Era cliente clix, e a Vodafone instalou-me o serviço de fibra sem ter sinal óptico

Era cliente clix, e a Vodafone instalou-me o serviço de fibra sem ter sinal ó...

Vamos lá ver...
Um cabo tem várias fibras. Pode ter entre 2 a 48 garantidamente, mas acredito que os hajam com muitos mais pares para instalações grandes (como é o caso de FTTH).
Numa rede partilhada como é o caso da clix/vodafone, o cabo até pode ser o mesmo, o PDO logicamente também, mas não significa isto que a fibra seja a mesma para ambos os operadores: não é, isto é um facto.

Portanto, vamos tentar esquecer o conceito de 'se a rede é partilhada, a fibra é a mesma desde a minha casa até ao OLT, seja da optimus ou da vodafone'.
É mentira. A rede óptica é partilhada, mas cada operador tem a sua fibra conforme expliquei. No meu caso, a fibra foi instalada pela Optimus, e estes enganaram-se no cadastro - logo, fiquei sem sinal, pois na outra ponta não existe nenhum OLT para terminar terminar o sinal do meu ONT.
Entenda-se que cada operador de telecomunicações tem tipicamente os seus equipamentos (chamados 'activos'), mas é frequente a rede (a parte passiva) ser partilhada/arrendada. É o que sucede com estes dois operadores.

Portanto, não existe QUALQUER impedimento técnico em eu ter duas fibras a entrar no meu apartamento. Até posso ter 10. O ITED já regula ligações ópticas em novas instalações, i.e., já é prevista entrada de coaxial, telefone, e ligação FO.

Fonte: trabalho numa multinacional de engenharia na área de telecomunicações.
 
Última edição:
No meu caso só tenho a dizer bem da Vodafone. Fiz o contrato na Quinta-Feira passada e no Sábado de manhã já estavam em minha casa a instalar o serviço. E os técnicos foram 5*.

Neste caso a culpa nem é do departamento técnico, mas sim de quem faz a gestão da rede naquela zona. Há um problema na rede que não permitiu a instalação. Verdade também que os técnicos de instalação deveriam ter sido avisados. É a única culpa que atribuo à Vodafone, mas desculpo-a se a Optimus (supostamente responsável pela rede naquela zona) não avisou do problema em questão. Isto no futuro se a Vodafone comprar a totalidade da rede problemas destes deixarão de acontecer.



ONT fica na casa dos clientes e não na entrada do prédio. Deves ter confundido com PDO.

Em relação ao resto não sei se é bem assim. Pois se no caso da Clix/Vodafone que usam a mesma rede a fibra pode ser reutilizada no caso do Meo a situação é diferente e não sei se aí não terão que passar uma segunda fibra.
Não passam as infra-estrutura dentro dos prédios são partilhadas. São da responsabilidade do 1° operador a chegar.
 
Meus caros já é muito sabido que os serviços técnicos da Vodafone é do pior que há...

Realmente, um serviço técnico que:

- está sempre disponível e atento.
- devolve o dinheiro de todas as chamadas que faças para o SAC.
- se o problema for grave, até te devolvem a mensalidade do mês em questão.


Também acho que são uma lástima, do pior mesmo! Acho incrível é nunca me terem dado uma caixa de bombons pelos anos!
 
[O_o];11143269 disse:
Realmente, um serviço técnico que:

- está sempre disponível e atento.
- devolve o dinheiro de todas as chamadas que faças para o SAC.
- se o problema for grave, até te devolvem a mensalidade do mês em questão.


Também acho que são uma lástima, do pior mesmo! Acho incrível é nunca me terem dado uma caixa de bombons pelos anos!


Temos vendedor da vodafone...a primeira frase denuncia em demasia
 
Temos vendedor da vodafone...a primeira frase denuncia em demasia

LOL
Não digas asneiras sff.

Tenho serviços dos 3 operadores (PT, ZON e Vodafone) e, ao menos, tenho conhecimento do que falo.
Uma coisa é ser cego e dizer só bem de X, outra é dizer que o SAC da Vodafone é o pior, quando isso está longe da verdade. Cada um tem a sua opinião, mas isso não corresponde à verdade...
 
Última edição:
[O_o];11143333 disse:
LOL
Não digas asneiras sff.

