Artigo Ergonomia na Informática

Ou seja, dá para te sentares nela! :)

EDIT: Aproveito e meto mais umas propostas interessantes:

Surf-chair:
44765_ZKBZDsDl5HJkcP2c9dCjCc_OK.jpg


Daybed:
30408_2_468.jpeg


E finalmente, para de uma assentada contrariar todos os problemas associados à vida sedentária imposta pelo uso do computador: a Treadmill Desk
é uma dessas que eu quero :)
 
isto é um tema com que me tenho preocupado principalmente nos últimos anos.

Tenho normalmente sempre um problema devido à minha altura, que não é nada for do normal, mas em PT faz diferença.: 1.84m
É frequente ter o problema da maioria das cadeiras nao ter ajuste de altura dos apoios de braços.

É normal acontecer também que quando existe ajuste para estes braços, a mesa fique demasiado alta, pois, está normalmente entre a 1.20-1.50m de altura do chão o que para o meu caso é demasiado.

No meu caso, em casa, tive que cortar os pés da minha secretária de forma a ficar à medida para estar confortável.
Sugiro IKEA que possui uns pés de mesa, colocaveis em mesa, que tem ajuste de altura, pode ser bastante util para a cadeira em vez de ajustarmos a cadeira à mesa, fazer o inverso.


http://www.ikea.com/pt/pt/catalog/products/60105301/

de 60cm a 90cm:
http://www.ikea.com/pt/pt/catalog/products/00105554/

Ver mais: http://www.ikea.com/pt/pt/search/?query=pernas+regulável+mesa
 
O melhor upgrade que fiz em termos de Ergonomia foi trocar de monitor, passar de um CRT de 15P para um TFT HP 19P

Uma diferença enorme na vista, não aguentava meia hora se quer olhar para o CRT.

Hoje uso oculos, não sei se isso teve alguma influência na minha vista. O que é certo desde que tive o meu TFT nunca mais tive os olhos pesados como o CRT.
 
Se diminuires o brightness para 20% ainda menos te incomoda.

Se apagar o monitor incomoda ainda menos! :D

Embora "diminuir o brilho" normalmente seja um bom conselho, o valor varia muito de monitor para monitor e de sala para sala (a iluminação ambiente também influencia o valor "ideal") e nem sempre é necessário de todo. Por isso, estar a aconselhar um número, seja qual ele for, não faz sentido.


E claro contraste 100%

Péssimo conselho, pois o "ajuste de contraste" é o que efetivamente controla o "brilho" (definido como intensidade dos brancos) de um LCD! Salvo algumas exceções (ex.: monitores de portáteis com um backlight reduzido) muito raramente o contraste deve ser usado a 100%.

O meu monitor está calibrado para 120 cd/m^2, que implica ter o ajuste de brilho em 40% e o de contraste em 70%.
 
Última edição:
Que é feito dos teclados ergonómicos?

Depois de mais de dez anos a usar um teclado ergonómico (a maior parte deles com um Microsoft Natural Keyboard Elite) esta semana regressei atrás no tempo e adquiri um teclado “tradicional” (um Ozone Strike).

Até agora as mudanças foram sempre “forçadas” por outros fatores que não o conforto. Neste último caso, procurei um teclado com um definitivo salto em termos de qualidade de funcionamento, porque o último (Logitech Wave). Mas depois de tanto tempo a usar teclados mais ou menos ergonómicos estou como receio que não me adapte a um layout tradicional. Especialmente porque com layout PT de série as únicas opções disponíveis de momento usam switches Cherry MX Black, que não são os ideias para escrever.

O Natural

Depois do meu primeiro teclado (um modelo genérico), o Natural Keyboard Elite foi a minha introdução ao mundo dos teclados ergonómicos e devo dizer que até agora foi dos teclados que melhor me serviu. Deixei-o principalmente por causa da porta PS/2 da minha penúltima motherboard (uma EVGA 680i) que não se “portava muito bem” (já nem me lembro muito bem quais os sintomas do “problema”). Os contactos também já não estavam nas melhores condições por causa dos muitos anos de uso. Nessa altura, procurei o “novo” teclado Natural da Microsoft mas esbarrei com o típico problema português: falta de oferta com o layout nacional. Acabei por optar por um Logitech Wave que parecia ser o mais próximo ao Natural, embora muito mais convencional (ou seja, menos ergonómico).

