1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Ergonomia e gama das camaras

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por edumad, 4 de Abril de 2008. (Respostas: 28; Visualizações: 1834)

1. edumad

edumad I fold therefore I AM

Hoje fui a uma loja de camaras fotográficas para experimentar umas DSLRs na mão.

Peguei na D80, na K20D, na 450D e 40D.
    As máquinas tem várias diferenças, mas duas coisas saltaram à vista.
    A autofocus da 40D é quase instantâneo, notoriamente mais rápido que a D80 e K20D.
    Na mão a 40D está numa classe aparte. É mais alta (tal como a D300) do que as máquinas de gama mais baixa.
    Eu não acho que tenha uma mão grande, mas enquanto na 40D a mão segura toda pega da camara, na K20D e D80 a pega fica a parecer pequena. A 450D parece ainda mais pequena com uma pega mais fina do que as anteriores.

Porque esta diferença? Parece-me que um grip alto e volumoso ajuda sempre. Ou nao?
    Eu entendo a diferenca entre a E510 e E410, na segunda claramente, o proposito era conseguir uma maquina pequena.

Mas isso não e o caso das outras máquinas que peguei, então porquê: gama mais baixa > maquina mais pequena e ergonomia comprometida?

Última edição: 4 de Abril de 2008
  2. jamiro

jamiro Moderador
    Staff Member

eu nunca consegui pegar em condições uma 350d.. 400d e por ai fora pelo seu tamanho e ajustei-me à d70s facilmente mas a verdade é que hoje tenho uma d300 com o grip encostado (por falta da nikon ter fabricado uma peça em baixa quantidade e ter uma espera de 4 meses, pequenos apartes lol) e sem grip acho-a pequena também mas se calhar devido ao facto de estar habituado aos fins semanas usar as marks e d3. Acaba por ser um hábito e temos que ajustar o melhor ao que podemos. A d80 sentiste curta por teres experimentado a 40d antes mas agora imagina quem pega a 400d ou d40 e tenta uma 40d ou uma mark ;)

3. adolfo dias

adolfo dias Power Member

julgo que é mm por serem slr de entrada.
    o publico alvo é gente que está a comprar a 1ª reflex e n dá mt importancia a isso.
    na gama média como a 40d e d80 já é gente mais experimentada e que geralmente compensa com um grip, principalmente preparados para disparo vertical.

pelo menos é a ideia que tenho da coisa

4. ruimoura

ruimoura Power Member

Passa por aí, pela entrada de gama, mas também mais pelo facto de passarem despercebidas mais facilmente, porque em teoria serão para andar para todo o lado, em festas, etc. Não me estou a imaginar a andar por aí com uma bisarma dessas grandes por aí na boa, um gajo dá logo ar de fotógrafo profissional e nunca passa despercebido. Com a D40 ainda vou disfarçando :D

5. jmmsmm

jmmsmm Power Member

Acima de tudo penso que se trata de um aspecto comercial, ou puro marketing... uma slr pequena, transmite a ideia de algo "menos exigente" em termos de conhecimento na área, ou mesmo de algo menos "profissionalizado"...
    É uma das marcas mais visiveis que diferencia as SLR feitas para profissionais e as slr construidas para o consumidor amador.

Também não compreendo o porquê deste facto... eu sou amador, tenho uma 350D... estou muito contente com ela e de momento não penso trocá-la, pois preenche todas as minhas necessidades fotográficas, puro amadorismo e ainda pouco conhecimento na área... logo, o investimento numa slr mais completa, neste momento não faz sentido, tirando talvez o "bichinho" do puro consumismo que existe sempre em todos nós... :rolleyes:

Agora passa-se o seguinte... sou rapaz para 1.71m... as minhas mãos não são grandes e adaptam-se bem ao tamanho da 350D... e se por acaso tivesse 1.90m e mãos estilo frigideira...!?!? :(... tinha que comprar uma 40D...!? ou uma D300...!?! injusto...;)

6. ruimoura

ruimoura Power Member

Ahahah verdade. Quando vejo o pessoal a dizer que a D40 é minúscula, até fico com vergonha de dizer que para chegar a alguns botões me vejo à rasca, às vezes :berlusca:

7. -m3ta-

-m3ta- Power Member

Pois.. eu acabei de encomendar uma 40d mesmo devido a isso (tenho 1,96m :O). experimentei a 400d e d40 e simplesmente não me senti bem com elas na mão. Ficava sempre com o mindinho de fora e na d40 o anelar ainda so meio apoiado :(
    Decidi sentir a 40d so para ver como seria e foi "perfeito perfeito" lol

Assim sendo e como (para ja) não gosto de ver os grips nas maquinas, "tive" de dar mais 250 € do que o previsto pelo corpo para me sentir bem de maquina na mao. Vem em conjunto a mesma lente que ja iria comprar com a 400d (17-50 2.8 da tamron) por isso não "abdiquei" no vidro.

