Equipamentos Vodafone Fibra

A minha é rated a 2A. Não verifiquei no transformador porque está escondido somewhere entre os cabos.

Tenho de lhes dar um toque...

O power rating não é indicativo do consumo. Como não tenho wattimetro não consigo confirmar o mesmo, mas o power rating tem que ser muito superior ao consumo efectivo.
 
Pessoal, estou a pensar mudar da Clix fibra para a Vodafone Fibra - Pack TV(100) + Net (10) + Voz .

Alguém me sabe dizer se neste serviço da Vodafone, com router desligado o telefone permanece funcional? Questiono isso porque com o actual serviço da Clix Fibra isso não é possível.

Obrigado desde já.
 
Pessoal, estou a pensar mudar da Clix fibra para a Vodafone Fibra - Pack TV(100) + Net (10) + Voz .

Alguém me sabe dizer se neste serviço da Vodafone, com router desligado o telefone permanece funcional? Questiono isso porque com o actual serviço da Clix Fibra isso não é possível.

Obrigado desde já.

Para teres o telefone ativo tens obrigatoriamente de ter o router também, visto que o telefone liga ao router para ter sinal.
 
Coloquei essa questão, pois estava à procura de uma solução que me permitisse, manter o telefone com sinal, mas podendo desligar a rede wireless dentro de casa quando quisesse. Pelo que fui sabendo, só é possível desligar a rede wireless desligando o router por completo, a não ser que haja algo no mercado que permita desligar o sinal wireless no router sem o desligar(?).

Realmente se a Vodafone, usa um sistema de ligação de telefone ao router, isso não é possível, pois o sistema é igual ao que tenho actualmente com a Clix.

Interessante é que ontem quando questionei o vendedor sobre este assunto. Disse-me que era possível, e confirmou após realizar uma chamada com um "técnico" mais entendido no assunto. A ser verdade o que referes, estou a ser enganado...
 
Coloquei essa questão, pois estava à procura de uma solução que me permitisse, manter o telefone com sinal, mas podendo desligar a rede wireless dentro de casa quando quisesse. Pelo que fui sabendo, só é possível desligar a rede wireless desligando o router por completo, a não ser que haja algo no mercado que permita desligar o sinal wireless no router sem o desligar(?).

Realmente se a Vodafone, usa um sistema de ligação de telefone ao router, isso não é possível, pois o sistema é igual ao que tenho actualmente com a Clix.

Interessante é que ontem quando questionei o vendedor sobre este assunto. Disse-me que era possível, e confirmou após realizar uma chamada com um "técnico" mais entendido no assunto. A ser verdade o que referes, estou a ser enganado...


Eu referi em relação à instalação que me fizeram que foi a seguinte.

FIBRA -> ONT -> ROUTER -> TELEFONE
 
Coloquei essa questão, pois estava à procura de uma solução que me permitisse, manter o telefone com sinal, mas podendo desligar a rede wireless dentro de casa quando quisesse. Pelo que fui sabendo, só é possível desligar a rede wireless desligando o router por completo, a não ser que haja algo no mercado que permita desligar o sinal wireless no router sem o desligar(?).

Realmente se a Vodafone, usa um sistema de ligação de telefone ao router, isso não é possível, pois o sistema é igual ao que tenho actualmente com a Clix.

Interessante é que ontem quando questionei o vendedor sobre este assunto. Disse-me que era possível, e confirmou após realizar uma chamada com um "técnico" mais entendido no assunto. A ser verdade o que referes, estou a ser enganado...

O teres o router ligado não implica que o Wireless também esteja.

Acedes às opções do router e deligas o Wireless. Tudo o resto se mantém igual.
 
Já agora (até para confirmar), a box tem que estar junto ao router ou posso meter o router num local diferente da box ?

Isto porque não me dava grande jeito ter o router na sala (local onde está/vai estar a box), sendo que me disseram que o router não tem que estar necessariamente ligado à box, ou vice-versa, mas como foi alguém de uma loja tenho as minhas dúvidas ...
 
Já agora (até para confirmar), a box tem que estar junto ao router ou posso meter o router num local diferente da box ?

Isto porque não me dava grande jeito ter o router na sala (local onde está/vai estar a box), sendo que me disseram que o router não tem que estar necessariamente ligado à box, ou vice-versa, mas como foi alguém de uma loja tenho as minhas dúvidas ...

