Artigo Ergonomia na Informática

Ha 2 semanas apanhei 1 tendinite no pulso eskerdo p causa de tar o dia td ao PC :(
Ja me andava a keixar de 1 ligeira dor kando fazia determinados movimentos, mas de 1 dia pro outro comecou-me a dor de tal maneira k ja nem conseguia pegar numa caneta...
Andei 1 semana a tomar anti inflamatorios e c/ 1 tala imobilizadora no pulso, agora ja estou melhor :)
 
Ha 2 semanas apanhei 1 tendinite no pulso eskerdo p causa de tar o dia td ao PC :(
Ja me andava a keixar de 1 ligeira dor kando fazia determinados movimentos, mas de 1 dia pro outro comecou-me a dor de tal maneira k ja nem conseguia pegar numa caneta...
Andei 1 semana a tomar anti inflamatorios e c/ 1 tala imobilizadora no pulso, agora ja estou melhor :)

Candidato a ser operado ao túnel cárpico.
Começa a procuparte a sério com isso pq essas coisas tendem a ficar piores.
Ergonomia é a palavra de ordem.
 
eu sei, melhor n fica de certeza... ando a procura de uns teclados e de uns ratos ergonomicos, se alguem ja exprimentou e aconselha um determinado modelo, agradecia...
 
eu sei, melhor n fica de certeza... ando a procura de uns teclados e de uns ratos ergonomicos, se alguem ja exprimentou e aconselha um determinado modelo, agradecia...

Tenta não estar sempre a repetir os mesmos gestos.
Quanto aos ratos os da logitech são bons. Eu uso um MX400 se não me engano. Os novos tb são todos muito bons. Por vezes o erro é estar a comprimir o punho contra a mesa. Tenta avançar mais um pouco o rato na mesa para que seja o antebraço a bater na mesa na parte em que ela começa.

Fazeres uns periodos de pausa, ou se não de pausa lê alguma coisa em vez de estar sempre a usar o teclado e o rato e para fazer scroll usa a tecla de espaço por exemplo. São pequenas coisas que podem ajudar.
 
Sim o medico explicou-me isso, para ir fazendo umas pausas e alguns exercicios: cruzar os dedos, esticar os bracos e virar a palma da mao para fora; c/ mao eskerda pegar na mao direita e esticar o braco direito totalmente pra eskerda (e vice versa), etc

Nao e mt habitual mas o meu problema n foi na mao direita (a do rato) mas na eskerda (teclado). O rato ate tenho bastante avancado, o braco ate repousa na mesa cm dizes :)
O meu problema e na eskerda, kando estou a teclar n ha problema, mas kando estou a usar o rato c/ outra mao realmente fico c/ a mao eskerda inclinada para cima e o meu pulso a tocar na mesa (os dedos ficam a repousar em cima do teclado) :( Vou ter de me habituar a repousar a mao fora do teclado, vai ser mais lento retomar a escrita ja k vou ter de deslocar ambas as maos, mas deve fazer melhor a saude...
 
A tendinite é algo muito comum, e pelo que afirmaste foi por sobre-uso. Os movimentos repetidos em exagero tendem a inflamar o tendão que é sempre solicitado. O ideal é mesmo as pausas intercalares e pequenos estiramentos (que já te foi sugerido pelo médico). O tratamento para as tendinites nesta situação para além do medicamentoso passa pelo repouso selectivo, ou seja, mantendo a funcionalidade do membro, tentares não repetir o movimento que te traz dor mas continuar a executar as actividades de vida diária. Como tu és teimoso :D foi por isso que te puseram a tala. Mas regra geral não é procedimento.
A aplicação de gelo local e MTP (técnica fisioterapeutica) é sempre o mais aconselhado. Melhoras numa semana, duas no máximo.
Pode-se sempre recorrer à infiltração para encurtar esse tempo, mas não sendo desportista não compensa.
As melhoras ;)
 
pus a tala pq ja n conseguia aguentar de dores, nao conseguia mecher o pulso nem agarrar em ***** objecto...
ontem tava distraido e ao espreguicar-me dei um jeito ao pulso e a dor intensa voltou momentaneamente, acabei por decidir voltar a por a tala kando cheguei a casa e dormi c/ ela. hj ja tou melhor. tou a ver k vou ter de ter cuidado e n abusar durante umas semanitas... passar o dia a fazer akilo k me provocou a tendinite tb nao ajuda mt na recuperacao, mas enfim, e isso ou por baixa...
 
Por acaso também tenho uma tendinite no pulso que ando a tratar desde agosto (sou programar por isso tenho de estar sempre de rato na mão).

Fui ao hospital onde me disseram que para tratar disto só era preciso tomar voltaren. Andei um mês a tomar voltaren e a verdade é que sentia menos dores quando tomava o medicamento mas assim que passava o efeito elas voltavam.

Assim, lembrei-me de ir a uma loja de ortopedia no princípio de setembro onde adquiri uma espécie de luva que me que imobilizava o polegar e pulso, pois, era a zona que mais me doia.

Sempre que me esquecia e adormecia sem a luva, acordava com umas dores que parecia que o osso no pulso se estava a deslocar ao mínimo movimento.

No espaço de 1 semana, tive resultados que nunca tinha sentido antes. As dores abrandaram, o pulso está quase bom ao final de 4 semanas a usar a luva e a fazer pausas mais regulares, exercicios complementares, e a colocar gelo para que a inflamação do tendão no pulso possa baixar.

