Equipamentos Vodafone Fibra

Bem antes de mais é bom ver que há aqui malta que ainda vai percebendo do assunto. A minha rede é muito simples. O router da Vodafone está no hall da entrada onde chega a fibra. Daí vai um cabo ethernet para o escritório onde tem um switch que espalha o sinal para todas as tomadas de rede da casa. Todas as divisões da casa têm pelo menos 2 tomadas de rede. Ontem em conversa com o meu pai que foi ele que configurou esse switch disse-me que tem 2 vlans criadas: uma para as tomadas das tvs e outra para as restantes. Contudo o cabo ethernet que vem do router da Vodafone só fica ligada numa delas certo? Ou tem que se ter um cabo para a vlan das tvs e outra para a vlan das restantes tomadas? É que se se isolar a entrada do cabo que vem do hall numa só vlan a outra fica sem Internet ( como do pouco que sei é suposto, daí estar a perguntar se não será necessário ter dois cabos em separado para cada vlan a vir do hall)

Obrigado

Nao so deves ter um cabo a vir do router. Exprimenta a box ligada a qualquer outra porta na tua casa. Tenta tambem ligar o cabo que vem do router diretamente ao da BOX (pode usar um coupler) para ver se o problema presiste. Se usas o router da vodafone, exprimenta sem VLANs (se nao der deixa estar como esta, pois deve estar correto). Tens IGMpv2(ou 3) atvio? (se poderes posta uma print da pagina de config do switch.).

Cumps
 
A minha Cisco não faz barulho ao gravar, para além da Vodafone tenho outros operadores europeus e gravo tudo em disco e depois passo para DVD, se entender que fique em arquivo. Agora quando subscrevo um operador que permite gravação, para mim, significa todos os canais, não apenas alguns ou os que o operador entende que se devem gravar, na atualidade 2016. Adoro os anos 90, gravar tudo o que gosto e depois arquivar em Mp4 ou DVD.
Como consegues contornar a protecção MacroVision da Box da Vodafone?
O meu gravador de DVD (e até o gravador VHS) recusam-se a gravar o sinal da box, por causa da dita protecção. É mais fácil gravar da antena (RF), o que obriga a saber antecipadamento o que quero gravar...
 
Como consegues contornar a protecção MacroVision da Box da Vodafone?
O meu gravador de DVD (e até o gravador VHS) recusam-se a gravar o sinal da box, por causa da dita protecção. É mais fácil gravar da antena (RF), o que obriga a saber antecipadamento o que quero gravar...

Transformo o sinal HDMI em RF Mpeg4 1080i.
 
Bem antes de mais é bom ver que há aqui malta que ainda vai percebendo do assunto. A minha rede é muito simples. O router da Vodafone está no hall da entrada onde chega a fibra. Daí vai um cabo ethernet para o escritório onde tem um switch que espalha o sinal para todas as tomadas de rede da casa. Todas as divisões da casa têm pelo menos 2 tomadas de rede. Ontem em conversa com o meu pai que foi ele que configurou esse switch disse-me que tem 2 vlans criadas: uma para as tomadas das tvs e outra para as restantes. Contudo o cabo ethernet que vem do router da Vodafone só fica ligada numa delas certo? Ou tem que se ter um cabo para a vlan das tvs e outra para a vlan das restantes tomadas? É que se se isolar a entrada do cabo que vem do hall numa só vlan a outra fica sem Internet ( como do pouco que sei é suposto, daí estar a perguntar se não será necessário ter dois cabos em separado para cada vlan a vir do hall)

Obrigado

Eu resolvi esse problema em minha casa desistindo e "isolando" as boxes da rede interna. Ou seja, as boxes são ligadas directamente e sem intermediários ao AIO. Embora as tubagens sejam apertadas dá para passar 2 cabos.

Um aviso a quem insistir em usar equipamentos sem IGMP com IPTV, pode ser coincidência, um dos switches que tinha deixou de funcionar.
 
