EOS - Distribuição nacional

Camuflage

Banido
Não sei se já postaram por aqui, mas andei a ver o EOS é mais um projecto derivado do Ubuntu, vocacionado para estudantes do ensino superior, vem bastante artilhado, com um design interessante. De acordo com o site:

O eos é um sistema operativo rápido, seguro, poderoso e estável, destinado aos estudantes do Ensino Superior e realizado por dois alunos de Comunicação e Design Multimédia, da Escola Superior de Educação de Coimbra. Podes usar, estudar o seu código e distribuir cópias do eos livremente pelos teus colegas, bem como instalar em quantos computadores desejares.

Sabemos o valor que o software livre e também a importância que os recursos monetários têm na nossa vida académica. Os alunos têm que realizar os seus projectos, os seus trabalhos, e muitas vezes vêm-se confrontados com uma problemática: se precisam de determinado software proprietário, ou pagam a licença, ou recorrem à pirataria informática.

capturaecraf.png


aptana.png


sebentaeei.png


softwared.png



writer.png


Vídeo dos autores: http://youtu.be/Iv8K9e-bmWw

Site oficial: http://www.eos.pt.la/


Testei a distribuição e gostei bastante, tem ppa's, traz muito software (o que para mim sinceramente não é vantajoso), traz software próprio como a Sebenta, foi desenvolvida por um dos autores e está bastante interessante como projecto.
Espero que limem algumas arestas dela e do site, seria uma pena desperdiçarem esta distribuição, vale a pena testarem!
 
Penso que seja produto para morrer. Não tem updates desde meados de 2011 (no site). É baseado no Ubuntu 10.10 e dúvido que actualizem a base.

Está engraçado... até acho que para a área do curso em questão fizeram um trabalho bastante arrojado (a parte de meter temas novos e coiso e tal tem a ver com design mas o desenvolvimento de apps próprias e todo o setup de repositórios, duvido que seja algo aprendido no curso). Mas penso que, tendo sido o projecto foi acabado no âmbito do curso, vá mesmo ser deixado ao abandono.
 
Tem actualizações a distribuição, são as mesmas disponíveis para o Ubuntu 10.04 enquanto existirem + ppa's para vários softwares.
 
Back
Topo