1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Informação: A partir das 9:00 (8:00 nos Açores) deste Sábado, 15 de Dezembro, haverá um breve período de inacessibilidade ao fórum e restantes sites da ZWAME (Comparador, Jogos, Portal, etc).
    Se necessário faremos actualizações via Twitter e Facebook.
    Remover anúncio

Equipamento - Opinião

Discussão em 'Recomendações de Equipamento' iniciada por Juzhan, 23 de Março de 2013. (Respostas: 19; Visualizações: 1004)

1. Juzhan

Juzhan Power Member

Boas,

Tal como muitos, estava à espera que este dia 21 a canon anunciasse a nova 70D.

Tendo a possibilidade de vender por um preço interessante a minha 550D com a lente de kit 18-55 IS, vendi.

Agora, sem máquina e sem 70D.... Estou a ponderar o que faço!

Já tive uma oferta interessante pela 55-250 IS que ainda tenho, pelo que estava a pensar na seguinte compra:
    - Canon 60D (que era a minha opção inicial e continuará a ser se a 70D vier com o mesmo sensor da 60D)
    - Tamron 28-75 f/2.8
    - Tamron 70-300 VC USD f/4-5,6

A minha escolhas estas lentes teve em conta serem FF e acessiveis ao bolso.... A 70-300 está aí porque é semelhante à minha 55-250, como tenho possibilidade de a comprar, sempre poderei por poucos € arranjar uma equivalente FF que pode serutil num futuro proximo onde um upgrade para FF me seria mais acessiel.

Que me dizem?

Última edição: 23 de Março de 2013
  2. MEIA

MEIA Power Member

Se estás a escolher essas objectivas por serem FF, porque não esperar e juntar mais dinheiro para dares logo o salto para uma máquina FF ? Devem de existir negócios engraçados da 5DII tanto nova com em segunda mão.

3. Juzhan

Juzhan Power Member

Mas FF mais lentes .. estamos a falar em 2000€.

Ficar sem maquina para depois ter tudo 5*.. prefiro comprar uma 60D (se a 70 demorar a sair) e daqui a um par de anos passar para FF. Até porque na altura a baixa de preço que deve haver nestas FF 5DmkII e 6D deve compensar o € que perco com a venda da 60D.

Eu até gosto da 6D, mas gastar assim tanto, quando venho de uma maquina de entrada de gama com lentes de kit.... gostava, mas prefiro ir evoluindo aos poucos.

Quanto muito, trocava a 28-75 f/2.8 por uma 24-70 f/2.8 VC USM (ambas TAMRON), e já era uma excentricidade :)

4. Wildstar

Wildstar Power Member

Cinicamente poderia-se dizer que a 6D, com aquele AF, também é de entrada de gama :-D

5. Juzhan

Juzhan Power Member

.. O que lhe falta para perder a cabeça e comprar uma é o flash incorporado e uma luz para assitir o AF, como tem a Nikon D600.
    (para a utilização amadora que dou ao flash, um flash externo não faz sentido, mas um integrado iria certamente ser utilizado algumas vezes... e iluminação para assistir o AF sem ser flash... era 5*).

Quanto ao AF em si, ter 9/11/39 pontos.... não tiro fotos de desporto e o ponto central chega-me, mas aceito que não chegasse para outros, pelo que não morriam por melhorar o mesmo....e meter algo que já têm.

Para mim a 6D uma 60D FF(só que esqueceram-se do flash), e que é entrada de gama para FF .Seria a máquina ideal para gajos como eu que não necessitam de uma 5DMKIII(nem nunca irão gastar tanto numa maquina), mas gostavam de ter uma com um sensor melhor que o APS-C... e adorariam ter uma FF que não fosse usada!

6. MEIA

MEIA Power Member

Pelo que disseste no 1º post parece-me que estás empenhado na fotografia e que queres continuar, porquê esperar e comprar uma máquina com sensor APS-C agora em vez de esperar mais um pouco e juntar mais uns trocos e ir para uma FF ? Quando a 70D sair não deve de custar muito menos que a 5DII agora, as novidades saem sempre com um preço altinho e comprar daqui a 2 anos uma 5DII deverá de ser complicado. É a minha maneira de ver.
    Por outro lado comprando uma 60D quando depois da 70D sair fica-se com mais dinheiro para as objectivas e poderá ser também uma boa ideia.

O sistema de AF da 6D está muito longe de ser de entrada de gama, é verdade que só tem 1 ponto cruzado, mas esse vale por muitos.

