Artigo Ergonomia na Informática

Embora já estivesse alerta para a maioria das "regras" foi uma excelente iniciativa.

Pena que normalmente distraio-me e acabo sp todo vergado em cima do teclado com o pescoxo todo esticado em direcção ao monitor!

quanto á regra "monitor na ponta dos dedos", com que dimensões e resoluções é que isso é válido?!

eu com um TFT 19" a 1280*1024 tenho a sensação que o monitor está praticamente em cima de mim! mas vou experimentar assim!

a propósito. aproveito para satisfazer uma curiusidade: o meu monitor (Viewsonic VX924) suporta 70hz. alguma vantagem em usar a 70Hz?! alguma desvantagem?! uma vez que os TFT's normalmente são usados a 60Hz!

Desde já agradeço o eventual esclarecimento,
 
muito útil e informativo. tenho de ver se invisto num monitor, apesar de ter o meu a 85Hz, acho que mais um bocadinho não faz mal :)
Obrigado
 
eheh eu por acaso a coisa de um mes e meio comprei uma rica cadeira mesmo!
foi a ***** e comprei uma azul que na loja tinha gostado muito, mas depois em casa, passado 2 dias cheguei a conculsao q era horrivel
fui a loja e troquei por uma cadeira de executivo (como lhe chamavam lol) em pele , com a curvinha pas costas da pa dormir .. um espanto :D

quanto ao artigo ta mt fixe ;) a parte dos ratos, aqueles mini ratos pa portateis e das piores coisas que se pode usar para a mao.. aquilo em poucas horas mete a mao toda durida.. um bom rato grande e o melhor :P
e para os teclados , o melhor e usar aquele suporte que alguns ja trazem pos pulsos.. da mt jeito :D
quanto ao ecran.. o meu TFT foi dos 1 que sairam a 5 anos.. isto tem 32ms de tempo de resposta lolada e custumo usa lo a 75hz . agora tou a pensar comprar um novo :D
 
opa alguem tem ideias?

por falar nisso dos olhos e tal, eu neste natal tava a pensar em comprar umas cenas mais ergonomicas para o meu escritorio, por acaso alguem sabe de alguma loja k tenha um site online pa ver deste tipo de produtos?
e ja agora este post ta mt bom encontrei-so porque tava a fazer uma pesquisa para HSST e fikei kom o trabalho feito.
tanks
cumps
 
por falar nisso dos olhos e tal, eu neste natal tava a pensar em comprar umas cenas mais ergonomicas para o meu escritorio, por acaso alguem sabe de alguma loja k tenha um site online pa ver deste tipo de produtos?
e ja agora este post ta mt bom encontrei-so porque tava a fazer uma pesquisa para HSST e fikei kom o trabalho feito.
tanks
cumps

Não sei se existe uma loja com material ergonómico.
Tem muito a haver com disposição das coisas, a cadeira, o rato, monitor e afins.

Em breve a thread vai ser actualizada. Nada substitui uma paragem de hora a hora e fazer uns exercícios simples para mais tarde não termos problemas.
 
Boas!

De facto, em breve vou actualizar o primeiro post :) Só não fiz ainda porque ando demasiado atarefado com trabalhos (só por acaso acabei de acordar agora :X), mas julgo que as novidades no primeiro post vão ser bastante interessantes :)

abraços, HecKel
 
Uma forma simples para verificarem se estão a uma distância correcta do monitor basta que estiquem o braço a partir da posição sentado com as costas apoiadas na cadeira. O monitor deve estar sensivelmente á distância alcançada pela ponta dos dedos.
E em relação à altura? Devemos estar com o monitor acima ou abaixo do nivel dos olhos?
 
E em relação à altura? Devemos estar com o monitor acima ou abaixo do nivel dos olhos?

Deves ter o monitor à distancia do teu braço mais ou menos. Da posição sentado esticas o teu braço e com os dedos da mão esticados devem tocar no monitor ou ficar perto.

Os olhos devem ficar ao nível do terço superior do monitor. Repara que basicamente é a posição em que não estás nem a dobrar o pescoço (baixar a cabeça) para baixo como quando estás a usar o teclado nem a olhar para cima a dobrar o pescoço...

