Equipa necessária para construir/desenvolver/manter site

FoxNinja

Power Member
Tenho uma dúvida... que equipa é necessária reunir para desenvolver e manter um site de vendas online?

Um Web Developer "cuida" do backoffice e frontoffice do site?

Por muitas ideias que se tenham é mais viável subcontratar uma empresa que trate desses assuntos ou vale a pena ter uma equipa residente na empresa?

Onde eu quero chegar é o seguinte, trabalho numa empresa que tem um site de vendas online construído por uma empresa da "especialidade". Estou satisfeito com o trabalho realizado só que existem tantas coisas que poderiam ser feitas e tantas coisas que poderiam ser "afinadas" que ponho-me a pensar se sairá mais barato ter um membro na empresa a trabalhar a tempo inteiro a desenvolver coisas para o site.
 
Falando em abstrato podes ter um ou mais developers full stack a tratar do backend e frontend do site.
No final, o número de developers que vais precisar depende do tamanho do projeto.
 
Quando te referes a developers full stack queres dizer um developer que sabe um pouco de todas as áreas certo?

O salário medio de uma pessoa com essas competências ronda que valores? Claro que deve depender da experiência mas alguém me pode dar uma ideia?
 
Sim, pode até saber um pouco da parte de operações (deploys).

Quanto ao salário médio, depende da zona do país, do projeto, da experiência, muita coisa...
Se for um projeto com uma dimensão decente em que precises dum bom profissional, eu apontava ai para no mínimo uns 1200€ líquidos.

Mas talvez não seja a pessoa indicada para mandar valores, já fui aqui tomado como presunçoso por achar que os programadores devem ser bem pagos lol.
 
Tenho uma dúvida... que equipa é necessária reunir para desenvolver e manter um site de vendas online?

Um Web Developer "cuida" do backoffice e frontoffice do site?

Por muitas ideias que se tenham é mais viável subcontratar uma empresa que trate desses assuntos ou vale a pena ter uma equipa residente na empresa?

Onde eu quero chegar é o seguinte, trabalho numa empresa que tem um site de vendas online construído por uma empresa da "especialidade". Estou satisfeito com o trabalho realizado só que existem tantas coisas que poderiam ser feitas e tantas coisas que poderiam ser "afinadas" que ponho-me a pensar se sairá mais barato ter um membro na empresa a trabalhar a tempo inteiro a desenvolver coisas para o site.

Convinha em vez de contratares apenas uma pessoa, contratar várias para fazer alterações, melhorias e afins na tua loja online. Só uma pessoa é muito complicado. Abraço
 
Convinha em vez de contratares apenas uma pessoa, contratar várias para fazer alterações, melhorias e afins na tua loja online. Só uma pessoa é muito complicado. Abraço

A empresa neste momento não tem capacidade financeira para contratar várias pessoas :) o objetivo seria integrar uma pessoa com as competências necessárias para por em prática aquilo que os responsáveis da empresa visionam.

Neste momento o site está lançado e a funcionar, quando o site for rentável o suficiente proponho a contratação de uma pessoa especializada. Até lá os trabalhos de desenvolvimento estão a ser delegados a uma empresa externa. O que me ponho a pensar é que por certos trabalhos e preços praticados tinha-se um membro na equipa a tempo inteiro.
 
@FoxNinja existem muitos full stack developers competentes o suficiente para desenvolverem e manterem lojas online sozinhos, agora não podes esperar é a velocidade que uma equipa teria. Mas com deadlines humanamente possíveis a resposta é sim. Provavelmente teriam de ser pagas umas horas a um designer para logos, botões especificos, coisas desse género...
 
A empresa neste momento não tem capacidade financeira para contratar várias pessoas :) o objetivo seria integrar uma pessoa com as competências necessárias para por em prática aquilo que os responsáveis da empresa visionam.

Neste momento o site está lançado e a funcionar, quando o site for rentável o suficiente proponho a contratação de uma pessoa especializada. Até lá os trabalhos de desenvolvimento estão a ser delegados a uma empresa externa. O que me ponho a pensar é que por certos trabalhos e preços praticados tinha-se um membro na equipa a tempo inteiro.

Depende da frequência das actualizações, baixas de preços / campanhas, melhorias ou correcções que pretendam fazer na página.

Como indicado acima, se for humanamente possível, com deadlines com sentido, consegue-se ter alguém para gerir.

Agora criar e implementar já é mais complicado. Se for criação de campanhas, ajustes de preços ou correcções e afins, uma pessoa chega.

Depende do que pretendas.
 
Boas,
Se for um site de vendas já com alguma dimensão acaba ser díficil uma única pessoa gerir todos os pontos de forma correcta (numa fase inicial). Um site de vendas necessita obrigatoriamente de um excelente trabalho de UX, um bom trabalho de design e Front End e boa optmização de a nível de backend. É impossível ter uma única que consiga ter skills em todas estas àreas. A minha opinião como profissional na área resume-se a : "Cada macaco no seu galho" :)

O meu conselho seria (caso seja preciso) encontrares uma uma boa empresa/start-up que te faça uma boa análise ao projecto e as intervenções correctas no mesmo e depois teres só então, um gestor de conteúdos.
Parece suspeito eu dizer isto, mas se precisares de ajuda ou procurares alguém que disponibilize este tipo de serviços não hesites em contactar-me por PM!

