Equipamentos Vodafone Fibra

Fala em ONT então é uma ligação Fibra Óptica. Quem me dera a mim... tenho ADSL :sad:

Mas adiante... Ora bem, a Fibra Óptica entra no apartamento e ligam o ONT. Só depois ao ONT é que ligam o router que pela sua vez será neste equipamento em que se irão ligar os outros equipamentos nomeadamente a box ou boxes e o restante equipamento de rede, informático, etc que o cliente deseje, seja por cabo seja através da rede sem fios.

Que eu saiba, para além do router julgo que não ligam nada directamente ao ONT.

Cumps.
 
Ah ok...

Então teriam que partir 2 cabos do router (do quarto): um para o ONT e outro para a box (o que secalhar é demais).

De qualquer maneira se conseguir "puxar" um cabo do router para o quarto tenho o problema resolvido, caso não seja possível terei mesmo que optar por uma powerline...

Obrigado ;)
 
Ah ok...

Então teriam que partir 2 cabos do router (do quarto): um para o ONT e outro para a box (o que secalhar é demais).

De qualquer maneira se conseguir "puxar" um cabo do router para o quarto tenho o problema resolvido, caso não seja possível terei mesmo que optar por uma powerline...

Obrigado ;)

Se a tvbox vai ficar na sala é preferivel deixares lá o router senão têm de vir 2 cabos de rede do quarto um para a box e outro para o ONT.

Com um switch apenas precisas de um cabo de rede da sala para o quarto e lá ligas tudo o que quiseres por rj45.

O problema é se tiverem de tirar o coaxial dp ficas sem tv no quarto por RF
 
Ou seja é melhor começar a rezar para que a tubagem seja suficientemente larga :lol:

Curiosamente, o meu vizinho do lado disse-me (pois foi o que a MEO lhe disse a última vez que lá foi a casa) que, apesar do prédio ter cerca de seis anos, a tubagem não era suficientemente larga para passar fibra na tubagem... Fiquei perplexo. Tal como ele não quero sequer pensar em ter de passar cabos por fora pelo que se depender disso vou ficar toda a vida com ZON.
 
Curiosamente, o meu vizinho do lado disse-me (pois foi o que a MEO lhe disse a última vez que lá foi a casa) que, apesar do prédio ter cerca de seis anos, a tubagem não era suficientemente larga para passar fibra na tubagem... Fiquei perplexo. Tal como ele não quero sequer pensar em ter de passar cabos por fora pelo que se depender disso vou ficar toda a vida com ZON.

Isto é conversa de quem não quer trabalho.
Num tubo VD16 - que supostamente é para apenas um coaxial - tenho 1x CAT5e, 2 pares FO SM, 1x coaxial.
O coaxial não é o RG6, mas comprei um de 4mm para permitir acomodar o resto.

Agora, que um gajo transpira a passar isto... ai transpira!
 
Qual o consumo dessa nova ONT?

De acordo com o Quick Start Guide é <=6W.
kcl461.jpg

2vnjr6p.jpg
 
Ou seja é melhor começar a rezar para que a tubagem seja suficientemente larga :lol:

Update: A tubagem nem era má de todo, mas a 15 centímetros da saída para o quarto (onde agora tenho um ont, um router, um telefone e uma box HD) tinha uma "curva" e os técnicos ainda estiveram uma boa meia hora para passar os cabos mas acabaram por conseguir passar os 3 cabos... (Convém dizer que o meu prédio já tem quase 14 anos
 
Pessoal,


a minha box principal (CISCO 2231) já a reiniciei mais de 20 vezes, a mal começa a dar a imagem, após 2/3 segundos falha de imediato o som e bloqueia a imagem (fica fixa),


isto após a ter desligado totalmente, para dar uma pintadela à casa.


alguém dá por aí uma ideia de qual será a doença dela
 
Aparenta ser falha de comunicação entre o router e a box, vê se o cabo de rede está bom e bem encaixado, senão troca por outro e testa!
 
Já resolvi


fixei reset

desliguei box / liguei box (no botão power)

apareceu a roda dentada na TV

larguei reset

passados cerca de 12 minutos estava tudo a funcionar bem, novamente.
 
Boas pessoal, gostaria de pedir um pequeno favor a quem já tem fibra, é possível colocar umas fotos da tomada fibra, chicote fibra e ont? sff
É que se não me engano na meo utilizam duas fibras com conectores SC para ligar entre a tomada e o ONT, na Vodafone pensava que era igual até ver um apenas com uma fibra com ligador SC.
Se pudesem ajudar, isto apenas para me ir preparando para as alterações que vou ter de fazer a nível de rede telecomunicações em casa.
 