Boa tarde

Instalei fibra ontem e tenho uma questão a ver se alguém me pode ajudar:
Antes da fibra tinha injectado o sinal da box na rede coaxial para que pudesses controlar a box no quarto via aqueles retransmissores IR e o esquema era o seguinte:
box->VCR (via scart) e daí era injectado na rede coaxial pelo VCR. Acontece que se injectar o sinal RF da Vodafone interfere com o sinal que tinha a retransmitir pelo VCR e se desligar o RF da Vodafone e voltar ao que tinha anteriormente, tenho interferência e perda de sinais na TVs.
Alguém tem uma solução para que possa ver a box e controlá-la noutra TV?
 
Boa tarde

Instalei fibra ontem e tenho uma questão a ver se alguém me pode ajudar:
Antes da fibra tinha injectado o sinal da box na rede coaxial para que pudesses controlar a box no quarto via aqueles retransmissores IR e o esquema era o seguinte:
box->VCR (via scart) e daí era injectado na rede coaxial pelo VCR. Acontece que se injectar o sinal RF da Vodafone interfere com o sinal que tinha a retransmitir pelo VCR e se desligar o RF da Vodafone e voltar ao que tinha anteriormente, tenho interferência e perda de sinais na TVs.
Alguém tem uma solução para que possa ver a box e controlá-la noutra TV?

Ola,
Não dizes qual o canal UHF em que tens o VCR. O VCR tem de ser muito bom para deixar por ele todo o RF que sai do equipamento da Vodafone.
Na Vodafone o primeiro canal vago é o UHF 47 mas não deve ser usado, com um VCR que quase de certeza tem um modulador comum, os moduladores que a Vodafone usa, podem ser postos uns canais ao lado dos outros, os comuns devem no minimo ficar separados 3, e no melhor 9, mas mesmo assim produzem interferencias noutros. assim sendo eu tentaria por o VCR no UHF 50, e se interferido ( nao grao) o 56.

Tambem nao dizes se o sinal da Vodafone entra no VCR primeiro, e so depois do VCR ele é distribuido para as TVS ou se combinas o sinal dos dois a saida do VCR.

Exemplo Vodafone coax----VCR----Resto da casa???
Exemplo Vodafone coax-------Combinador(ou splitter) ----Resto da casa???
..Eternet---BOX----SCART-------VCR-'

No caso do Segundo, se a MACROVISION ( uma especie de codificacao para interferir nos VCRs e evitar gravacoes ) estiver ativa no sinal video
vindo da box, nao te consigo dizer se sim ou nao no teu caso, nao vais conseguir modular em condicoes e deves usar um modulador isolado,
os baratos saem caros a maior parte das vezes, tens um sinal mais limpo, e a macrovision passa sem problemas para os TVs, e o VCR a fazer esse serviço gasta uma pipa de eletricidade mas cada caso sera um caso.
Uma simples troca de cabos entre uma entrada e um saida pode 'custar' imenso sinal...
 
@Voyager Só agora cheguei a casa e vi a tua resposta que desde já agradeço.
Visto a hora tardia, só amanhã te poderei dar informações mais precisas mas posso desde já dizer que o RF da Vodafone segue a partir do router via coaxial até um splitter para o resto da casa. O que eu pretendia era "espalhar" o sinal da box via coaxial para o resto da casa (ou pelo menos para a Tv no quarto) que era o que eu tinha antes da instalação da fibra tendo a box ligada ao VCR com um cabo Scart e daí um cabo coaxial onde esse sinal era injectado para a rede coaxial da casa.
Quanto ao canal UHF não sei bem a que te referes, será o canal que aparece na sintonização da TV? Sou um bocado leigo na matéria daí ter pedido ajuda...
 
