1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Análise Enzotech Ultra-X CPU Cooler

Discussão em 'Análises, Artigos e Guias' iniciada por mascarilha, 7 de Julho de 2008. (Respostas: 5; Visualizações: 3239)

  1. mascarilha

    mascarilha I folded Myself

    Analise: Enzotech Ultra-X CPU Cooler
    Autor: Pedro Mascarenhas Aka Mascaras
    Data: 06-07-2007







    [​IMG]



    Sobre a Enzotech:

    Fundada em 1982, a Enzotech tem feito um esforço para fornecer uma ampla variedade de soluções para servidores que exigem uma alta eficiência e estabilidade 24 horas por dia .
    Com a inovação e desafios em curso no sector informático, a Enzotech tornou-se um líder inovador na concepção e design de vários produtos .
    Juntamente com a experiência de empresas como a AMD e Intel, a Enzotech tem vindo a ganhar a reputação de ser um dos fabricantes mais avançados do mundo no fabrico de dissipadores de alto desempenho .

    A Enzotech está empenhada em fornecer aos clientes produtos de alta qualidade a nivel mundial , em que os mesmos são entregues de uma forma rentável, resultando numa situação de vantagem para todos.

    Para mais informações sobre a Enzotech e seus produtos , visite a pagina oficial da marca AQUI!!






    Hoje temos em análise o seu último cooler para processador , o Enzotech Ultra-X !





    Enzotech Ultra-X CPU Cooler



    [​IMG]






    Especificações



    [​IMG]







    Fotos



    Caixa :

    [​IMG]

    [​IMG]


    Esta marca prima nao só pela qualidade dos componentes como tambem na apresentação/embalagem dos mesmos , relativamente á caixa do Ultra-X , optaram por uma embalagem preta com tons prateados , onde numa das laterais da caixa temos uma "janela" onde é possivel observar os heatpipes do cooler !

    No canto inferior esquerdo , fazem ainda referência á "oferta" da pasta térmica Artic Silver 5 , considerada por muitos a melhor pasta térmica do mercado!




    Bundle :

    [​IMG]



    Ao abrir a caixa encontramos então , manual de instruções , sistemas de retenção para Intel 775 e AMD AM2, 939, 940 e 754, respectivos parafusos de aperto manual (essencial nos dias de hoje) , temos ainda um controlador para ventoinha e ainda a já referida pasta termica Artic Silver 5 .




    Vista geral do cooler :

    [​IMG]



    [​IMG]


    [​IMG]


    Como pudemos verificar , ambas as laterais pretas do cooler figuram incrições a letras prateadas , uma delas fazendo referência á marca Enzotech e a outra ao modelo do cooler , Ultra-X !




    Ventoinha ao pormenor :

    [​IMG]


    O Enzotech Ultra-X vem equipado com uma ventoinha de 120mm figurando uma voltagem de 12VDC & 0.5A , uma velocidade máxima de 2500Rpm com um airflow de 98.6CFM e um nivel de ruido que ronda os 43.3 dB-A na sua velocidade máxima !

    Como já vimos nas fotos anteriores do bundle , a ventoinha vem ainda acompanhada com um controlador para regular a velocidade da mesma !


    Vista geral da parte inferior do cooler :

    [​IMG]



    Pormenor da Base:

    [​IMG]




    [​IMG]



    Parte lateral e Heatpipes :

    [​IMG]

    como pudemos verificar pelas imagens a qualidade e acabamento dos heatpipes em cobre é excelente , na parte lateral em aluminio temos ainda uma gravação em letras grandes fazendo refêrencia á Enzotech !





    Vista geral da parte superior do cooler :

    [​IMG]




    Acabamento e polimento da base em cobre :

    [​IMG]

    Aqui mais uma vez pudemos ver o excelente acabamento e polimento da base em cobre com o tubo da pasta térmica artic silver 5 bem reflectido na mesma !

    Na minha opinião a Enzotech é das marcas no mercado que melhor acabamento/tratamento/polimento em cobre aplica nos seus produtos !







    Medidas :



    [​IMG]



    [​IMG]


    Como pudemos verificar nas imagens , o Enzotech Ultra-X é um cooler de grandes dimensões que certamente não será compativel com todas as caixas e motherboards disponiveis no mercado , devido a esse mesmo factor , o meu conselho é que verifiquem sempre as medidas das vossas caixas , do cooler e da motherboard utilizada antes de pensarem adquirir o mesmo!