Tenho serviços dos 3 operadores (PT, ZON e Vodafone) e, ao menos, tenho conhecimento do que falo.
Uma coisa é ser cego e dizer só bem de X, outra é dizer que o SAC da Vodafone é o pior, quando isso está longe da verdade. Cada um tem a sua opinião, mas isso não corresponde à verdade...
Quanto ao SAC nao acho que seja dos piores. Mas o sistema de facturação que tem e os procedimentos internos são do pior...
nunca vi operador tão desorganizado internamento e com tanto erro de facturação como a vodafone...
o serviço em si é bom, mas no resto...
 
Quanto ao SAC nao acho que seja dos piores. Mas o sistema de facturação que tem e os procedimentos internos são do pior...
nunca vi operador tão desorganizado internamento e com tanto erro de facturação como a vodafone...
o serviço em si é bom, mas no resto...

Nisso concordo, embora nunca tenha tido problemas de facturação em nenhum dos ISP que tenho/tive.
O que quis dizer com o SAC da Vodafone é que estão sempre disponíveis, mesmo a resolverem algumas das asneiras que eles próprios cometem, como acontece contigo, que é uma situação lamentável de facto.
 
Só para dizer que de momento tenho ambas as fibras em casa (Optimus + Vodafone).
Não houve a mais ténue restrição ou resistência na passagem da nova fibra. É isto que gosto da Zwame: andamos todos inchados de certezas.

Não passam as infra-estrutura dentro dos prédios são partilhadas. São da responsabilidade do 1° operador a chegar.


Voltando à vaca fria, tive serviço durante 28h.
Sucede que a fibra que me foi atribuida é da vizinha de cima. Quando eu tive sinal, ela deixou de ter. Então andamos a lutar por um sinal. Isto é épico.

História completa em:
http://forum.vodafone.pt/t5/Net-Voz...Isto-é-normal/m-p/177827/highlight/true#M3633

TL;DR: a primeira equipa cortou o sinal da vizinha, mas meteu a password errada no ONT - logo, não funcionou. Um mês depois e vieram repor a fibra para mim.
Ela reclamou (novamente), e lá fiquei de novo sem serviço.

Portanto, ainda tenho o ONT da Clix activo, e é o que me vale, pois isto vai durar mais uns meses.


Viv'a Vodafone!
 
Temos vendedor da vodafone...a primeira frase denuncia em demasia
A sério?
Esquesito,eu sou profissional de saude,não percebo nada de vendas,e por acaso subscrevo o que ele disse...

[O_o];11143269 disse:
Realmente, um serviço técnico que:

- está sempre disponível e atento.
- devolve o dinheiro de todas as chamadas que faças para o SAC.
- se o problema for grave, até te devolvem a mensalidade do mês em questão.


Também acho que são uma lástima, do pior mesmo! Acho incrível é nunca me terem dado uma caixa de bombons pelos anos!

Se calhar também queriam o serviço de borla....concordo plenamente contg [O_o]
 
Última edição:
Só para dizer que de momento tenho ambas as fibras em casa (Optimus + Vodafone).
Não houve a mais ténue restrição ou resistência na passagem da nova fibra. É isto que gosto da Zwame: andamos todos inchados de certezas.




Voltando à vaca fria, tive serviço durante 28h.
Sucede que a fibra que me foi atribuida é da vizinha de cima. Quando eu tive sinal, ela deixou de ter. Então andamos a lutar por um sinal. Isto é épico.

História completa em:
http://forum.vodafone.pt/t5/Net-Voz...Isto-é-normal/m-p/177827/highlight/true#M3633

TL;DR: a primeira equipa cortou o sinal da vizinha, mas meteu a password errada no ONT - logo, não funcionou. Um mês depois e vieram repor a fibra para mim.
Ela reclamou (novamente), e lá fiquei de novo sem serviço.

Portanto, ainda tenho o ONT da Clix activo, e é o que me vale, pois isto vai durar mais uns meses.


Viv'a Vodafone!

A única limitação que podes ter na passagem de 2 fibras (uma de cada operador) para a tua casa é só na tubagem. O resto, não vale a pena grande teorias porque, no que toca a operadores de telecomunicações, estes não se regem pela norma ITED. A norma ITED é apenas para instalações de edifícios e equipamentos comums aos mesmos (ex. elevador, antena comum do prédio, sensores de proximidade, fumo, gás, etc.).

Os operadores de telecomunicações têm as suas próprias redes e passam-nas consoante indicação da administração do condomínio e a sua topologia de rede.

No que toca à Clix e à Vodafone, mesmo partilhando a mesma rede, estão ligados a splitters diferentes e a pares de fibra diferentes. Poderão eventualmente haver partilhas de PDOs mas os mesmos estão sempre repartidos para ambos os operadores terem acesso a 50% cada um do dito PDO.