@Voyager Só agora cheguei a casa e vi a tua resposta que desde já agradeço.
Visto a hora tardia, só amanhã te poderei dar informações mais precisas mas posso desde já dizer que o RF da Vodafone segue a partir do router via coaxial até um splitter para o resto da casa. O que eu pretendia era "espalhar" o sinal da box via coaxial para o resto da casa (ou pelo menos para a Tv no quarto) que era o que eu tinha antes da instalação da fibra tendo a box ligada ao VCR com um cabo Scart e daí um cabo coaxial onde esse sinal era injectado para a rede coaxial da casa.
Quanto ao canal UHF não sei bem a que te referes, será o canal que aparece na sintonização da TV? Sou um bocado leigo na matéria daí ter pedido ajuda...

O canal UHF sera o canal de sintonizacao do VCR na TV , devera ser entre 21 e 69
Quanto à instalacao que tens consegues descrever com mais por menores, tipo se o splitter divide o sinal
da Vodafone para duas areas da casa, ou se serve de combinador, para injetar tambem o sinal vindo do VCR?
Usa como referencia os exemplos , e ou, poe fotos:

Saida de RF ----5metros cabo ---- Splitter OUT-----Splitter IN----Resto da casa ---Tomada1----tomada2
VCR-------------5metros cabo----- Splitter OUT--' ( o splitter a ser assim é usado como combinador e os 'OUTs' são 'INs' )

.............................................................. ----Splitter OUT----Resto da casa Lado 1
Saida de RF----5metros cabo----- Splitter in/
.............................................................' ----Splitter OUT----Resto da Casa Lado 2
( os pontinhos sao para fazerem aparecer o texto no sitio, ignora-os)
 
@Voyager agradeço-te novamente pela ajuda. Não tenho tido tempo tirar umas fotos das ligações box->VCR e na caixa onde está o splitter. A ver se no fim de semana tiro umas fotos em condições para ter um ideia de como tenho isso ligado.
 
Haverá outra alternativa que será uma segunda box ligada por PLC visto não conseguir passar cabo de rede até onde quero.
Alguém que tenha ligado uma box por PLC que me possa dar feedback quanto à qualidade de imagem e som?
 
Haverá outra alternativa que será uma segunda box ligada por PLC visto não conseguir passar cabo de rede até onde quero.
Alguém que tenha ligado uma box por PLC que me possa dar feedback quanto à qualidade de imagem e som?
Desde o adsl , já lá vão 8 anos , que tenho uma segunda box , por Plc e sempre funcionou bem. Nunca tive problemas com os plc que até foram fornecidos pela Vodafone , na altura da instalação.
 
Quais são as diferenças entre as boxes?

Sou novo cliente (há <1 semana) e vou reclamar com eles por não terem instalado o router novo por causa de "problemas técnicos da rede Optimus"), e se houver diferenças posso pedir para trocarem.

Obrigado
 
Depois de muitos anos estou a pensar trocar a NOS pela Vodafone. Antes disso precisava de uma ajuda que até hoje nunca consegui encontrar resposta. Tenho casa na praia (com serviço também e pelo qual pago) e nos fins de semana de Verão pego na minha box da casa principal (onde tenho canais premium subscritos) e levo-a comigo.
Alguem sabe se na Vodafone também funciona da mesma forma? Já experimentaram levar uma box para a casa de um amigo e funcionava?
 
Depois de muitos anos estou a pensar trocar a NOS pela Vodafone. Antes disso precisava de uma ajuda que até hoje nunca consegui encontrar resposta. Tenho casa na praia (com serviço também e pelo qual pago) e nos fins de semana de Verão pego na minha box da casa principal (onde tenho canais premium subscritos) e levo-a comigo.
Alguem sabe se na Vodafone também funciona da mesma forma? Já experimentaram levar uma box para a casa de um amigo e funcionava?
Eu não creio! Se assim fosse, a informação da subscrição estava na box e logo seria + fácil de fazer hacking.
Mas nunca tentei, não faço ideia se estou a dizer um grande disparate.... É só mesmo uma opinião.
 
Back
Topo