    Instalação



    Hardware utilizado

    Motherboard: Asus P5E X38
    Memorias : 4Gb Gskill PQ 8000
    Processador: Intel C2D E8400
    Grafica: nvidia 6600GT
    Fonte : Corsair TX750
    Caixa : Antec Nine Hundred




    Cooler Instalado

    [​IMG]



    Na minha opinião gostei bastante do sistema de retenção Intel 775 do Enzotech Ultra-X , de facil instalação e sem ser necessário o uso de qualquer ferramenta uma vez que o mesmo usa parafusos de aperto manual !

    Como pudemos verificar na imagem , com o Enzotech Ultra-X vamos ainda retirar partido do airflow proporcionado pelo mesmo ajudando na refrigeração de alguns componentes que se encontram na área circundante ao cooler , tais como memorias , chipset e mosfets !


    Passemos então aos testes !




    Testes


    Para a nossa análise vamos testar o cooler Enzotech Ultra-X com o processador Intel E8400 na sua velocidade e voltagem Default (3Ghz/1.20v) e posteriormente em overclock , com uma velocidade de 4Ghz e voltagem de 1.30v !

    Em ambas as situações vão ser analisadas as temperaturas com a ventoinha do cooler na sua velocidade máxima , ou seja , 2500 Rpm!

    A pasta térmica utilizada logicamente que foi a Artic Silver 5 fornecida juntamente com o cooler Enzotech Ultra-X .

    Relativamente ao modo de aplicação da pasta térmica , utilizamos a técnica de aplicação de uma pequena camada no centro do CPU , posteriormente espalhada por toda a superficie do mesmo com um cartão (tipo cartão de credito )!



    Para testarmos as temperaturas em Full Load utilizamos o programa Orthos ( Small FTTs ) durante 10 minutos !


    Para verificar a temperatura utilizámos o programa Coretemp ! (ja com o Inf modificado com Tjunction = 95ºc)

    Por último utilizamos o famoso programa CPU-Z para ver a voltagem e velocidade do processador !

    Em baixo temos uma imagem com todos os programas utlizados :

    [​IMG]





    Resultados




    Começámos por testar a temperaturas utilizando o Stock cooler Intel , com o processador E8400 na sua velocidade e voltagem default !



    [​IMG]


    [​IMG]






    Sistema Default

    E8400 @ 3000Mhz
    Voltagem : 1.10v Idle / 1.20v Full

    Temperatura Ambiente = ~21/22ºc





    Resultados :


    [​IMG]


    Agora no verão , usando o Stock Cooler mesmo com a velocidade e voltagem default o processador ja atinge temperaturas a rondar os 62º , daí eu aconselher sempre a compra de um cooler alternativo ao Stockcooler mesmo que não sejam overclockers !





    De seguida passámos directamente para os testes com o Cooler Enzotech Ultra-X !


    [​IMG]


    [​IMG]



    Começámos por testar o cooler com o sistema totalmente default , ou seja, processador E8400 a 3Ghz com uma voltagem de 1.20v !



    Sistema Default

    E8400 @ 3000Mhz
    Voltagem : 1.10v Idle / 1.20v Full

    Temperatura Ambiente = ~21/22ºc





    Idle :


    [​IMG]



    Full:

    [​IMG]



    Resultados:

    [​IMG]



    Como pudemos verificar , tivemos uma descida de temperatura de cerca 18º relativamente ao Stock Cooler Intel , o que na minha opinião é um excelente resultado para o Enzotech Ultra-X!


    De seguida resolvemos "aumentar a parada" , testando o cooler mas agora com o Sistema em overclock , com uma velocidade de 4Ghz e uma voltagem de 1.30v no processador E8400 !



    Sistema Overclock

    E8400 @ 4000Mhz
    Voltagem : 1.30v Full

    Temperatura Ambiente = ~21/22ºc






    Idle:

    [​IMG]


    Full:

    [​IMG]




    Resultados:

    [​IMG]


    Como pudemos constatar , o Enzotech Ultra-X obteve um excelente desempenho com o sistema em Overclock , com uma temperatura ambiente a rondar os 22º o processador nunca foi muito além de uma temperatura em Load de cerca 53º/54º !