Ora se são 2 operadores diferentes, se tu quiseres ter 2 acessos FTTH em casa não poderias ter porquê? Ainda para mais, sendo de operadores diferentes? It doesn't make any sense.

Quanto ao liga, desliga... só demonstra que os técnicos da Vodafone têm pouca experiência em instalações de fibra. Aliás, ao terem-te retirado o cabo coaxial da conduta, só por ai já me disseste tudo.

A minha casa também é na Alta de Lisboa (Colina de São Gonçalo), (ainda) sou cliente Clix Fibra e continuo a ter passado em conjunto com a fibra o dito Cabo Coaxial (apesar de danificado e inoperacional graças à ZON).
 
A história das duas fibras para mim nunca foi sequer uma questão. Mas há aqui users que tinham a certeza que não era possível, e era importante meter os pontos nos i's.
Quanto ao coaxial, é um assunto que já vem de trás, por acaso ai a vodafone está inocente.

Entretanto tenho o serviço desde há 3h: a vizinha ficou novamente sem sinal. Aparentemente ela é que estava ligada ao PDO errado (fora com a mesma cor mas em PDOs diferentes).
Provavelmente amanhã cortam-me de novo o serviço :D
 
A história das duas fibras para mim nunca foi sequer uma questão. Mas há aqui users que tinham a certeza que não era possível, e era importante meter os pontos nos i's.
Quanto ao coaxial, é um assunto que já vem de trás, por acaso ai a vodafone está inocente.

Entretanto tenho o serviço desde há 3h: a vizinha ficou novamente sem sinal. Aparentemente ela é que estava ligada ao PDO errado (fora com a mesma cor mas em PDOs diferentes).
Provavelmente amanhã cortam-me de novo o serviço :D

LOL vamos lá a ver se amanhã o técnico que for restabelecer o sinal à tua vizinha se não acha que o teu é que está mal e desliga o teu e volta a ligar novamente o dela :D lol

Quanto aos users que têm tantas certezas, muitos deles se calhar nunca tiveram FTTH.
 
Celebro hoje o meu 4º corte de fibra em 5 dias.
É impressionante o amadorismo que a Vodafone mostra com as instalações de fibra. De momento tenho medo de saír de casa, pois o que tem acontecido é que assim que noto que o ONT fica sem sinal, vou à caça dos técnicos nos dois PDO's, e por norma fico com sinal.


Mas não sou empregado da vodafone, não sou escravo de ninguém, e isto é simplesmente ridículo.


O serviço mesmo que seja oferecido, é caro.
 
Apresenta queixa no Gabinete de Apoio à Qualidade da Vodafone.

Fax: 210 952 161

Carta / Morada: Gabinete de Apoio à Qualidade
Av. D. João II, Lote 1.04.01 - E101
Parque das Nações
1998 – 017 Lisboa

Isso nem é bem culpa da Vodafone, mas sim das equipas técnicas que têm ido aí. A melhor solução é mesmo apresentar queixa para esses gajos levarem um puxão de orelhas.
 
Já fiz exposição escrita, prometeram resposta em 72h.

Ontem tive,

a) intervenção da Vodafone às 9h. Conclusão: sem potência óptica na minha fibra, ou nas outras disponíveis.
b) intervenção da Optimus às 12h: equipa da rede horizontal. Conclusão: o técnico viu que todas as fibras tinham potência, e que a minha estava partida. Fundiu, fiquei com sinal, mas o ONT não registava.
c) intervenção da Vodafone ás 20h: eu fartei-me de avisar o 16913 que o problema era de registo e que em nada valia a pena virem dois técnicos para trocar o ONT. Mas lá vieram... reportaram a situação à Optimus, que demora 1 a 2 dias a resolver a questão.

Isto é anedótico.
A culpa é repartida: os técnicos não têm qualquer tipo de brio, e limitam-se a dizer à Vodafone (não regista, vejam o que se passa). Ontem pela primeira vez viu um técnico com brio profissional (já poucos sabem o que é). Ligou para o NOC da Optimus e foi aberta uma ordem de serviço. Ele comentou que cada vez que liga a alguém é a primeira vez que ouvem este problema: e eu reporto-o a cada 2 ou 3 dias.

A primeira vez que tive serviço foi dia 8/Fev (instalação a 10/Jan), e o período máximo em que tive ligado foram 28h.
 
Back
Topo