Equipamentos Vodafone Fibra

Alguém tem o ONT da Huawei instalado em zona rural?

As instalações que conheço, em zona rural, é tudo com o ONT ZTE que não tem saída RF. Não sei porque não estão a instalar o Huawei sem RF... :014:
 
Falta investimento do Governo. A Fibra rural é via RNG. A Vodafone apenas aluga. Se aquela rede não tem RF a Vodafone não pode fazer nada.

O que a Vodafone devia ter era consciência dessa situação e oferecer mais boxs ou meter a preços mais acessíveis para essas zonas.
 
boas,
aderi recentemente ao serviço 100 mbits e instalaram-me um ONT com aspeto usado (mal tratado) ONT HUAWEI HG8012H em vez do ONT pequeno e branco que alguns já referiram aqui.

Não tenho queixas mas não percebo o critério de atribuição de ONTs, uns levam uns outros levam outros...

Tanto quanto sei esta ONT é bem mais antigo e tem portas ethernet e antenas wifi para nada.
É um mamarracho que lá está em casa sem necessidade.

Sabem-me dizer quais as diferenças entre este ONT antigo e os novos e se estou a perder ou ganhar alguma coisa?
 
Instalação a semana passada:

6CAUSBM.jpg


Atrás do móvel da TV.

4BIxj98.jpg


Debaixo da TV, no móvel

kMpYpsu.jpg


Comando

oF3kKXw.jpg


Telefone
 
Falta investimento do Governo. A Fibra rural é via RNG. A Vodafone apenas aluga. Se aquela rede não tem RF a Vodafone não pode fazer nada.

O que a Vodafone devia ter era consciência dessa situação e oferecer mais boxs ou meter a preços mais acessíveis para essas zonas.
O meo nos açores tem fibra pelas RNG e tem RF. A vodafone não tem porque não quer.
 
A Vodafone também tem fibra via RNG com RF. No entanto, há zonas que não tem porque a rede não suporta. E a rede não é da Vodafone. Não podem ir lá e meter ou exigir que metam. A vodafone aluga nas condições em que a rede é disponibilizada.

E sorte têm que a Vodafone aceite fornecer o serviço nessas condições. O Meo por exemplo nem vê-lo nessas zonas.

Em relação às ilhas... A partir do momento que todos os operadores estão dependentes do cabo de fibra submarino de um ISP está criado o monopólio. E o pior de tudo é que esse cabo foi criado quando a PT era uma empresa público e por isso foram dinheiros públicos e agora pertence a uma empresa privada e só serve para lixar a concorrência.
 
Última edição:
Boas!

Estou a aderir agora à Vodafone Fibra.

Que equipamentos devo evitar se por acaso tentarem instalar?
Qual a melhor box com gravação actualmente (parece que existem 3 ou 4 modelos diferentes...)?

Obrigado
 
Boas.

Concelho de Odivelas, instalação em 25/05/2015:

2015-05-25-22.05.52_zpslyjodqmr.jpg


2015-05-25-22.06_zpsvhlfd9bg.jpg


2015-05-25-22.05_zps9ouhxmxb.jpg


Foi ainda fornecido um telefone sem fios da Philips que está emparelhado com a central que já cá tinha, Siemens C610IP.

A instalação é simples. Mas para complicar o instalador nem berbequim e brocas trouxe para fazer os furos necessários aos cabos de fibra, UTP e coaxial. Para piorar, deixou a minha vizinha de cima sem fibra durante várias horas até vir cá outro técnico repor o serviço...

[[]]
 
Instalação sem espinhas, ontem ao final da tarde :wah:

O router e modem são iguais, já a box não tem o selo Motorola (assim de memória, acho que é Arris?).

Para já, bastante satisfeito: mudei de NOS para VDF e notei melhorias na Net, sinal de TV e UI na box.

Net: sinal bem mais estável e a bater em média 47 Mbps (6 speed-tests via Nexus4 e vi wifi no portátil).
No geral, em navegação web: velocidade percepcionada mais rápida/imediata no acesso e carregamento dos meus sites habituais.

TV: sinal com Box apresenta mais qualidade que o da box Pace da NOS -- eu sei, é sempre subjectivo, mas é mesmo a impressão com que fiquei ao visionar os mesmos canais/programas; NOS fará mais compressão do sinal?
Melhoria substancial no sinal sem box nas restantes TVs - inclusive alguns canais em HQ e HD.
Não estava à espera que o sinal injectado ficasse tão melhor que o da NOS. Alguns canais apresentavam chuva/riscos (sinal com algum tipo de interferência) e agora é nítido e limpinho - sem mudar cablagem nessas divisões :clap:

UI/Box: a interface da Box é realmente muito rápida.
Passar da Iris para esta foi passar de um "muita giro" 8 para um "muita rápido e funcional" 80!

É incrível como é que a NOS não percebe que a porta de ouro de entrada do serviço TV deles é a interface com o utilizador IRIS, e não aposta em melhorias a esse nível! Pelo contrário, o último update tornou a coisa bem pior - mais lento, menos intuitivo, menos informativo. Lesson to learn: design não pode nunca sobrepor-se à usabilidade.