    Apesar de não ter aqui imagens dos testes com o meu antigo cooler Thermalright Ultra Extreme 120 , posso confirmar que as temperaturas nas mesmas condiçoes e com o mesmo sistema eram praticamente a mesmas , havendo talvez uma pequena diferença a rondar 2º ou 3º no máximo (favorecendo o Thermalright) !

    Concluido os testes ao cooler Ultra-X da Enzotech passemos a uma breve conclusão!


    Conclusão & Valor


    O cooler Ultra-X da Enzotech demonstrou estar a altura de qualquer cooler hig-end disponivel no mercado , apresentando uma excelente qualidade de construção e um tratamento/polimento a nivel do cobre que na minha opinião está "uns furos acima" de outras marcas !

    Em relação ao ruido do mesmo , a ventoinha na sua velocidade máxima é bastante ruidosa , daí talvez a Enzotech ter incluido um controlador de velocidade/rotações para a mesma , no entanto a ventoinha em velocidade média ("meio gás") tem um nivel de ruido bastante aceitável e nessas condições a performance mantem-se muito boa , aumentando a temperatura apenas cerca de 2º ou 3º !

    De salientar e aplaudir o facto de a Enzotech fornecer juntamente com o cooler uma das melhores pastas térmicas no mercado , a Artic Silver 5 , penso que é um exemplo de qualidade e que mais fabricantes deveriam seguir !

    Relativamente á dimensão do cooler e como ja referi anteriormente , convém confirmarem a compatibilidade com as vossas caixas e motherboards antes de adquirirem o mesmo , pois trata-se de um cooler de grandes dimensões!

    Para concluir , fazer referência ao preço do Enzotech Ultra-X , confesso que fazendo uma pesquisa rápida pelo mercado nacional nao encontrei o mesmo disponivel em lado nenhum , no entanto no mercado internacional encontrei o mesmo disponivel com um preço a rondar os 60$ / 65$ USD e onde nas mesmas lojas o Thermalright Ultra Extreme 120 se encontrava mais ou menos ao mesmo preço!

    Tendo em conta a qualidade do cooler Enzotech Ultra-X , os extras que o mesmo inclui e que não encontramos por exemplo no Thermalright Ultra extreme , ou seja, pasta termica artic silver 5 , ventoinha e controlador para a mesma , na minha opinião os cerca de 60$/65$ USD sao um preço mais que justo !




    [​IMG]


    » Qualidade «
    » Desempenho «
    »Sistema de retenção com parafusos de aperto manual «
    » Pasta termica Artic Silver 5 «
    » Controlador de ventoinha «
    » Ventoinha incluida «
    » Ajuda na refrigeração dos componentes que se encontram na área circundante ao cooler «







    [​IMG]


    » Ruido da ventoinha em Full Load «
    » Poderá não ser compativel com alguns sistemas/caixas «











    Agradecimento especial á Enzotech na pessoa do Sr. David pelas samples fornecidas !


    cumprimentos!




     
    Última edição pelo moderador: 9 de Abril de 2009
  2. KingjacK

    KingjacK What is folding?

    Boa review, um cooler excelente por um preço bastante acessível, e é de notar que estamos no verão...

    Uma pergunta, achas o cooler pesado em comparação com o TR 120?

    cumps
     
  3. mascarilha

    mascarilha I folded Myself

    Boas , thnks!!


    nem por isso , o enzotech pesa 835g !


    o thermalright pesa 790g (sem ventoinha)


    cumprimentos
     
    Última edição: 7 de Julho de 2008
  4. MrHydes

    MrHydes Suspenso

    exlente performance este cooler, estou impressionado mascaras... 8|

    não tem aquele ar imponente dos TR extreme ou clássicos como o tuniq e no entanto

    performance ao mesmo nivel... grande cooler!

    estimativa do price tag?
     
  5. mascarilha

    mascarilha I folded Myself

    Um dono de uma loja falou em cerca de 50€ e picos para PT !


    cumprimentos
     
  6. rav3n

    rav3n Power Member

    continuo a "preferir" o noctua novo
     

Partilhar esta Página