Cumpz!
 
Acredito que valerá a pena e dependendo sobretudo da localização e conhecimentos necessários deverá compensar contratar alguém para full time. Um colega está numa empresa em que eles subcontratavam outra para fazer campanhas online, gestão de redes sociais, criação de landing pages, etc. só que andavam sempre com emails e telefonemas para trás e para a frente que muitas alterações não se realizavam, à semelhança do que relatas... acabaram por contratar o meu colega que começou com essas tarefas e agora já são dois.
 
Depende da quantidade de "coisas" que é para fazer... se for uma coisa continua.. faz sentido uma contratação a tempo inteiro.
Outro fator que referiste é que a empresa "não tem capacidade financeira".. é um ponto importante, e que deves ter em conta.

Para mim a questão financeira é a mais importante, não sei ate que ponto não será mais vantajoso ires pela via de freelancers.. tens uma oferta extensa.. e tens sempre a flexibilidade do teu lado.. num mês bom fazes 2 a 3 alterações.. num mês mau fazes 1 alteração.. por ai..
A flexibilidade é boa nessas empresas que a saúde financeira ainda não é tão estável assim..
(freelancer não é sinonimo de num mes estares a falar com a pessoa A e no mes a seguir com a pessoa B.. podes ate manter uma parceria interessante com um indivíduo ;))
 
(freelancer não é sinonimo de num mes estares a falar com a pessoa A e no mes a seguir com a pessoa B.. podes ate manter uma parceria interessante com um indivíduo ;))

Pois o que se pretende é estabilidade nos projetos e desenvolvimentos.

Outra interrogação que me coloco é o sigilo profissional... felizmente tenho ideias mais que suficientes para aplicar e aquilo que tenho receio é partilhar estas ideias com programadores externos e depois esses podem aplicar ou sugerir essas mesmas ideias a outro cliente com um ramo de atividade semelhante.

Por isso ter um membro residente na empresa de certo modo estanca essa fuga de informação...
 
Outra interrogação que me coloco é o sigilo profissional... felizmente tenho ideias mais que suficientes para aplicar e aquilo que tenho receio é partilhar estas ideias com programadores externos e depois esses podem aplicar ou sugerir essas mesmas ideias a outro cliente com um ramo de atividade semelhante.

Por isso ter um membro residente na empresa de certo modo estanca essa fuga de informação...

Acho que ai já depende do profissionalismo de cada freelancer. Já trabalhei em imensos projectos com situações dessas e sempre respeitei o sigilo profissional principalmente quando o cliente pede isso mesmo.
Teres uma pessoa alocada a full-time não quer dizer que evite essa fuga de informação, eu por exemplo, estou a full-time numa empresa de web e trabalho à mesma como freelancer na minha "empresa", poderia utilizar técnicas, recursos e informação se quisesse nos meus projectos pessoais, o que faria de mim um mau profissional.

Mas este último ponto depende um pouco da empresa e do contrato de trabalho. Por exemplo, já estive uns meses numa empresa de webDevelopment fantástica onde existia contrato de exclusividade mas eu referi logo que para isso a remuneração tinha de ser também "exclusiva" eheh.
Fundamentalmente, acho que isso depende mais da pessoa que contratas, da personalidade da mesmae também do que é acordado no acto de contrato.
 
Última edição:
Acho que ai já depende do profissionalismo de cada freelancer. Já trabalhei em imensos projectos com situações dessas e sempre respeitei o sigilo profissional principalmente quando o cliente pede isso mesmo.
Teres uma pessoa alocada a full-time não quer dizer que evite essa fuga de informação, eu por exemplo, estou a full-time numa empresa de web e trabalho à mesma como freelancer na minha "empresa", poderia utilizar técnicas, recursos e informação se quisesse nos meus projectos pessoais, o que faria de mim um mau profissional.

Mas este último ponto depende um pouco da empresa e do contrato de trabalho. Por exemplo, já estive uns meses numa empresa de webDevelopment fantástica onde existia contrato de exclusividade mas eu referi logo que para isso a remuneração tinha de ser também "exclusiva" eheh.
Fundamentalmente, acho que isso depende mais da pessoa que contratas, da personalidade da mesmae também do que é acordado no acto de contrato.

Sem dúvida..
Estar a full ou não, não é uma garantia.. depois das 8 horas ele pode estar a trabalhar para qualquer outra pessoa :)
Tal como acontece com o @DanielSintrão , acontece comigo..
Tens que acreditar na boa fé de cada um, e também convém apalpares terreno de inicio, e não abrires o jogo todo 'de gás', com o freelancer
 
Outra interrogação que me coloco é o sigilo profissional... felizmente tenho ideias mais que suficientes para aplicar e aquilo que tenho receio é partilhar estas ideias com programadores externos e depois esses podem aplicar ou sugerir essas mesmas ideias a outro cliente com um ramo de atividade semelhante.
Aqui nao há boa fé nem espaco a dúvida, fazes o freelancer assinar um NDA e pronto.
 
Back
Topo