8. jamiro

jamiro Moderador
    Staff Member

eu conheço pessoal, até está registado no forum fotografia, q tem foto da mão dele com a 350d e voces nao veem a camara :p

9. jmmsmm

jmmsmm Power Member

aí está... e se a 400d tivesse o tamanho da 40d...!? seria uma poupança de 250€...:rolleyes:

também quero esta, (17-50 2.8 da tamron)... :D

10. -m3ta-

-m3ta- Power Member

Precisamente!! as funções a mais da 40d não me trazem, pelo menos para já, vantagens sobre a 400d. Vou comprar um corpo melhor, devido às minhas mãos gigantes e ergonomia pequena das SLRs de entrada de gama :(

11. edumad

edumad I fold therefore I AM

Aí é que está a cena que me chateia, queres um corpo que se ajuste melhor (não necessáriamente mais pesado) e tens de gastar bem mais dinheiro em funções que nem precisas ou não sabes ainda usar.

A 40D pareceu-me boa e resistente, em parte isso deve-se ao peso. As outras, D80 e K20D sao tão bem construidas quanto esta suponho (+ weather seals na k20D).

Mas se calhar e mesmo como alguém disse... marketing. Pagas mais levas também um corpo maior para impressionar e demarcar a diferença para as gamas mas baixas.

12. mundano

mundano Power Member

Nesse particular o pessoal da Canon nem se pode queixar muito... Há grips oficiais e que nem são muito caros para as 350D/400D e 450D..

Já a Nikon não fabrica grips para máquinas como a D40 ou a D70.. :(

13. -m3ta-

-m3ta- Power Member

Certo.. pelo preço (€ 120~) compensa sem duvida comprar um grip para ter mais ergonomia onde colocar as maos, isto para quem gosta do volume extra em baixo da maquina. MAS, eu não gosto MESMO do aspecto da maquina com isso :rolleyes::rolleyes:

14. mundano

mundano Power Member

Isso já parece a conversa do pessoal que compra as Sony Cybershot T100 ou T200..

"Ahh... A máquina é tão bonita.."

Eh pá.. Eu não vou fotografar a máquina, não me importa se tem bom ou mau aspecto.. :lol:

15. -m3ta-

-m3ta- Power Member

MAS, vais andar com ela.. e convem que seja uma coisa que gostas de usar.. "penso eu de que" :) e alias.. "Gostos não se discutem" :p:p

Mas não vou comprar a MAQUINA so porque é bonita ou feia, mas porque me enche a mao. Agora o grip sim, não o compro porque não gosto mesmo do aspecto :rolleyes:

16. dasens

dasens Power Member

Eu por exemplo já não consigo fotografar com a D200 sem o grip.. Fica muito pequena, e como a esmagadora maioria das minhas fotografias são com orientação vertical, sinto falta do segundo disparador, e faz-me confusão ter de posicionar a mão de maneira diferente.
    Quando pego numa D40 às vezes até me custa ter estabilidade, parece que não tem sitio aonde agarrar a máquina.
    Mas é tudo uma questão de hábito! Usei durante muito tempo uma D70 e não problemas nenhuns com a máquina, mas neste momento, prefiro máquinas grandes, e até nem tenho as mãos muito grandes!

17. cantara

cantara Power Member

As 400D e D40 são menos ergonómicas, mas não são muito desconfortáveis. Em mãos grandes (meu caso) tornam-se ao fim de um certo tempo. Não no sentido de começar a doer a mão, mas sim num desconforto de não 'sentir' a máquina como deve de ser.

A D80 é de uma ergonomia muito boa. Não atinei muito com a roda da frente, mas de resto está tudo muito bem localizado e o grip é porreiro.

Mas a Canon 40D na minha mão é um mimo! Assenta-me que nem uma luva! Tem um feeling completamente diferente da D80! :D

18. jamiro

jamiro Moderador
    Staff Member

eu na minha d300 sinto a falta do grip... até dói ter ali o grip e n o poder usar :(

na d70s não sentia a falta mas a d300 a ter corpo maior sente-se o desconforto no disparo vertical.

19. dasens

dasens Power Member

E não o usas porque..

20. timber

timber Zwame Advisor

A mim por exemplo aborrece-me ter que comprar calhamaços para ter algumas funções que me interessam.

Partilhar esta Página