A box pode estar onde quiseres e o router também. Desde que seja viável passar o cabo de rede entre eles.
 
Podes sempre deixar o router na sala, compras um switch para teres no quarto para ligares PC+PS4 ...

É o que o que eu vou fazer pois não me dá jeito ter router+telefone no quarto
 
Ok ... mas então como é que isso resolvia o meu problema ? :S (acho que não estou a perceber bem...)

Como é que deixo o router na sala e ligo o switch (que supostamente estaria no quarto) ao router ? O meu problema não é a falta de portas é querer ligar o pc e a ps3 ao router por cabo...
 
Ok ... mas então como é que isso resolvia o meu problema ? :S (acho que não estou a perceber bem...)

Como é que deixo o router na sala e ligo o switch (que supostamente estaria no quarto) ao router ? O meu problema não é a falta de portas é querer ligar o pc e a ps3 ao router por cabo...

tens de passar um cabo de rede da sala para o quarto
 
Pois eu depois de ter escrito o post percebi que estavam a considerar essa hipótese, mas em que é que isso é diferente de ter na mesma um cabo a passar da sala para o quarto e o router estar no quarto ? Existe alguma mais valia em ligar o router a um switch, estando o router na sala e o switch no quarto ?

Já agora, eles por norma passam o cabo de rede onde antes passava o cabo coaxial que depois vai dar às respectivas tomadas ?
 
Cenário 1 - Desejo ter o router no quarto:

Se quiser que fique o router no quarto para ligar a box que estará na sala junto à TV terá que ter um cabo de rede da sala onde se encontra a box para o quarto onde se encontra o router para além de ter mais um cabo para ligar o router ao ONT (no caso de Fibra Óptica) ou um cabo telefónico para a entrada RJ-11 (no caso de ADSL).


Cenário 2 - Desejo manter o router na sala mas quero ter acesso por cabo ao router para os meus equipamentos (PC e PS3)

Compra um switch no qual serão conectados o PC e a consola PS3 através de dois cabos de rede para cada um e que pela sua vez terá que ter mais um cabo de rede do switch para o router.

Caso não tenha possibilidade de ligar o switch ao router através de um cabo directo poderá sempre optar pela Powerline que ligará então o switch e o router através da rede eléctrica da casa.


Terá que analisar qual a opção que mais lhe convêm. Depende muito da infraestrutura que tem em casa. Não sei se tem nas divisões da casa tomadas RJ-11 e/ou RJ-45, etc, etc.

Cumps.
 
Ok, obrigado pelas respostas e pela paciência xD (como disse percebo pouco disso)...

Começo a achar que irá ser complicado passar um cabo de rede da sala para o quarto, até pela distância e pelo facto de não saber se teria "caminho" para levar o cabo do ponto A ao ponto B directamente e/ou se o técnico teria disponibilidade para isso...

É questão de falar com o técnico e ver o que ele acha melhor quer para ele quer para esta situação (desde que não venha com pouca vontade de trabalhar...)

Não tenho tomadas RJ-11 nem RJ-45, mas supondo que um cabo passaria no local do antigo cabo coaxial [que penso que ficará desactivado (?)], seria possível trocar a tomada do sinal coaxial por uma RJ-45 por exemplo ?
 
Esatva a responder quando vi as respostas que entretanto foram colocadas.

Pois eu depois de ter escrito o post percebi que estavam a considerar essa hipótese, mas em que é que isso é diferente de ter na mesma um cabo a passar da sala para o quarto e o router estar no quarto ? Existe alguma mais valia em ligar o router a um switch, estando o router na sala e o switch no quarto ?

Nunca liguei uma box a um switch mesmo estando o switch ligado ao router porque julgo que não funciona até porque pelo que tenho lido e me informaram a box terá que estar directamente ligada ao router. Deve ser por esta razão que os técnicos costumam passar mais um cabo de rede nos casos de instalação de mais do que uma box para o outro local onde o cliente deseja ter essa segunda box.


Já agora, eles por norma passam o cabo de rede onde antes passava o cabo coaxial que depois vai dar às respectivas tomadas ?

