1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Enviar Som 5.1 de 1 portátil para Home Cinema através de S/PDIF

Discussão em 'Home Cinema' iniciada por andre_petinga, 3 de Julho de 2012. (Respostas: 42; Visualizações: 6522)

1. andre_petinga

andre_petinga Power Member

Boas pessoal.
    Neste momento o meu HTPC é um portátil HP que tem saída HDMI, mas que não tem saída ótica (S/PDIF Out). E o problema é que a minha TV Samsung não faz a passagem do 5.1 da entrada HDMI para a saída ótica.
    Sendo assim a única solução que me resta é ter um dispositivo de som, ligado ao portátil, que tenha S/PDIF Out para então ligar um cabo ótico daí ao S/PDIF In do meu Home Cinema.
    Para isso encontrei umas placas de Som Externas que ligam por USB ao PC, mas pelo que vi nas reviews, parece que só fazem a passagem do 5.1 nas saídas analógicas e não o fazem na digital!
    As que encontrei foram as seguintes:

Sweex 7.1 External USB Sound Card - http://www.sonigate.com/pt/product/show_details/46728/Placa-de-Som-71-Usb-Sweex-SC016
    Trust 5.1-Surround USB 2.0 External Sound Card - http://www.*****.com/p/trust-5-1-surround-usb-2-0-external-sound-card-25620#open full view
    USB 6 Channel 5.1 External Audio Sound Card For Laptop - http://www.ebay.com/itm/USB-6-Chann...pt=US_Sound_Card_External&hash=item3f0b7a5515

Destas, consegui apenas encontrar o manual da Sweex (http://www.google.pt/url?sa=t&rct=j...qeGvCQ&usg=AFQjCNFgPyzEMOho_5g6ZvP2oy91mEyTUA) onde diz que a saída ótica não suporta mais do que 2 canais de áudio sem compressão e que o problema é mesmo da saída e não da placa. Para termos 5.1 temos de ativar o "S/PDIF Passthrough".
    O que me leva a crer que se calhar nenhuma destas placas faz o 5.1 sem ser com compressão.
    Em termos de som penso que isso não será problemático, porque já testei uma antiga Sound Blaster 1024 com umas colunas Cambridge 4.0 e o som também saída com compressão PCM e estava muito bom.

Também encontrei uma Sound Blaster - http://www.sonigate.com/pt/product/...-de-Som-USB-Sound-Blaster-XFi-Surround-51-PRO, já mais cara (cerca de 60€), onde na página da Creative diz que tem 5.1 através da saída digital, se bem que diz: "O Dolby Digital Live! estabelece ligação ao descodificador ou ao sistema de cinema em casa através de um único cabo digital para obter um som surround 5.1 irresistível a partir de qualquer origem." Ou seja, dá a entender que o Dolby Digital Live! faz então a tal compressão para conseguir o 5.1 na saída digital...

Agora a pergunta é: Será que alguém já testou alguma destas placas? Conseguimos mesmo ter som 5.1 através do S/PDIF Out, mesmo que seja com compressão PCM ???
    É que se qualquer uma delas funcionar com 5.1, então compro uma USB 6 Channel 5.1 External Audio Sound Card For Laptop, que fica em cerca de 11€!

Obrigado.

2. _lamy_

_lamy_ Power Member

Qual é o home cinema? Não tem entradas e saídas HDMI?

3. MoDu

MoDu Power Member

Tens sempre a opção de codificar a saída estéreo em Prologic II 5.1, desde que o sistema de som o descodifique. O Windows 7 já suporta isso nativamente.

4. andre_petinga

É um Samsung HT-X715T. A única saída HDMI é para enviar o sinal do DVD para a TV. Não tem entrada HDMI, tem apenas entradas RCA, Jack 3,5mm e S/PDIF...
    [h=1][/h]

5. andre_petinga

Por acaso não conheço essa opção... Isso tem de ser configurado onde? Nos dispositivos de reprodução não encontro nada que fale disso...

6. MoDu

MoDu Power Member

Creio que é no separador dos "Melhoramentos" e tens lá "Surround Virtual". Experimentar ativar isso no Windows, ligar ao teu sistema de som e configurá-lo para descodificar PL II. É uma solução de custo zero com impacto negligenciável na qualidade de som. Mas só experimentando.

7. Valter84

Valter84 Power Member

Tinha o mesmo problema que tu e comprei uma placa de som externa por usb, foi a solução que arranjei e não gastei muito €!
    Tenho essa placa de som ligada ao AV, quando quero ver um filme com dts e afins, é só lá ir ligar o portátil... ligo por hdmi à tv e está a tenda montada! lol

8. andre_petinga

Pois, é exatamente isso que quero fazer! A dúvida é se estas placas que listei fazem a passagem do 5.1 pela saída digital...
    Qual é a tua placa? Tem saída digital? Faz a passagem dos 5.1 por essa saída?

9. Valter84

Valter84 Power Member

É de uma marca que nunca tinha ouvido falar, mandei vir de uma loja inglesa mas aquilo tem todo o ar de chinoca! Quando chegar a casa vejo o nome e digo-te! SIm, tem saída digital e faz a passagem acho que de até 7.1.

10. andre_petinga

Modu -> Ok. Quando estiver em casa já vou testar essa opção de Melhoramento...
    MaleGod -> Vê lá então a marca da tua placa e diz-me para depois ver se a encontro...

11. cigan0

cigan0 Power Member

Eu para ligar o meu netbook (saída HDMI apenas) ao sistema de som (entrada SPDIF apenas, sem qualquer HDMI) comprei um aparelho semelhante a este

Basicamente tem uma entrada HDMI e depois tem uma saída HDMI (por onde vai o video) e uma saída SPDIF (por onde vai o audio).