É exactamente igual á vodafone...
O problema é que existem certos tecnicos que tem a mania de fazer a ligação directa ao ONT, pede a quem for montar para colocarem um tomada para o caso de quereres mudar de sitio...
 
é possível colocar umas fotos da tomada fibra, chicote fibra e ont? sff
É que se não me engano na meo utilizam duas fibras com conectores SC para ligar entre a tomada e o ONT, na Vodafone pensava que era igual até ver um apenas com uma fibra com ligador SC.

Em ambos os operadores é uma fibra única com conector SC/APC (verde).
Aqui está uma foto da instalação MEO de um familiar:
2mydo2g.jpg


A minha instalação da Vodafone é semelhante, tirando que o router e ONT são de modelos diferentes.
 
Obrigado @Z80A, tinha ideia que eram duas fibras ( por ser o que estou habituado no meu trabalho usamos sempre duas uma para RX e outra pra TX), Assim já me facilita o passar o chicote da fibra por dentro da tubagem dos cabos do telefone até fazer alterações cá em casa.

No entanto a da vodafone também é monomodo certo? (alguém pode confirmar?) só não sei o comprimento de onda.
 
Última edição:
A fibra que vem da rua é apenas uma, por isso não te preocupes..

O que vem do PDO (neste caso é interior, vivo num prédio) não arranja problemas até à "tomada" óptica, daí para a fente já faz, pois ainda ando a pensar onde colocar o ONT e afiliados, e a opções que tenho não são muitas visto que o apartamento tem o projecto RITA ainda, e a margem de manobra para actualizações de infraestrutura não são muitas (por enquanto).
Vou continuar a "pensar" porque até ao fim do mês devo fazer o upgrade do serviço.

Obrigado.
 
No entanto a da vodafone também é monomodo certo? (alguém pode confirmar?) só não sei o comprimento de onda.
Aconselho a veres o manual ITED em http://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1182017
É aconselhado o monomodo.
Os comprimentos de onda são 1480-1500 nm downstream, 1260-1360 nm upstream, 1530-1580 nm para overlay de TV analógica.

No entanto, o operador é que instala a fibra até dentro de casa. Depois, do ONT sai um cabo Ethernet para o Router e um cabo coaxial para a TV analógica. Assim, a cablagem dentro de casa deve ser coaxial para TV e UTP categoria 5 ou superior para a rede Ethernet.
 
Eu também tinha apenas tomadas de telefone RITA e coaxial em todas as divisões. Com ADSL podia ligar o router em qualquer divisão e queria ter a mesma flexibilidade com fibra, o que implicou algumas modificações em casa, que deram um certo trabalho.
Aqui está a foto da minha instalação:

2i8y6xi.jpg


Na caixa cinzenta de telecomunicações (debaixo do meu quadro de disjuntores), chega o tubo com o cabo coaxial do exterior. O instalador da Vodafone tirou o cabo coaxial e pôs a fibra (e, a meu pedido, um cabo micro-coaxial). Dentro da caixa há um repartidor 1->6 para os cabos coaxiais para as diferentes divisões (algumas têm 2 tomadas). Eu instalei uma tomada de superfície com 6 portas RJ45 no topo da caixa. Retirei todos os coaxiais das tubagens (eram de 6.9mm) que substitui por um micro-coaxial (5mm) e um cabo UTP cat. 5e, pois não consegui pôr o cabo UTP com o coaxial de 6.9mm.
A fibra (laranja) sai do topo da caixa cinzenta e vai ao ONT (ficha verde). Do ONT sai um cabo Ethernet cinzento escuro para o router Thomson e um coaxial branco que entra na caixa cinzenta para ir para o repartidor para as tomadas coaxiais das várias divisões. Do router, sai um cabo de telefone (preto) para ligar às tomadas de telefone, e cabos Ethernet (cinzento claro e amarelo) para as tomadas que eu instalei e que vão ter às várias divisões via tubagens.
Nas várias divisões, substituí os espelhos (tampa de plástico) das tomadas de TV por espelhos com RJ45.
No escritório tenho o antigo router ADSL a funcionar como switch e como ponto de acesso Wi-Fi adicional, visto que o router TG784 por estar dentro do armário dos disjuntores, quase só dá WiFi para a cozinha e sala.
 
@Z80A Parece-me que tu tens uma instalação em estrela (todas as tomadas vão ligar a uma caixa central) nom eu caso está tudo em cascata (deriva de uma tomada para outra), não é tão fácil, mas entretanto a coisa resolve-se.

Tiveste trabalho aí mas ficou porreiro.

A foto não dá p ver maior, o link ao me abre :(
 
Back
Topo