Na era do imediato (Apps, Smarthones?! ring-a-bell?!) acham que podem continuar a dar-se ao luxo de obrigar os utilizadores a esperar vezes sem conta + de 30 segundos para aceder a um simples guia? E uma vez lá dentro, 2 a 4 segundos para simplesmente mudar de item numa lista, que agora nem a porra da imagem do programa apresenta? Way too bad...

Nem que seja só por isto, já valeu bem a pena mudar.
Hello Vodafone world :beerchug:


My 2 cents ;)
 
Boas.

Concelho de Odivelas, instalação em 25/05/2015:

2015-05-25-22.05.52_zpslyjodqmr.jpg


2015-05-25-22.06_zpsvhlfd9bg.jpg


2015-05-25-22.05_zps9ouhxmxb.jpg


Foi ainda fornecido um telefone sem fios da Philips que está emparelhado com a central que já cá tinha, Siemens C610IP.

A instalação é simples. Mas para complicar o instalador nem berbequim e brocas trouxe para fazer os furos necessários aos cabos de fibra, UTP e coaxial. Para piorar, deixou a minha vizinha de cima sem fibra durante várias horas até vir cá outro técnico repor o serviço...

[[]]
Essa caixa branca é o ONT? Consegues explicar que cabos sao esses?
Alimentaçao? Rj45? esse amarelo é para?
 
Essa caixa branca é o ONT? Consegues explicar que cabos sao esses?
Alimentaçao? Rj45? esse amarelo é para?
Entradas:
O amarelo traz o sinal de fibra optica
O preto é a alimentaçao

Saídas:
O branco à esquerda injeta o sinal de RF na casa
O branco à direita (rj45) liga ao router e leva portanto os sinais para internet, iptv, voip
 
Essa caixa branca é o ONT? Consegues explicar que cabos sao esses?
Alimentaçao? Rj45? esse amarelo é para?

A caixa branca é o ONT.

O cabo branco é o cabo coaxial que dá ligação ao sinal RF analógico para as televisões sem box.

O cabo branco/cinza é o de rede ethernet que alimentará a porta WAN do router da Vodafone, fornecendo TV para as boxs, internet e voz.

O cabo amarelo é o de fibra óptica, de secção reduzida que sai de uma caixa onde é feita a junção entre o cabo de fibra óptica de maior secção e o de menor secção que liga ao ONT.

[[]]
 
Bom dia a todos.
Precisava da ajuda dos mais entendidos.
Reparei hoje de manhã que não tinha net e como tal fui investigar, descobrindo que o cabo de fibra (amarelo/conectores verdes) que sai da junção para o ONT tinha sido roido pelo meu gato.

Alguém me sabe dizer se consigo encontrar este tipo de fibra e conectores à venda em alguma loja (AKi/Leroy Merlin) ou mais vale chamar o apoio técnico? (não sei se terei encargos pois foi por "culpa" minha este acontecimento)

Obrigado.
 
Bom dia a todos.
Precisava da ajuda dos mais entendidos.
Reparei hoje de manhã que não tinha net e como tal fui investigar, descobrindo que o cabo de fibra (amarelo/conectores verdes) que sai da junção para o ONT tinha sido roido pelo meu gato.

Alguém me sabe dizer se consigo encontrar este tipo de fibra e conectores à venda em alguma loja (AKi/Leroy Merlin) ou mais vale chamar o apoio técnico? (não sei se terei encargos pois foi por "culpa" minha este acontecimento)

Obrigado.

é feita uma junção nesse cabo fino de fibra (laranja com conectores verdes) e o cabo de fibra exterior que liga o PDO. Portanto terá sempre que ser feito esse trabalhos pelos técnicos da VDF.
Tenta ao menos pedir para não pagar uma deslocação técnica. Se não conseguires vais ter mesmo que pagar a mesma deslocação.
É um trabalho técnico. Não dá para qualquer um fazer.

Cumprimentos
 
é feita uma junção nesse cabo fino de fibra (laranja com conectores verdes) e o cabo de fibra exterior que liga o PDO. Portanto terá sempre que ser feito esse trabalhos pelos técnicos da VDF.
Tenta ao menos pedir para não pagar uma deslocação técnica. Se não conseguires vais ter mesmo que pagar a mesma deslocação.
É um trabalho técnico. Não dá para qualquer um fazer.

Cumprimentos

Olá,
Pensava mesmo que este tipo de fibra monomodo com este tipo de conectores era comercializado para o utilizador final pois pensei que não fosse preciso fazer qualquer tipo de trabalho de fusão.
Aqui está o problema:

https://drive.google.com/file/d/0BwP-NpWJy8wBVm5ycDFCaV9PVTQ/view

Cumprimentos.
 
Olá,
Pensava mesmo que este tipo de fibra monomodo com este tipo de conectores era comercializado para o utilizador final pois pensei que não fosse preciso fazer qualquer tipo de trabalho de fusão.
Aqui está o problema:

https://drive.google.com/file/d/0BwP-NpWJy8wBVm5ycDFCaV9PVTQ/view

Cumprimentos.

Pois...lá se foi o cabo fino de fibra.
Mas tem que haver mesmo uma fusão na caixa que recebe o cabo vindo do PDO (preto) e entra numa caixinha branca.

Abraço
 
Back
Topo