Passam se der para passar pois vai depender e em muito das condições da tubagem e de que tipo de cabo coaxial e de rede utilizados em termos de diâmetro. Nem sempre é possível e eu fui um dos casos em que isto aconteceu porque o tramo de tubo em que os técnicos queriam fazer isso não o permitiu. Desconfiaram que deve ter uma curva demasiado angulado e por isso não permitiu a passagem dos cabos. A opção foi de furar estrategicamente uma parede e correr pelo tecto falso do andar inferior para depois voltar a subir no local pretendido com mais um furo.

Mas deve ter em atenção que estes furos não foram efectuados pelos técnicos. Tive que chamar um electricista para o fazer porque os técnicos não tinham equipamentos para fazer esta intervenção e aproveitei para colocar umas tomadas próprias na parede.

Cumps.
 
Ok, obrigado pelas respostas e pela paciência xD (como disse percebo pouco disso)...

Começo a achar que irá ser complicado passar um cabo de rede da sala para o quarto, até pela distância e pelo facto de não saber se teria "caminho" para levar o cabo do ponto A ao ponto B directamente e/ou se o técnico teria disponibilidade para isso...

É questão de falar com o técnico e ver o que ele acha melhor quer para ele quer para esta situação (desde que não venha com pouca vontade de trabalhar...)

Não tenho tomadas RJ-11 nem RJ-45, mas supondo que um cabo passaria no local do antigo cabo coaxial [que penso que ficará desactivado (?)], seria possível trocar a tomada do sinal coaxial por uma RJ-45 por exemplo ?

No meu caso os técnicos foram excepcionais e tiveram uma grande paciência. Fiquei muito agradado pelo profissionalismo demonstrado e estivemos em conjunto a tentar solucionar as dificuldades à medida que iam surgindo. A instalação cá demorou um dia inteiro e com um breve intervalo para almoço.

Se está a referir que não tem grande possibilidade de ter um cabo de rede directo do quarto para sala terá que ver qual a solução que os técnicos irão propor. Por exemplo: pode ser passando o cabo pelo rodapé através de calha técnica (que não sei se fornecem ou não) ou até aproveitar a tubagem do cabo coaxial.

A opção da Powerline não estou a par deste assunto se afecta de algum modo a perfomance nos jogos online (afectará o ping?... não sei mesmo) no caso de ligar consola de jogos mas no caso de uma amiga minha foi o que fizeram para ligar o computador fixo dela que se encontra no escritório ao router.
 
Esatva a responder quando vi as respostas que entretanto foram colocadas.



Nunca liguei uma box a um switch mesmo estando o switch ligado ao router porque julgo que não funciona até porque pelo que tenho lido e me informaram a box terá que estar directamente ligada ao router. Deve ser por esta razão que os técnicos costumam passar mais um cabo de rede nos casos de instalação de mais do que uma box para o outro local onde o cliente deseja ter essa segunda box.

Não estava a dizer ligar a box a um switch ...

Estava a pensar: Ligar o ONT no local onde fosse mais apropriado: O ONT segundo percebi liga-se à box e sendo que a box tem que estar ligada ao router, (se fosse possível) passava-se um cabo directamente da box para o router, sendo que posteriormente aproveitava e ligava o computador e a ps3 directamente ao router. (penso que assim funcionaria).

Mas obrigado pelos esclarecimentos, já estou mais ou menos ambientado com as ligações e já sei mais ou menos o que terei que fazer caso não seja possível passar o cabo nas tubagens, até porque sinceramente do local onde tenho a "caixa" ao quarto existem paredes que fazem curvas de 90º sendo que nem sei por onde o cabo actualmente passa, se pelo chão ou inclusive pelo tecto (de notar que vivo num apartamento), e por isso furar paredes estaria fora de questão...

Caso não seja possível passar cabo pelos tubagens muito provavelmente o cenário switch quarto <-> router sala também fica fora de questão porque não conseguindo passar cabo é impossível ligar a um switch :-D.

Caso esses cenários estejam excluídos terei então que equacionar PowerLine-switch que pelo que li agora mesmo, funciona ligando o dito aparelho à corrente electrica e em seguida ligar o cabo de rede ao dito aparelho e depois a um switch ... Em termos de perdas deverei preocupar-me ?

Já agora e (peço desculpa se estou a ser muito chato) como é que é feita então a ligação às televisões que ficam sem box ?


EDIT: Só vi agora a resposta à questão das Powerlines

EDIT2: Mais uma vez obrigadíssimo por tudo !
 
Última edição:
Back
Topo