Vê aqui.

cagaua3.png
 
ya tens razao nao ha nada como um bocadinho de exercicio fisico, mas umas boas cadeiras, e um bom ambiente de trabalho tambem ajuda muito, para quem trabalha com computadores, e k nao te passa pela cabeça, eu estudo num estabelicimento de ensino, em k as cadeiras onde nos nos sentamos sao iguais as dos outros alunos, sao dakelas tipicas de madeira k nao dao jeito nenhum as costas, mas se for preciso "alguem" tem uma cadeira ou duas no escritorio, muitas das vexes pa por papeis la em cima, k eu saiba os papeis nao tem problemas de costas, mas prontos nao interessa. opa se alguem souber entao de alguma coisa, digam.
ptt
epa eu n pus assentos pk estou com problemas no teclado (xeiram a virus)
cumps.
 
Atenção à cadeira. Essa cadeira na foto de cima não tem apoio na lombar, o que conduz inevitavelmente a uma diminuição da lordose físiologica da coluna lombar (rectificação). É importante ter um apoio e se possível regulável.
Caso contrário poderemos estar a contribuir para uma postura de flexão mantida, e o nosso apoio é feito na articulação coxo-femural, trazendo a longo prazo compressão e deslocamento superior do fémur na cavidade acetabular, comprimindo também os discos vertebrais de L1 a L4 trazendo a longo prazo dor e encurtamentos musculares dos flexores lombares e flacidez dos extensores lombares.
 
Atenção à cadeira. Essa cadeira na foto de cima não tem apoio na lombar, o que conduz inevitavelmente a uma diminuição da lordose físiologica da coluna lombar (rectificação). É importante ter um apoio e se possível regulável.
Caso contrário poderemos estar a contribuir para uma postura de flexão mantida, e o nosso apoio é feito na articulação coxo-femural, trazendo a longo prazo compressão e deslocamento superior do fémur na cavidade acetabular, comprimindo também os discos vertebrais de L1 a L4 trazendo a longo prazo dor e encurtamentos musculares dos flexores lombares e flacidez dos extensores lombares.


Obrigado pela contribuição mas será que dá para reformular em português "corrente"!? :Whatever:
 
Obrigado pela contribuição mas será que dá para reformular em português "corrente"!? :Whatever:

A coluna da forma como a conhecemos não é rectilinea, apresenta concavidades fisiológicas (entendidas normais) num determinado plano (vista de lado ;)). Como sabemos é constituída por um conjunto de discos e vértebras acoplados topo a topo, das quais a 5 últimas indiferenciadas é entendida como região lombar.
Esta mesma região apresenta semelhantemente à região superior (cervical) uma concavidade posterior (ou seja, a parte convexa fica para a frente) - denomina-se lordose.

Na cadeira do estilo da acima referida, não existe qualquer apoio para essa determinada zona da coluna.

O que nos conduz a duas situações; ou somos capazes de manter a posição erecta sem contacto com as costas da cadeira (o que é só possível por breves instantes, e completamente impraticável durante todo o tempo) ou há acomodação e deixamos a coluna repousar sobre as costas da cadeira, não tendo a lombar qualquer apoio. Desta forma prolongado no tempo, assumimos uma posição incorrecta quer do ponto de vista funcional (índices de mobilidade) quer do ponto de vista biomecânico e fisiológico uma vez que estamos a comprimir uma regiões ósses (osso com osso) - articulação da anca (coxofemural). Neste caso concreto, a comprimir o osso fémur (osso da perna) com a anca (cavidade acetabular - encaixe do fémur).
A própria posição, devido à inclinação para a frente (e o facto de estar dobrado demasiado sobre a coluna) traz a complicação referida no post anterior, a nível muscular.

Ainda a referir o apoio dos "braços". Apesar da sua correcta orientação na imagem, do ponto de vista funcional (índices energéticos) é bastante mais produtivo quando existe um apoio a um nível do antebraço do que simplesmente obrigar os músculos à sua elevação no espaço (trabalho concêntrico do grande músculo bícipite - entre outros o maior responsável). O que poderá ser bom para treino e força mas mais desgastante :D
 
Fica aqui um link que pode ajudar a definir as alturas dos vossos locais de trabalho: http://www.ergotron.com/tabid/305/language/en-US/default.aspx

Para seleccionarem a altura tem de a passar de cm (ou metros) para pés, para quem não sabe, pode simplesmente escrever #cm to feet no google (p.e.: 175cm to feet) e assim que fazem a pesquisa é-vos dado o resultado no topo.

#EDIT: Talvez se torne mais fácil se mudarem no topo o país para Espanha ou outro que use a unidade métrica.
 
Última edição:
Back
Topo