No netbook instalei o AC3 Filter e defini pass through de audio por SPDIF (o netbook envia o audio "puro" pelo HDMI), o aparelho divide o video do audio e este depois é descodificado pelo sistema de som.

Se estiveres interessado posso ver depois a marca do aparelho. Comprei em 2ª mão noutro fórum. Não é uma solução barata mas fiquei com a garantia que o meu velho sistema de som cumpre o serviço por mais uns bons anos.

12. Valter84

Valter84 Power Member

Olha, eu tenho isto:

Vai ao ebay.co.uk e procura por "USB 2.0 7.1 Channel External Optical Sound Card Audio Adapter".

Espero que ajude! :)

13. andre_petinga

Pois, também já tinha visto esta solução, mas é bem mais cara :(
    Pelos vistos temos mesmo de ativar a opção do Passthrough do S/PDIF para os 5.1... Pelo menos pelo que li só assim é que ele consegue encapsular os 5.1 para essa saída.
    E em alguns posts já vi pessoal comentar que com as placas que indiquei em cima, ativando o passthrough também conseguem os 5.1, pelo menos é o que dizem, mas não tenho a certeza disso. É que também acredito que há muito boa gente que nem sabe como funciona o 5.1, simplesmente se ouvirem som nas colunas todas dizem que está em 5.1, o que é uma grande asneira, visto que as colunas traseiras só fazem mesmo o surround :)

Nas características dessas placas mais baratas que indiquei diz: "In digital playback mode, it receives audio stream form PC via USB interface and transmits audio data according to the AES\EBU, IEC60958, S\PDIF consumer interface standards. Only R L channel PCM audio in 5.1 channel can be conveyed in digital playback mode. In analog playback mode, it supports 6 channels codec for analog playa". Daí eu dizer que não faz, porque neste texto está explícito que apenas o canal direito e esquerdo, em áudio 5.1 é transportado para a saída digital. E no modo analógico é que são suportados os 6 canais...

14. andre_petinga

Pois, essa placa é similar às que indiquei em cima! E garantes mesmo que isso envia som 5.1 através da S/PDIF Out ????
    Espero que não me leves a mal por estar a perguntar, mas como disse no outro post anterior, há muito boa gente que não sabe o funcionamento correto do 5.1. Por acaso encontrei um vídeo muito fixe que demonstra o 5.1 a funcionar, é um vídeo de demonstração dos Blue-ray da Samsung. Se quiseres testar vai a http://www.demo-world.eu/trailers/high-definition-trailers.php e procura por Sound Demo e saca as 2 partes do vídeo...
    Consegue-se perceber bem a passagem dos helicópteros de um lado para o outro :)

E sim, obrigado pela ajuda! Sempre é mais uma placa para analisar :)

15. Valter84

Valter84 Power Member

Só após esta compra é que consegui ver o meu amplificador a dizer DTS 5.1 quando meto os mkv`s a bombar por isso diria que sim, tenho mesmo surround sem dúvida alguma! Ver um star wars assim é um mimo! :)

16. Valter84

Valter84 Power Member

Também tens este modelo a um preço bomba...
    www.ebay.co.uk search "USB 2.0 External 6 Channel 5.1 S/PDIF Optical Sound Card Audio PC Netbook Laptop"

Eu no meu portátil o que faço é, quando tenho a placa de som ligada, activo no portátil o digital sound, para deixar de ouvir o som pelas colunas do portátil, vou ao ffdshow audio decoder configuration e coloco um visto no pass-through (S/PDIF, HDMI)... abro o filme e pufff no meu amplificador reconhece logo o sinal AC3, DTS`s e afins!
    Espero ter ajudado!
    Boa sorte!

17. andre_petinga

Epá então se calhar vou optar por uma dessas igual à tua...
    Sim, essa que dizes aí é igual (ou idêntica) à que eu listei - USB 6 Channel 5.1 External Audio Sound Card For Laptop - e sim, essa foi a 1ª que eu pensei, porque arranja-se por cerca de 10 a 11€ !!! Só que a minha dúvida era mesmo se fazia os 5.1 pelo S/PDIF, daí ter começado esta Thread...
    Além disso enviei uma pergunta a vários vendedores dessas placas a questionar e:

USB 6 Channel 5.1 External Audio Sound Card For Laptop:

-> Sorry it won't work for your desire purpose
    - >
    We are really sorry, we will confirm from our product manager and get back to you.
    - >
    Hello, Sorry i am not sure about it also. thanks for asking.
    -> sorry, we have not test it with home theater, so i can not offer you some opinion for you. it supports AES/EBU,IEC60958,S/PDIF

USB 2.0 7.1 Channel External Optical Sound Card Audio Adapter

-> Thank you for your contact with interest in our store and items.For your information:
    This item sends a 5.1 sound through the S/PDIF out to your home theater.

Como podes ver pelas respostas, os próprios vendedores têm dúvidas se faz ou não os 5.1 :(
    Em relação à que tu sugeriste, a resposta foi que sim, que faz os 5.1. Vou aguardar mais umas respostas e logo vejo, mas penso que vou optar pela tua sugestão :)

Obrigado !

18. reodir

reodir Power Member

talvez me tenha escapado, mas nao podes ligar o portatil por hdmi ao a/v e depois outro cabo do a/v para a tv?

19. andre_petinga

Sim, escapou-te. Já tinha escrito que: "É um Samsung HT-X715T. A única saída HDMI é para enviar o sinal do DVD para a TV. Não tem entrada HDMI, tem apenas entradas RCA, Jack 3,5mm e S/PDIF..."

Claro que isso era o mais fácil :)

20. MoDu

MoDu Power Member

Já experimentaste o método PL II ?

Partilhar esta Página