Hoje quase não sinto dores a fazer os movimentos normais da mão e pulso. Tenho na mesma de ter cuidado nos próximos tempos e continuar sempre a usar a luva, visto que, qualquer esforço grande que eu possa fazer pode voltar a dar-me os problemas.

Tenho então feito exercicios com o pulso e polegar e assim consegui tratar isto sem recorrer a medicamentos novamente.
 
Eu tenho tb uma especie de luva, mas tem uma chapa de metal (aluminio) k passa por dentro e da para dobrar/moldar ao formato do nosso pulso/mao, custou-me 10€ numa loja de ortopedia. O medico disse-me para ter a tala e tomar anti inflamatorios no maximo 1 semana. Se tiver a tala metalica n consigo movimentar o pulso, e bom pq descansa, e realmente ao fim de uns dias ja n sentia kaisker dores, mas por outro lado no final da semana (so tirava a tala para tomar banho) ja sentia os musculos um pouco atrofiados, os dedos estavam a ficar perros e adormecidos e kando tirei a tala e comecei a movimentar o pulso senti algumas dores no musculo do antebraco. O medico realmente disse-me k podia usar a luva sem tala, ja nem me lembrava disso, axo k vou fazer cm tu e pelo menos durante o trabalho (tb sou programador) usar a luva sem tala, sempre permite fazer mais movimentos do k c/ tala. Tou a ver k estas coisas n e cm um torcicolo, demora mt tempo a passar se e k alguma vez vai passar...
 
Nem de propósito comecei recentemente a ter alguns sintomas da dita tendinite na mão direita (a do rato). Dei por mim a massajar a zona do polegar mais próxima do punho. Noto uma certa tensão e o tendão dorido! No entanto consigo movimentar perfeitamente todos os dedos.

Devo consultar já um médico ou existe alguma forma "caseira" de resolver o problema!? Alguma recomendação para além das já indicadas?!

Desde já agradeço,

David Resende AKA MySeLf AKA SuRfIsTa
 
Eu diria para ires já ao médico para ele te receitar uns anti-inflamatórios e de preferência uma tala temporária.
Eu ando à 2 meses para tratar a minha simplesmente porque o médico a mim só me deu voltaren (anti-inflamatório)...
A tala fui eu que comprei numa loja de ortopedia.
 
Estas coisas sucedem devido a solicitações repetidas às mesmas estruturas. Isto é o que acontece em todas as pessoas que trabalham em linhas de montagem por exemplo que repetem sempre os mesmos gestos.

A minha recomendação é periodos de repouso. Usarem material ergonómico. Alterarem a posição do braço ou da mão de tempos a tempos.
Vejam tamb´me que todos os antiinflamatórios são agressivos para a mucosa gástrica e como tal devem ser tomados no final da refeição e nunca por periodos muito extensos de tempo. Não arranjem uma úlcera à custa da tendinite.
 
Nem de propósito comecei recentemente a ter alguns sintomas da dita tendinite na mão direita (a do rato). Dei por mim a massajar a zona do polegar mais próxima do punho. Noto uma certa tensão e o tendão dorido! No entanto consigo movimentar perfeitamente todos os dedos.

Devo consultar já um médico ou existe alguma forma "caseira" de resolver o problema!? Alguma recomendação para além das já indicadas?!

Desde já agradeço,

David Resende AKA MySeLf AKA SuRfIsTa


Auto-massagem no sentido transverso ao tendão dia sim dia não. Atenção, não massacrar, massagem suave a atingir apenas o tendão e não zona circundantes.
Aplicação de 10' de gelo (atenção, proteger a pele com toalha ou semelhante para não queimar.
Faz pequenos alongamentos (esticar o punho com a palma da mão virada para a frente p.exemplo).
Descanso, fazer pequenos intervalos. E evitar ao máximo fazer mesmos movimentos.

Se houver agravamento dos sintomas, consultar um fisioterapeuta ;)
Cumprimentos
 
Sem duvida excelente tópico heckel, excelentes conselhos mas penso que faço grande parte deles e deu para melhorar alguns! :)
cump's.
 
desculpem a minha ignorância, mas onde posso visualizar a frequência do meu monitor?

já agora também é possível alterar nos portáteis essas definições?

obrigado.
A frequencia do monitor normalmente pode ser encontrada clicando com o botão direito do rato no desktop e selecionando propriedades, defenições, avançadas, monitor!

De qualquer das formas, os portateis utilizam monitores TFT, ou seja, por norma, usam 60Hz e nos monitores TFT não é necessário mais. Só se torna relevante utilizar mais do que isso nos convencionais CRT.

cumps,
 
A frequencia do monitor normalmente pode ser encontrada clicando com o botão direito do rato no desktop e selecionando propriedades, defenições, avançadas, monitor!

De qualquer das formas, os portateis utilizam monitores TFT, ou seja, por norma, usam 60Hz e nos monitores TFT não é necessário mais. Só se torna relevante utilizar mais do que isso nos convencionais CRT.

cumps,

Obrigado!
 
Excelente artigo heckel...ajudou-me a rever alguns "maus" hábitos que tinha..

Assim até me sinto melhor..e estou de acordo,uma cadeira ergonómica é dos melhores investimentos que se pode fazer.

cump's
 
Use um suporte para documentos e coloque-o ao lado do monitor,

Pergunta simples: onde comprar? Tive à procura no site do ***** mas não encontrei. Estava mesmo interessado, especialmente se der também para livros...

Nukke.
 
Back
Topo