EDIT: quem tem dinheiro para comprar uma máquina FF não estou a ver a utilizar o flash da máquina até porque nunca ajudam grande coisa, e um Canon 270EX II é barato e não dá qualquer hipótese aos flash incorporados.

Última edição: 24 de Março de 2013
  7. Juzhan

Juzhan Power Member

Depois do balde de agua frio que apanhei com os anuncios de 21 de Março (nem 70D, nem sensor novo), pelo preço da 700D... acredito que uma 70D venha a uns 1300€!!

É por esse motivo que nesta fase a 60D me pareça a opção mais provavel.. e uma 70D a esse preço apenas serviria para baixar o preço da 60D( que já se arranja por 600€)!

Não é que não tenha, mas nesta fase, porque não quero gastar uma "fortuna" em material fotográfico, preferia investir agora em lentes para depois me custar menos a passagem para FF (daqui a 1 ano ou 2, ou mesmo antes se ganhar o Euromilhoes).

Se não tivesse vendido a 550D, era mais facil esperar....

Agora tenho que ver se uma TAMRON 24-70 VC USM por mais 500€ me compensa( i.e. me faz mais feliz) em relação a uma 28-75.......

Não vou mentir... gostar, gostava de ter uma 6D / TAMRON 24-70 f/2.8 VC USM / XXXX 70-200 IS(ou VC), mas...estamos a falar de cerca de 4000€ e no ultimo totoloto só ganhei 1,66€ LOL

8. pessoalmente acho uma má opção estar a comprar um corpo APS-C e lentes FF quando isso implica ter de escolher lentes mais "em conta". Com o mesmo orçamento consegues comprar lentes APS-C melhores.
    sim eu percebo que estejas a pensar dar o salto daqui por uns anos, mas nessa altura imagino que vas comprar uma maquina FF decente mas dps tens lentes que é certo que encaixam mas não te permitem tirar total partido do sensor.
    nunca é demais relembrar que as lentes acabam por ser mais importantes que o corpo.

se dizes que nao precisas do AF mais avançado pergunto-me o que te leva a mudar da 550D para a 60D, o que esperas ganhar com a troca? se fosse para a 6D ai já compreendia... pode não ter um AF rápido, mas ter o ponto central capaz de fazer AF a -3EV (i.e. apenas com a luz da lua) pode ser mais util para certos estilos de fotografia do que xx pontos de AF capaz de fazer tracking a um carro de F1.

A 70D deve ser anunciada daqui por uns tempos, assim como a 7D MKII la mais para o final do ano.

9. Juzhan

Juzhan Power Member

Quanto à mudança da 550D pela 60D, tenho a noção que estava a mudar de corpo e não de performance, prevendo gastar 200€ na mudança.

Agora já não tenho a 550D, pelo que, bem ou mal, está feito.

Custa-me gastar uns 400-500 Eur numa boa lente, por ex. 17-50 f/2.8 e quando quiser um corpo FF alem de nao me servirem as lentes, tenho algum dinheiro empatado nas mesmas que terei de vender juntamente com uma APS-C.

O ideal era mudar tudo de uma vez, mas nestes tempos... Estar assim a dispender tanto... Custa-me.

Sinto que o mais correcto, comprando um corpo APS-C, seria comprar uma boa lente FF, pelo que tenho a martelar-me a cabeça uma TAMRON 24-70 VC USM, que pelo que tenho lido é um boa lente FF, numa gama focal que será a que mais utilizarei.....

......primeira ideia que me passou pel cabeça foi memso vender a 550D e por mais 200€ comprar uma 60D.....
    Ai, ai ... A minha Maria vai matar-me.... Lol

10. mas quais 400-500€... encontras facilmente uma tamron 17-50 2.8 por 200 e picos em 2ª mão... se é para investir temporariamente mais vale ir por esse caminho... quando venderes tudo não perdes tanto dinheiro. alias ate a 60D compraria em 2ª mão (pela mesma razao).

a 24-70 parece-me uma boa lente (em APS-C com uma UGA para completar caso fotografes a < 24mm), só é preciso não ter o azar de apanhar uma má copia ou ficar com um dos elementos internos soltos (não sei se esse problema já está mais controlado).

11. Juzhan

Juzhan Power Member

Ok.. uma lente usada a 300-400, não tenho visto a menos de 300€.
    Quanto à maquina, já se compra a menos de 600€ nova, pelo que não compensa comprar usada. Aliás até as tenho visto à venda usadas mais caras que novas!

TAMROM... é sempre preciso ter sorte! Eles dão 5 anos de garantia, mas aposto que se não for uma boa copia ma troquem.....

