviam a venda e m interessavam na altura aki na minha cidade eram cerca de 6 ou 7. De resto as lojas por norma tinha prai 10 shadowmans e mais 10 de outros jogos de porcaria (shenmue? K era isso?)

Nao consigo exatamente porke e k a DC morreu, uma vez k n foi um ou outro factor, mas sim uma lista deles. Espero agora k a Sega se lembre dos seus erros caso um dia decida lancar uma consola para o mercado.
 
Última edição:
Por acaso kuando era para comprar a ps2 ou a ds optei primeiro pela Ps2, justamente devido ao facto de ter gostado mais da ps1. Na altura nem sabia k a DS era da sega, melhor dizendo, nem sabia o k era a sega (nem sony) e eu tinha uma mega drive (era mesmo puto lol).

OMG eu até metia isso na signature se não soube-se que estavas a falar da dreamcast (DC) e não da DS.
 
Pah como todos dizem e acho que com razão, a Dreamcast perdeu-se no mundo das consolas porque não teve o devido apoio, ninguém pode por em causa que a consola era muito superior as restantes, mesmo a ps2...
Quando vemos uma consola que saiu acho que 2/3 anos antes da Ps2 a ter melhores resultados em analises de jogos que existiam para ambas as consolas (24h le mans, dead or alive 2...) ...ha que dar merito, então se a Sega tivesse apostado nos varios continentes como apostou no japão, com perifericos especificos para cada jogo, e se tivessem lançado o projecto comando sensor de movimentos (sim muito antes da wii, ja o tinham feito...a Sega sempre esteve um passo a frente da concorrencia em tecnologia) acho que a procura aumentaria, mas o grande factor DESILUSÃO por parte dos clientes devido a Sega Saturn, levou a uma grande desconfiança na Dreamcast, e isso sentiu-se tanto nos compradores como nas grandes casas que desenvolviam jogos, tinham medo de arriscar, e como toda a gente sabe um lider sem apoiantes, mesmo que seja muito bom nunca ou dificilmente prospera...a Sony aproveitou a onda da Ps1 e juntou a á Ps2...negocio é negocio, mesmo que seja sujo, a vida é mesmo assim...
Sou fã da Dreamcast e colecionador da mesma, isto porque foi a unica, e repito a UNICA consola que nunca me arrependi de comprar...vejo-a como a ressuscitação da grande Mega Drive... Se a Sega não tivesse feito asneira com a Sega Saturn, acho que neste momento a Sega estaria nesta gen com uma grande consola... Mas os erros pagam-se caro...Tenho muita pena...
Agora só espero pelo Shenmue 3

Fikem bem
 
então estás encarregue de uma empresa, esta empresa decide lançar um produto, esse produto custou tanto dinheiro que para a firma não abrir falência teria de desviar todos os seus fundos para este produto, e esperar que este produto por algum milagre sucedesse alem de todas as expectativas possíveis e imaginarias, o que é que farias?

Um caso inverso da Commodore e o Amiga... foram as duas ao fundo por causa da primeira...
 
Por acaso kuando era para comprar a ps2 ou a ds optei primeiro pela Ps2, justamente devido ao facto de ter gostado mais da ps1. Na altura nem sabia k a DS era da sega, melhor dizendo, nem sabia o k era a sega (nem sony) e eu tinha uma mega drive (era mesmo puto lol).

Mais tarde e k decidi comprar a Ds porke um bom amigo meu tinha comentado k a consola era muito boa, e como n tinha internets e n comprava kuase nada para alem de jogos ( e ate estes eram escassos) comprei a DC.

Sim, foram bons tempos, mas hoje kuando olho para tras reparo k pelo menos na minha pekena cidade, comprar uma era kuase dinheiro mal gasto! Isto porke os unicos jogos k haviam a venda e m interessavam na altura aki na minha cidade eram cerca de 6 ou 7. De resto as lojas por norma tinha prai 10 shadowmans e mais 10 de outros jogos de porcaria (shenmue? K era isso?)

Nao consigo exatamente porke e k a DC morreu, uma vez k n foi um ou outro factor, mas sim uma lista deles. Espero agora k a Sega se lembre dos seus erros caso um dia decida lancar uma consola para o mercado.

MEH ,não me digas que tinhas uma DC e nunca jogaste shenmue...caso ainda a tenhas experimenta pode ser que tenhas uma surpresa
 
A Sony matou porque?!