O Wave

À parte de ter mais teclas e um software mais “elaborado”, sempre achei o Wave bastante inferior ao Natural. Não só o design é menos ergonómico como a qualidade de fabrico é inferior. O descanso para as mãos almofadado (contra o plástico rijo do Microsoft Natural) é o único pormenor que transmite a ideia de qualidade, mas na realidade não tem qualquer vantagem prática. Cedo percebi que o funcionamento das teclas era inferior (menos preciso, com tendência para “prender”). E, entretanto, algumas teclas começaram a perder a tinta (coisa que no Microsoft Natural está longe de acontecer, apesar de ter sido muitíssimo mais usado). As WASD, por exemplo, estão completamente “limpas” há bastante tempo.

Os outros...

Durante todo este tempo, só tive de interagir com teclados de portáteis que, como é óbvio, estão longe de ser ergonómicos pelas devidas restrições de espaço. São teclados para “desenrascar”, embora uns sejam melhores que outros. Noto que a atual tendência para as teclas planas tipo “chiclete,” embora esteticamente elegante, não sei até que ponto não será mais um retrocesso em termos de usabilidade destes teclados.

Se calhar devia era ter ido para um destes:

http://www.kinesis-ergo.com/images/kb_adv-wht720x442.jpg
 
Eu uso um "cliclete" e foi até agora o melhor que já usei. Mas só gosto do da Apple. Tenho um logitech para usar com PCs e não é a mesma coisa. Dito isto, há um tamanho de teclas e espaço entre as mesmas que acaba por influenciar na utilização.

O modelo que colocas na imagem parece ser muito bom se se escreve com todos os dedos como deveria ser mas não vejo muitas pessoas a fazerem isso. De qq forma dificilmente se arranja com layout em português o que é sempre um entrave.

A Microsoftcontinua a ter um modelo ergonómico: http://www.microsoft.com/hardware/en-us/p/natural-ergonomic-desktop-7000/WTA-00001 mas o problema é - que eu saiba - nunca lançaram com layout em português.
 
chegaste a considerar o Logitech Desktop Comfort Laser [não sei se existe apenas em bundle com o rato laser, está o 'pack' dos dois no catálogo pt]?
Aproxima-se mais do natural keyboard elite do que o wave.

Já não me recordo. Alguma vez houve com layout PT? De qualquer modo este modelo da Logitech foi descontinuado e não há sucessor.


Também tive um desses.
Ainda sou capaz de ter isso encaixotado algures, primeiro teclado que tive..

E olha que ainda deve ter os seus fãs incondicionais. Encontrei um à venda na Amazon US por... US$150!


No meu caso acaba por não ser muito útil, escrevo pouco ou nada e em termos de trabalho dá mais jeito ter teclado 'plano'

O que acontece contigo provavelmente é que acontece com a maioria. Se calhar na era do Twitter o número de pessoas a "escrever muito" é demasiado diminuto como para justificar versões "consumer" deste tipo de teclado. Por isso marcas como a Microsoft e a Logitech basicamente abandonaram este ramo e já só restam produtos mais exóticos com os da Kinesis. Possivelmente é um nicho ainda mais pequeno que o dos teclados mecânicos.


Já agora, até tenho estado a gostar deste novo teclado. Apesar dos MX Black não serem os ideais para escrever, a sua precisão transmite uma certa confiança. Também me estou a adaptar rapidamente ao layout. A maior parte dos erros que tenho cometido não é a escrever texto seguido mas sim a usar o grupo de teclas ins-del-home-end-pgup-pgdn pois o Wave tinha uma disposição diferente do padrão ISO.
 
E então? Tanto quanto sei, qualquer um de nós não precisa disso para nada.
O layout é 100% compatível com o layout PT-PT. Se não olhares para o teclado enquanto escreves e mudares o layout por software para PT-PT é exatamente a mesma coisa.

Para além disso... Para a malta que programa, o layout UK é bem melhor.
Caso seja mesmo necessário teres as letras no teclado podes sempre mandar vir uns stickers com os layouts. Googla: Keyboard layout stickers. Lembro-me de andar à procura disso e conseguia-se arranjar com relativa facilidade e não eram caros.
 
Back
Topo