Estou mesmo tentado numa 24-70!......
    Tenho que ponderar no que fazer.... e no quanto vou gastar...

12. como disse atras, encontras facilmente, mas é preciso estar de atento pq elas vão ficam muito tempo (muita gente a querer trocar a lente de kit).

13. Juzhan

Juzhan Power Member

E na tua opinião pelo mesmo preço uma 28-75 da TAMRON sem VC, não conpensaria?

14. strobe

strobe Moderador
    Staff Member

O teu problema é que não sabes o que queres ou não sabes porquê queres o que queres.

Mudar por mudar é sempre deitar dinheiro fora, por mais pouco que seja. É preferível gastar mais, mas investir em algo que faça diferença na tua fotografia (uma boa objetiva, um flash externo, um tripé). Ao menos estarás a tirar partido do teu investimento.

Investir em equipamento fotográfico só "compensa" se conseguires fazer com ele o que pretendes. E cada pessoa pretende uma coisa diferente. O questionário desta secção existe para tentar perceber o que pretendes e com isso poder dar um conselho adaptado.

15. terrorist

terrorist Power Member

O que é que estás à espera de ter na 60D que não tinhas na 550D e que compense os tais 200€ que vais gastar a mais?
    Se o que te interessa é a fotografia e se gostavas de ter uma máquina FF, que tal uma 5D (Mark I)? Usada deve andar pelos 500€/600€.

16. Juzhan

Juzhan Power Member

Strobe,
    O meu problema é mesmo o dinheiro a sair do bolso de consciencia tranquila.
    O que eu realmente quero é uma 6D e um 24-70 f/2.8, mas não queria que custassem o que custam.....e para comprar nem que seja a lente, tenho que a namorar bem....

Terrorist,
    Não quero uma FF para dizer que tenho uma FF. Gosto da 6D pela capacidade do sensor e porque é relativamente leve e pequena. Para a utilização que lhe daria, prefiro uma 6D a outra FF da canon.
    Honestamente não me sentia realizado com uma 5DMKI, ou nem mesmo com uma MKII, como as que vejo por aí, com uma rodagem já bem feita.
    É quase como babar-me com um mercedes classe C dos novos, pela performance e conforto, mas como só tenho dinheiro para um clio, aconselharem-me pelo preço do clio a comprar um classe C de 92, que até pode vir a ser mais fiavel que o clio novo.....não é a mesma coisa :)

Quanto á venda da maquina.... Não vale a pena pensar nisso... Queria mudar de corpo e até vendi bem a 550D com dois anos e meio, pelo que pelo preço que a vendi até dá para comprar uma 600D nova!

Estou sem máquina...... tenho quase a certeza que os boatos que circulam sobre a 100D ter um sensor de 18MP, mas novo sao 100% falsos... Já agora vou aguardar mais umas semanas e continuar a namorar a Tamron 24-70
    ;)

17. strobe

strobe Moderador
    Staff Member

"Capacidade do sensor" é algo muito relativo. Por exemplo, segundo o ranking da DxOmark, uma Nikon D5200 está acima da Canon 6D. Isto não quer dizer que uma D5200 seja "melhor" que uma 6D porque há outras diferenças para além do índice DxOmark e mesmo a informação DxOmark pode e deve ser interpretada de formas diferentes. Mas dá para ter uma outra perspetiva do que o mercado oferece. A D5200 até é substancialmente mais barata, mais pequena e mais leve que a 6D, pelo que no seu conjunto até parece ser mais adequada aos teus critérios.

Quando te questionei sobre se "sabias porque queres o que queres" foi mesmo para saber que utilização queres dar à máquina, não para saber qual é a tua "máquina de sonho". Ou, dito de outra maneira, podias simplesmente responder a este questionário.

Não estou convencido que uma DSLR FF seja a máquina adequada para ti. E é o tipo de compra que, para quem tem um orçamento limitado, tem de ser muito bem justificada.

18. relativo é o ranking do dxomark :p
    Entre SNR, Dynamic Range, Tonal Range e Color Sensitivity o unico parametro em que o sensor da D5200 está acima da 6D é em Dynamic Range abaixo de ISO800.

se o objectivo é ter gama dinamica abaixo de ISO800, fica melhor servido com a D5200, nos restantes casos, com a 6D. a nivel de sensor se fotografar em sitios escuros é preferivel a 6D.

19. strobe

strobe Moderador
    Staff Member

Só confirmas o que disse ;)

E depois ainda há: preço, tamanho e peso.

Partilhar esta Página