Achas que a EA não apoiou a Dreamcast porquê? A Sony fez o seu jogo de "bastidores" e nunca se viu nada da EA, Square e afins...
Já com a Saturn foi a mesma coisa.

A Sony fez o que lhe competia como concorrente mas não da forma mais correcta. É a vida!

A Dreamcast tinha tudo para vingar... era uma máquina pequena, silenciosa, com online, e bom preço. Teve grandes jogos mas fazia falta o line-up da EA Sports, as licenças dos filmes (Harry Potter FTW!!), os grandes RPG's...
 
Última edição:
OMG eu até metia isso na signature se não soube-se que estavas a falar da dreamcast (DC) e não da DS.

:n1qshok: Ops, my bad! Ja corrigi!

MEH ,não me digas que tinhas uma DC e nunca jogaste shenmue...caso ainda a tenhas experimenta pode ser que tenhas uma surpresa

Ainda a tenho e ainda funca, ao contrario da ps2 k ja vai na terceira! Ja tive para o experimentar tal como muitos outros jogos, alias, ha tempos criei um topico aonde pedi para me sugerirem titulos de jogos para jogar na DC, e so ainda n os comprei porke tenho tambem aki cerca de 8 jogos por acabar ainda.
 
Última edição:
A sega no tempo em que fazia hardware também fazia jogos, e bons até logo sim a pirataria ajudou, aliás deve ter ajudado bastante não por a SEGA não ter tido mais lucro nos jogos, mas mesmo porque já não estavam numa posição muito confortável, e depois a consola deles corria backups on the fly, é normal que nem todos os developers estivessem interessados na consola quando podiam escolher. Claro que não foi o motivo que levou à queda da DC mas foi um deles sem duvidas.

Desculpa os erros mas o teclado de casa é wireless e "come" teclas. A Pirataria contribui sempre para o prejuízo de qualquer empresa. Mas as baixas vendas da consola Dreamcast e a pirataria prejudicar a Sega não são associações directas. Uma coisa é a Dreamcast ter sido um fracasso, outra coisa é a Sega ter "ido à falência" por causa da pirataria de Software para aquela consola. Coisa que só se verificaria também mediante apresentação de dados, que existem, e que eu não consultei diga-se de passagem (nem sei onde os encontrar). Muita pirataria numa consola pode às vezes ser sinónimo de muitas vendas da referida consola. Neste caso, como a produção e a consola em si eram preocupações da mesma empresa, o declíneo da Sega desenvolveu-se quando a consola vendia pouco (assunto deste tópico) e o software para ela produzido era alvo de pirataria fácil que piorou a situação económica da Sega (assunto que vem por arrasto).

Quanto à história da desvalorização da PS2, as pessoas que proferiram comentários desvalorizadores sabem precisamente a quem me dirigi. E não foi particularmente para ti jjmaia.
 
Última edição:
Achas que a EA não apoiou a Dreamcast porquê? A Sony fez o seu jogo de "bastidores" e nunca se viu nada da EA, Square e afins...
Já com a Saturn foi a mesma coisa.

A Sony fez o que lhe competia como concorrente mas não da forma mais correcta. É a vida!

A Dreamcast tinha tudo para vingar... era uma máquina pequena, silenciosa, com online, e bom preço. Teve grandes jogos mas fazia falta o line-up da EA Sports, as licenças dos filmes (Harry Potter FTW!!), os grandes RPG's...

Portanto é aquilo que a MS está a tentar fazer às concorrentes mas ainda ñ conseguiu... ;)

Ñ concordo com isso, aliás, a Sony mesmo na altura do lançamento da PS2 ainda ñ tinha o nome da Sega mesmo que a PS1 tenha saído vencedora das 32 bits!! Se a Sega se deixou levar foi mau, mesmo muito mau, pois se há coisa que me queixe nesta industria é a falta de uma consola da Sega... a Nintendo teve dois fracassos, N64 (+/-) e a Gamecube, mas nunca deixou de lutar e agora é o que se vê... ok q tinham as portateis que sempre venderam muito, mas ñ deixaram de fazer as consolas "maiores", mesmo dps do desaire da GC!!

Eu como passei da PS1 para a PS2 pois tinha o jogos que queria ñ me fez diferença, mas vários amigos meus tinham a DC e era realmente fantastica e se tivessemos uma PS3, 360, Wii e uma "DC1080" ;) a industria ainda podia estar melhor...

cumps.
 
Back
Topo